Home · Resposta · Registre-se para poder enviar mensagens · Regras · Arquivo · Central de Ajuda ·

Fóruns Cifra Club / Contra-Baixo / Que afinação usar pra tocar System?
Autor Mensagem
Renan Gonçalves Flores
Veterano
# Enviado: 30/set/07 23:07

Opa! Salve

Nao sou baixista, sou guitarrista, mas tenho uma duvida:

Na guitarra eu uso a guitarra em D e desço a ultima corda um tom, ficando entao um C, pra poder pegar os power chord com mais velocidade.

Mas e o baixo? Cai todo pra C ou só a ultima corda?

conehc
Veterano
# Enviado: 30/set/07 23:10
Votar

Renan Gonçalves Flores
ah, fala com ele pra usar uma afinação bizarra: Drop D um tom abaixo (afina um tom abaixo e desce a quarta corda mais um tom) - detalhe, fale pra usar cordas no minimo 0.045 e regular o tensor pra essa afinação.

Ou entao compra um baixo de 5 cordas que é mais pratico

Nanilo
Membro
# Enviado: 30/set/07 23:25
Votar

Use a mesma afinação da guitarra.
O baixista do SOAD System usa assim.

ferrera_
Membro
# Enviado: 3/out/07 14:15
Votar

O Shavo, baixista do SoaD, usa freqüentemente Drop D, e peça para o baixista colocar cordas 0.45
flw!

Will Piasecki
Veterano
# Enviado: 3/out/07 14:36
Votar

conehc

Concordo, usa um 5 cordas de uma vez.

Ou faz como o baixista do oficina g3 que colocou um jogo de 5 cordas (sem a a G) no baixo dele (que eh de 4 cordas) e afinou em C#.

ferrera_
Membro
# Enviado: 3/out/07 17:11
Votar

eu fiz isso com o meu baixo, botei encordamento de 5, sem a G, mas deixei na afinação normal, soh que sem a G obviamente, ou seja, ficou B-E-A-D

Luis Bassman
Veterano
# Enviado: 5/out/07 17:16
Votar

kra,
em D ou em C mesmo,
em E fika muito iskizito.

Rafael do Baixo
Veterano
# Enviado: 5/out/07 17:27
Votar

Renan Gonçalves Flores

A afinação q o Shavo usa mais é:

F
C
G
C

Mas as vezes ele usa essa afinação meio tom acima:

F#
C#
G#
C#

Nanilo
Membro
# Enviado: 6/out/07 01:01
Votar

Essa meio tom acima é nos dois últimos cds.
Nos 3 primeiros ele usa a F - C - G - C.

Shakal
Veterano
# Enviado: 6/out/07 02:07
Votar

Haja braço pra puxar essas cordas hein! A tensão não fica grande demais?

Wacko_Rhailent
Veterano
# Enviado: 6/out/07 02:38
Votar

Cara, minha banda tocava isso... os primeiros cds são dropped C e os dois últimos são dropped C# pelo menos as músicas que eu tirei... nada de dropped D.
O baixo usa a msm afinação (dropped para o tom correspondente). Mas isso não faz muita diferença, system não tem acordes no baixo quase nunca (ou nunca)

Cerberus
Veterano
# Enviado: 6/out/07 12:04
Votar

Shakal

Não são puxados, o ideal é que se compre um jogo de cordas 0.50 (difícil de achar), para afinar um tom e meio abaixo e não ficar muito frouxo. Isso em baixos de 4 cordas.

Quem tem baixo de 5 cordas, a situação é pior porque não existe jogo de cordas 0.50 (que eu conheço). Se pegar um jogo normal de 0.40 e afinar um tom acima, a pressão fica grande sobre o braço.

Também não sei se é legal para o braço do baixo usa estas afinações dropped D, dropped C#. Cada corda é feita para causar uma determinada tensão no braço. Usando estas afinações, causa tensões diferentes no braço do instrumento

Shakal
Veterano
# Enviado: 6/out/07 13:45
Votar

To falando dos caras que falaram pra afinar em F#... Ou é o contrário, afinar em C# ?

Gui
Veterano
# Enviado: 6/out/07 22:02
Votar

Shakal
o contrario!!

Rafael do Baixo
Veterano
# Enviado: 6/out/07 22:56
Votar

Shakal

A corda q vai ficar afinada em F# é a corda G,ou seja,é só abaixar a G meio tom mesmo,já q essa afinação é dropada.

Shakal
Veterano
# Enviado: 7/out/07 15:10
Votar

Se E para D fica largadona, imagina pra C... vira uma corda de varal!

Cerberus
Veterano
# Enviado: 9/out/07 13:31
Votar

Shakal
Aí que entra o diferencial das cordas calibre 0.50...pena que é difícil de achar...

Mas pensando bem, no caso da afinação C vale mais a pena afinar 1/2 tom acima a corda B, acho que assim não tem galho. Mas eu não tenho certeza, só conversdando com um luthier. Já vi cordas 0.35, deve poder afinar 1/2 tom acima.

Shakal
Veterano
# Enviado: 9/out/07 23:05
Votar

A 0.035 é a G, a B quase não muda de espessura, se duvidar até aumenta a tensão.

Envia sua resposta para este assunto:

Tablatura   

» Nome ou apelido:  » Senha 

Tópicos relacionados a Que afinação usar pra tocar System?

96.145 usuários cadastrados. Anuncie aqui!

miniBB forum software © 2001-2009
Terra Índice Chat E-mail