Home · Resposta · Registre-se para poder enviar mensagens · Regras · Arquivo · Central de Ajuda ·

Fóruns Cifra Club / Contra-Baixo / Contra-baixo sem corda
Autor Mensagem
Thiago Correia
Veterano
# Enviado: 4/ago/06 14:12

ae galera.. surgiu uma duvida.. se o contra-baixo ficar mt tempo sem corda isso poderia danificar-lo de algum modo??

valeu!

Frei Caneca
Veterano
# Enviado: 4/ago/06 16:15
Votar

Eu fiquei quase um mês tocando sem a corda sol e não aconteceu nada de errado no meu baixo.

WormKrash
Veterano
# Enviado: 4/ago/06 16:34
Votar

Thiago Correia

sim. o braço e o tensor foram projetados de forma que trabalhem como um contra-apoio para a tensão das cordas, como uma compensação pela pressão que exercem. no momento que tira as cordas esse equilibrio não existe mais e o braço pode envergar para trás por não haver mais tensão no outro sentido.
quando se fazer algum tipo de manutenção que é necessário tirar todas as cordas (como troca da ponte), ou que mesmo se troca todas as cordas juntas (eu sempre troco uma por uma justamente para não "estressar" o instrumento demais), ao devolver as cordas é normal que o baixo trasteje, e é bom deixá-lo em repouso até que a tensão se estabilize e o braço volte ao lugar.
Existem casos raros de instrumentos que se deve soltar as cordas após tocar, fora essa exceção (eu mesmo já tive um instrumento que o luthier me recomendou aliviar as cordas quando estivesse em repouso) pode comparar o efeito disso como o de um arco.
Luthiers podem te dar um explicação mais técnica e prática, mas não acho uma boa deixar o contrabaixo sem cordas por longo tempo, ou ainda mais ficar afinando e desafinando (ao menos nas exceçoes que comentei), provocando um efeito sanfona.

leomezz
Veterano
# Enviado: 4/ago/06 16:48
Votar

Frei Caneca

A tensão que a corda mais fina causa no braço é pequena. Se vc ficar um mês sem a corda Mi a coisa muda...

Thiago Correia
Veterano
# Enviado: 5/ago/06 10:02
Votar

valeu ae
Frei Caneca
WormKrash
leomezz

eu to com um baixo ja faz um bom tempo, escostado, sem nenhuma corda acredito q + de 1 mes q ele ta sem corda!

leomezz
Veterano
# Enviado: 7/ago/06 16:59
Votar

Thiago Correia

Putz!! Empenou, com certeza...

Gunther
Veterano
# Enviado: 8/ago/06 13:43
Votar

Pelo esforço que eu percebo ao girar a cabeça da tarracha eu diria que a corda G tem mais tensão que a E... é um palpite, mas é empírico, pelo menos por aqui.

Thiago Correia
Veterano
# Enviado: 8/ago/06 15:09
Votar

leomezz
rapaz.. coloquei as cordas nele hj.. e ta normal.. nao trasteja.. nada.. nem as cordas tao altas.. ta do jeito como sempre foi hauhaau

:P

WormKrash
Veterano
# Enviado: 8/ago/06 16:01
Votar

Gunther

tarracha dura não é necessariamente alta tensão, pode estar muito presa, por exemplo.

Blue Jazz
Veterano
# Enviado: 8/ago/06 16:36
Votar

Deu sorte...

WormKrash
Veterano
# Enviado: 8/ago/06 17:23
Votar

Blue Jazz

estar "normal" é conceito de cada um. eu sou extremamente chato com regulagem e se noto qualquer coisa diferente já vou catar as allens pra ver o que houve.

SoBass
Veterano
# Enviado: 9/ago/06 12:58
Votar

WormKrash
Valeu pelas dicas, num sabia de algumas coisas que você falo!!! vlw mesmo

WormKrash
Veterano
# Enviado: 9/ago/06 16:41
Votar

SoBass

às ordens :)

XaMBs
Veterano
# Enviado: 13/ago/06 17:28
Votar

deve ta impenado...
uma vez deixei o baixo por 20 minutos sem corda e qd botei as cordas d novo ja estava trastejando... tive q levar em um luthier =/

duduchaves
Veterano
# Enviado: 14/ago/06 09:58
Votar

Ai... impena legal!

Qualquer instrumento se ficar sem corda impena! Se vc for fazer manutenção, tira corda por corda. Deixa pelo menos uma no instrumento.

Vlw

Thiago Correia
Veterano
# Enviado: 14/ago/06 11:33
Votar

valeu galera! :D
vou jogar ele fora hAUHAUUA

to brincando! :D

theguitarbass
Veterano
# Enviado: 24/ago/06 13:48
Votar

Thiago Correia

ai thiago quer um exemplo ate meio inacreditavel pela marca do baixao

o ultimo campeao do desafio de contra baixo aki na minha cidade tinha um fender ... cara ele deixou o danado sem as cordas so por uma semana e ele ficou parecendo um "S"
hehe nao é mesmo aconselhavel nao ficar sem as cordas vlw um abraço

alex16bass@hotmail.com

Ozi A CANNA BASS
Veterano
# Enviado: 24/ago/06 14:31
Votar

perguntinha besta, mas relevante!

Qual teu baixo!?

abraços

c|:^D

nukebass
Veterano
# Enviado: 27/ago/06 14:50
Votar

Thiago Correia: "...se o contra-baixo ficar mt tempo sem corda isso poderia danificar-lo de algum modo??"

Se o contrabaixo ficar muito tempo sem corda, você é que pode ser prejudicado... ferrugem quando dá nas juntas é osso de tirar. Como já disseram:

"Abandone teu instrumento por uma semana e ele te abandonará por um mês!"

Heheheh... :-D

Envia sua resposta para este assunto:

Tablatura   

» Nome ou apelido:  » Senha 

Tópicos relacionados a Contra-baixo sem corda

96.069 usuários cadastrados. Anuncie aqui!

miniBB forum software © 2001-2009
Terra Índice Chat E-mail