| Autor |
Mensagem |
Manubio Veterano |
# Enviado: 16/jul/08 15:32
eu gostaria de saber o melhor jeito de fazer uma gravação simples, mas nem tanto como ligar o mic na frente do amp, tipo, uma plaquinha de som externa e um mic já ficaria mais ou menos?
|
El_Cabong Veterano |
# Enviado: 16/jul/08 17:20 Votar
uma plaquinha de som externa e um mic já ficaria mais ou menos?
Ficaria ruim !! Para gravar com uma qualidade aceitável, seria necessário no mínimo um bom microfone, ligado num pré amplificador, e o pré amplificador ligado no "line-in" do notebook.
* Os notebooks mais novos possuem placas de som onboard melhores, que gravam com relação sinal/ruído de 80db, como por exemplo o meu Turion 64 X2. (80db já é o suficiente)
|
Minow Veterano |
# Enviado: 16/jul/08 17:32 Votar
El_Cabong Não me leva a mal não, mas:
Para gravar com uma qualidade aceitável, seria necessário no mínimo um bom microfone, ligado num pré amplificador, e o pré amplificador ligado no "line-in" do notebook.
Ligar no line in da placa onboard do notebook é bem pior do que usar uma placa externa. Uma placa externa SEMPRE vai ser infinitamente melhor que a placa onboard do note, sempre.
Tendo a interface e mais um pré dá pra gravar com uma ótima qualidade.
|
ogner Veterano |
# Enviado: 16/jul/08 17:42 Votar
Manubio
Mas o que seria? Guitarra? bateria? baixo? voz??
Pra guitarra basta uma placa externa (eu gravo com onboard) e um Plugin ou um Bom mic e amp. Baixo pode ser em linha direto com o Pré. Bateria, complicadissimo, hehe. Voz, pré e um bom mic. Isso bem simplificado.
Mas jeito mais simples e espetando no mic do note em linha e tendo um soft pra gravar ( Cubase, Sonar, etc.) e plugins pra tentar melhorar.
|
Veneta Membro |
# Enviado: 16/jul/08 17:49 Votar
PS: algumas interfaces já tem um bom pré embutido
|
Veneta Membro |
# Enviado: 16/jul/08 17:51 Votar
Pra guitarra/baixo acho que deve ser interessante o PODX3L Pra bateria eu uso uma Alesis DM5 na porta MIDI pela Edirol UM-3EX. Ai, vc usa o EZdrummer ou DFH que dá certo
|
Manubio Veterano |
# Enviado: 17/jul/08 00:10 · Editado por: Manubio Votar
bom... eu tenho um Laney VC-30, ou seja, de som eu to bem, tirando os efeitos q saem do meu V-AMP2, ai como eu num manjo nada de gravação, eu não sei se devo comprar uma placa de som externa e um mic, lógico, ou se devo comprar outra coisa...
a placa de som externa e o mic foram as unicas coisas que eu pensei que poderiam dar certas, mas eu sou leigo nisto, por isto o tópico
Aé, eu quero gravar guitarra, baixo e teclado, a bateria eu queria ver se eu num conseguia um programa pra fazer...
|
Manubio Veterano |
# Enviado: 17/jul/08 00:12 Votar
pode ser um por vez...é mais pra eu poder gravar umas musiquinhas minhas
|
El_Cabong Veterano |
# Enviado: 17/jul/08 08:51 · Editado por: El_Cabong Votar
Minow
Foi por isso que eu escrevi:
Para gravar com uma qualidade aceitável, seria necessário no mínimo ...
Claro que uma placa de som off board é melhor, acontece que o cara queria ligar o microfone direto no "mic in" da placa off board "sem pré". Aí fica terrível.
Vou explicar melhor
- Microfone ligado no pré-amp, e pré-amp ligado no line in da placa de som onboard com S/R de 80db. ...Muito melhor que... - Microfone ligado direto no mic in de placa off board.
NUNCA eu falei que offboard é igual a onboard, a primeira é sempre melhor. Eu já tive um computador com placa de som onboard que dava Relação S/R de 54db (era uma porcaria), mas nos novos Core Duo, Core Two Cuo, Turion 64 X2, as placas de som onboard melhoraram bastante as suas relações sinal/ruído. O meu Turion 64 X2 alcança 80db em 44,1kHz e em 48kHz. A gravação de um violão, guitarra, vocal por mais limpa que seja alcança no máximo 74, 77db. (abaixo de 80db)
Ok !!!
|
BaNdAiD Veterano |
# Enviado: 17/jul/08 09:38 Votar
Pra guitarra/baixo acho que deve ser interessante o PODX3L
Eu que o diga! É perfeita...e pra vocal também!!
Pra bateria eu uso uma Alesis DM5 na porta MIDI pela Edirol UM-3EX. Ai, vc usa o EZdrummer ou DFH que dá certo
isso é um modo muito bom de obter qualidade com pouca grana...
|
Veneta Membro |
# Enviado: 17/jul/08 09:53 Votar
Manubio Diz ai qt vc está disposto a gastar, que eu pesquiso uma interface pra vc, mas lembre-se: placa de som on-board é a ÚLTIMA opção!
|
BaNdAiD Veterano |
# Enviado: 17/jul/08 10:28 Votar
lembre-se: placa de som on-board é a ÚLTIMA opção!
Errado, placa de som onboard é falta de opção!!!
|
El_Cabong Veterano |
# Enviado: 17/jul/08 11:28 Votar
Veneta BaNdAiD lembre-se: placa de som on-board é a ÚLTIMA opção!
Errado. É a penúltima opção.
A última seria conectar o microfone em placa offboard ou onboard sem pré amplificador. Como o autor do tópico queria fazer.
|
BaNdAiD Veterano |
# Enviado: 17/jul/08 11:51 Votar
El_Cabong
A última seria conectar o microfone em placa offboard ou onboard sem pré amplificador. Como o autor do tópico queria fazer.
Nada disso! Ligar o microfone na placa onboard é "certo", afinal aqueles microfones de pc são ligados assim... A ultima opção seria ligar a guitarra diretamente na entrada de mic da placa onboar, com um adaptador p10/p2!
|
Manubio Veterano |
# Enviado: 17/jul/08 12:02 Votar
A ultima opção seria ligar a guitarra diretamente na entrada de mic da placa onboar, com um adaptador p10/p2! já fiz isto uma vez... ficou horrivel, lógico...
eu não sei quanto pretendo gastar, pq tb não sei o quanto preciso... tipo, não adianta eu falar q pretendo gastar 200 reais, sendo q com isto não vou conseguir um som bom... eu pretendo gastar o minimo pra se ter um som de qualidade superior a de um microfone ligado numa placa de som... ou melhor... eu pretendo gastar o minimo pra que eu consiga gravar umas musicas caseiras conseguindo ouvir depois o que eu toquei...
|
El_Cabong Veterano |
# Enviado: 17/jul/08 13:47 · Editado por: El_Cabong Votar
BaNdAiD Nada disso! Ligar o microfone na placa onboard é "certo", afinal aqueles microfones de pc são ligados assim
O microfone de PC não seria nem uma última opção e sim uma "carta fora do baralho" para gravações. Ele pode ser ligado direto na entrada "mic-in" de placas de som porque ele tem um ganho maior que os microfones profissionais e isso causa uma relação sinal/ruído maior (dispensando o pré amplificador), porém estes microfones tem uma BAIXÍSSIMA fidelidade.
Manubio eu pretendo gastar o minimo pra que eu consiga gravar umas musicas caseiras conseguindo ouvir depois o que eu toquei...
Inevitavelmente você precisará de um pré-amplificador. para intermediar a ligação do microfone à placa de som. Você disse que tem um V-amp2. Vê se ele tem a função by pass. Se tiver, ele poderá funcionar como um pré ampllificador para as suas gravações. Um microfone bom e barato é o Behringer XM8500. Se o teu notebook não for um modelo novo com dois núcleos e com uma boa motherboard. provavelmente tua placa de som onboard não será boa para gravação. Neste caso parte para uma off board. Testa primeiro a placa de som do teu notebook. No Sound Forge tu podes visualizar qual é a relação S/R da tua placa fazendo gravações e medindo os decibéis dos silêncios. Espero ter ajudado. abraços.
|
Veneta Membro |
# Enviado: 17/jul/08 15:29 Votar
Manubio ou melhor... eu pretendo gastar o minimo pra que eu consiga gravar umas musicas caseiras conseguindo ouvir depois o que eu toquei...
Usa um gravador de fita k7
|