Home · Resposta · Registre-se para poder enviar mensagens · Regras · Arquivo · Central de Ajuda ·

Fóruns Cifra Club / Amplificadores / PA versus Amplis para ensaio - pros e contras (deem suas opiniões!)
Autor Mensagem
kiki
Veterano
# Enviado: 11/fev/08 09:29

olá amigos do fcc
queria saber a opinião, mas pra isso vou explicar rapidamente o assunto:

eu tenho uma banda bem amadora, de ensaiar no apartamento mesmo, baixinho, a bateria tocando na manha e abafado.
e sofremos dum mal que é a falta de amplis. o mais potente que eu tenho é o do baixo, de 12 watts, e mais um de 10 e outro de 1 watt. temos tudo no osso pra ligar guitarras, baixo, teclado e microfones.

recentemente ensaiamos na casa de um amigo, com um PA montado. uma mesa de uns 20 canais, com sua potencia e duas caixas grandes (nao sei as especificações). la podia tocar alto (ao contrario da minha casa), entao os volumes eram altos.
o que me intrigou foi que ligamos tudo na mesa, não tinha nenhum cubo.

a minha questão é: quais os pros e contras de se ter um PA realizando todo o serviço de sonorização, para ensaios?

eu sei que a preferencia é cada um ter seu cubo, mas eu achei o resultado da mesa bem satisfatorio. e acho que uma mesa é mais versatil, pra outras aplicações.

qew
Membro
# Enviado: 12/fev/08 09:35
Votar

kiki
eo retorno como fik?

zaqueu_grunge
Veterano
# Enviado: 12/fev/08 09:55
Votar

kiki
Depende... você ligou os pedais, por exemplo, direto na mesa de som? O som dificilmente fica legal nesse caso, a não ser que tenha algum emulador de cabs ou algo assim...

Ou você usa pedaleira em linha? Nesse caso, é normal o som ficar legal mesmo, já que a pedaleira está jogando o sinal "pronto" pros PAs amplificarem.

kiki
Veterano
# Enviado: 12/fev/08 10:06
Votar

qew
eo retorno como fik?
sem retorno, só pra ensaio mesmo.

zaqueu_grunge
Depende... você ligou os pedais, por exemplo, direto na mesa de som? O som dificilmente fica legal nesse caso, a não ser que tenha algum emulador de cabs ou algo assim...
Ou você usa pedaleira em linha? Nesse caso, é normal o som ficar legal mesmo, já que a pedaleira está jogando o sinal "pronto" pros PAs amplificarem.
saquei.
mas é que a gente ainda é meio ruim nisso. a gente usa uma zoom 707, mas nem sabemos regular direito. ele tem emulador de amplis, alias a gente nem ligou isso... mas ele serve pra ser em linha sim.
pro nosso ouvido destreinado, não ficou ruim nao... falta de treino nosso.

valeu!

Bog
Veterano
# Enviado: 12/fev/08 10:08 · Editado por: Bog
Votar

kiki

SEM considerar amps valvulados, e apenas "amps de guitarra" em geral:

Amps de guitarra colorem o sinal, têm timbre próprio. O timbre "puro" de quase qualquer guitarra é meio feioso, parece que faltam agudos e graves, e sobram super-agudos e médio-graves. Dá a impressão de som abafado, embolado e ao mesmo tempo abelhudo quando se usam distorções. O problema do PA é que um PA decente reproduz exatamente o sinal que entra, sem coloração ou distorção. E no caso da guitarra, a gente QUER que exista coloração - mas não ao ponto da guitarra perder a sua "identidade".

Para ligar direto no PA, fica mais legal se você usar uma pedaleira ou qualquer outro tipo de simulador de amp e gabinete. Conheço pelo menos uma banda que faz tudo neste esquema, só na base do simulador (Pato Fu). Mas conheço uma centena que NÃO trabalha assim, hehehehe

Mauricio Luiz Bertola
Prêmio FCC 2007
# Enviado: 12/fev/08 10:11
Votar

kiki
O som fica ruim.
Amps de guitarra e baixo tem um pré específico, além do que uma resposta de frequência limitada. Quando vc liga instrumentos diretamente na mesa vc amplifica o que não deve, resultando um som agudo e sem "punch" (até porque power amps de P.A. são projetados para áudiom cuja resposta de frequência vai de 20Hz à 20milHz). O ideal é a compra de bons amps específicos para instrumentos e sua microfonação (exceto teclados e voz), principalmente guitarra (o amp de baixo até pode ser ligado à mesa via sua saída "line out").
Abç

Jio-kun
Membro
# Enviado: 12/fev/08 10:21 · Editado por: Jio-kun
Votar

Kiki

Desculpa, não sei responder tal pergunta pq tb tenho uma parecida (vou aproveitar-me deste tópico, posso? :D):

All

Eu tenho uma Tagima, uma Zoom G2 e um amp Multi-Uso (tem entrada para PC, DVDs, Guitarra, e Microfone, sendo que tem controle apenas de Bass e Trabble) da Master MU140W... O som pra mim ficou show de bola, porém não consigo controlar mto bem o volume (ou fica MTO alto ou fica MTO baixo), raramente consigo excessões... Se eu utilizasse um amp ESPECÍFICO para guitarra, tipo um de 30W da Meteoro ou similar, o som sairia melhor? (tenho receio com o volume desses cubinhos ;/)

Obs: Já tive experiência com um amp "grandão" da Marshall (não lembro qual era) plugado na minha Zoom e numa Tagima da loja. Não achei mto legal o som (talvez pq o amp já tivesse com os drives e efeitos dele ligados e tb pq eu tava utilizando os patches de fábrica da Zoom :S)...

Desculpe o tamanho do post... ^^'

Editado para mais uma coisa: FICA COM MUUUUUITA MICROFONIA! COMO RESOLVO ISSO??? :SSSSS

kiki
Veterano
# Enviado: 12/fev/08 10:28
Votar

Bog
Mauricio Luiz Bertola
valeu pela explicação!
eu ja tinha noção disso, mas a explicação de voces ajudou a esclarecer bastante.

Jio-kun
vou tentar ajudar...
o "pulo" que o volume dá pode ser a baixa qualidade do equipamento. um potenciometro inadequado, alguma coisa assim. uma solução seria levar num tecnico e pedir pra ele dar uma olhada, e talvez trocar esse potenciometro. nao tenho certeza.
um ampli especifico de guitarra deve ficar melhor sim.

quanto a marshall, provavelmente é por que voce usa seu zoom num ampli, e quando liga em outro sempre fica diferente.

Jio-kun
Membro
# Enviado: 12/fev/08 10:35
Votar

kiki

uma solução seria levar num tecnico e pedir pra ele dar uma olhada, e talvez trocar esse potenciometro

O que f****** tudo é que ainda tá na garantia (2 meses e meio de uso... ._.)...

Senão levava mesmo...
]
E a microfonia? Isso vem do fato da minha guita ser 3 Single (=ruido), usar drives com mto peso e o amp mto alto? o.õ

kiki
Veterano
# Enviado: 12/fev/08 10:44
Votar

Jio-kun
E a microfonia? Isso vem do fato da minha guita ser 3 Single (=ruido), usar drives com mto peso e o amp mto alto? o.õ
deve ser... se for essa microfonia de chegar perto do ampli.

se tiver sem distorção e diminuir é sim. pode tentar reduzir os agudos pra diminuir, e evitar ficar de frente pro falante.

se sem distorção nao diminuir, ai nao é microfonia, é chiado mesmo.

Jio-kun
Membro
# Enviado: 12/fev/08 10:59
Votar

kiki

Era o que eu temia... .-.

Bom, espero que até mês 5 eu consiga tirar minha Cort X4 ou X6... Tô querendo aposentar minha Tagima já faz um tempo (bitonada, perde afinação fácil com os bends, etc...).

Prestações do amp e da pedaleira matam... ._.

kiki
Veterano
# Enviado: 12/fev/08 11:04
Votar

Jio-kun
antes de pensar em aposentar sua guitarra, de mais ums pesquisada sobre isso. eu entendo muito pouco de captadores...

Jio-kun
Membro
# Enviado: 12/fev/08 11:08
Votar

kiki

Vlw pela dica, mas o que tb tá me irritando é a bitonação da minha guita... Antes da 11º casa tá bunitinha a afinação... Passando daí aumenta o tom da afinação... Minha guitarra raramente fica com a afinação "tocável" por causa disso... Eu já tentei regular a oitava de tudo quanto é geito mas não consegui... Minha última tentativa é levá-la num luthier, mas tenho que esperar até pagar o resto das minhas prestações...

Vamos ver no que dá...

Vlw brotha... õ/

jimmt vandrake
Veterano
# Enviado: 12/fev/08 11:12
Votar

kiki

Acho que vc deve pegar sua banda um dia e ir para um estúdio que disponha de amplis para baixo e guita independentes. Aí vc poderá ter uma idéia melhor de como fica o som.

Mauricio Luiz Bertola
Prêmio FCC 2007
# Enviado: 12/fev/08 11:33
Votar

Jio-kun
Sua guitarra não está devidamente regulada (ajuste de entonação), por isso essa desafinação à partir da 11ª casa, ademais, se vc ligar guitarra direto em mesa com uma distorção, o resultado será microfonia na certa. Ademais, multi-usos não prestam.
Abç

kiki
Veterano
# Enviado: 12/fev/08 11:36
Votar

jimmt vandrake
a gente vai sim, com frequencia. mas acho que meu ouvido é muito ruim pra perceber isso ainda.
vou tentar prestar mais atenção, essa semana vamos no estudio, e depois ensaiar com esse PA dos nossos amigos.

valeu!

Jio-kun
engraçado, tagima nao costuma ser tao tortinha... so um luthier vendo mesmo.

Envia sua resposta para este assunto:

Tablatura   

» Nome ou apelido:  » Senha 

Tópicos relacionados a PA versus Amplis para ensaio - pros e contras (deem suas opiniões!)

87.115 usuários cadastrados. Anuncie aqui!
Online agora: 15 · Visitantes: 12 / Membros: 3
[ Philipi, Mackabr0, genilson ]
Recorde: 386 21/jul/08 20:52
Visitantes: 341 Membros: 45

miniBB forum software © 2001-2009
Terra Índice Chat E-mail