| Autor |
Mensagem |
fred_d_rocker Veterano |
# Enviado: 1/fev/06 15:18
Bem, estou iniciando o meu estudo de contra-baixo utilizando o metronomo e estou tendo dúvidas de como achar o beat certo de cada música que eu treino. Se alguém puder ajudar, grato!
|
Rachmaninoff Veterano |
# Enviado: 1/fev/06 16:06 Votar
É bem simples, desde que você saiba como marcar o compasso.
Primeiro tente marcar o compasso da música sem o metrônomo. Você pode, por exemplo, dar um tapa na mesa pra cada tempo. Depois, ligue o metrônomo em 120 bpm (velocidade considerada média, pode ser qualquer outra) e aumente ou diminua até que ele entre em sincronia com seus tapas na mesa.
É meio difícil de explicar só com palavras... o ideal é mostrar ao vivo mesmo.
|
fred_d_rocker Veterano |
# Enviado: 1/fev/06 17:19 Votar
Rachmaninoff
certo cara eu vou tentar... dou um tapa p/ cada tempo.
Mas eu queria tbm saber se há um jeito de achar isso pelos instrumentos, tipo contar o número de batidas na caixa da bateria. Sei q me expressei mal mas se vc entender!
|
Rachmaninoff Veterano |
# Enviado: 1/fev/06 17:34 Votar
fred_d_rocker
Até tem como achar pelos instrumentos, mas aí vai de música pra música. Tem música que o bumbo da bateria bate certinho no tempo... tem outras que o bumbo tem tempos loucos (vide Portnoy).
Tenta "sentir" o andamento. É como eu falei, é complicado de descrever o processo com palavras... o ideal é que você VISSE alguém fazer.
|
jkbass Veterano |
# Enviado: 9/fev/06 16:03 Votar
até sem metronomo dá, mas se não consegue dividir o tempo fica complicado porque depende dele pra tudo. ao tocar é natural sentir o pulsar da música, o acompanhamento com palmas da plateia, enfim, qualquer um que tenha um pouquinho de sensibilidade musical consegue dividir a unidade de tempo, é claro que estou falando de coisas simples.
tentando por palavras:
ti ti ta tu ti ti ta tu ti ti ta tu
cantando isso com um intervalo de tempo proporcional entre si equivale cada monosílabo a um tempo, ora, acompanhe isso batendo com as mãos
e conte quantas batidas darás por minuto, se der 80 batidas, entao 80bpm, se 90, entao 90bpm e assim sucessivamente.
90bpm , isto é, noventa tempos tocados por minutos; em compassos simples onde se usa mais o 4/4 como formula de compasso, 90bpm significa que num intervalo de um minuto pulsamos 90 seminimas.
espero ter ajudado!!
|
Homaley Veterano |
# Enviado: 10/fev/06 12:09 Votar
fred_d_rocker
Sugestão:
1- Você pode usar o relógio. Fique de olho nos ponteiros; é lógico que o andamento do relógio é de 60 bpm. Tome-o como padrão
2- Se quiser ouvir; pode tirar o telefone do gancho. Você verá que o andamento não varia.
3- Note que o cursor do su micro também não varia. Tente usá-lo como referência.
4- Para calcular o número de bpm ( que é a sua pergunta inicial), marque no relógio; contando ostempos.
|
elvisinbrain Veterano |
# Enviado: 10/fev/06 22:20 Votar
a caixa forte sempre cai nos tempos 2 e 4, a nao ser q seja um funk doido quebrado ou um prog desgraçudo dos infernos
achando os tempos 2 e 4, fica mais facil depois para achar o 1 e o 3
isso num compasso normal, como 4/4, 6/8 e demais formulas com numeros pares em cima. compassos impares jah complicam um pouco se vc nao tiver boa percepçao
mas nao eh dicifl. basta pensar q os impares sao numeros pares q adicionamos 1. ou seja, um 5/4 nada mais é do que um 4/4 + 1 .
geralmente repete-se o bumbo, para, além de compensar a quebra, deixar a musica mais digestivel
"a saideira" da pitty e a introdução de "voices" do Dream theater, sao exemplos descarados de 5/4. dream theater e rush tem compassos impares aos montes
|
fred_d_rocker Veterano |
# Enviado: 13/fev/06 14:28 Votar
vlw atodos que tentaram ajudar. Mas acho que antes de tentar estudar com o metrônomo vou aprender a ler e escrever as minhas músicas em partituras. Farei isso pq estou achando q é o melhor caminho, apesar de não ser o mais fácil! Té +. FLW
|
Gunther Veterano |
# Enviado: 14/fev/06 00:48 · Editado por: Gunther Votar
Conte quantas batidas ocorrem em X segundos e divida o tempo pelas batidas; depois divida 60 pelo resultado obtido no primeiro passo.
30 batidas em 15 segundos____15/30=0,5
60/0,5=120
Pronto. 120 bpm.
Cronometrar X segundos de uma música para achar o andamento nada tem com ler partituras, vc nunca vai ler uma partitura se não aprender a usar um metrônomo.
Quando eu era moleque lavava uma semana para fazer um exercício do livro do Paul Hindemith, começava separando os tempos, as pausas, juntava tudo e ia pro metrônomo.
Com o tempo verá que a sua dúvida nem procede.
Se vc ainda não consegue sacar quando começa um compasso e quando ele termina... faça um curso no SENAI, faça Direito... qualquer coisa, mas não tente depender da música.
|