Home · Resposta · Registre-se para poder enviar mensagens · Regras · Arquivo · Central de Ajuda ·

Fóruns Cifra Club / Gravação e Home Studio / Qual melhor sistema operaciona para homestudio?
www.audioware.com.br
Autor Mensagem
Kroeff
Membro Novato
# Enviado: 25/out/09 11:12

Dae pessoal, beleza?
Procurei na busca e não achei nada muito específico, por isso venho aqui perguntando pra vocês.

Qual o melhor sistema operacional para homestudio?
Windows? Linux? Mac?

No momento o homestudio é apenas uma ideia, começando bem por baixo mesmo. Mas a intenção é evoluir ele sempre que possivel.

Abraços!

ogaitnas
Veterano
# Enviado: 25/out/09 11:28
Votar

Por exp. própria, o Mac é mais estável e os programas pelo menos na interface usb que tenho, funcionam com menos latência que no windows.

No Windows vc tem alguns programas que não tem versão para mac, mas normalmente tem similares no mac.

O linux (apesar de trabalhar e usar linux) é o com menos softwares e afins para estúdio, fora o fato de que para ter latência baixa e poder utilizar realtime vc precisa de kernel realtime e outras coisas não triviais, funcionar funciona, mas dá muito mais trabalho, eu cheguei a usar até o guitar rig no linux, o som era tão bom qto nos outros so´s, mas o trampo extra não valia o esforço.

Kroeff
Membro Novato
# Enviado: 25/out/09 11:38
Votar

ogaitnas
Opa, obrigado pela resposta.
Mas e quanto a disponibilidade de programas para Mac? É tão grande quanto para Windows? Ou todos funcionam em ambos?

Minow
Veterano
# Enviado: 25/out/09 17:14
Votar

No Windows vc tem alguns programas que não tem versão para mac, mas normalmente tem similares no mac.

Na verdade o Mac tem todos os programas que existem pra Windows e mais alguns (de peso, como o Logic e o Digital Performer).

O negócio é que pode ser mais difícil encontrar uma versão "alternativa" pra Mac.

Kroeff
Cara, o mais difícil de encontrar pra Mac são os instrumentos virtuais. Se você PODE pegar um Mac, dê uma olhada em tudo que vai precisar e procure no www.audiojunk.net ou em torrent pra ver se encontra. Duvido que alguma coisa que você possa não encontrar vá te fazer taaanta falta. No fim dos casos, a estabilidade e desempenho do Mac ganham de qualquer programa pirata que você não conseguiu achar.

ogaitnas
Veterano
# Enviado: 25/out/09 17:27
Votar

Minow

É por aí, bom post, as versões alternativas são mais escassas para Mac, mas de fato, tem progs que não existem e nos meus testes tudo que depende de hw, vai melhor no mac.

No windows dá mais trabalho manter o micro enxuto e pelo sistema de áudio do windows ser sei lá, pior, conseguir latências baixas dá mais trabalho, no mac, é só ligar e pronto, funciona.

Minow
Veterano
# Enviado: 25/out/09 17:29
Votar

ogaitnas
Qual programa que existe pra Windows e não existe pra Mac? De curiosidade mesmo, porque não sei de nenhum.

No windows dá mais trabalho manter o micro enxuto

Todo mundo fica dizendo que "basta ter um micro bem configurado que não dá problema".
Mas não tem jeito, além do Windows ir perdendo desempenho, às vezes ele dá uns bugs sem explicação. Parece mula quando empaca, e não tem jeito de resolver. Não aguento mais isso, tou sem gold no momento, mas assim que entrar uma grana vou seco num macbook pro.

ogaitnas
Veterano
# Enviado: 25/out/09 17:42
Votar

Minow

Sabe que depois que vc comentou eu fui pensar bem e de fato, só é mais difícil achar versões alternativas, os progs existem todos hehe

Eu uso meu compaqintosh e meu último uso dele com windows foi com o w7, que rodou bem, mas no mac a latência quase zero e o fato de não ter xilique aleatórios me mantém no osx hehe

teclado_mania
Membro Novato
# Enviado: 25/out/09 18:55
Votar

Eu comprei uma versão da apple do mac os leopard por 80R$ , quem diz que software da microsoft é esse preço? o profissional do windows 7 é 629R$.

Claro também estou trabalhando com o vista sp2 no pc e no notebook caso não encontre algum programa, mas o melhor mesmo é o mac.

Hansen
Veterano
# Enviado: 29/out/09 14:11
Votar

Olha, tenho mac há anos e um imac há um ano. realmente em questão de estabilidade não tem pra ninguém. Dá pau? claro, é um computador, uma máquina. a diferença é que são mais raras pois é um equipamento que tem harmonia entre hardware e software, por serem feitos pela mesma empresa.

O ruindows serve também, com performance semelhante quando tudo tá bem. O problema é que para um windos estar 100% vc precisará de pé de coelho e jamais brincar de salvar coisas no desktop por exemplo. Qualquer coisa que fuja do usual "office + internet explorer" faz com que ele passe a se enrolar, tal como um office boy cheio de trampo.

AndrewMcPherson
Membro
# Enviado: 5/nov/09 10:57
Votar

essa questão de manter micro enxuto é "subjetiva", como todos que trabalhamos com áudio sabemos que o PC ou MAC que vai ser a workstation de gravação, mixagem e masterização... essa máquina deve existir somente pra isso e nada mais, só que essa realidade é difícil de se conseguir para a maioria da população que não tem condições de ter 2 máquinas em casa, aí começa a dor de cabeça com o windows...

No windows, se vc instala o sistema operacional, anti-virus, anti-spyware, programas diversos, jogos e os aplicativos de áudio e deixar ela com internet, COM CERTEZA essa máquina vai apresentar problemas rapidamente...

Porém, se vc só instala o windows, deixa ela dedicada para áudio, SEM anti-virus, SEM programas de terceiros e SEM internet nela...somente liga ela para produção musical, essa máquina irá funcionar redondinha por muito tempo, desde que vc não fique tirando e instalando bagulhos inúteis nela.

teclado_mania
Membro Novato
# Enviado: 5/nov/09 13:13 · Editado por: teclado_mania
Votar

Certo, fora os programas de desfragmentação com o smart defrag e o ccleaner, mais um anti-virus do avira e os plugins de audio ,fora isso mais nada.

O problema é que eu uso notebook no dia-a-dia.

Envia sua resposta para este assunto:

Tablatura   

» Nome ou apelido:  » Senha 

Tópicos relacionados a Qual melhor sistema operaciona para homestudio?

96.069 usuários cadastrados. Anuncie aqui!
Online agora: 20 · Visitantes: 17 / Membros: 3
[ Rough, Brucy Bertholi, Motoboy From Hell-SDMF ]
Recorde: 445 18/mar/09 19:36
Visitantes: 412 Membros: 33

miniBB forum software © 2001-2009
Terra Índice Chat E-mail