Home · Resposta · Registre-se para poder enviar mensagens · Regras · Arquivo · Central de Ajuda ·

Fóruns Cifra Club / Música Erudita / Informações Gerais Sobre Música Erudita
<< . 1 . 2 . 3 . 4 . 5 . 6 . 7 .
Autor Mensagem
Andrei89
Membro Novato
# Enviado: 19/ago/09 14:37
Votar

Excelente tópico!!!

Cara tem muita coisa boa aqui... super proveitoso...

Abração

El Musicista
Membro
# Enviado: 27/nov/09 10:17 · Editado por: El Musicista
Votar

Surgiu uma dúvida (um tanto quanto neurótica), vou tentar explicá-la em 03 passos. Se alguém puder me ajudar =)

1. Por muito tempo o intervalo de trítono (denominado por alguns musicistas religiosos católicos diabolus in musica) foi proibido, por ser considerado um intervalo diabólico em função da tensão que causa ao seu ouvinte. Por tal efeito psíquico o trítono é proibido no canto gregoriano como o símbolo da dissonância, do desacordo, da discordância e rebelião, sendo censurado, calado, evitado, omitido, esquecido a força, negado, reprimido, ausente. (Adaptado de http://www.duplipensar.net/artigos/2007s2/tritono-verdadeiro-diabo-na- musica-e-outros-subliminares.html);

2. O intervalo de trítono é característico da harmonia tonal justamente por essa tensão, que sugere, pede um repouso, geralmente na tônica da música em questão (ex.: G7 => C; A7 => D), dando a idéia de que a música está em um "tom", possui um "centro tonal" para o qual ela tende a convergir;

3. A harmonia tonal (não modal, tonal) começou a desenvolver-se, pelo pouco que eu sei, na época do Renascimento (+-1450-1600), que foi uma época em que os homens buscavam se desvencilhar de certa forma dos dogmas da Igreja. É nessa época que o racionalismo, o humanismo o antropocentrismo começam a ganhar espaço, em oposição ao teocentrismo da Idade Média;

A minha dúvida é: se não fôsse a Igreja, é possível que o amplo desenvolvimento da Harmonia Tonal tivesse se dado na própria Idade Média (ou talvez antes)? Poderia se dizer que o desenvolvimento "tardio" da Harmonia Tonal tem a ver com a proibição do trítono pela Igreja, uma vez que esse intervalo é característico desse tipo de Harmonia?

Espero que vocês tenham entendido. Muito obrigado!

Ken Himura
Veterano
# Enviado: 28/nov/09 14:27
Votar

é possível que o amplo desenvolvimento da Harmonia Tonal tivesse se dado na própria Idade Média (ou talvez antes)?
Não creio. Pelo que eu estudei, era mais fácil nosso sistema musical ser mais próximo dos sistemas orientais se não fosse essas imposições da Igreja, assim como era o sistema grego e o romano-bizantino. Você até percebe isso em estilos de transição do canto bizantino pro canto gregoriano.

Se isso acontecesse, toda a abordagem musical ocidental seria extremamente diferente.

Poderia se dizer que o desenvolvimento "tardio" da Harmonia Tonal tem a ver com a proibição do trítono pela Igreja, uma vez que esse intervalo é característico desse tipo de Harmonia?
Pode ter a ver sim, já que o trítono e outros intervalos dissonantes (neste contexto) geram muita tensão e acabam pedindo resolução - o que vai mais ou menos contra a cadência modal.

Mas o tonalismo também surgiu das formas polifônicas de música, que foram evoluindo até o contraponto, por exemplo. Acho que acabou saindo do estudo da harmonia, para a polifonia.

<< . 1 . 2 . 3 . 4 . 5 . 6 . 7 .
Envia sua resposta para este assunto:

Tablatura   

» Nome ou apelido:  » Senha 

Tópicos relacionados a Informações Gerais Sobre Música Erudita

96.070 usuários cadastrados. Anuncie aqui!

miniBB forum software © 2001-2009
Terra Índice Chat E-mail