| Autor |
Mensagem |
Mauricio Luiz Bertola Prêmio FCC 2007
 |
# Enviado: 5/abr/09 13:38 Votar
Mackabr0 Cara, isso já faz muito tempo. Eu vendi o Ciclotron... Eu colocava um pedal overdrive com o volume alto e a distorção quase zerada e isso melhorava um pouco o som. Abç
|
Mackabr0 Veterano |
# Enviado: 9/abr/09 02:07 · Editado por: Mackabr0 Votar
que beleza heim!
|
jigo__ Membro |
# Enviado: 9/abr/09 03:58 Votar
Mackabr0 e o teu amp o q virou?? Abç
|
Mackabr0 Veterano |
# Enviado: 9/abr/09 16:01 Votar
jigo__
to pensando em colar um imã nele e grudar na geladeira de enfeite.
ahahuhuaha sacanagem.
po eu ainda to vendo o que acontece com ele, daí eu posto aqui quando eu ficar sabendo!
|
Mackabr0 Veterano |
# Enviado: 16/abr/09 15:49 Votar
então... eu dei umas ensaiadas com ele... vi que tem que o mundo é outro... tem que ter a manha de regular os volumes e o ganho pra sair um som massa com pouco barulho. eu nao sei se ele ta 100% pq eu realmente dei uma ligadinha nele sem a caixa... mas ta saindo um som até legal... tava usando uma caixa tipo PA com um falante de 12", quero ver quando pegar uma 4x12 mesmo o que vai acontecer...
|
.DuFF. Membro Novato |
# Enviado: 16/abr/09 16:10 Votar
Ja faz quase 1 mes que meu Bugera 6262 chegou e ele ta na caixa. Embalado direitinho e fora do alcance de estranhos.
Só vou tirar ele da caixa quando minha 4x12 chegar.
|
Mackabr0 Veterano |
# Enviado: 17/abr/09 15:34 Votar
.DuFF.
e a ansiedade?
|
.DuFF. Membro Novato |
# Enviado: 17/abr/09 15:42 Votar
Mackabr0
hahha a ansiedade ta grande!!!
Acho q no fim desse mes ja pego a caixa!
|
Mackabr0 Veterano |
# Enviado: 30/ago/09 02:25 Votar
Então. vim aqui para confirmar que o ampli não estragou nada. o problema era a caixa de impedancia diferente q eu liguei, mas foi bem rapido também entao nao deu tempo de estragar.
Hoje estou usando uma caixa behringer 4x12(o que o Brasil me permitiu comprar). Aqueles falantes sao bem fracos, mas ta saindo um som legal até.
|
fill.zanchez Membro Novato |
# Enviado: 30/ago/09 02:57 Votar
Hansen E NUNCA MAIS LIGUE SEU AMP SE CAIXA CONECTADA!
a não ser que queira fazer uma costela no bafo. Pega a carne, coloque dentro do cabeçote, ligue ele sem plugar a caixa e deixe assando por 4 horas.
Sai uma delícia!
uahuahauhauhauhauha ri muito aqui...
|
Bruno Faria Membro Novato |
# Enviado: 30/ago/09 10:03 Votar
Aproveitando o tópico: o uso de um atenuador resistivo pode prevenir problemas como esse de acontecerem? Já que o mesmo estaria recebendo uma parcela da carga?
Recebi essa intrução de um hand maker para o uso da saída line out do head.
E aproveitando mais ainda, como posso utilizar um multímetro p/ medir a passagem de sinal em um cabo PP? Quais seriam os resultados esperados?
Abraços
|
izzychili Veterano |
# Enviado: 30/ago/09 11:20 Votar
Muitos cabeçotes incluem proteção contra ligar o amp sem carga.
O mais comum é um resistor que só entra no circuito quando você retira o plug P10 dos falantes da caixa. Semelhante ao plug de entrada que entra em curto quando você retira a guitarra.
O real perigo O pior que se pode fazer com um valvulado é puxar o plug dos falantes enquanto se está tocando em alto volume(um tropeção no fio, por exemplo).
O indutor desenvolve uma tensão muito alta quando sua carga é retirada subitamente com o núcleo carregado, ele não tem pra onde descarregar a energia que está no nucleo, então formam-se milhares de volts de potencial entre espiras. As espiras não isolam essa alta tensão e arqueiam, retirando o isolamento. O resto é história.
É assim que funciona bobina de carro antigo, quem teve um Fusquinha lembra da bobina e o platinado que liga e desliga subitamente a bobina pra levar 35.000 volts(ou mais) às velas. É exatamente esse efeito que queima o trafo de saída.
É raro o valvulado queimar só de ligar sem caixa, perceber e desligar em seguida. Mas não existe "sinal zero", sempre há algum AC passando no trafo, por isso é preciso o resistor mesmo sem instrumento plugado. Se não tiver o resistor o trafo de saída fica à mercê da sorte.
Os ThunderSound, True Reverber e Tremendão não vinham com esse resistor ou qualquer outra proteção.
O JCM-900 SL-X tampouco tem proteção no secundário. Ele tem fuzíveis de HT no primário, talvez por isso a Marshall não colocou o resistor, mesmo assim não confiaria em fuzíveis para prevenir arcos de alta tensão, o arqueamento é muito mais rápido que o tempo de reação do fuzivel.
Um abraço.
|
izzychili Veterano |
# Enviado: 30/ago/09 11:28 · Editado por: izzychili Votar
Bruno Faria
Aproveitando o tópico: o uso de um atenuador resistivo pode prevenir problemas como esse de acontecerem? Já que o mesmo estaria recebendo uma parcela da carga?
Exato. Qualquer carga na saída, indutiva/resistiva como falantes ou resistiva pura dão ao trafo um caminho pra descarregar.
Recebi essa intrução de um hand maker para o uso da saída line out do head.
É a instrução correta. O indutor não pode é ficar aberto, tendo uma carga o problema é só a carga aguentar.
EDITADO: Se for usar assim durante longos períodos, uma gravação toda por exemplo, retire as válvulas de potência. Aí não precisa de carga.
E aproveitando mais ainda, como posso utilizar um multímetro p/ medir a passagem de sinal em um cabo PP? Quais seriam os resultados esperados? Abraços
Qual a situação em que você está passando sinal num cabo PP?
Um abraço.
|
# Enviado: 30/ago/09 11:44 Votar
izzychili
Head -> caixa (2x2,5mm²). Estou fazendo algo errado? Abraços
|
izzychili Veterano |
# Enviado: 30/ago/09 11:59 Votar
Bruno Faria
Bruno, não tem nada errado. Como você falou que estava usando sem caixas pensei que fosse outra situação.
Não sei se é o que você queria saber, mas você pode colocar o multímetro em modo voltagem AC na escala de 250 V e ligar nos terminais do falante com garras jacaré e medir a voltagem AC.
Se quiser aproximar a medida de Watt RMS, toque o Dó da 20a casa da guitarra (1046 Hz) e meça a tensão. Sem levar em consideração a distorção, você tem a wattagem aproximada do amp naquele instante se fizer:
P = V^2 / R
Onde V^2 é a tensão medida elevada ao quadrado e R é a impedância total da caixa ou a impedancia do falante se for apenas um. P resulta em Watts.
|
DotCom Membro |
# Enviado: 30/ago/09 12:34 Votar
Bruno Faria E aproveitando mais ainda, como posso utilizar um multímetro p/ medir a passagem de sinal em um cabo PP? Quais seriam os resultados esperados? Considernado que o cabo vai estar inteiro, você vai ter uma leitura próxima de zero no ohmímetro (o que somente indica que tem passagem de corrente, não indica nem se o fio está danificado)...
|
# Enviado: 30/ago/09 14:37 Votar
izzychili DotCom
Muito obrigado aos dois! Que aula hein rs
Abraços
|