Home · Resposta · Registre-se para poder enviar mensagens · Regras · Arquivo · Central de Ajuda ·

Fóruns Cifra Club / Gravação e Home Studio / Inversão de fase (polaridade) e cancelamento...
www.audioware.com.br
Autor Mensagem
sarpa
Veterano
# Enviado: 27/mar/06 12:19 · Editado por: sarpa

Olá amigos.

Venho com uma dúvida um pouco curiosa:

A pergunta é a seguinte: Sempre que houver inversão de fase entre duas fontes, haverá cancelamento?

Esta pergunta, quem trabalha em studios, PA ou trabalha com elétrica, certamente saberá responder.

Agradeço desde já,
Abraços,
Juninho Sarpa.

Eder Muchiutti
Veterano
# Enviado: 27/mar/06 14:06
Votar

sarpa
não trabalho com isso, mas foi uma boa pergunta.
Pelo que eu saiba, haverá o cancelamento sempre que houver inversão de fase entre ondas de mesma frequência (amplitube também precisa ser igual?). O grande detalhe é que, por exemplo, o som produzido na parte da frente e de trás de um alto-falante será diferente. Com essa diferença de timbres imagino que, apesar de haver vários cancelamentos (especialmente nas freq. graves), muitas senóides não serão canceladas.
Há o cancelamento de fase, mas não total. Até pq aí nós teríamos silêncio absoluto, na teoria.
Podem começar a me corrigir.. rs

Abraços.

sarpa
Veterano
# Enviado: 27/mar/06 17:25
Votar

hehehehe... Eder Muchiutti, é por aí mesmo!

Estou com essa dúvida, pois queria fazer uns testes mas antes gostaria de saber.
Imagine o seguinte:

Dois spots (monitores de chão de palco), amplificados por uma mesma fonte, recebendo exatamente o mesmo sinal, porém um com a fase invertida em relação ao outro. Necessariamente haverá cancelamento neste caso?
Eu creio que sim...

Uma vez, eu e um amigo fizemos um teste muito interessante para comprar esse lance de cancelamento de fase usando dois microfones. Num próximo post eu o descrevo aqui.

Abraços.

Eder Muchiutti
Veterano
# Enviado: 27/mar/06 21:31
Votar

sarpa
não entendi bem o lance dos spots. Você quer dizer se haverá cancelamentos audíveis pra quem estiver defronte a eles? Porque se vc estiver falando de cancelamento na emissão do sinal (vindo de um amplificador por exemplo), acho que não ocorrerá... aliás, acho que isso nem existe. rs
O que já pude experimentar com esse lance de microfonação foi em amplificador de guitarra. Quando se coloca mics equidistantes de um falante e em lados opostos dele, o cancelamento é muito perceptível, principalmente nas freq. graves. A perda de corpo do timbre é facilmente notável. Por isso fala-se em manter uma relação de distância de 3:1 (é isso né?!)

Abraços.

sarpa
Veterano
# Enviado: 27/mar/06 21:54
Votar

Quanto aso microfones nos auto-falantes, você tem toda razão!
Agora, com relação aos spots, esse final de semana ocorreu esse cancelamento...

Aconteceu o seguinte: Com o som todo montado, pronto pra começar a passagem, o técnico da banda chegou no centro do palco e disse "Esse monitores estão se cancelando", e a gente "Ô louco!? Será?".
O cara desplugou uma das caixas e o som "cresceu". E, não é que estavam cancelando mesmo?

Aí ele cortou o cabo de uma das caixas (conexão P10, simples) e inverteu a polaridade. Quando ele colocou aquele spot pra funcionar, que surpresa!! O som do palco mudou completamente! Agora sim tínhamos monitores!
Ou seja, estava cancelando. A pergunta que eu fiz no primeiro post, é a seguinte: Será que todas as vezes em que houver inversões de fase desse tipo, haverá cancelamento?

Agora, com relação à microfones, eu e um amigo fizemos um teste muito interessante:

Posicionamos dois Shure SM58 iguaizinhos (inclusive, comprados juntos, no mesmo Kit) verticalmente, um com o globo apontado em direção ao outro, com uma distância suficiente para que coubesse uma mão entre os dois mics (cerca de 15cm). Detalhe importante: Nos dois microfones, usamos tudo igualzinho. A única diferença é que o cabo do microfone de baixo estava com a polaridade invertida em relação ao de cima.
No PA, colocamos o microfone 1 (o de cima) num volume legal (pouco mais de 0dB) e, um ajudante nosso ficou estalando os dedos entre os microfones.
Neste caso, só o microfone de cima captava o som, o outro estava com o volume zerado.
Aos poucos fomos levantando o fader do microfone 2 (o de baixo) e, conforme o volume era aumentado, o som dos estalar dos dedos ia sumindo no PA. Conclusão: Os dois microfones se cancelavam, pois duas fontes captavam o mesmo som com fase inversa.

Trocamos o cabo do microfone 2 para um cabo "em fase" com o microfone 1 e repetimos o processo: O som cresceu no PA, como era de se esperar.

Nossa, acho esses assuntos muito interessantes. Agora sempre tomamos muito cuidado com isso ao microfonar caixa de bateria. Pois pode acontecer dos dois microfones se cancelarem. Em studio até dá pra resolver depois, os software oferecem opções de inversão de fase, porém, na mesa de som usada naquela empresa (Mackie de 24 canais) não existe esse recurso.

Enfim, depois desse longo texto, ainda continuo com aquela pergunta. hehehehe...

Abraços.

Eder Muchiutti
Veterano
# Enviado: 28/mar/06 10:08
Votar

sarpa
muito legal essa experiência que vcs fizeram, que comprova o quanto o cancelamento de fase pode ser prejudicial na captação.
Quanto ao lance dos monitores, foi o que eu havia pensado mesmo.

A solução pra esses cancelamentos é simples, como vc citou; é só ter um inversor de fase no mixer, pré, mic, etc. Geralmente é um botãozinho que resolve muita coisa. rs

Minha resposta pra sua pergunta é SIM. Se as fontes sonoras (como 2 spots) estiverem à distâncias adequadas e tocando exatamente a mesma coisa em fase invertida, haverá cancelamento. Porém, o som jamais será anulado totalmente porque as condições precisariam ser perfeitas, o que jamais acontecerá.
Isso é o que EU acho. Vamos esperar mais opiniões pq o assunto é muito interessante.

Abraços.

sarpa
Veterano
# Enviado: 28/mar/06 17:43
Votar

Eder Muchiutti, realmente, acho que o cancelamento TOTAL é muito difícil de acontecer... Mas que faz uma "baita" diferença, áh isso faz mesmo!

Vamos esperar mais alguém...

Abraços e, obrigado pelo papo!

Envia sua resposta para este assunto:

Tablatura   

» Nome ou apelido:  » Senha 

Tópicos relacionados a Inversão de fase (polaridade) e cancelamento...

96.033 usuários cadastrados. Anuncie aqui!
Online agora: 84 · Visitantes: 66 / Membros: 18
[ fill.zanchez, White G3, macaco veio, james_the_bronson, alele, buddy guy, ghostbastard, Zedin, Leblues, Bizet, TWT ICE, MajorKong, MMJr, kiki, JC_Junior, Van_Lorien, LeoBS, rene matos ]
Recorde: 445 18/mar/09 19:36
Visitantes: 412 Membros: 33

miniBB forum software © 2001-2009
Terra Índice Chat E-mail