| Autor |
Mensagem |
rafael_kl Veterano |
# Enviado: 18/set/08 12:28 · Editado por: rafael_kl Votar
Resolvi escrever aqui pois o "Utilização do Fórum Home Studio" esta meio morto...e ja que vão apagar esses posts. Não sei se vão concordar comigo, mas uma coisa que deveria ser feita, é FECHAR tópicos com mais de uma ou duas semanas. As vezes aparace gente levantando tópico de 2 anos atrás. Ai vai alguem tentar ajudar e depois de ler 2 páginas, vê que o dono do topico nem participa mais do fórum e tem um último post novo a respeito do assunto. Caso tenha alguma dúvida, que NÃO tenha sido respondida no tópico, ai então crie outro. Mas não levante tópicos. E outra coisa, para diminuir resultados toscos da busca, fazer o que o ophius disse em outro tópico, fazer uma limpeza no fórum, apagar esses tópicos sem noção.
Edit: vi agora e achei até engraçado. http://forum.cifraclub.terra.com.br/forum/16/12552/ Tópico de 2003, dúvida respondida em 2006, ai então uma pergunta feita em 2007 pro criador do tópico(2003), e uma última pergunta feita agora em 2008. Hilário.
Abraço.
|
BaNdAiD Veterano |
# Enviado: 18/set/08 12:44 Votar
rafael_kl
Cara, os moderas já tem um trabalhão moderando o forum, acho que não daria pra eles abrirem tópico por tópico aki, julgar o que é e o que não é sem noção e fechar, simplismente pq um dia alguem pode dar um up neles...
ps: não desvirtue o tópico!! hueheuheuh
|
I.Nosferatu Membro |
# Enviado: 18/set/08 13:12 Votar
shoyoninja
Eu compreendo esse trabalho, mas acredito que vai perdurar por pouco tempo, talvez esteja enganado, mas como sei que brasileiro não gosta de ler mesmo, então....
Bom, espero que funcione, afinal voces tão quebrando a cabeça tentando melhorar um pouco isso aqui...
Mas coisas tipo a que o rafael_kl comentou sobre ressucitar topicos antigos, eu acho muito melhor ressuscitar um topico antigo com um assunto que voce pretende discutir enriquecendo o topico do que criar um novo a cada semana com topicos semelhantes, na maioria dos casos até o titulo é quase a mesma coisa, o problema aqui é que, quando resssuscitam um topico antigo pra debater sobre algo que já foi comentado no topico ou alguém posta algo e logo vem outro dizendo "ih! topico de não sei quando, os caras já até morreram", mas não veem que o assunto que esta sendo puxado é condizente com o topico e resultado, ninguém contribui... dai o cara se vê na necessidade de criar um topico novo, por mais imbecil que seja (normalmente pra resolver duvidas corriqueiras)...
Ai eu descordo!
Mas, não sei se vale a pena tanto esforço, eu particularmente perdi um pouco do elo com isso aqui, as vezes posto uma coisa ou outra quando dou uma passada, mas me decidi a não perder meu tempo com isso, há tanta coisa que você deixa de lado no intuito de "ajudar alguém" que voce acaba se deixando de lado! Pra mim não vira! Tenho muito mais pra aprender e fazer... sugiro o mesmo a vocês! Em todo caso, boa sorte nessa empreitada!
|
rafael_kl Veterano |
# Enviado: 18/set/08 13:25 · Editado por: rafael_kl Votar
BaNdAiD Acredito que nós deveriamos julgar o desnecessário para o fórum e denunciar. Tipo dúvidas que nunca obtiveram respostas, só atrapalham na busca.
I.Nosferatu vendo por esse lado tens razão.
Mas deu disso, voltemos pro assunto original...hehe Abraço.
|
shoyoninja Membro |
# Enviado: 18/set/08 14:43 Votar
I.Nosferatu É até por isso que queremos tentar algo. Essa mentalidade de que o fórum serve para ajudar só atrapalha. A comunidade existe sim para prestar ajuda mas existe principalmente para troca de informações. Suporte Técnico realmente não há quem aguente.
O fórum deixa de ser um lugar para procura de informações e vira um lugar só para tirar dúvidas dos outros.
rafael_kl É aí vc viajou mesmo hehe :P.
|
Christhian Moderador
  |
# Enviado: 18/set/08 15:51 Votar
Só para esclarecer um pouco mais.
Esse tópico, no meu entendimento (já que segundo o próprio shoyo foi baseado na idéia do meu no fórum de canto), não tem o objetivo só de juntar informações e obrigar o usuário a ler tudo.
Os assuntos serão separados por 'posts'. Ou seja, se aparecer alguém perguntando sobre Asio, basta pegar o link do post no # (ao lado do Enviado) e mandar para o cara. Assim, várias coisas são evitadas: Tópicos repetidos; o desinteresse e falta de participação dos usuários mais antigos, pelo fato do assunto já ter sido debatido; o uso da frase "Use a busca"; além da incrementação da auto moderação, ou seja, os usuários mais presentes passam a conhecer profundamente o conteúdo do fórum, policiando os mais inexperientes quanto ao seu uso.
No fórum de Canto, por exemplo, houve uma tentativa de fazer um tópico sobre classificação vocal, que pela desorganização, não vingou. Já o de Técnica Vocal, feito por mim e organizado dessa maneira, simplesmente extinguiu tópicos sobre voz de cabeça e voz de peito, falsete e outras coisas.
Abraços.
|
Christhian Moderador
  |
# Enviado: 18/set/08 15:54 Votar
rafael_kl Tipo dúvidas que nunca obtiveram respostas, só atrapalham na busca. É exatamente o contrário. O conteúdo do fórum é disponível nos mecanismos de busca, como o Google, por exemplo. Mesmo os tópicos com dúvidas não respondidas acabam sendo listados, quando alguém busca uma informação nesses mecanismos, atraindo novos usuários pra cá. Muitos de nós chegou aqui exatamente dessa maneira. Sair apagando tópicos, mesmo que já estejam fechados ou respondidos, não é nada vantajoso para a comunidade.
Abraços.
|
Lucas_fms Membro |
# Enviado: 18/set/08 16:18 Votar
Pensei em fazer um artigo sobre MIDI, tenho boas fontes de consulta sobre o assunto.
Acham necessário?
A verdade é que a preguiça sempre existirá. Muita gente não lê FAQ's e similares porque é mais facil ir lá e perguntar. Um fator que é crucial pra o FAQ desse fórum vingar, é o comportamento dos usuários mais assiduos, que têm (temos) que imediatamente indicar o FAQ quando aparecer um tópico com uma duvida que pode ser respondida nesse espaço. Sem abrir espaço pra argumentação
|
Christhian Moderador
  |
# Enviado: 18/set/08 16:19 · Editado por: Christhian Votar
Lucas_fms Muita gente não lê FAQ's e similares porque é mais facil ir lá e perguntar.
http://forum.cifraclub.terra.com.br/forum/16/193452/p1#5443674
Quando alguém 'só perguntar', basta fazer exatamente o que fiz agora.
=)
|
Lucas_fms Membro |
# Enviado: 18/set/08 16:23 Votar
Christhian
É exatamente este o tipo de comportamento que eu tinha citado acima! Tem que ser curto e grosso hahaha
FAQ's são as melhores fontes de informação existentes por ai na internet, é possivel encontrar muitas coisas, alias a maioria das coisas. Mas a preguiça impede o pessoal de fazer isso!
|
shoyoninja Membro |
# Enviado: 18/set/08 17:13 Votar
Lucas_fms É necessário sim. E importante, inclusive.
Só tome cuidado para não aprofundar demais, o foco tem que ser nas perguntas mais comuns, se você destrinchar todo o protocolo de comunicação vai acabar atingindo o público errado :P.
Abraços!
|
rafael_kl Veterano |
# Enviado: 18/set/08 17:35 · Editado por: rafael_kl Votar
Bom, não sou dos mais entendidos, mas como o público alvo desse Faq e o pessoal mais iniciante, vou tentar contribuir um pouco. Para muitos pode parecer bobagem, mas uma pergunta que vejo muito aqui no fórum é:
P: Como gravar minha guitarra, baixo, violão (o que for) no PC? Primeiramente, para que se entenda a "potência" do sinal transmitido pelo seu instrumento, recomendo que seja lido o subtítulo O que são pré-amplificadores ou Preamp? e O que é um DI Box?. [Link] Após entendido o que é um sinal baixo(mic), e um sinal alto(line), e saber de suas necessidades de se usar um DI Box ou não, o próximo passo a ser feito, considerando que se tenha uma placa comum(onboard), seria conectar sua mesa, pré-amplificador, ou DI Box no PC. Para essa conexão, não recomendo usar a entrada Mic de sua placa, pois ela tem um sinal/ruido muito alto. A não ser que não se tenha uma mesa, ou pré-amp. E queira ligar o microfone no pc. Para ligar sua mesa, pré-amp ou DI Box no PC, normalmente é usado a saida de linha(REC out em algumas mesas ou a saida Line Out) na entrada de linha da placa. (OBS.: em placas onboard, normalmente a entrada de mic é a entrada rosa e a de linha a azul). Após, devemos configurar a placa de som para receber o sinal que está entrando. Para isso, abra o mixer do windows, em Iniciar -> Programas -> Acessórios -> Entretenimento -> Volume. (ou dê dois cliques no alto-falante ao lado do relógio do windows). Após vá em Opções -> Propriedades -> selecione "Gravações" e de OK. Selecione sua entrada (microfone ou entrada(line in)) e configure o volume de acordo com as necessidades de seu programa.
P: Quando gravo uma nova pista escutando a pista anteriormente gravada ou algum outro som do windows, minha nova pista grava o som reproduzido junto. ou P: O metronomo está sendo gravado junto Esse problema, normalmente é falta de configuração na entrada do sinal. Para resolver, verifique se o "Mix de Saida"(varia o nome de placa para placa) está com seu volume zerado. Esse "Mix de saida" é encontrado no mixer do windows, na opção Gravação (vide subtítulo anterior). Caso não seja esse o problema, e usa a mesma mesa de som para gravar e monitorar, verifique se não esta mandando o sinal do monitor junto com o sinal a ser gravado.
Qualquer erro me corrijam. Abraços.
|
shoyoninja Membro |
# Enviado: 18/set/08 17:41 Votar
rafael_kl A ajuda é muito bem vinda, mas deixar as perguntas espalhadas assim não vai dar certo.
Você não conseguiria fazer um dos tópicos completo? Sobre DAWs por exemplo? Aí sim seria ótimo!
Abraços!
|
rafael_kl Veterano |
# Enviado: 18/set/08 17:44 Votar
shoyoninja Então entendi mal o objetivo do FAQ, achei que seriam postadas as perguntas assim. Pois como dissesse que iam apagar os posts que não sejam "FAQ", ficaria logo abaixo da explicação de Pré-amp.
|
Lucas_fms Membro |
# Enviado: 18/set/08 17:44 Votar
shoyoninja
É! Vou tentar me manter na parte prática do assunto. Que é na verdade a parte que interessa pra quem tem um Homestudio.
|
shoyoninja Membro |
# Enviado: 18/set/08 17:58 Votar
rafael_kl A idéia é essa sim mas temos que separar por assuntos entendeu? O layout que você usou é esse mesmo, mas temos que fechar o assunto em um post. As dúvidas sobre DAW ficam juntas em um post, sobre pré-amps em outro, sobre midi em outro, sobre VSTis em outro e assim por diante.
Se não, não teremos como organizar um índice e vai ser um tormento achar qualquer coisa no tópico.
|
horacio.jo Membro |
# Enviado: 19/set/08 09:35 Votar
olá pessoal! tá meio confusa essa faq, vocês estão discutindo como fazer a faq dentro da faq. Quando o pessoal ir procurar uma resposta para uma pergunta (objetivo da faq) encontrarão a discussão de como montar a faq. não seria melhor um tópico para discutir e outro já com as postagens da faq mesmo, com os assuntos ordenados e suas respostas.
desculpa aí se falei bobagem...
abraço
|
shoyoninja Membro |
# Enviado: 19/set/08 09:40 Votar
horacio.jo Os posts serão apagados pela moderação depois, relax :P
|
horacio.jo Membro |
# Enviado: 19/set/08 10:31 Votar
shoyoninja beleza... sem stress
|
BaNdAiD Veterano |
# Enviado: 26/set/08 11:46 Votar
Como prometido, vou postar o que eu escrevi sobre home studios. Se alguem quiser adicionar ou modificar qualquer informação, por favor fique a vontade! qualquer coisa é só me mandar uma mensage!
Abraços!
|
BaNdAiD Veterano |
# Enviado: 26/set/08 11:46 · Editado por: BaNdAiD Votar
Home Studio
Nesse post vou dar dicas que podem te ajudar a montar seu home studio de forma eficiente e econômica. As idéias aqui presentes tem como base esse tópico do catselidis, então fica aqui o crédito.
Primeiro passo: Definir qual o tipo de estúdio
Um home studio pode trabalhar com diferentes métodos, que implicam em diferentes tecnologias, equipamentos e conhecimentos, por isso é importante definir qual será o uso do seu home studio. Irá gravar instrumentos reais? Trabalhará apenas com MIDI e VST's? Será um mix entre instrumentos reais e VSTs? Essa será a escolha que guiará todo o processo. Um home studio ideal é um que esteja habilitado tanto para gravar alguns instrumentos reais (como guitarras, violão, gaita) quanto trabalhar com VST's (bateria, piano, orquestra, etc) através da tecnologia MIDI. Isso porque lhe dá a possibilidade de ter bons resultados em ambas as frentes a um bom custo, e também porque é o tipo mais comum de home studio.
Segundo passo: O que preciso?
O dinheiro é o maior limitador na hora de transformar o quarto no estudio dos seus sonhos (ou quase). Felizmente com o avanço da tecnologia e a popularização do meio, existem hoje em dia muitas opções de preço. Não vou entrar em detalhes sobre equipamentos específicos e seus valores médios, pois o amigo catselidis já o fez no tópico citado acima. Ao invés disso, vou discutir os equipamentos e seus usos.
Computador
É a base do Home Studio e talvez a peça mais importante, pois é ele que será responsável por gravar e armazenar o audio, rodar todos os plugins e VST's e é nele que se realizará a mixagem. Todos os equipamentos do home studio estão, direta ou indiretamente, ligados ao computador. Um computador ideal para home studio deve ter boa capacidade de processamento, armazenamento, e memória ram, pois plugins e vst's exigem muito nesse quesito. Pra se ter idéia, um único plugin pode chegar a ocupar 50 gigas no hd.
O que você deve privilegiar são processadores dual ou quad core, com pelo menos 2 gigas de memória ram e 2 HDs sendo um somente para o sistema operacional e outro para os programas e arquivos. Placas-mãe com boa expansibilidade são sempre bem vindas para dar aquele upgrade quando necessário.
Placa de Som A placa de som é outro componente fundamental no Home Studio. Existem uma infinidade de placas que atendem diferentes usos. Se a proposta é gravar vários canais simultâneos, como por exemplo uma bateria acústica, você vai precisar de uma placa com vários canais ou até mesmo mais de uma placa. Se a proposta é gravar 1 ou 2 canais simultâneos, e fazer instrumentos como a bateria em MIDI, uma placa de 2 canais já é o suficiente. Algumas placas também possuem preamp próprio e até phantom power, possibilitando a ligação de microfones diretamente. Uma entrada midi pode ser útil para ligar um teclado ou controlador mais antigo, que não tenha saida USB.
Quanto a qualidade, o ideal para um home studio é 24bits/96kHz, que é o padrão da maioria das placas atuais.
Os padrões atuais são USB e FireWire. Existem placas PCI, como a 2496 e a delta1010, da M-Audio, mas a tendencia é que elas se tornem obsoletas. As placas USB/FW apresentam grande portabilidade, podendo ser facilmente transportadas e instaladas em diferentes computadores.
Controladores
Os controladores são responsáveis pelos instrumentos que podem ser simulados, como por exemplo piano e bateria. Existem diversos modelos e marcas, com quantidades variadas de teclas, indo entre 25 e 88 teclas, quando no formato de teclado. Existem também controladores para parametros, que tem o formato parecido com uma mesa de som. Com ele, você controla os parâmetros no seu software de gravação. Alem destes existem também controladores específicos para bateria, e também para turntables.
Monitores de Referencia
Os monitores são responsáveis por reproduzir de forma mais fiel possível aquilo que está sendo feito. São fundamentais em qualquer home studio e seus preços variam de acordo com a qualidade.
Para home studio, usa-se o tipo "near field", de preferencia ativos, que devem ser posicionados formando um triangulo equilátero de 1m a 1,20m de lado com sua cabeça, para proporcionar o "sweet spot". Devido ao seu elevado preço, muitos home studios adotam alternativas mais baratas, como caixas de som de boa qualidade, porém se tiver condição, dê preferencia a bons monitores.
Fones de Ouvido
São ideais para verificar pista por pista em busca de ruídos e erros, e também para fornecer monitoração quando se vai gravar voz ou um instrumento acústico. Porém os fones não devem ser usados como monitores de referencia para a mixagem.
Preamp
São responsáveis por amplificar o sinal dos microfones e outros instrumentos ligados em linha. A maioria das placas e mesas de som atuais possuem preamps imbutidos, porém é sempre bom ter um preamp de qualidade para se gravar o som dos microfones. Os preamps tem diferentes números de canais, porém para um home studio um ou dois canais são o bastante. Existem preamps valvulados de 1 ou 2 canais a preços bastante acessíveis no mercado hoje em dia.
Microfones
Existem uma infinidade de microfones, e cada um com uma característica específica. Para gravar guitarras, por exemplo, o mais usado é o shure SM57. Para voz e instrumentos acústicos como violão, os microfones condensadores são os mais indicados, porém precisam ser alimentados por phantom power. Vale lembrar também que pra voz, é indispensável um pop filter.
Mesa de som
A mesa de som, nesse tipo de home studio, não é essencial. Porém, existem mesas que atuam também como placa de som, fornecendo gravação direta via USB ou FireWire, o que pode ser uma alternativa para gravar vários canais simultâneos.
Software
Para a gravação multipista, existem diversos softwares como o Sonar, Pro Tools, Nuendo, e outros. Existem também milhares de plugins, VST's e VSTI's que complementam o seu DAW, substituindo racks e instrumentos que custam caro e ocupam espaço de forma muito eficiente.
Cabos
Não se esqueça que irá precisar também de uma infinidade de cabos de diversos tipos para ligar toda essa parafernalha!! Geralmente o manual dos equipamentos sempre dão boas informações sobre qual tipo de cabo usar.
Existem outros equipamentos que você pode adicionar ao estudio de acordo com seu gosto e/ou necessidade, mas a princípio com o que foi listado acima, e um pouco de conhecimento, já dá pra fazer boas gravações!
Abraços!
|
has4 Veterano |
# Enviado: 20/out/08 17:56 · Editado por: has4 Votar
No úlitmo tópico de BaNdAiD, logo acima, foi referido o assunto: "software", existem vários, e para cada deles possuem PLUG INS, que são vários também, mas, o que vem a ser então plug in?
Seria, na minha resumida explicação, um adicional recurso a ser usado com aquele específico software para se obter outros recursos, como efeitos, equalizadores, simuladores, etc..
Outra explicação interessante encontrada por aí:
Plug Ins = São programas acessórios que, uma vez instalados na máquina, surgem como novos recursos nos menus de todos os programas de áudio (softwares).
ENFIM, agora, para tentar organizar, o vastíssimo assunto PLUG IN, sugiro o link a seguir, embora ele precise também de muita organização, compilação e, principalmente, a ajuda de todos que curtem e se interessam por esta seção:
http://forum.cifraclub.terra.com.br/forum/16/169408/
Gostaria muito que ajudassem a organizar o tema: 'PLUG IN'
|
shoyoninja Membro |
# Enviado: 11/nov/08 10:01 Votar
Concluí a parte de cabeamentos, vou postá-la e pedir a moderação que apague os posts que estão fora do padrão e modifique o primeiro post para conter um índice dos assuntos.
Alguém está trabalhando em algum dos tópicos? Vou começar outro.
Desculpem a demora para terminar esse. Abraços!
|
shoyoninja Membro |
# Enviado: 11/nov/08 10:02 Votar
Cabeamento
P: Qual a diferença entre cabos balanceados, não balanceados e estéreo? R: Balanceamento não tem nada a ver com sinal mono ou estéreo. Para facilitar, esqueceremos o conceito de áudio mono/estéreo quando falarmos de cabeamento. Os cabos transmitem canais de áudio. Assim não estamos transmitindo áudio mono/estéreo, e sim um ou dois canais. É importante fixar esse conceito pois evitará muita confusão.
P: Muito bem, qual a diferença entre cabos balanceados, não balanceados, com um ou dois canais? R: O número de canais não importa, o balanceamento é feito da seguinte forma: Balanceado: Um canal de áudio é transmitido por 2 condutores envolvidos por uma malha protetora, elimina ruídos. Não-Balanceado: Um canal de áudio é transmitido por 1 condutor envolvido por uma malha protetora.
P: Se não importa o número de canais, é possível que um cabo transmita 2 canais de áudio balanceados? R: É perfeitamente possível, basta que o cabo tenha 4 condutores e uma malha protetora. É possível que o cabo transmita N canais desde que ele tenha condutores suficientes, são os chamados multi-cabos.
O que são conectores XLR, TRS, TR e Cannon? R: Pela ordem: XLR - Conector grande com trava, usado em cabos de um canal balanceado. Ex: Conector de microfones. TRS - Conector banana, também conhecido como P10 Stereo (Stereo é só um nome, não significa nada pois só falamos em canais de áudio, lembra?), usado em cabos de um canal balanceado e cabos com 2 canais não balanceados. Ex: algumas conecções de interfaces e monitores de áudio, conector de fones de ouvido. TR - Conector banana, também conhecido como P10, usado em cabos de um canal não balanceados. Ex: Guitarra Cannon - O mesmo que XLR
P: E aqueles conectores pequenos de fones de ouvido? R: Evite trabalhar com esse tipo de conector (P2), é muito pequeno e é difícil de montar/fazer manutenção.
P: O que preciso para montar meus próprios cabos? R: Um bom ferro de solda (50W no mínimo), paciência, estanho, uma bancada, estilete, alicate, alicate de corte e, obviamente, os conectores e o próprio cabo. Recomendo também um multímetro, , termo-retrátil, algo para prender o conector no lugar enquanto você trabalha (uma morsa?) e que você treine usando um conector velho para não destruir conectores a toa.
P: Como procuro bons materiais para montar meus cabos? R: O cabo em si precisa ter uma malha bem densa (quanto mais, melhor) e o condutor do centro não pode ser fino (quanto maior a bitola, melhor). Os condutores devem ser uniformes, construídos em material sólido, observe se não há partes soltas que giram facilmente, partes oxidadas e se é possível deformá-lo com a mão com facilidade.
P: Tenho tudo, como faço um cabo P10-P10 não balanceado de um canal? (guitarra) R: Separarei em pasos: a) Ligue o ferro de solda e deixe-o aquecendo. b) Prepare os conectores e, antes de descascar o cabo, já coloque as peças que vem antes do conector (geralmente a mola de proteção, a base rosqueável e a capa plástica/termo-retrátil, nessa ordem). c) Utilizando um pedacinho de bombril, limpe os pontos onde os condutores serão soldados. Após passar o bombril, limpe com um pedaço de jornal ou papel. d) Descasque a extremidade do cabo, deixando um centímetro do condutor AINDA protegido por sua isolação exposto, a malha deve ser torcida até que fique comprida e fina (como um outro condutor). e) Prenda os condutores no conector de forma que fiquem firmes mesmo sem a solda, convém já apertar a trava do cabo com o alicate para que fique mais simples efetuar as soldas. f) Prenda o conector firmemente deixando os pontos de solda expostos. g) Certifique-se de que o ferro está bem aquecido encostando um pouco de estanho na ponta, deve derreter imediatamente. CUIDADO pois o ferro causa queimaduras graves, não encoste em qualquer parte de metal do mesmo. h) Esse passo é importante: Encoste o ferro de solda no condutor e no conector de forma que os dois sejam aquecidos ao mesmo tempo, aguarde 2 segundos e só então encoste o estanho. A solda deve se espalhar pelo conutor e pelo conector. Retire o ferro de solda e espere a solda esfriar, não assopre. Ela deve permanecer brilhante quando estiver fria, se ficar opaca, refaça. i) Repita o passo anterior com a malha. É desnecessário dizer que deve se tomar cuidado para não exagerar na quantidade de estanho pois o conector precisa ser fechado e, se houver curto entre a malha e o condutor central, o cabo será inútil.
P: Como faço os outros tipos de cabo? R: Da mesma forma que fez o cabo anterior. Use o google e veja os diagramas de conexão para outros tipos de cabos. Geralmente os manuais de mesas de som trazem o esquema elétrico de vários tipos de cabos diferentes.
P: Posso utilizar um cabo comum de guitarra ou microfone para ligar meu amplificador na minha caixa de som? R: NÃO! NUNCA faça isso. Cabos para transmissão de sinais de áudio são TOTALMENTE diferentes de cabos para transmissão de sinal de potência. Os cabos para ligação de caixas acústicas precisam ter espessura suficiente para suportar a alta corrente que passa por eles. Um cabo de guitarra acabaria super-aquecendo, poderia causar um curto, incêncio e na melhor das hipóteses transformaria boa parte do seu som em calor.
P: Como construir um cabo para esse fim? R: Recomendo procurar um profissional que saiba o que está fazendo. Cabos de potência são perigosos, não arrisque.
P: Qual a diferença entre os cabos de guitarra e de microfones? Porque preciso usar um DI para ligar a guitarra na mesa? R: Não há grandes diferenças físicas nos cabos (geralmente, nenhuma), o sinal é que é diferente. Mais especificamente, os circuitos que geram o sinal têm capacidades diferentes e a entrada deve ser adequada. Em termos mais fáceis, uma guitarra que usa captadores passivos tem menos capacidade de gerar sinal do que um pré-amplificador ativo.
|