SapSound Veterano |
# Enviado: 1/jul/09 11:16
Ainda conheço pouco sobre VST's por isso venho com este post. Tenho uma boa máquina em casa com Nuendo 3 e vários VST's. Acho que uns dois deles, exemplo o 'Guitar Combos/Native Instruments'- consigo aplicar o efeito disponível no VST em tempo real ao instrumento plugado na placa, simulando assim o som de um determinado cubo. No meu caso pluguei uma guitarra e o som com o VST é impressionante. Pois bem. Vendo esta possibilidade gostaria se saber o seguinte. Um mixer Yamaha 0.1V por exemplo que custa próximo de 8 mil me da a possibilidade de trabalhar ao vivo com 12 canais balanceados (sem a placa de expansão) e com ótima qualidade em seus prés, assim como efeitos internos ou usados via USB (com o programa que acompanha). Para quem já tem uma boa máquina, um PC com bons recursos e com duas placas DELTA 1010 instaladas, o que daria a possibilidade trabalhar com 16 canais simultaneamente, usando no caso o Nuendo 3 (meu caso) e VST's (equalizadores, compressores, gates, limiters, efeitos....) que se apliquem em tempo real, não seria uma possibilidade mais barata e com um número maior de canais e até mesmo 'presents' que uma Yamaha 0.1V ??? Digo isso do meu ponto de vista 'leigo' sobre o assunto. Lógico que precisaria de um mixer para monitor de palco. Outro fato interessante que analisei é a qualidade do som, pelo menos para home o som produzido por VST é ótimo e acredito que para som ao vivo não seja diferente, desde que haja um bom técnico para operar o programa e seus plugins. Talvez uma dúvida minha seja se isso não sobrecarregaria a máquina, ou se teria problema de acontecer alguma pane durante a apresentação ao vivo. Até mesmo se existem boas possibilidades de VST's que apliquem seus efeitos em tempo real para este tipo de aplicação. Agradeço aos que ajudarem a esclarecer a dúvida. E se isso for viável podemos ter um 'super mixer' ao nosso alcance com um custo bem mais baixo.
Abraços.
|