Home · Resposta · Registre-se para poder enviar mensagens · Regras · Arquivo · Central de Ajuda ·

Fóruns Cifra Club / Gravação e Home Studio / Qual Jeito mais simples de gravar com notebook?
www.audioware.com.br
Autor Mensagem
Manubio
Veterano
# Enviado: 16/jul/08 15:32

eu gostaria de saber o melhor jeito de fazer uma gravação simples, mas nem tanto como ligar o mic na frente do amp, tipo, uma plaquinha de som externa e um mic já ficaria mais ou menos?

El_Cabong
Veterano
# Enviado: 16/jul/08 17:20
Votar

uma plaquinha de som externa e um mic já ficaria mais ou menos?

Ficaria ruim !!
Para gravar com uma qualidade aceitável, seria necessário no mínimo um bom microfone, ligado num pré amplificador, e o pré amplificador ligado no "line-in" do notebook.

* Os notebooks mais novos possuem placas de som onboard melhores, que gravam com relação sinal/ruído de 80db, como por exemplo o meu Turion 64 X2. (80db já é o suficiente)

Minow
Veterano
# Enviado: 16/jul/08 17:32
Votar

El_Cabong
Não me leva a mal não, mas:

Para gravar com uma qualidade aceitável, seria necessário no mínimo um bom microfone, ligado num pré amplificador, e o pré amplificador ligado no "line-in" do notebook.

Ligar no line in da placa onboard do notebook é bem pior do que usar uma placa externa.
Uma placa externa SEMPRE vai ser infinitamente melhor que a placa onboard do note, sempre.

Tendo a interface e mais um pré dá pra gravar com uma ótima qualidade.

ogner
Veterano
# Enviado: 16/jul/08 17:42
Votar

Manubio

Mas o que seria?
Guitarra? bateria? baixo? voz??

Pra guitarra basta uma placa externa (eu gravo com onboard) e um Plugin ou um Bom mic e amp. Baixo pode ser em linha direto com o Pré. Bateria, complicadissimo, hehe. Voz, pré e um bom mic. Isso bem simplificado.

Mas jeito mais simples e espetando no mic do note em linha e tendo um soft pra gravar ( Cubase, Sonar, etc.) e plugins pra tentar melhorar.

Veneta
Membro
# Enviado: 16/jul/08 17:49
Votar

PS: algumas interfaces já tem um bom pré embutido

Veneta
Membro
# Enviado: 16/jul/08 17:51
Votar

Pra guitarra/baixo acho que deve ser interessante o PODX3L
Pra bateria eu uso uma Alesis DM5 na porta MIDI pela Edirol UM-3EX. Ai, vc usa o EZdrummer ou DFH que dá certo

Manubio
Veterano
# Enviado: 17/jul/08 00:10 · Editado por: Manubio
Votar

bom...
eu tenho um Laney VC-30, ou seja, de som eu to bem, tirando os efeitos q saem do meu V-AMP2, ai como eu num manjo nada de gravação, eu não sei se devo comprar uma placa de som externa e um mic, lógico, ou se devo comprar outra coisa...

a placa de som externa e o mic foram as unicas coisas que eu pensei que poderiam dar certas, mas eu sou leigo nisto, por isto o tópico

Aé, eu quero gravar guitarra, baixo e teclado, a bateria eu queria ver se eu num conseguia um programa pra fazer...

Manubio
Veterano
# Enviado: 17/jul/08 00:12
Votar

pode ser um por vez...é mais pra eu poder gravar umas musiquinhas minhas

El_Cabong
Veterano
# Enviado: 17/jul/08 08:51 · Editado por: El_Cabong
Votar

Minow

Foi por isso que eu escrevi:

Para gravar com uma qualidade aceitável, seria necessário no mínimo ...

Claro que uma placa de som off board é melhor, acontece que o cara queria ligar o microfone direto no "mic in" da placa off board "sem pré". Aí fica terrível.

Vou explicar melhor

- Microfone ligado no pré-amp, e pré-amp ligado no line in da placa de som onboard com S/R de 80db.
...Muito melhor que...
- Microfone ligado direto no mic in de placa off board.

NUNCA eu falei que offboard é igual a onboard, a primeira é sempre melhor. Eu já tive um computador com placa de som onboard que dava Relação S/R de 54db (era uma porcaria), mas nos novos Core Duo, Core Two Cuo, Turion 64 X2, as placas de som onboard melhoraram bastante as suas relações sinal/ruído. O meu Turion 64 X2 alcança 80db em 44,1kHz e em 48kHz.
A gravação de um violão, guitarra, vocal por mais limpa que seja alcança no máximo 74, 77db. (abaixo de 80db)

Ok !!!

BaNdAiD
Veterano
# Enviado: 17/jul/08 09:38
Votar

Pra guitarra/baixo acho que deve ser interessante o PODX3L

Eu que o diga! É perfeita...e pra vocal também!!

Pra bateria eu uso uma Alesis DM5 na porta MIDI pela Edirol UM-3EX. Ai, vc usa o EZdrummer ou DFH que dá certo

isso é um modo muito bom de obter qualidade com pouca grana...

Veneta
Membro
# Enviado: 17/jul/08 09:53
Votar

Manubio
Diz ai qt vc está disposto a gastar, que eu pesquiso uma interface pra vc, mas lembre-se: placa de som on-board é a ÚLTIMA opção!

BaNdAiD
Veterano
# Enviado: 17/jul/08 10:28
Votar

lembre-se: placa de som on-board é a ÚLTIMA opção!

Errado, placa de som onboard é falta de opção!!!

El_Cabong
Veterano
# Enviado: 17/jul/08 11:28
Votar

Veneta
BaNdAiD
lembre-se: placa de som on-board é a ÚLTIMA opção!

Errado. É a penúltima opção.

A última seria conectar o microfone em placa offboard ou onboard sem pré amplificador. Como o autor do tópico queria fazer.

BaNdAiD
Veterano
# Enviado: 17/jul/08 11:51
Votar

El_Cabong

A última seria conectar o microfone em placa offboard ou onboard sem pré amplificador. Como o autor do tópico queria fazer.

Nada disso! Ligar o microfone na placa onboard é "certo", afinal aqueles microfones de pc são ligados assim...
A ultima opção seria ligar a guitarra diretamente na entrada de mic da placa onboar, com um adaptador p10/p2!

Manubio
Veterano
# Enviado: 17/jul/08 12:02
Votar

A ultima opção seria ligar a guitarra diretamente na entrada de mic da placa onboar, com um adaptador p10/p2!
já fiz isto uma vez... ficou horrivel, lógico...

eu não sei quanto pretendo gastar, pq tb não sei o quanto preciso...
tipo, não adianta eu falar q pretendo gastar 200 reais, sendo q com isto não vou conseguir um som bom...
eu pretendo gastar o minimo pra se ter um som de qualidade superior a de um microfone ligado numa placa de som...
ou melhor...
eu pretendo gastar o minimo pra que eu consiga gravar umas musicas caseiras conseguindo ouvir depois o que eu toquei...

El_Cabong
Veterano
# Enviado: 17/jul/08 13:47 · Editado por: El_Cabong
Votar

BaNdAiD
Nada disso! Ligar o microfone na placa onboard é "certo", afinal aqueles microfones de pc são ligados assim

O microfone de PC não seria nem uma última opção e sim uma "carta fora do baralho" para gravações. Ele pode ser ligado direto na entrada "mic-in" de placas de som porque ele tem um ganho maior que os microfones profissionais e isso causa uma relação sinal/ruído maior (dispensando o pré amplificador), porém estes microfones tem uma BAIXÍSSIMA fidelidade.

Manubio
eu pretendo gastar o minimo pra que eu consiga gravar umas musicas caseiras conseguindo ouvir depois o que eu toquei...

Inevitavelmente você precisará de um pré-amplificador. para intermediar a ligação do microfone à placa de som.
Você disse que tem um V-amp2. Vê se ele tem a função by pass. Se tiver, ele poderá funcionar como um pré ampllificador para as suas gravações.
Um microfone bom e barato é o Behringer XM8500.
Se o teu notebook não for um modelo novo com dois núcleos e com uma boa motherboard. provavelmente tua placa de som onboard não será boa para gravação. Neste caso parte para uma off board.
Testa primeiro a placa de som do teu notebook. No Sound Forge tu podes visualizar qual é a relação S/R da tua placa fazendo gravações e medindo os decibéis dos silêncios.
Espero ter ajudado.
abraços.

Veneta
Membro
# Enviado: 17/jul/08 15:29
Votar

Manubio
ou melhor...

Usa um gravador de fita k7

Envia sua resposta para este assunto:

Tablatura   

» Nome ou apelido:  » Senha 

Tópicos relacionados a Qual Jeito mais simples de gravar com notebook?

96.119 usuários cadastrados. Anuncie aqui!

miniBB forum software © 2001-2009
Terra Índice Chat E-mail