Home · Registre-se para poder enviar mensagens · Regras · Arquivo · Central de Ajuda ·

Fóruns Cifra Club / OFF TOPIC / Allan Kardec e o racismo
<< . 1 . 2 . 3 . 4 . 5 . 6 . 7 . 8 . 9 .
Autor Mensagem
snowwhite
Veterano
# Enviado: 2/nov/06 02:51
Votar

guis-sza
O "I" é maiúsculo, e em início de frase qualquer palavra é...

Não é um início..era um pedaço de algo...que bem deves saber o que é.

guis-sza
Veterano
# Enviado: 2/nov/06 02:52
Votar

snowwhite

Muito difícil isso, aliás me intrometi na sua conversa com o guyssza, perdão aí tia /o/ !!!

Sir Cam
Veterano
# Enviado: 2/nov/06 02:54
Votar

snowwhite
Prefiro uma bala de leite e um mini craque do Edmundo.

Sir Cam
Veterano
# Enviado: 2/nov/06 03:03
Votar

Acho que saí, ciao.

guis-sza
Veterano
Votar

Sir Cam

Edmundo suckeia :\ ...

Sir Cam
Veterano
Votar

guis-sza
O animal é true demais, pô.

guis-sza
Veterano
# Enviado: 2/nov/06 03:06
Votar

Sir Cam

Ia te falar algo, mas deixa...

Lokko_
Veterano
# Enviado: 2/nov/06 09:51
Votar

aqui está a verdade sobre isso tudo...

TASIVA
Veterano
# Enviado: 2/nov/06 10:09
Votar

Lokko_
humor negro \m/

Kirk_Hammett
Veterano
# Enviado: 2/nov/06 10:10
Votar

Lokko_
TASIVA

ó o racismo

TASIVA
Veterano
# Enviado: 2/nov/06 10:13
Votar

Kirk_Hammett
racismo não, bobo ;P
humor negro \o/

Kirk_Hammett
Veterano
# Enviado: 2/nov/06 10:15
Votar

TASIVA

ihhh deu pra entender huehaue

TASIVA
Veterano
# Enviado: 2/nov/06 10:16
Votar

Kirk_Hammett
hm uhum...uhum

aFFF
Veterano
# Enviado: 2/nov/06 10:26
Votar

primeiro vou ler o cap. que o Panucci postou...mas achei esse textinho do tópico bem tendencioso, principalmente por não colocar o contexto histórico...um cara que afirmava que os negros tinham SIM almas, algo que seria uma heresia pela igreja católica da época, que afirmava que os negros não tinham almas e com isso justificavam a escravidão, ser chamado de racista é um pouco contraditório :)

Dogs2
Veterano
# Enviado: 2/nov/06 12:32
Votar

aFFF
um cara que afirmava que os negros tinham SIM almas, algo que seria uma heresia pela igreja católica da época, que afirmava que os negros não tinham almas

não

e com isso justificavam a escravidão

não
justificavam falando que na vida tem que se sofrer, pra depois da morte haver a paz com Deus no céu

adnz
Veterano
# Enviado: 2/nov/06 12:36
Votar

a moral eh fisica quantica

Senhor Marine
Veterano
# Enviado: 2/nov/06 12:46
Votar

LeandroPanucci

"O negro pode ser belo para o negro, como um gato é belo para um gato; mas não é belo no sentido absoluto, porque os seus traços grosseiros, seus lábios espessos acusam a materialidade dos instintos; podem bem exprimir as paixões violentas, mas não saberiam se prestar às nuanças delicadas dos sentimentos e às modulações de um espírito fino."

Já vi muita gente aqui falando coisa bem menor que isso, por exemplo, opinando contra cotas e ser chamado de racista. Por que Kardec pode?

Senhor Marine
Veterano
# Enviado: 2/nov/06 12:49
Votar

guis-sza

Bom...acho que não vai me mostrar o conteúdo filosófico de Kardec...

Talvez porque não exista.

som
Veterano
# Enviado: 2/nov/06 15:47
Votar

Senhor Marine

Bom...acho que não vai me mostrar o conteúdo filosófico de Kardec...

Talvez porque não exista.

Kardec não escreveu música, não escreveu poesia, não escreveu reportagem policial, não escreveu romance, não escreveu ficção científica, não escreveu receita culinária, não escreveu conto erótico... mas escreveu cinco livros, o que são esses cinco livros então?

O sistema de diálogo de Platão é usado por Kardec e sobre temas ocorrentes na filosofia, como Deus, moral, inteligência, progresso; obviamente as respostas são de acordo com as bases do espiritismo, respostas dadas pela “plêiade”. Mas não são os cinco livros todos assim, em diálogo, há também descrições, narrações, dissertações…

Até compreendo que talvez você não o ache filósofo por desdém, como um músico pode falar que um tipo de música não é música, ou que um instrumentista não mereça ser chamado de “instrumentista”, etc. A exemplo dos pintores impressionistas, cujos críticos da época diziam que “não eram pintores, tinham apenas a impressão de saber pintar” (e dessa crítica, a princípio refutada, depois aceita, é que surgiu o nome de impressionismo)

Negar o devido nome ou adjetivo a uma pessoa ou objeto é uma forma muito comum e constante de ofensa intelectual. Aparentemente muito infantil.

O desenho de uma criança não se compara ao desenho de um grande artista, mas nem por isso deixa de ser um desenho o feito pela criança.

Posso não gostar de um músico, mas não vou ficar falando que não é “músico”. Como quem diz que Paulo Coelho não merece ser chamado de escritor; os que dizem que FUNK carioca não é música. Pessoalmente não gosto de FUNK, AXÉ, MPB e inúmeros outros estilos ou categorias, mas não digo que não são músicas, digo que são apenas músicas de que não gosto. E como há músicas complexas e simples, de uma suíte orquestral de Bach a um grupo de crianças cantando “parabéns a você”, há também filosofias complexas e simples.

As opiniões são livres. Achar o sujeito o melhor ou o pior filósofo, ou só mais, ou um bom, ou ruim, ou como quiser, isso é sua opinião… mas negar o conteúdo filosófico é ofensa intelectual já descrita (Não é a mamãe! Não é o filósofo!)

som
Veterano
# Enviado: 2/nov/06 16:05 · Editado por: som
Votar

Quanto ao racismo, nem é preciso ser um grande leitor para ser capaz de se citar diversos exemplos. A igreja cristã aprovava a escravidão, muitas novelas e filmes mostram isso. O islã inferioriza as mulheres. O hinduísmo e o sistema de castas. Grande parte das religiões praticam (ou praticaram) atos discriminatórios.

E o que é racista aos padrões de hoje, talvez há trezentos anos fosse até uma declaração piedosa e avançada.
Hoje ninguém nem pensa, nem há sentido mais, dizer que mulher não pode votar. Algum homem tenta impedir uma mulher de votar atualmente? Não! Mas há duzentos anos, um homem que dissesse que as mulheres deviriam votar ou era surrado ou então alguém batia em seu ombro e dizia “boa piada”.
Há séculos atrás, quando os “brancos” ainda diziam que os negros nem tinham alma, um “branco” dizer que os “negros” têm alma sim, embora mais atrasada, já me parece um avanço. Racismo ainda, claro que é racismo! Mas já era um começo para o fim desse racismo, que perdura até hoje.

E hipocrisia à parte, que há pessoas mais inteligentes que as outras há! E que há povos mais ricos e mais desenvolvidos há também! É racismo isso? Discriminação? Por que um sujeito com quinze anos já tem o nível de Ph.D. e nós aqui com a mesma idade, ou até mais velhos, estamos escrevendo no O.T.?

snowwhite
Veterano
# Enviado: 2/nov/06 16:08
Votar

Por que tudo aqui é considerado ofensa?

Opiniões são opiniões.

Além do mais ofensa pessoal à quem tem a fé, à quem gosta de algum estilo musical, à quem tem algum vício, à quem acha que alguma profissão não merece qualificação, à quem curte cidade poluída e barulhenta....etc...isso pode ser ofensa.

Mas criticar o estilo musical, o vício, a profissão, a cidade poluída e barulhenta...é apenas opinião pessoal.

Se disserem que rock é ruim, paciência, é o gosto pessoal daquele que não gosta.

Por que me ofenderia com isso? Só porque gosto de rock?

Falta de liberdade de expressão é a pior ofensa que se pode cometer.

snowwhite
Veterano
# Enviado: 2/nov/06 16:09 · Editado por: snowwhite
Votar

som
E hipocrisia à parte, que há pessoas mais inteligentes que as outras há! E que há povos mais ricos e mais desenvolvidos há também! É racismo isso? Discriminação? Por que um sujeito com quinze anos já tem o nível de Ph.D. e nós aqui com a mesma idade, ou até mais velhos, estamos escrevendo no O.T.?

Concordo. Mas negar que ele era rascista é mais hipócrita ainda.

anonymous4
Veterano
# Enviado: 2/nov/06 16:23
Votar

Não to aqui pra defender o espiritismo, pois não concordo com a ideologia, religião o nome que quiserem dar.

Mas a época de Kardec é do tempo do Determinismo Geográfico, do imperialismo Europeu e do Evolucionismo de Darwin, joga tudo na mesma panela e mistura.

Era isso que o povo mais estudado tinha na cabeça, e não eram poucas as teses que "provavam" isso, que algumas raças são mais evoluidas que as outras, daí que vem as ideias de arianismo e toda aquela besteira.

snowwhite
Veterano
# Enviado: 2/nov/06 16:29
Votar

anonymous4

Mas os espíritas negam que ele fosse racista. E ninguém hoje em dia questiona isso.

anonymous4
Veterano
# Enviado: 2/nov/06 16:30
Votar

snowwhite
Mas os espíritas negam que ele fosse racista. E ninguém hoje em dia questiona isso.

É fazer o que, eu esperava mais de uma pessoa "iluminada".

som
Veterano
# Enviado: 2/nov/06 17:01
Votar

eu não disse que não era racista, mas entre um racista que diz negros não têm alma e outro que diz negros têm almas inferiores, o segundo é "menos pior" que o primeiro

snowwhite
Veterano
# Enviado: 2/nov/06 17:15
Votar

anonymous4
É fazer o que, eu esperava mais de uma pessoa "iluminada".

Muito "iluminado"...

som

eu não disse que não era racista, mas entre um racista que diz negros não têm alma e outro que diz negros têm almas inferiores, o segundo é "menos pior" que o primeiro

hahahahhha Tá brincando né? Tem menos e mais pior agora? Alma ou ausência de alma é quesito para ser humano?

anonymous4
Veterano
# Enviado: 2/nov/06 17:22
Votar

som

Eu acho que não se pode avaliar o erro de um com o erro de outro, pra mim pesa tudo igual na balança.

snowwhite
Veterano
# Enviado: 2/nov/06 17:29
Votar

anonymous4
Eu acho que não se pode avaliar o erro de um com o erro de outro, pra mim pesa tudo igual na balança.

Claro que sim.

Mas parece que as pessoas vivem ligadas em polos. 2 apenas.

LeandroP
Membro
# Enviado: 2/nov/06 17:33
Votar

Eu não tenho mais nada pra discutir aqui. Seria uma discução saudável e produtiva quando se tem pessoas que conhecem a obra de Kardec e não apenas se limita aos trechos postados sem nenhuma responsabilidade na internet. Conhecer a obra, ter feito uma leitura não significa necessariamente concordar com o que é proposto, só torna a discução mais saborosa. Porquanto, este papo é insalubre, com gosto de nada.

<< . 1 . 2 . 3 . 4 . 5 . 6 . 7 . 8 . 9 .