Home · Resposta · Registre-se para poder enviar mensagens · Regras · Arquivo · Central de Ajuda ·

Fóruns Cifra Club / Gravação e Home Studio / Como manter a média em dBs no CD ?
www.audioware.com.br
Autor Mensagem
zélo cardoso
Membro
# Enviado: 7/nov/09 07:25

Amigos do FCC gostaria de saber se alguém pode me ajudar nessa dúvida:
Aprendi aqui no FCC, de que na pré-master, na última estância na cadeia de plugins insertamos um Limiter ( ou mais ), definindo o PICO MÁXIMO, mas gostaria de saber como fazer para conseguir a mesma MÉDIA no volume de uma música para outra, para evitar que uma música "pareça" estar mais alta do que outra.
Será que são os Compressores que fazem isso, ou não?Como manter essa média em todas as musicas em um mesmo CD?
Obrigado, Zélo Cardoso

teclado_mania
Membro Novato
# Enviado: 7/nov/09 12:42 · Editado por: teclado_mania
Votar

Cara os compressores fazem isso bem, e acho que esse processo se chama masterização final , o nivel deve ficar entre no maximo pico 82db , tentei mais que isso leva muito lixo até pra as caixas de som do pc.

zélo cardoso
Membro
# Enviado: 9/nov/09 09:22
Votar

82dB???!!!
Eu coloco no Limiter na última estância de plugins -0,3 dBs!!!
Não entendi sua dica, poderia me explicar?
Um abraço, Zélo Cardoso

AndrewMcPherson
Membro
# Enviado: 9/nov/09 09:35
Votar

Você faz isso na compressão na fase de mixagem, caso não saia muito boa a compressão, no processo de masterização é possível corrigir com um bom compressor multibanda.

Na verdade 85dB é o valor prático para se trabalhar com mixagem, você pega um decibelímetro e vai aumentando o volume da sua mixagem até chegar nesse valor que é um padrão internacional para mixagem, se a mixagem ficar boa nesse volume vai soar bem na maioria dos equipamentos.

e no limiter você pode dar um input gain nele pelo treshold para dar mais intensidade sonora tb, e sempre fazer a função social do limiter que é de não deixar clipar.

abs

trashit hc
Membro Novato
# Enviado: 9/nov/09 11:50 · Editado por: trashit hc
Votar

o sound forge não tem uma ferramenta chamada normalize, eu tenho uma video aula completa, o cara fala que o normalize serve pra normalizar o vocal em -10 db, pra música prota em - 16 db, e pra dá um peso em -6 db.

zélo cardoso
Membro
# Enviado: 9/nov/09 11:57
Votar

trashit hc
"o sound forge não tem uma ferramenta chamada normalize", o Sound Forge tem sim o Normalize!
abs, Zélo Cardoso

Minow
Veterano
# Enviado: 9/nov/09 12:04
Votar

trashit hc
Não adianta normalizar, porque as vezes existem picos muito mais altos que a média da massa sonora. É ela que você deve padronizar.

AndrewMcPherson
Membro
# Enviado: 9/nov/09 12:16
Votar

Minow,

concordo em gênero, número e grau...razão pela qual eu aconselhei o uso do compressor para ajudar a diminuir os picos muito altos e encorpá-los na massa bruta rs

abs

trashit hc
Membro Novato
# Enviado: 9/nov/09 12:20
Votar

Minow

AndrewMcPherson

eu não entendo muito do assunto!!
hehehe

teclado_mania
Membro Novato
# Enviado: 9/nov/09 13:05
Votar

AndrewMcPherson

Ele já explicou tudo.

HALzheimer
Membro Novato
# Enviado: 9/nov/09 13:36 · Editado por: HALzheimer
Votar

zélo cardoso
...mesma MÉDIA no volume de uma música para outra...

O nível de LOUDNESS, q pode ser medido por dB ou pelo nível médio de RMS, é q dá a sensação de volume... Determinado trecho musical pode ter picos + altos e, no entanto, ter o referido "volume" + baixo.

Gravações analógicas + antigas (e de excepcional qualidade), por exemplo, tem picos acima de zerodB e volume/loudness abaixo de -16dB, favorecendo a dinâmica do trecho musical.

No digital, tu vai encontrar pico zero à -0,5dB e vol/loudness de até -10/-12 dB , o q significa toneladas de compressão, "volume, pacas" e pouca dinâmica, chegando ao ponto de causar fadiga no ouvinte... a música não respira!

PS - Essa descrição da grav. digital é exemplificativa. Tu pode optar pelo bom senso e finalizar com -16/-14dB... questão de paladar... Qto aos picos, recomendo evitar os zerodB e ficar nos -0,3dB, dando um folguinha antes de converter prá mp3, por exemplo, pois na mudança de formato, pode clipar.

zélo cardoso
Membro
# Enviado: 9/nov/09 15:11 · Editado por: zélo cardoso
Votar

Amigos,postei essa dúvida em outros foruns sobre gravaçõs, mixagens, masterizações e no Audio List o Edu Silva que é o administrador me respondeu assim:

"Para quê? Estragar seu CD?
Imagine uma balada romântica com o mesmo nível de um rock pauleira. Não funciona. Os CDs comerciais não são assim (pelo menos os bons), por quê então quer fazer isso no seu?"

E um membro participante Emerson Prado disse isso:
"Olá!
Sim, o volume aparente da música está ligado ao nível médio, e não ao pico máximo. Se você limita todas igualmente, é natural que elas soem com volumes diferentes.
Mas o volume nem deve necessariamente ser o mesmo (eu achava que devia, mas o Edu me corrigiu aqui mesmo*). Em uma masterização decente, algumas músicas ficam mais altas ou mais baixas de acordo com a sensação que se quer que o ouvinte tenha. Leia as discussões e artigos sobre masterização aqui na Audiolist** e terá mais detalhes sobre isso.
No final, o que você vai fazer é escolher uma música que precise soar mais alta e atenuar as outras para atingir os volumes relativos desejados. Devido à diferença entre o pico e a média, talvez alguma música precise ser reforçada. Como isso é impossível (você já está no limite), terá de atenuar as outras, até que todas caibam dentro da faixa dinâmica disponível.
Agora, deixar tudo com o mesmo volume é uma normalização***. Será que é o que precisa?"

O que voces acham?
Zélo Cardoso

teclado_mania
Membro Novato
# Enviado: 9/nov/09 15:20
Votar

O que voces acham?
Zélo Cardoso

Cara se tiver distorcendo muito o que é sinal de muito pico tente abaixar direto na fonte deixando operar em 0db e com um compressor de 1db .

Conheço muitos cd's que não são aplicados tecnicas de compressão ou acham que o sinal estar baixo.

HALzheimer
Membro Novato
# Enviado: 9/nov/09 15:43
Votar

zélo cardoso
O que voces acham?

Se é recomedável preservar a dinâmica entre diferentes trechos de uma mesma faixa, por q não entre diferentes faixas? IMHO, as dicas são pertinentes.

zélo cardoso
Membro
# Enviado: 14/nov/09 07:46 · Editado por: zélo cardoso
Votar

Eu entendi que muitos procedimentos são feitos, inclusive na mix, para se chegar a uma média em dBs legal na pré-master,e que o uso de compressor tanto na mix, quanto na pre-master também fazem isso que eu quero que é manter uma média "meio que padronizada" para todas as músicas do CD (não precisa ser exatamente a mesma, porém determinar um certo padrão, mas de uma maneira prática como usar por exemplo um compressor Multibanda, tipo o LinMb da Waves numa pre-master?
Obrigado e desculpe minha insistência.

Envia sua resposta para este assunto:

Tablatura   

» Nome ou apelido:  » Senha 

Tópicos relacionados a Como manter a média em dBs no CD ?

96.005 usuários cadastrados. Anuncie aqui!

miniBB forum software © 2001-2009
Terra Índice Chat E-mail