Home · Resposta · Registre-se para poder enviar mensagens · Regras · Arquivo · Central de Ajuda ·

Fóruns Cifra Club / Música Erudita / Música erudita, por onde começar?
Autor Mensagem
dark side
Veterano
# Enviado: 23/dez/07 11:30

Bom dia pessoal!

De uns tempos pra cá tenho me interessado bastante por música erudita e gostaria de conhecê-la melhor, mas não sei por onde começar.

Será que alguém que conhece do assunto poderia me indicar músicos para que eu começasse a ouvir?

Gostaria também, se possível, de indicações de livros que tratam da história da música.

Não conheço praticamente nada de música erudita.

Obrigado.

Khronos
Membro
# Enviado: 23/dez/07 12:28
Votar

dark side
Musicos... Mais fácil você procurar pelos compositores. mozart, bach, vivaldi... Esses mais conhecidos.
Quanto a livros de música..

Uma breve história da música - Roy Bennet
Editora Zahar

HISTÓRIA CONCISA DA MÚSICA - William Lovelock
Ed. Martins Fontes

Esses dois são bons e largamente utilizados em conservatórios e as vezes universidades. Vale a pena a olhada =]
até mais

Ken Himura
Veterano
# Enviado: 24/dez/07 03:50
Votar

Você pode começar a ouvir esses cds de Easy Listening, como o Classical 100 (ótimo, por sinal. 6 cds com músicas bastante famosas) e esses cds de coletâneas de trilhas de filme, coletâneas de música clássica etc.

Depois você começa a ouvir pelos períodos, conforme for ler os livros sobre história! =]

dark side
Veterano
# Enviado: 24/dez/07 12:04 · Editado por: dark side
Votar

Khronos

Muito obrigado cara!

Vou procurar por esses músicos e livros. Os livros (fiz uma busca por eles na internet) me pareceram bem interessantes!

Ken Himura

Valeu cara! Vou trás desses cd's. Gostei da forma como você indicou que eu deveria ouvir os músicos!

J. S. Coltrane
Membro
# Enviado: 8/jan/08 17:43
Votar

Pequena história da Musica - Mário de Andrade

Vai lendo e ouvindo aos poucos...

Thigo
Membro
# Enviado: 20/jan/08 00:57
Votar

tmb queria algumas recomendaçoes pra começar a ouvir classica, sabe, curto muito o estilo, mas nao conheço as musicas, se puder falar direitinho umas musicas da pessoa ficar impressionado, ajudaria um monte , vlw

Tigher
Veterano
# Enviado: 21/jan/08 03:20
Votar

Thigo da rts?

vernichtung
Membro
# Enviado: 22/jan/08 15:54
Votar

dark side
cara, dê uma escutada nestes pianistas, gosto bastante deles (no youtube vc encontra alguns vídeos):
Horowitz
Wilhelm Kempff
Ashkenazy
Mitsuko Uchida (pianista que gravou todas as sonatas do Mozart)

Também tem o compositor e pianista Rachmaninoff, se vc escutar o prelúdio em C# menor...

Kobberminer
Veterano
# Enviado: 22/jan/08 17:49
Votar

Para se viciar em Música Erudita nada melhor que o Bolero de Ravel (garanto que não vai sair da sua cabeça, até escutar outra obra ;)

J. S. Coltrane
Membro
# Enviado: 22/jan/08 19:54 · Editado por: J. S. Coltrane
Votar

Vai ouvindo as peças curtas. Talvez um movimento só. Tenta sacar a 'narratividade'.

Tchaikovsky: Marcha eslava
Schumman: Sonata para piano op 22
Bach: Algumas fugas que não lembro o nome exatamente.

Acho que é isso

Envia sua resposta para este assunto:

Tablatura   

» Nome ou apelido:  » Senha 

Tópicos relacionados a Música erudita, por onde começar?

96.118 usuários cadastrados. Anuncie aqui!
Online agora: 106 · Visitantes: 85 / Membros: 21
[ skiva_thrash, brunohardrocker, Leblues, Fenrisulfr, Pseudonimum, ogner, fran329, oiio, Zuzza, Headstock invertido, Joselitoo, _Dio, Leo-RJ, Techmuch g7, MajorKong, _BLACKMORE_, Kira002, KaTy, Frankie, Cantante, Heineken ]
Recorde: 445 18/mar/09 19:36
Visitantes: 412 Membros: 33

miniBB forum software © 2001-2009
Terra Índice Chat E-mail