Home · Resposta · Registre-se para poder enviar mensagens · Regras · Arquivo · Central de Ajuda ·

Fóruns Cifra Club / Canto / Corrigir voz, aprender a cantar.
Autor Mensagem
Victor Maia
Veterano
# Enviado: 29/abr/06 08:36 · Editado por: Victor Maia

Gente. Sei que já tem alguns tópicos assim, mas o meu problema é mais urgente.

Não sei porque, mas minha voz é muito baixa (pelo menos eu acho). Nunca cantei. Há 2 meses atrás eu comprei um ar-condicionado, e desde lá não consigo mais desligar ele. Mas, meu nariz vive entupido por causa disso... pra completar, sempre achei minha voz horrivel, sei lá, parece que eu tou gripado. As pessoas dizem que é voz normal de "muleke" ¬.¬

Minha escola deu um projeto em grupo, onde eu vou ter que cantar na frente de umas 200 pessoas, fazendo segunda voz. Daqui a TRÊS semanas! AAahhhh...

Eu preciso corrigir minha voz urgente, ou vou ter que ficar dançando o ventre. Eu juro que faço o que for preciso, até colocar uma abelha na minha garganta (nota: eu tenho fobia a insetos).
Sei um pouquinho de teclado, se isso ajuda em algo...

MeLiSsA aMa MuSiK!
Veterano
# Enviado: 29/abr/06 14:11
Votar

olha victor, eu comecei o curso de canto a pouco tempo, mas acho que posso te ajudar:

dependendo da musica, vc normalmente canta ela baixa.. o que vc pode fazer eh grava-la num cd ou se ela jah estiver em um, colocá-la pra tocar em um volume mais ou menos alto. depois vc começa a cantar junto e continua com o mesmo volume na tua voz, e vai abaixando o volume do som, e o teu volume continua o mesmo....vc deixa bem baixinho o som e bem alta tua voz, soh num grite. se tiver voz de cabeça no meio, tente passar pr'ela sem desafinar, eh foda no começo mais se vc for treinando todo dia vc consegue. no teclado, vc pode ir cantando do dó ao sol aumentando de tom: do re mi fa sol fa mi re do na na primeira oitava do teclado, nu teu tom, depois as mesmas notas na segunda oitava soh que um tom mais agudo. se vc conseguir chegar na quarta oitava na boa, vc serah obrigado a cantar alto pq eh muito agudo.
vc tem que cantar pra fora, não pra si. as vezes eu quando canto c/ minha professora e eu sei que eu to cantando baixinho, soh pra mim, ela fala assim: Eu num to te ouvindo, que foi??? Imagina que a centesima nonagesima nona pessoa que vai ter ouvir esteja lah no fundão?? vc tem que cantar bem alto, como se estivesse fazendo um seminário SEM microfone. mas se vc estiver com ele, cante alto de qualquer jeito, o microfone não aumento o susurro prum berro..
como vc eh segunda voz, não eh taaaaao urgente assim, pq sempre tem a primeira voz que cobre a tua..ou seja, se vc de repente derrapar e desafinar, vai ter a primeira voz te cobrindo. mas num eh legal que isso aconteça pq a segunda voz eh muito importante. quanto ao 'tipo' da tua voz ser meio 'que parece de gripado' eh normal dependendo da idade. mas cada um tem sua voz personalizada, nunca vc conseguirah imitar igualzinho a voz de alguem e ninguem vai conseguir te imitar igualzinho..

spero que tenha te ajudado.

Victor Maia
Veterano
# Enviado: 29/abr/06 16:34 · Editado por: Victor Maia
Votar

Eu não entendi bem isso de teclado.
Eu vou cantando tipo como ópera as notas do teclado?
Se for isso eu cheguei ao D da segunda oitada...

Nossa, minha voz deve ser MUITO baixa mesmo O_O
O que eu faço pra melhorar ela? =/

Se quiserem rir um pouco eu gravo alguma coisa aqui e passo pra vcs.

Na verdade, podem rir agora mesmo com a pergunta que eu vou fazer:
O que seria exatamente "estar afinado" e "estar desafinado"? Como eu descubro se eu sou afinado ou desafinado?

E o mais importante: uma voz baixa como a minha é horrivel pra cantar, boa pra cantar, ou todas as vozes dão no mesmo?

MeLiSsA aMa MuSiK!
Veterano
# Enviado: 29/abr/06 18:21 · Editado por: MeLiSsA aMa MuSiK!
Votar

afinado e desafinado são contrários, certo?
afinado, segundo o dicionário, é o som que é puro, aperfeiçoado. ou seja, ou desafinado é o som sem aperfeiçoamento. mas se vc perguntar ao um estudante ou professor de música o que é desafinado e afinado, afinado é aquilo que não faz notas fora da harmonia, e desafinado é aquele que destroi a harmonia colocando notas erradas nos lugares errados.
uma voz baixa não é uma voz ruim.. vc soh precisa treinar..o exerciciu que eu te passei, vc entendeu legal, soh num precisa gastar muito a voz.. vai fazendo de pouco, mas estude muito durante o dia(se vc tiver tempo)...
mas eh o que eu tinha mencionado aqui jah, vc soh precisa imajinar que VC mesmo eh (eu mudei um pouco) a bicentesima pessoa que vai estar no fundão e vai querer ouvir a segunda voz cantando...a nao ser que a minha definição de 'voz baixa' esteja diferente da tua...
vc soh vai poder descobrir se eh afinado ou não com ajuda de um professor que tenha muito tempo ou um tempo consideravel de experiencia.. ou ateh mesmo os teus colegas, mas nao confie muito neles nao...

Linn
Veterano
# Enviado: 29/abr/06 21:45
Votar

Ah, eu tenho sérios problemas com a Projeção da voz. Nunca sai do jeito que tem que sair =P

O que minha prof. diz é pra tentar imaginar uma pessoa a KMs de distancia, e tentar falar com ela, sem gritar...É tentar "empurrar" a voz pra perto dos dentes da frente, sabe?

MeLiSsA aMa MuSiK!
Veterano
# Enviado: 30/abr/06 22:13
Votar

eu concordo...eh muuuuuuuuito foda

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# Enviado: 1/mai/06 23:55
Votar

Victor Maia
Fala meu filho!!!
Cara, eu detesto ficar falando sobre técnica de canto aqui no forum. Quem me conhece, sabe o que eu posso fazer com minha voz, mas técnicas são coisas que se deve aprender estudando com um profissional habilitado para tal. Mas pra te ajudar, vamos tentar fazer uma coisa.
Vc sabe onde fica seu estomago, certo?? Está no seu eixo vertical, logo abaixo dos músculos peitorais. Coloque a mão sobre ele. Procure encher seus pulmoes de ar e vai perceber que existe um músculo ai que se movimenta (vc vai achar que é ele que enche de ar, mas não é!). Bom, faça isso qtas vezes for necessário pra ter certeza que identificou o músculo. Feito isso, passe a encher os pulmoes de ar e escolha uma vogal qqr (a e i o u) e solte o ar lentamente pronunciando essa vogal. Comece a trabalhar esse musculo, controlando a pressão de saída do ar, de forma a conseguir aumentar a potencia no volume da vogal que vc está pronunciando. Vc vai perceber que toda a potencia está concentrada ai. Cantar é outra coisa. Vc vai precisar prestar muita atencao no que vai cantar e estudar bem pra minimizar as semitonadas e as desafinaçoes. Como vc só pretende fazer isso pra cantar na escolas, acho q o lance do volume já vai resolver. O mais importante é ter em mente que vc não está cantando pra uma platéia critica, de pessoas que subiriam lá e fariam melhor do que vc. Então faça o seu melhor e deixe as coisas acontecerem. Dai, msm que vc desafine, vc sabe que técnicamente, vc fez todo o possível pra fazer direito.
Abraço e boa sorte.

didiu
Membro Novato
# Enviado: 25/fev/09 13:38
Votar

bom eu tenho uns problemas nao tao assim mais tenho bom se talves alguem poder me da uns conselhos tipo ... as vezes eu nao sei bem eu sinto minha voz cansada des de que passei a treinar a cantar no ton nao sei se e o exageiro nas horas q força muito pra começar eu queria saber qual o ideal de horas por dia para treinar??? outra pergunta e normal desafinar numa musica??

Cantante
Prêmio FCC 2007
# Enviado: 25/fev/09 13:59
Votar

didiu

um bom conselho seria usar a busca e não ressucitar um tópico tão antigo (2006) à toa.

E o melhor conselho é: faça aula de canto, porque o resto é perda de tempo.

gil luzzzz
Membro Novato
# Enviado: 13/mar/09 08:27
Votar

oi gente ,,,,,,,,falando em ressuscitar,,,,,vou ajudar vcs ,,,tenho muitos problemas com voz,,,,,,,,,eu não sei nada disso preciso de ajuda urgente,,,preciso aprendera fazer segunda voz,,,mas nem sei fazer primeira ,,,,,,afinal eu preciso saber fazer primeira pra fazer segunda ?????????????
bjuzzzzzzzzzzz e obrigada !

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# Enviado: 13/mar/09 08:38
Votar

gil luzzzz
Bem vinda.

Em primeiro lugar, cuidado ao postar. Li pelo menos mais um post seu (no fórum de Musica em Geral) totalmente fora do contexto. Não desvirtue o assunto principal E SEMPRE USE A BUSCA. Aproveite para dar uma lida nas regras.

http://forum.cifraclub.terra.com.br/?action=regras

Já sobre sua questão, a resposta é essa aqui (basta ler o tópico):
o melhor conselho é: faça aula de canto, porque o resto é perda de tempo.

Abraços.

Envia sua resposta para este assunto:

Tablatura   

» Nome ou apelido:  » Senha 

Tópicos relacionados a Corrigir voz, aprender a cantar.

96.005 usuários cadastrados. Anuncie aqui!

miniBB forum software © 2001-2009
Terra Índice Chat E-mail