Home · Resposta · Registre-se para poder enviar mensagens · Regras · Arquivo · Central de Ajuda ·

Fóruns Cifra Club / Gravação e Home Studio / Dúvidas sobre Equalizadores Shelving e Peaking
www.audioware.com.br
Autor Mensagem
ABATANGERINA
Membro
# Enviado: 19/abr/09 06:57

Pessoal é o seguinte,

a algum tempo tenho algumas dúvidas específicas sobre esses diferentes tipos de EQ, aí ví aqui num tópico http://forum.cifraclub.terra.com.br/forum/7/207952/
comentários sobre ajustes. comentaram o seguinte:
"Minha solução: usar o modo Ln1 e um equalizador paramétrico (uso do da minha gravadora Roland) da seguinte forma:

+7db Q16 a 5khz (Peaking)
-12db a 5khz (Shelving)

Os -12db a 5khz vão diminuindo gradativamente as frequências acima de 5khz.
Os +7db em 5khz dão presença, equilibram os agudos com os graves e tornam a simulação de caixa MUITO mais realista."

essa é uma parada q eu sempre tenho dúvida sobre os peaking e principalmente, os shelving.

esse Q16 a 5khz significa q o EQ vai atuar a partir de q frequencia e vai até aonde? é 4,7 até 5,2 por exemplo? esse "Q" siginica uma banda de frequência, q banda é essa?

e em relação ao shelving -12db a 5khz significa q em 5khz eu vou ter MENOS 5khz, sendo q a EQ já começou a atuar progressivamente bem antes, ou A PARTIR do 5khz é q COMEÇA a atenuação?

Se pudessem me explicar.... é q essa dúvida sempre rola na hora de uma fina equalização.

ABATANGERINA
Membro
# Enviado: 20/abr/09 06:11
Votar

up!!!

ABATANGERINA
Membro
# Enviado: 21/abr/09 19:01
Votar

ninguém?

BaNdAiD
Veterano
# Enviado: 22/abr/09 08:59
Votar

ABATANGERINA

Vou tentar resolver suas duvidas!!

esse Q16 a 5khz significa q o EQ vai atuar a partir de q frequencia e vai até aonde? é 4,7 até 5,2 por exemplo? esse "Q" siginica uma banda de frequência, q banda é essa?

O "Q" é a abrangência da faixa de frequência em que vai atuar a alteração. Quanto maior o Q, mais estreita é essa faixa de frequência.

e em relação ao shelving -12db a 5khz significa q em 5khz eu vou ter MENOS 5khz, sendo q a EQ já começou a atuar progressivamente bem antes, ou A PARTIR do 5khz é q COMEÇA a atenuação?

A atenuação não é abrupta, ou seja, vai começar a atenuar antes, e a frequencia escolhida vai estar na metade do caminho da atenuação, ou seja, se vc tiver uma atenuação de 12dB em 5khz, na verdade a faixa de 5khz só vai ser atenuada em 6dB.

Não sei se ficou muito compreensivo, mas como eu to no trabalho fica foda pra tirar uns gráficos e colocar no 4shared (que é bloqueado aki!).

Minha sugestão é, se vc tiver o sonar, abra o eq do sonitus e vá testanto estas configurações pra ver como ficam os gráficos!!
Qualquer dúvida, estamos ai!!

Espero ter ajudado!!
Abraços!!

ABATANGERINA
Membro
# Enviado: 22/abr/09 11:03
Votar

BaNdAiD

valeu cara!! mas não entendi bem uma parte...

A atenuação não é abrupta, ou seja, vai começar a atenuar antes, e a frequencia escolhida vai estar na metade do caminho da atenuação, ou seja, se vc tiver uma atenuação de 12dB em 5khz, na verdade a faixa de 5khz só vai ser atenuada em 6dB.
ok. só não entendi quando q aconteceria a atenuação de 12db...seria depois do 5khz??

BaNdAiD
Veterano
# Enviado: 22/abr/09 12:15
Votar

ABATANGERINA

ok. só não entendi quando q aconteceria a atenuação de 12db...seria depois do 5khz??

Se for um shelving high (frequencias altas), ele vai começar a atenuar da esquerda (graves) para a direita (agudos). Se for um Shelving low (frequencias graves), vai ser o oposto, ou seja, começa a atenuar da direita (agudos) para a esquerda (graves).

Chegando em casa eu vou postar umas fotos dos graficos pra ficar uma explicação bem legal mesmo!

ABATANGERINA
Membro
# Enviado: 23/abr/09 19:41
Votar

BaNdAiD
Chegando em casa eu vou postar umas fotos dos graficos pra ficar uma explicação bem legal mesmo!
tô esperando... se pudesse quebrar esse galho..valeu msm

BaNdAiD
Veterano
# Enviado: 24/abr/09 08:36
Votar

ABATANGERINA

Consegui!!
Peaking: http://www.4shared.com/file/101459330/62fbd091/Peaking.html

Shelving: http://www.4shared.com/file/101459422/90a19679/Shelving_Low.html

BaNdAiD
Veterano
# Enviado: 24/abr/09 08:38
Votar

Foi mals a demora...ontem foi corrido pra mim!!

O shelving Hi é a mesma coisa do Shelving Low, porém relativo a ganho nas frequencias (positivo). Ou seja, a curva dele é acima do 0dB!

Abraços!

ABATANGERINA
Membro
# Enviado: 26/abr/09 07:03
Votar

BaNdAiD
valeu msm cara, bem esclarecedor!!! é por isso q eu me confundia sobre os shelving... na realidade quando vc coloca +10db em 1kh, ele naum dá +10db no 1khz, só vai dar depois

BaNdAiD
Veterano
# Enviado: 26/abr/09 13:53
Votar

ABATANGERINA

É isso mesmo!!

Abraços!

Envia sua resposta para este assunto:

Tablatura   

» Nome ou apelido:  » Senha 

Tópicos relacionados a Dúvidas sobre Equalizadores Shelving e Peaking

96.070 usuários cadastrados. Anuncie aqui!

miniBB forum software © 2001-2009
Terra Índice Chat E-mail