Home · Resposta · Registre-se para poder enviar mensagens · Regras · Arquivo · Central de Ajuda ·

Fóruns Cifra Club / Contra-Baixo / Como regular o tensor
Autor Mensagem
Slapbass
Veterano
# Enviado: 23/ago/05 09:14

Tenhu um strinberg CLB24-A http://www.strinberg.com/foto_g/baixo/clb24a.jpg
e as cordas estão muito altas....como faço pra regular o tensor???? será q uma pessoa q nunca fez isso tem condições de fazer????? me ajudem se puderem...vlw !!!

marcioazzarini
Veterano
# Enviado: 23/ago/05 09:17 · Editado por: marcioazzarini
Votar

edit

marcioazzarini
Veterano
# Enviado: 23/ago/05 09:20 · Editado por: marcioazzarini
Votar

edit

marcioazzarini
Veterano
# Enviado: 23/ago/05 09:21
Votar

Etapa 2 - Tensor

Para regular um tensor, é importante conhecê-lo. Existem alguns tipos básicos, mas todos são instalados da mesma forma (dentro do braço).

1. Modelo curvo (padrão Fender)
Um barra de aço que possui uma curvatura no meio do braço. Quando se aperta o tensor, a tendência da barra é esticar (a curva tende a desaparecer) forçando o meio do braço para cima (escala) e deixando o conjunto reto.

2. Canaleta de alumínio (padrão Martin)
A barra de aço é reta e fica dentro de uma canaleta de alumínio. Quando o tensor é apertado, o aço comprime o alumínio, forçando a madeira para cima (escala) e endireitando possível curvatura.

3. Barras duplas (padrão Ibanez)
Duas barras paralelas, soldas em uma das pontas. Utiliza o mesmo sistema de trabalho do tensor de canaleta. Quanto o tensor é apertado, a barra inferior pressiona o barra cima, que por sua vez, empurra a madeira no meio do braço. Assim, o braço volta a ficar reto.
Existem ainda tensores de ação dupla, que corrigem problemas quando o braço está côncavo ou convexo.

Como ajustar o tensor

Ajustar o tensor é razoavelmente simples, mas muito cuidado é necessário, pois um deslize por estragar o instrumento.
Para medir a necessidade de um ajuste no tensor, afine o instrumento e prenda uma corda na primeira casa e na casa onde o braço encontra o corpo. A corda ficará reta. Avalie a altura entre a corda e o traste no meio do braço (entre o 8º e 12º traste, normalmente). Este espaço deve ser entre 0,3 e 0,5 mm. Se a corda está muito alta, o braço está côncavo, o que sugere a necessidade de se apertar o tensor, tornando-o reto novamente. O ideal é que a curvatura do braço seja muito pequeno. Um braço perfeitamente reto também implica em problemas de trastejamentos.
Para ajustar o tensor, basta utilizar a chave certa (alguns instrumentos já vêm com esssa ferramenta). É importante soltar um pouco o tensão das cordas neste momento, evitando que o tensor sofra com um esforço excessivo e desenecessário. Trabalhe sempre com ¼ de volta de cada vez, ou menos. E nunca force, se o tensor estiver muito duro. Neste caso, seu luthier precisará ser consultado.

Fonte: www.mpinstrumentos.com.br

marcioazzarini
Veterano
# Enviado: 23/ago/05 09:22
Votar

Como não tinha nada muito exclarecedor... hehehe

Acabei postando esse texto aí q achei legal.

Slapbass
Veterano
# Enviado: 23/ago/05 10:27
Votar

vlw pela resposta...

Slapbass
Veterano
# Enviado: 23/ago/05 10:37
Votar

alguem ae ja regulou o tensor???? ou so tem a teoria como eu???
(pelo menos agora a teoria eu tenhu graças ao MarcioAzzarini...heehe...vlw marcio....)

BaSs_17
Veterano
# Enviado: 23/ago/05 13:57
Votar

kra leva teu BASS prum Luthier de sua confiança ou que alguem jah lhe recomendo e pede pra ele fazer alguns ajustes nesse BASS

flw galera

FBassist
Veterano
# Enviado: 23/ago/05 14:04 · Editado por: FBassist
Votar

gg

marcioazzarini
Veterano
# Enviado: 23/ago/05 14:10
Votar

Slapbass

Como onde eu moro não tem luthier, eu aprendi fuçando mesmo... Além de fazer pequenas regulagens nos meus baixos, de vez em quando regulo os instrumentos dos meus alunos. Mas não sou nenhum expert.

Junão
Veterano
# Enviado: 23/set/05 16:31
Votar

Aí galera vocês que são experientes, me responde uma pergunta o que é luthier.

Junão
Veterano
# Enviado: 23/set/05 16:33
Votar

Como saber qual a altura correta de captador.

denismonteiro
Veterano
# Enviado: 23/set/05 17:40
Votar

afe... galera muito cuidado ao mexer no tensor...

e apropósito, se suas cordas estão altas vc tem q mecher na ponte e não no tensor... tensor é só para a curvatura do braço.

eu não mexo no tensor ne ferrando.... só ajustes e ponte e olhe lá... essas coisas eu deixo pra quem entende... não fico me arriscando.

moog
Veterano
# Enviado: 23/set/05 23:14
Votar

Como onde eu moro não tem luthier, eu aprendi fuçando mesmo... Além de fazer pequenas regulagens nos meus baixos (2)

denismonteiro
eu não mexo no tensor ne ferrando.... só ajustes e ponte e olhe lá... essas coisas eu deixo pra quem entende... não fico me arriscando.

naum é nenhum bicho de 7 cabeças tmb naum....

vai mto da pessoa tmb... tem gente q tem jeito pra mecher com as coisas... e tem gente q é meio desastrado....
huuhuhuhuhuh

mas concordo q antes de mecher no tensor, tente regular a altura dos "carrinhos" da ponte...

Slapbass
Veterano
# Enviado: 24/set/05 00:21
Votar

pow....tomei corajem...comprei a chave alen e regulei.....gostei do resultado...meu professor tb acho q ficou legal...regulei ate as 8ªs......vlw ae pessoal;....

felipepossidonio
Membro Novato
# Enviado: 8/ago/09 14:52
Votar

ai galera, eu tirei akela tampinha do headstock da minha epip lp std e percebi q o tensor esta um pouco para o lado. meu prof dise q ele ficou assim para assentar e é normal. é normal msm ou o braço ta ferrado?

felipepossidonio
Membro Novato
# Enviado: 8/ago/09 14:59
Votar

pessoal, vamos ajudar ae

Envia sua resposta para este assunto:

Tablatura   

» Nome ou apelido:  » Senha 

Tópicos relacionados a Como regular o tensor

96.004 usuários cadastrados. Anuncie aqui!
Online agora: 27 · Visitantes: 23 / Membros: 4
[ Crazy Batera, Super Hero, fill.zanchez, El Cabongo ]
Recorde: 445 18/mar/09 19:36
Visitantes: 412 Membros: 33

miniBB forum software © 2001-2009
Terra Índice Chat E-mail