Home · Resposta · Registre-se para poder enviar mensagens · Regras · Arquivo · Central de Ajuda ·

Fóruns Cifra Club / Música Erudita / como transcrever uma peça para viola?
Autor Mensagem
Hocus Pocus
Veterano
# Enviado: 12/dez/05 01:48

bah domingo que vem eu vou fazer vestibular pra musica =/ e to com essa duvida caiu essa questão no ano passado, pro clarinete eu já saquei que as peças devem ser escritas um tom abaixo do que elas soam, e pra guitarra são escritas uma oitava acima do que elas soam, e a viola?? valeu quem puder ajudar aee

Ken Himura
Veterano
# Enviado: 12/dez/05 02:57
Votar

e a viola??
Clave de Dó na terceira linha. E as mesmas notas da clave vc encontra na viola.

Leandro Gardini
Veterano
# Enviado: 13/dez/05 11:50
Votar

Viola não é instrumento transpositor...vc tem que saber ler clave de dó na terceira linha!!!

Hocus Pocus
Veterano
# Enviado: 13/dez/05 14:56
Votar

valeu!!!

Bero Vidal
Veterano
# Enviado: 16/dez/05 16:27
Votar

Hocus Pocus
pro clarinete eu já saquei que as peças devem ser escritas um tom abaixo do que elas soam, e pra guitarra são escritas uma oitava acima do que elas soam,

Na realidade, a escrita da clarineta é que é um tom acima, não ao contrário.

Vê se consegue dar uma lida em Roy Bennet, "Intrumentos de Orquestra". Tem em muitas bibliotecas. Pela internet é 28 reais em livrarias on line.

Ata
Veterano
# Enviado: 17/dez/05 00:17
Votar

Hocus Pocus
É isso aí, viola não é transpositor, o que tá escrito na clave (de dó na 3ª linha) é o que soa realmente.

_nika_
Veterano
# Enviado: 13/set/06 17:37
Votar

OIiie... sou nova por aki... blza???

comecei a fazer aulas de violino faz pouco tempo, mas agora estou me interessando pela viola erudita. Muito legal o som dela. Queria tirar alguma duvidas nesse forum... se vcs puderem me ajudar vai ser legal... a começar pelas cordas... quais são??? por favor me digam na ordem (de baixo pra cima... da primeira à quarta) vlwww!!!

Oboe
Veterano
# Enviado: 13/set/06 18:50
Votar

E aí gente.
Este é o meu primeiro post. Estudo música desde os 7 anos e há 15 anos toco em orquestras.

Respondendo a pergunta da nika, as cordas da viola são Do, Sol, Re, La. Do grave para o agudo. Apenas uma quarta mais grave.

_nika_
Veterano
# Enviado: 14/set/06 12:42
Votar

Oboe

Vlw pela ajuda aew Oboe!!!!
que instrumento vc toca??? viola mesmo???

Oboe
Veterano
# Enviado: 14/set/06 22:05
Votar

_nika_,

...eu toco oboe mesmo...heheheh

Ken Himura
Veterano
# Enviado: 16/set/06 16:56
Votar

_nika_
Não começa na viola logo de cara pra não se decepcionar. Só passa pra ela quando conseguir tocar decentemente no violino.

Oboe
Veterano
# Enviado: 16/set/06 18:41
Votar

_nika_
Isso que o Ken disse é muito importante.
Se pretende estudar viola, comece pelo violino.

Mais pra frente a diferença entre violistas que começaram com violino e os que não começaram é perceptível.

George Pinheiro
Veterano
# Enviado: 5/out/06 16:06
Votar

Ken Himura

Não sou nem um pouco a favor dessa concepção de que um bom violista tem que começar pelo violino. Creio que vários deles começam pelo violino não por opção, mas pelo fato de não conhecerem a viola, instrumento poco difundido e sofredor de vários preconceitos. Ou por vários outros que não incluem uma "preparação" para a viola. É e mesma coisa de dizer que um guitarrista deve começar pelo violão.

Ambos (o violino e a viola) são instrumentos diferentes e não escadas. E por que ele se decepcionaria?

_nika_
Veterano
# Enviado: 27/out/06 19:33
Votar

Galera, vlw pela força!!!!

Por enquanto vou continuar no violino ate ter condiçao de comprar a viola!!!

té +, bjaum!

Ken Himura
Veterano
# Enviado: 28/out/06 03:15 · Editado por: Ken Himura
Votar

George Pinheiro
Dois motivos:
* a abertura de dedos é maior na viola. Se no violino, todo mundo já desafina no início, na viola é maior o sofrimento.

*A viola é mais pesada, e o seu arco também... Controle demora mais.

E tem outros fatores: se a pessoa for muito pequena, vai ser muito difícil encontrar uma viola para ela.

Aliás, todos os grandes violistas que vi começaram pelo violino - até meu próprio professor, que é violista, começou pelo violino. E até hoje toca pra cacete.

Mas não me interprete mal, eu amo viola também hehehehe
Pretendo até tocar, no futuro =]

fernando tecladista
Veterano
# Enviado: 28/out/06 17:41
Votar

já que estam falando de mudar de um instrumento pra outro:

alguem tem alguma opnião sobre aqueles violinos de 5 cordas que incluem o Dó da viola

fica um 2 em 1, funciona só pra música pop... eu que não toco violino só acho bonitinho, mas pra quem toca como é? é pratico, esquisito, depois que muda pra voltar para o violino normal se perde...?

Ken Himura
Veterano
# Enviado: 28/out/06 19:13
Votar

fernando tecladista
Realmente, uma boa pergunta. Nunca toquei num desses.

Mas meu professor disse que os elétricos valem a pena. E acústicos assim eu nunca vi.

Envia sua resposta para este assunto:

Tablatura   

» Nome ou apelido:  » Senha 

Tópicos relacionados a como transcrever uma peça para viola?

96.032 usuários cadastrados. Anuncie aqui!
Online agora: 49 · Visitantes: 43 / Membros: 6
[ kbessaxx, adnz, Midgard, Horcruxes, Drifter, Raizen ]
Recorde: 445 18/mar/09 19:36
Visitantes: 412 Membros: 33

miniBB forum software © 2001-2009
Terra Índice Chat E-mail