| Autor |
Mensagem |
Música de Preto Membro |
# Enviado: 4/mai/07 23:38 · Editado por: Música de Preto
Estou com uma idéia meio absurda para gravação analógica que depois eu posto aqui. Estava pensando também na eterna lenda de que o som analógico é melhor que o digital. De qualquer forma terá que ser digital no final. Mas o que vocês me dizem? Analógico nunca mais ou ainda há espaço para uma gravação desse tipo?
|
tomatinho Veterano |
# Enviado: 5/mai/07 01:04 Votar
depende de como vc vai gravar em analogico
no caso ainda tem algumas poucas bandas que devem gravar em fita
mais hj em dia os caras gravam tudo em digital, e creio que nao existe mais essa de analogico eh melhor que digital, só a lenda
até pq a gravação de um pro tools 192 eh uma coisa abusrda de boa
falo!!
|
sarpa Veterano |
# Enviado: 5/mai/07 02:19 Votar
Música de Preto, existe sim! E como existe!!!
É nas gravações analógicas que estão a 'quentura' do som. Felizmente eu já tive a oportunidade de trabalhar algumas vezes em gravações analógicas.
É claro que o meio digital veio para nos facilitar a vida, e com 99,9% de qualidade, sem dúvida .. mas o lance de gravar em fita ainda é outro mundo. Envolve toda aquela 'mítica' que existe num estúdio, como diria o Ed Motta.
Certamente, com o passar do tempo as gravações em rolo foram perdendo espaço, mas ainda há estúdios de médios e grande portes que trabalham com esse método, ou ainda, 'híbridos' fazendo parte em analógico e parte em digital.
Tenho um amigo que possui uma banda de detath metal (não é nem perto da minha praia de som, mas serve como exemplo), o disco deles (gravados a menos de um ano) foi feito INTEIRO, desde a captação até a mixagem em processo analógico, em fitas. A única coisa digital foi a masterização. Tudo feito em SP-capital.
Tenho uns outros amigos de uma banda de reggae, chamada "Nação Nesta", onde o atual disco deles também foi todo gravado, mixado e masterizado via processo analógico, em fitas. O som ficou excelente!
Como eu disso, o sistema digital veio para nos facilitar a vida ... tomando como exemplo a banda de reggae "Nação Nesta", creio que o disco deles gravado totamente digital poderia ter um resultado até mesmo melhor que o analógico. Porém não teria a mesma 'coloração' da fita, não teria o som igual ... talvez melhor, mas nunca igual. E as vezes, é essa 'coloração' que procuramos para o trabalho em questão (isso esquecendo o lado 'pop' da música, esquecendo a 'compressão', volume exagerado e ondas achatadas).
Essa é minha humilde opinião.
Abraços,
Juninho Sarpa.
Blog - "Áudio, Música e afins..." Visite!!
|
ataqueperiferico Membro |
# Enviado: 5/mai/07 16:34 Votar
sarpa
Tenho um amigo que possui uma banda de detath metal (não é nem perto da minha praia de som, mas serve como exemplo), o disco deles (gravados a menos de um ano) foi feito INTEIRO, desde a captação até a mixagem em processo analógico, em fitas. A única coisa digital foi a masterização. Tudo feito em SP-capital.
mas masterizar em digital não comprometeria a captação analógica?
|
ataqueperiferico Membro |
# Enviado: 5/mai/07 16:35 Votar
sarpa
mas masterizar em digital não comprometeria a captação analógica?
esse estudio q vc citou seria o DA TRIBO?
|
Música de Preto Membro |
# Enviado: 5/mai/07 20:23 Votar
Gravar em analógico e mixr em digital quer dizer transcrever pista a pista da fita para o meio digital - o PC? Dessa forma não seria vão gravar em analógico? Eu não perderia todo o colorido que quis preservar quando grvei na fita? De qualquer forma eu acho muito interessante aquela leve saturação que se pode ouvir em alguns discos de vinil antigos. Coisa que nem pensar em fazer digitalmente. Receio também que aquele leve chiado seja inaceitável hoje em dia... O que vocês me dizem?
|