Home · Registre-se para poder enviar mensagens · Regras · Arquivo · Central de Ajuda ·

Fóruns Cifra Club / Canto / Aulas de canto - Formatação das aulas a distância
Autor Mensagem
Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# Enviado: 30/jan/08 11:11 · Editado por: Christhian

Fala ae!

Conforme comentei na matéria no território da música - http://territorio.terra.com.br/canais/vitrine/colunas/materia.asp?codA rea=8&materiaID=228 - estou formatando um curso de canto a distância. A finalidade é passar o básico, desde fundamentos de respiração e apoio até algumas questões de emissão vocal e ressonancias, que possam ser realizadas sob a supervisão pela internet.

A idéia, inicialmente, é que o aluno tenha uma webcam, microfone e conexão de banda larga que não cause problemas na transmissão de vídeo. O padrão é que o professor veja o aluno, mas que só use o video full duplex somente quando necessário. Dessa maneira, uma conexão de 500kb já deve ser o suficiente.

As aulas deverão ter a duração de 40 minutos, a ser definido.

Enfim, quero sugestões que vcs imaginem ser úteis para a empreitada. Vou considerar todas que dizem respeito a produtividade, portanto, caprichem ai!

Abraços.

_JCM_
Veterano
# Enviado: 30/jan/08 11:13
Votar

Christhian

caramba man... ótima ideia mesmo!

abraço!

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# Enviado: 30/jan/08 11:21 · Editado por: Christhian
Votar

_JCM_
Valeu velhinho!

Vamos ver se assim consigo difundir um pouco mais a necessidade de se estudar. O intuito é fazer uma iniciação e estimular o cantor a buscar aulas de fato, mas já desenvolvendo o discernimento sobre a qualidade do professor em questão, pela transferência de conhecimento e método.

Se tiver sugestões, mande ai!

Abraços!

184486
Veterano
# Enviado: 30/jan/08 12:41
Votar

Tô gostando desse assunto!!:)

cybx
Membro
# Enviado: 30/jan/08 13:30 · Editado por: cybx
Votar

Christhian

O legal seria montar um website só para isso, com outros assuntos sobre música também, mas com esse objetivo principal.

Fazer uma sessão de cadastro, onde cada usuário cadastrado e que fosse aluno poderia entrar na sua correpondente sessão do website, onde estariam as aulas em vídeo gravadas e os exercícios passados durante essas aulas também gravados, porém singularmente.

Exemplo: na primeira aula vc passa um exercício de respiração alternada, portanto, na sessão do usuário, estaria o vídeo da primeira aula inteira (sem cortes) e um vídeo singular somente do exercício passado com descrição em texto também do que fazer, para ele não perder tempo de ficar procurando no vídeo da primeira aula, ir direto no que ele quer.

Vou pensar em mais coisa e vou postando aqui, hehe.

Abraços!

Danckor Vallence Buriok
Veterano
# Enviado: 30/jan/08 17:35
Votar

cybx
Cara, pelo que eu entendi, não se trata de aulas de video, mas do professor acompanhar o aluno por uma webcam. Ou seja, é o professor que vai ver o aluno e não o contrário. Mas acho que um cadastro como você falou é maneiro.

Christhian
E aí, tio! Beleza?

Bom, uma idéia seria o professor ter uma telinha maior que aquela do MSN pra ver o aluno de forma que esse possa ficar um pouco afastado da câmera. Isso ajudaria ao professor ver não apenas o pescoço, mas pelo menos da testa até o umbigo! Se for necessário ver detalhes de esforço (por exemplo), é só o sujeito se aproximar.

Acho que uma conexão full duplex seria muito útil, principalmente quando o professor quiser dar um exemplo dele mesmo fazendo certo.

Eu acho a idéia fantástica, mas como você mesmo disse, ajuda mas não resolve né... é mais pra instigar o cara a fazer aulas. Comigo funcionou... hehehe... só não faço aulas ainda por ter outras prioridades no momento, mas estou bem ciente de que vale à pena. Aliás, suas ajudas breves realmente ajudaram pra caramba. Tenho feito exercícios de respiração e melhorei bastante, tanto quanto a sentir o pescoço mais relaxado quanto na emissão. Ainda tá xôxo, pois sem um acompanhamento é f()d4!!!

Hugs, my fried!

P.S.: Recebeu o e-mail de ano novo que mandei com a fotex?

cybx
Membro
# Enviado: 30/jan/08 22:58
Votar

Danckor Vallence Buriok

Cara, pelo que eu entendi, não se trata de aulas de video, mas do professor acompanhar o aluno por uma webcam. Ou seja, é o professor que vai ver o aluno e não o contrário. Mas acho que um cadastro como você falou é maneiro.

Exatamente. Eu sei que se trata de aulas por webcam, mas a minha idéia é deixar essas aulas gravadas, e com os exercícios singulares destacados na mesma sessão do usuário cadastrado.

abirex
Veterano
# Enviado: 31/jan/08 01:06
Votar

Po, achei essa idéia do cybx muito interessante.

Pois se o professor já te corrigiu (no básico) e isso tem gravado vc pode ver quantas vezes quiser e fazer tudo certinho, pois é um instrumento facilitador para treino. Imagine vc fazer aula uma vez por semana, na hora você pega o exercício certinho, depois esquece e ai, o que vai fazer ? terá que aguardar outra aula, na outra semana, já com o vídeo voCê pode ir treinando, pois como todo instrumento a voz necessita de treino.

Chirstian quando tiver no ar dá um toque que eu to procurando professor bom de canto e não to achando, e agora que tenho tempo não acho nenhum, começei com um, mais não botei muita fé não.

um abraço
Abiran

SylvioLima
Prêmio FCC 2007
# Enviado: 31/jan/08 19:54 · Editado por: SylvioLima
Votar

Christhian
Acho que vou aderir, hein?

Quanto a qualidade de imagem vc não vai ter do que reclamar... com ctz...

=D

gubaixista
Membro
# Enviado: 4/fev/08 13:28
Votar

Como vai funcionar?!

mande um e-mail pra gubaixista@hotmail.com qnd tiver a ideia já pra ser usada...

Se quiser uma cobaia, rs

estamos aí

Alessandra
Veterano
# Enviado: 7/fev/08 15:57
Votar

Se quiser uma cobaia, rs

estamos aí

(2)

:)

cybx
Membro
# Enviado: 12/fev/08 14:52
Votar

Tsc tsc... Mortais... Mal sabem em que mãos estão caindo...

gubaixista
Membro
# Enviado: 14/fev/08 11:45 · Editado por: gubaixista
Votar

hahaha o cara canta bem, ow...
so falta saber se sabe dar aulas tb
só que ele nao responde as msgs ne hahahaha

falo

thiaguinhu
Veterano
# Enviado: 26/fev/08 19:34
Votar

cybx
boa idéia ...mas vc falou alto demais ...a essa hora o Sam já deve ter uma solução em homologação ...

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# Enviado: 26/fev/08 20:11
Votar

Bom vamos lá... Talvez eu comece até antes do site ficar pronto.

Quanto aos testes, já foram devidamente realizados. Obrigado a todos que se prontificaram!

cybx
Fazer uma sessão de cadastro, onde cada usuário cadastrado e que fosse aluno poderia entrar na sua correpondente sessão do website, onde estariam as aulas em vídeo gravadas e os exercícios passados durante essas aulas também gravados, porém singularmente.
Exemplo: na primeira aula vc passa um exercício de respiração alternada, portanto, na sessão do usuário, estaria o vídeo da primeira aula inteira (sem cortes) e um vídeo singular somente do exercício passado com descrição em texto também do que fazer, para ele não perder tempo de ficar procurando no vídeo da primeira aula, ir direto no que ele quer.

Cara, é muito trabalhoso e encareceria enormemente a aula, já que eu precisaria de um espaço para hospedagem imenso, além de mais tráfego e de um investimento muito mais na programação do site. É muito mais simples vc instalar um programa que grave toda a atividade de câmeras no seu PC, que eu posso até deixar em alguma área para download no site, desde que haja um free ou shareware.

Danckor Vallence Buriok
Bom, uma idéia seria o professor ter uma telinha maior que aquela do MSN pra ver o aluno de forma que esse possa ficar um pouco afastado da câmera. Isso ajudaria ao professor ver não apenas o pescoço, mas pelo menos da testa até o umbigo! Se for necessário ver detalhes de esforço (por exemplo), é só o sujeito se aproximar.

Então, nesse caso não é o tamanho da tela que faria diferença, mas sim a qualidade da webcam do outro lado. Fizemos teste com várias e realmente haverá um requisito mínimo, senão fica bastante difícil de trabalhar.

Sobre a conexão full duplex, acho desnecessário. Penso que, até para manter o foco, é muito mais interessante que o aluno olhe para si mesmo, ouvindo minhas orientações. Nada será de tão difícil execução, já que serão aulas de iniciação mesmo.

abirex
Aviso sim cara. Valeu pelo interesse e pela ajuda.

SylvioLima
Opa, boa! Assim que sair, já aviso!

gubaixista
Alessandra
Eu aviso assim que estiver pronto, ok? :)

gubaixista
cybx

ahuahua esse corno toma aula comigo!

thiaguinhu
O.o
O que tem o Sam haver com isso?

cybx
Membro
# Enviado: 27/fev/08 09:19 · Editado por: cybx
Votar

Christhian

Cara, é muito trabalhoso e encareceria enormemente a aula, já que eu precisaria de um espaço para hospedagem imenso, além de mais tráfego e de um investimento muito mais na programação do site. É muito mais simples vc instalar um programa que grave toda a atividade de câmeras no seu PC, que eu posso até deixar em alguma área para download no site, desde que haja um free ou shareware.

E se vc terceirizasse o sitema de armazenamento de vídeos, usando, por exemplo, o youtube?
A única coisa que precisaria de programação seria o sistema de cadastro/login, mas não é difícil, eu sei fazer e se vc quiser eu te ajudo (mas não acostuma! haha).

dri 39
Membro
# Enviado: 3/mar/08 01:24 · Editado por: Moderador
Votar

Oi Christhian, estou mto interessada em participar de suas aulas, me avise meu email é: ****** , quero mto aprender a cantar, e se vc puder me ajudar, lhe agradeço mto.

****** = Editado pela moderação, não divulgue seus dados pessoais, pois você receberá muito spam, ok?

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# Enviado: 3/mar/08 08:27 · Editado por: Christhian
Votar

cybx
E se vc terceirizasse o sitema de armazenamento de vídeos, usando, por exemplo, o youtube?
A única coisa que precisaria de programação seria o sistema de cadastro/login, mas não é difícil, eu sei fazer e se vc quiser eu te ajudo (mas não acostuma! haha).

Velho, se for pra botar no Youtube, não faz sentido ter login e senha, já que ficaria aberto a todos. Acho muito mais produtivo o próprio usuário armazenar somente o que lhe condiz, podendo inclusive deletar aquilo que já não serve mais. Sobre o lance da programação, valeu brother! Mas é um lance bastante complicado, o site deve ser todo feito em flash e usar código XML para a atualização... não é algo tão simples...
Abrax!

dri 39
Olá, bem vinda!
Então, assim que tiver tudo pronto, o que deve demorar mais um tempo, eu aviso sim. Se tiver sugestões do que lhe ajudaria, seria de grande utilidade. Editei seu email para que vc não receba spam. Não divulgue seus dados pessoais por aqui, pois é esse é um site bastante acessado por mecanismos de busca, conseqüentemente, a carga de spams que vc pode receber é grande.

Abraços a todos e, por favor, mandem suas sugestões. A idéia ainda está em fase de formatação, qqr sugestão é bem vinda!

dri 39
Membro
# Enviado: 3/mar/08 10:05
Votar

Christhian

dri 39
Membro
# Enviado: 3/mar/08 10:29
Votar

Bom dia, obrigada pela dica qto ao email.
Gosto da minha voz, mas qdo canto, ( socorro), tampem os ouvidos.
Na verdade não tenho paciência p/ fazer os exercícios, não sou nada disciplinada. Só de pensar já me cansa.
Chris, aprendi q p/cantar e tocar algum instrumento vc teria q já ter nascido c/ o dom; essa é uma das barreiras q sempre está a minha frente.
Talvez o q me ajudaria seria um professor q me ajudasse a não desistir.

dri 39
Membro
# Enviado: 4/mar/08 12:46
Votar

A idéia, inicialmente, é que o aluno tenha uma webcam, microfone e conexão de banda larga que não cause problemas na transmissão de vídeo. O padrão é que o professor veja o aluno

Tenho o q vc falou, vc não faria um teste comigo? Ou vc precisa de mais algum recurso p/ dar aula online?

cybx
Membro
# Enviado: 4/mar/08 23:30
Votar

Christhian

Velho, se for pra botar no Youtube, não faz sentido ter login e senha, já que ficaria aberto a todos.

É verdade, tentei arrumar o que eu disse e nem pensei direito, huhuahuauhauah...
Bom, qualquer coisa que precisar é só falar!

Abraços!

Levi Felipe
Veterano
# Enviado: 5/mar/08 00:56
Votar

No youtube, tem opção de bloquear acesso ao video, só o proprio usuario ver e mais 25 pessoas... dei uma olhada lá agora!

Legal essa opção, o uploader e mais 25 users podem acessar o vid!

No caso de login e senha, só se for do Youtube!

e o Christhian permitir acesso a quem ta dentro do curso.

vlw!

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# Enviado: 5/mar/08 07:48
Votar

dri 39
Tenho o q vc falou, vc não faria um teste comigo? Ou vc precisa de mais algum recurso p/ dar aula online?
Dri, teste até daria. Mas façamos assim, eu estou terminando de estabelecer um formato fechado para o trabalho e assim que tiver tudo certinho, te aviso, ok? Acho que será mais produtivo, até por que eu tenho muitos alunos aqui tb e precisarei organizar muito bem o tempo pra atender esse agregado.

Beijos!

cybx
Levi Felipe
Eu havia visto esse acesso restrito do Youtube, mas não rola, sinceramente. O lance são as aulas e quem quiser gravr pra guardar, é mais fácil fazer isso individualmente. Quem faz aula comigo, sabe como é 'fácil' a minha rotina de trabalho e tempo. Não iria rolar gravar cada aula e subir no youtube, é muita coisa.

Abraços e muito obrigado pelas sugestões! Mandem mais, por favor! :)

dri 39
Membro
# Enviado: 6/mar/08 15:21
Votar

Christhian

Ok, estarei aguardando.

Obrigada

alexdiffer
Veterano
# Enviado: 4/mar/09 18:02
Votar

Christhian
Nossa dinovo comerciando aqui no forum?

Logo um moderador indo contra as regras? estranho eim....

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# Enviado: 4/mar/09 18:08 · Editado por: Christhian
Votar

alexdiffer

Em primeiro lugar, o tópico é bem antigo. Alias, as aulas estão indo muito bem.

Mas não, prezado amigo indigente. Não é comercialização, pois nem há valor mínimo cobrado. Alias, eu mandei até webcam pra um usuário aqui do fórum. Se ele quiser, pode se manifestar a vontade.

Mas não se anime. Vc está excluído, por motivos de caráter.

alexdiffer
Veterano
# Enviado: 4/mar/09 18:11
Votar

Christhian
Vc está excluído, por motivos de caráter.
Pois eh.....
Eu que apaguei minhas proprias mensagens e reabri teu topico neh?

Alias quem é vc eim...?!

Não é comercialização.
A não?
Eu ainda tenho seu email falando os precos....

Alias, eu mandei até webcam pra um usuário aqui do fórum.
Parabens vc vai pro cé amiguinho.....

Quer pagar meu provedor? Juro que faco aulas com vc....

aff....

alexdiffer
Veterano
# Enviado: 4/mar/09 18:12
Votar

Corrigindo:

Parabens vc vai pro céu*** amiguinho.....

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# Enviado: 4/mar/09 18:14 · Editado por: Christhian
Votar

alexdiffer
Eu que apaguei minhas proprias mensagens e reabri teu topico neh?

Você se refere a esse tópico? Acho que vc está 'meio' enganado, não?
http://forum.cifraclub.terra.com.br/forum/1/195004/

Ele ainda está fechado, mas será uma boa idéia reabrir, caso eu consiga arrumar tempo pra atender mais pessoas. Assim como esse aqui, que eu nem lembrava que existia - e por sinal, sempre acaba me perguntando 'onde as pessoas liam sobre as aulas, já que o tópico estava fechado'. Obrigado por deixá-lo em evidencia, novamente.

Quer pagar meu provedor? Juro que faco aulas com vc....
Claro que não. Além de eu não lhe aceitar como aluno (como já disse, por motivos de caráter), eu não lhe daria sequer esmolas.