Home · Resposta · Registre-se para poder enviar mensagens · Regras · Arquivo · Central de Ajuda ·

Fóruns Cifra Club / OFF TOPIC / Dúvida sobre Qual a explicação biológica para o arrependimento/remorso?
Autor Mensagem
Black Fire
Veterano
# Enviado: 27/fev/09 03:49

Já encontrei gente tentando explicar todo tipo de sentimento do ponto de vista biológico(amor, ódio, empatia, etc), a maioria das explicações muito aceitáveis, no entanto não consigo imaginar a razão biológica do remorso e do arrependimento(se é que ela existe), pelo que raciocinei esses sentimentos na verdade deveriam desfavorecer quem os tem no ponto de vista da seleção natural. Então, alguém me dê uma luz respondendo a pergunta do tópico.

Bog
Veterano
# Enviado: 27/fev/09 05:13
Votar

Black Fire

Arrependimento não é quando você faz bobeira e depois pensa: "putz, não devia ter feito assim"? Então ué, quem faz besteira e não se arrepende faz a mesma besteira de novo. =P

klypterosforme
Membro
# Enviado: 27/fev/09 05:31 · Editado por: klypterosforme
Votar

Arrependimento/Remorso

Na minha biologia, tem um caninho que liga o coração ao cérebro e toda vez que eu faço uma coisa errada esse caninho entope com a sujeira que entra nele, pois o coração começa a funcionar mal. Daí o cérebro passa a receber a sujeira que vem do coração e fica malzão deixando uma sensação de arrependimento.

Espero ter ajudado.

Marcosrcf
Membro
# Enviado: 27/fev/09 06:03
Votar

klypterosforme
caninho entope com a sujeira que entra nele, pois o coração começa a funcionar mal

Nesse caso é só fazer uma ponte de safena...

The Rainmaker
Membro Novato
# Enviado: 27/fev/09 06:40
Votar

Black Fire
pelo que raciocinei esses sentimentos na verdade deveriam desfavorecer quem os tem no ponto de vista da seleção natural.

Concordo com o Bog. Quando vc se arrepende de alguma m* que vc fez, pode consertá-la (se tiver conserto, claro) e provavelmente não irá fazê-la de novo. Por outro lado, o cara que não se arrepende de nada que faz - digo nada de errado - vai fazer quantas vezes forem necessárias até que ele caia em si, ou se estrepe de vez.
Portanto, acho que o remorso/arrependimento favorecem sim a quem os tem, principalmente se for alguém de bom senso.
Tipo eu =P ehehehe....

Bom dia a todos.

Cheap Trick
Membro
# Enviado: 27/fev/09 06:48
Votar

caninho entope com a sujeira que entra nele, pois o coração começa a funcionar mal

fuja do mico, use tubos e conexoes tigre!

thebassx
Veterano
# Enviado: 27/fev/09 06:51
Votar

o remorso é o efeito colateral da insensatez.

brunohardrocker
Veterano
# Enviado: 27/fev/09 07:33
Votar

Então, alguém me dê uma luz respondendo a pergunta do tópico.

http://www.netflash.com.br/acvluz/vale_de_luz_109.jpg

G Collector
Membro Novato
# Enviado: 27/fev/09 07:38
Votar

não existe explicação biológica pra isso, a única explicação é extra terrestre

Dogs2
Veterano
# Enviado: 27/fev/09 07:47 · Editado por: Dogs2
Votar

deixa quieto

brunohardrocker
Veterano
# Enviado: 27/fev/09 11:26
Votar

Dogs2

=0
Não conte esse segredo aqui cara!

Black Fire
Veterano
# Enviado: 27/fev/09 11:45
Votar

Bog
Arrependimento não é quando você faz bobeira e depois pensa: "putz, não devia ter feito assim"? Então ué, quem faz besteira e não se arrepende faz a mesma besteira de novo. =P

Sim, mas não ajudou muito a entender a origem biológica disso, não tem nada de significativo na preservação da espécie, ou tem?

Black Fire
Veterano
# Enviado: 27/fev/09 11:47
Votar

Tipo, partindo do ponto que os sentimentos são representações conscientes do instinto, eu não encontro um instinto pra ser representado pelo arrependimento, e nunca vi um ser irracional manifestar nada parecido.

Envia sua resposta para este assunto:

Tablatura   

» Nome ou apelido:  » Senha 

Tópicos relacionados a Dúvida sobre Qual a explicação biológica para o arrependimento/remorso?

96.070 usuários cadastrados. Anuncie aqui!
Online agora: 198 · Visitantes: 175 / Membros: 23
[ MajorKong, seek n destroy, guilherme_90, Slash Hammett, leo2505, DsL-Hard Rock, marcio_zav, Machine Gun Man, BastetCat, ivan_puppets, L.A.M_Hard_Rock, Rabbit, rodsom, Cadê o chinelo, TaylorBass, fran329, bpv, turtlefingers, bicinh, GuitarHome, cdzitu, thiago motta, Psychfolker ]
Recorde: 445 18/mar/09 19:36
Visitantes: 412 Membros: 33

miniBB forum software © 2001-2009
Terra Índice Chat E-mail