Home · Resposta · Registre-se para poder enviar mensagens · Regras · Arquivo · Central de Ajuda ·

Fóruns Cifra Club / Amplificadores / Enrolar transformador de força - dúvidas
patrocinado por www.florencemusic.com.br
Autor Mensagem
AugustoPedrone
Veterano
# Enviado: 23/abr/05 01:24

E ae pessoal,

Vou iniciar o enrolamento de um transformador de força e gostaria de uma dicas de quem
puder ajudar:

1) O sentido dos enrolamentos é sempre o mesmo ? Ou tenho que inverter os secundários ?

2) Entre o primário e o secundário devo colocar uma camada de papel alumínio aterrado ?

3) Depois de pronto o trafo, é válido passar uma camada de folha de cobre aterrada em
volta dele ? Qual a finalidade disso ? O uso das canecas externas (tampas) tem o mesmo
efeito ?

Agradeço a ajuda. Abraços.

Augusto Pedrone.

glaucius
Veterano
# Enviado: 23/abr/05 02:34
Votar

AugustoPedrone

eu ja enrolei alguns trafos então talvez eu possa te ajudar........

1)nos trafos q enrolei botei no mesmo sentido e não deu problema nenhum......eu ja ouvi falar de inverter os enrolamentos mas "acho" q não faz diferença.

2)eu só botei uma camada de papel aluminio num de saida SE q enrolei mas nos de força eu não botei......mas teoricamente seria uma boa botar principalmente antes do filamento (se o trafo for para valvulado)inclusive ja vi alguem aqui do forum falando q ja viu isso num willkason.

3)quanto a isso não sei te dizer......mas "acho" q não faz diferença.......as tampas eu penso q sejam mais é estetica e proteção contra batidas......inclusive os trafos internos não tem esse tipo de isolação ex(tv,radio,videogames,etc).

espero ter ajudado

abraço

macaco veio
Veterano
# Enviado: 23/abr/05 21:57
Votar

sendo de tomada central tem que inverter o sentido, e a tomada central envolve os dois enrolamentos morrendo por cima, isso se for bobinas separadas (alta tensão de secundario), se for baixa tensão (menor que a do primario) ai o melhor é o enrolamento bifilar que enrola os dois juntos mas pega a tomada central no inicio de um enrolamento com o final do outro.
entre o primario e secundario apenas um papel mais grosso, metal ai vai é atrapalhar a indução.
se tiver tensão que não será retificada (filamentos) ai é conveniente enrolar uma camada de papel metalico e aterrar mas essa espira metalica não deve se encontrar, ou seja ela deve ficar curta não fechando totalmente o enrolamento (1/2 cm aberto), se ela se encontrar é como ter um espira em curto (pois está entre enrolamentos).
depois de pronto pode substituir as canecas por uma folha de lata envolvendo a bobina e soldada e se estiver aterrada encostando nas ferrites melhor.

DJ ROMZYH
Veterano
# Enviado: 23/abr/05 22:38
Votar

DEUS ME LIVRE !!!

É MAIS FACIL LIGA A CAIXA EM UM ESTABILIZADOR DE COMPUTADOR QUE JÁ ESTÁ ÓTIMO.UM ESTABILIZADOR DE ATÉ 80~Hz JÁ É PERFEITO.ELE AJUDA QUE AS CARGAS NEGATIVAS SEJAM ENVIADAS PARA A REDE ELÉTRICA.

AugustoPedrone
Veterano
# Enviado: 23/abr/05 23:52
Votar

fala macaco veio

obrigado por mais essa...

O trafo que vou enrolar é exatamente esse..um enrolamento de alta tensão e um de baixa para os filamentos. O de alta tensão tem tap central. Mas não entendi bem a parte que vc diz "sendo de tomada central tem que inverter o sentido, e a tomada central envolve os dois enrolamentos morrendo por cima, isso se for bobinas separadas "

Dá uma luz nesse procedimento !!!

Abraços.

macaco veio
Veterano
# Enviado: 24/abr/05 02:19
Votar

a alta tensão é enrolada primeiro junto ao nucleo, enrola o primeiro secundario começando e em um lado do carretel (a ponta que finalizar já um terra, deixe ela separada no meio), enrola o segundo secundario começando no outro lado e assim ficará na outra direção (essa outra ponta final é o outro terra), junta essas duas pontas terra e faz o tap, as duas pontas terra assim morreram por cima de seus enrolamentos.
o ideal é q o numero de camadas dê um numero par , porque ai os enrolamentos vão e voltam terminando sempre na mesma beirada do carretel.
o restante, primario, secundario de filamentos, tensão de bias, segue num sentido, o mesmo sentido que começou o primeiro secundario. escolhe-se ai outras beiradas para começar.

AugustoPedrone
Veterano
# Enviado: 24/abr/05 11:55
Votar

Ok macaco veio
Entendido 100% muito obrigado mais uma vez.

Abraços.

Augusto.

AugustoPedrone
Veterano
# Enviado: 24/abr/05 11:59
Votar

Devo inverter o sentido da máquina de enrolar (furadeira adaptada) para enrolar o segundo secundário de alta né ???

macaco veio
Veterano
# Enviado: 24/abr/05 12:35
Votar

eu retiro o carretel e viro ao contrario no eixo, assim o rotação permanece do mesmo lado, ao enrolar parece que está desenrolando a bobina anterior ou voltando pelo caminho dela (claro que o papel cobre mas sem o papel parece isso).
o ideal é ter as duas mão livres e com esquerda segura uma palheta de guitarra sobre a camada que esta sendo enrolada como separadora de distancia entre as espiras.

AugustoPedrone
Veterano
# Enviado: 24/abr/05 14:59
Votar

Ok ! Entendido.

E a camada de papel metálico sobre o enrolamento dos filamentos ? Ela deve ficar antes do enrolamento (por baixo), depois do enrolamento (por cima) ou fazer um sanduíche-íche nele (em cima e embaixo) ?

Obrigado.

macaco veio
Veterano
# Enviado: 24/abr/05 21:15
Votar

o enrolamento de filamentos é o último por cima de tudo, antes de enrolar ele é que vai a blindagem de papel metalico, ou seja por baixo, não deixe as pontas dessa folha de aluminio transpassarem, deixe uma abertura como falei la em cima e encoste o fio que sera aterrado na folha, o ideal é folha de cobre pois pode soldar o fio, se essa folha metalica transpassar formando uma espira em curto o trafo esquenta.

Envia sua resposta para este assunto:

Tablatura   

Florence Music

» Nome ou apelido:  » Senha 

Tópicos relacionados a Enrolar transformador de força - dúvidas

96.070 usuários cadastrados. Anuncie aqui!

miniBB forum software © 2001-2009
Terra Índice Chat E-mail