Home · Resposta · Registre-se para poder enviar mensagens · Regras · Arquivo · Central de Ajuda ·

Fóruns Cifra Club / Contra-Baixo / O q que há com os tecladistas?
. 1 . 2 . >>
Autor Mensagem
Rdg Bass
Membro
# Enviado: 23/abr/08 18:23

Kras não sei se já aconteceu com vcs mas pq tecladistas acham que são superiores.

Por Exemplo:

Pq eles acham que o baixo é tudo igual e que não precisa comprar baixo caro pois tem o mesmo timbre de um barato?

Pq o baixo não precisa fazer outras notas e tem que ficar só na tonica?

Dark Fallen Angel
Membro
# Enviado: 23/abr/08 18:26
Votar

tecladista tem eh que entender de teclado...

crsilva
Veterano
# Enviado: 23/abr/08 18:27
Votar

Se vc toca com um tecladis ta desses nao quer dizer que os outros sejam assim........

allexcosta
Membro
# Enviado: 23/abr/08 18:41
Votar

Em geral tecladistas vem de classe media-alta e tiveram papai q desse o primeiro teclado. Teclado nao eh como baixo, percussao, q a gente comeca com um de 100 Reais. Alem disso, eles sao bastante requisitados, o q os faz se acharem mais importantes. E pra terminar, 90% deles olha pra gente com aquela cara de quem tah com 10000 Reais de equipamento no palco enquanto vc soh tem 1000. Quando eu comecei em Salvador era comum tecladista ganhar mais q todo mundo. Batera, guitarra e baixo ficavam na turma do meio, enquanto percussionista ganhava menos... Agora tudo mudou...

LucasLermen
Veterano
# Enviado: 23/abr/08 18:44
Votar

Cada caso é um caso, não dá pra generalizar os tecladistas apenas por uma experiência.

THE BASSMAN
Veterano
# Enviado: 23/abr/08 18:49
Votar

Concordo, com muitas opinioes acima,e tb acho o seguinte, sei lá se foi azar meu, mas os tecladistas q eu toquei, eram metidos a maestro, tocavam, muito quadrado, contando muito os tempos, era dificil vc improvisar, brincar, e se metiam em tudo, timbre de guitarra, do baixo, e na maioria das vezes falando bosta.
Eu acho dukaralho um tecladista na banda, o som fica muito bom, bem cheio, bacana mesmo, mas vão ser chatos assim la na casa do K****

denismonteiro
Veterano
# Enviado: 23/abr/08 18:54
Votar

o problema dos tecladistas é achar um que toca!
na banda que eu tinha demoramos praticamente 3 anos pra achar um tecladista descente....
enfim...
agora meu problema é baterista.... 3 meses procurando já.....
:(

Rdg Bass
Membro
# Enviado: 23/abr/08 20:03
Votar

E pra terminar, 90% deles olha pra gente com aquela cara de quem tah com 10000 Reais de equipamento no palco enquanto vc soh tem 1000

É bem por aí mesmo, o q eu estava falando.

crsilva

Já toquei com varios e eram todos assim, só escapava um que tava começando ainda.

E tem aqueles q quando vc vai improvisar umas coisas nas viradas e eles falam pra vc segurar uma Semibreve.

hyuuga_adam
Membro
# Enviado: 23/abr/08 20:16
Votar

gente.. nao pode generalizar...
apesar de que o alexcosta falou uma grande verdade, musicos desse tipo existem e existirão sempre, tocando teclado, baixo, bateria, guitarra, cantando, tocando bandolim ou pandeiro.. nao interessa... sempre tem um metido a besta pra estragar as coisas...

e se o cara realmente falou como vc disse:
Pq eles acham que o baixo é tudo igual e que não precisa comprar baixo caro pois tem o mesmo timbre de um barato?

sinceramente, eu sairia da banda... mais sairia por cima... jogaria na cara desse mané que uma banda nao eh feita de 1 ou 2 pessoas isoladas, e sim de uma equipe que deve estar altamente introsada (afinal, estamos mexendo com uma das melhores artes do mundo, uma que nao interessa se o cara é pobre ou rico, velho ou novo, estudado ou um abestalhado qualquer, todos gostam)... eh se for pra ficar de picuinha com um tecladista que nao sabe o valor de um bom musico, eu nao fico nao cara.... na boa...

dani_low
Veterano
# Enviado: 23/abr/08 20:23
Votar

Acho q isso n eh por q o cara toca teclado, cada pessoa tem sua personalidade. Tem guitarrista chato tb... so baixista q eh tudo de boa =D

e as vezes o cara eh chato, mas quando vcs se juntam o som fica massa, eh oq importa... hehe

Maurício_Expressão
Veterano
# Enviado: 23/abr/08 21:03
Votar

Vocalista é o mais chato. Depois vem tecladista, guitarrista e por fim baterista. O único gente boa é o baixista.
Quando o vocalista toca guitarra na banda, dai o tecladista é o mais chato. Mas o baixista continua sendo gente boa...
Hehehehe.

crsilva
Veterano
# Enviado: 23/abr/08 21:08
Votar

Concordo, com muitas opinioes acima,e tb acho o seguinte, sei lá se foi azar meu, mas os tecladistas q eu toquei, eram metidos a maestro

Bicho, se vc é o batera da banda, mas saca tudo de harmona e tudo mais e vc saca mais que os outros, sem duvida o maestro sera o batera... a lideranca e natural... nenhuma lideranca é imposta...

O problema de muito baixistas sabe qual é? Nao estudam... nao sacam de harmonia... aí o tecladista vira rei... eu toco com batera que nao sabe dar uma nota no violao... ele so vai poder opinar com relacao a ritmo....

fernando tecladista
Veterano
# Enviado: 23/abr/08 21:15 · Editado por: fernando tecladista
Votar

pode entrar tecladista na conversa?

gente coisa generalizada e absurda que eu li aqui

:)

muita coisa é só o ponto de vista de quem toca um determidado instrumento e meramente conhece o outro
é só ver as piadas sobre lampadas "quantos baixistas/ tecladistas/ guitarristas precisa pra tocar uma lâmpada, você morre de rir com a dos instrumentos dos outros e quando é o teu, se comenta: "não é bem assim"...

do que eu li aqui:
acham que o baixo é tudo igual e que não precisa comprar baixo caro pois tem o mesmo timbre
já perdi a conta de quanto baixista/guitarrista me perguntou
"porque você vem com 2 teclados um só não faz tudo?
sem contar quando você troca de instrumento pra um melhor e a primeira coisa que escuta
esse som de piano é igual ao do outro né?
e quando comento "esse piano foi sampleado nota por nota em quatro níveis" ou "o teclado novo que vou comprar é um analogico virtual"
a cara que vejo é a mesma que faço de quando alguém me fala "o guitarrista tem um ampli valvulado e a guitarra é artesanal"

Em geral tecladistas vem de classe media-alta e tiveram papai q desse o primeiro teclado
tanto quanto papais compram guitarra, baixo, bateria.... e de tecladistas de classe media-alta eu conheço tanto na mesma proporção que conheço outros músicos

a gente comeca com um de 100 Reais.
tecladinho pra começar é abaixo de 500 tem até de 150
eu comecei com um tecladinho casio de teclas pequenas, um similar hoje seria uns 150 e uma caixa multi-uso da ciclotron é muito mais barato de um set de baixo com o seu ampli, depois disso foi por conta propria

Alem disso, eles sao bastante requisitados, o q os faz se acharem mais importantes.
cara não é não, pra tudo que é barzinho que toca pop/rock aqui ou é só no violão mais uma percussão ou vai de power trio ou mais uma guitarra, pra teclado tá sobrando forró eletronico, sertanejo, axé.... salva algum ou outro restaurante que tem MPB
mas queira ou não nem palco pra colocar tecladista tem mais, os barzinhos tem um canto onde a bateria está lá e o resto fica pelas beiradas

Quando eu comecei em Salvador era comum tecladista ganhar mais q todo mundo. Batera, guitarra e baixo ficavam na turma do meio, enquanto percussionista ganhava menos... Agora tudo mudou...
geralmente quem ganha mais é quem organiza todo mundo de o nome que quiser maestro/ arranjador/ produtor/ bicão/ metido....
pode ser guitarrista, pandeiro, tecladista, cantor... vai ter que ter um na banda que bota ordem no pedaço, organiza o ensaio, nivela os egos e esse será odiado por metade da banda

no ultimo carnaval que toquei ganhou mais quem ficou mais no palco: bateria, teclado e baixo eram os três que ficaram todo tempo, pessoal do sopro foi só na marchinha, 1 percussão (no surdo) pra marchinha e pro axé foram outros, cantor revezava....
querer ganhar igual é coisa de comunista, por que um pode cantar/tocar 5 músicas e coçar o saco por mais meia hora no camarim e depois dar uns xavecos no salão enquanto tem uns lá em cima ralando o tempo todo que nem dá pra sair pra peidar

E pra terminar, 90% deles olha pra gente com aquela cara de quem tah com 10000 Reais de equipamento no palco enquanto vc soh tem 1000
é a mesma cara do guitarrista de ampli original de 1970 e bolinhas
se o tecladista tem um set de 5000 vai te olhar com cara de 5000
queira ou não quanto mais caro o teclado, mais caro é a manutenção, maior foi o tempo pra juntar a grana
e maior vai ser o cagaço com goteira no palco, briga no bar
se tem um alvoroço e e eu tenho um violãozinho de 100,00 eu largo lá e saio correndo, se estou com um violão de 10.000 minha reação é outra, saio correndo com o violão e é facil esquecer a mulher pra tras

tecladista tem eh que entender de teclado...
não, completamente errado isso, tem que saber dos outros também
e os outros também tem que saber dos outros
por isso que banda antigamente se chamava "conjunto musical"

esse pensamento de "fica no seu canto" é o maior "acaba banda" que existe

por incrivel que pareça já vi uma briga de banda onde o baterista chegou pra tocar com um tom na bateria
e o baixista perguntou "porque só trouxe um tom?"
e a resposta do baterista sem saber o que falar foi por que sim, nunca viu baterista usando um tom?
e o baixista: se é assim eu vou tocar só com duas cordas no baixo

--------------------------
pra resumir, acho que você teve a experiência com músicos errados, independente do que ele toca

conehc
Veterano
# Enviado: 23/abr/08 21:17
Votar

Kras não sei se já aconteceu com vcs mas pq tecladistas acham que são superiores.
não sao todos mas alguns tecladistas se acham que concentram as funções de produtor, arranjador, maestro, aí acha que é mais rico que o resto.

Acho que isso não tem muito a ver... isso acontece do mesmo jeito um baixista pode achar que um psr550 faz a mesma coisa de um triton extreme ou um guitarrista achar que não tem diferença entre uma michael ou uma tama superstar. Isso é ignorancia a respeito do instrumento do outro, só isso. Toco com um tecladista que gosta de saber dos instrumentos do resto da banda, percebe diferenças de timbres entre meus baixos e consegue até perceber uma diferença de tocabilidade.

Apesar de teclados serem fascinantes pela capacidade harmonica, melodica, versatilidade de timbres, sequenciadores, etc. nem tudo são flores pros tecladistas... coisas como peso das teclas, sensibilidade, timbres, capacidade de expansão, etc. Sem contar que teclados são produtos de alta tecnologia: sao facilmente ultrapassados e nem sempre podem receber upgrades. A não ser que o cara tenha um hammond b3, um arp, minimoog ou qualquer outro cássico ele vai ter que trocar de teclado mais dia menosdia.

Não dá pra fazer como em baixos que vc compra um com um corpo legal, manda um luthier dar um jeito no braço e troca as ferragens... Há ainda a possibilidade do teclado queimar, quebrar tecla, pifar lcd e o conserto é caro, muito caro mesmo.

kiki
Maior contribuidor
Prêmio FCC violão 2008
# Enviado: 23/abr/08 21:20
Votar

fernando tecladista
a cara que vejo é a mesma que faço de quando alguém me fala "o guitarrista tem um ampli valvulado"
haushaushuahsuahsuahsuhasuhaushuahsuahsuahsuahsuahsuahsuhaushaus

conehc
Veterano
# Enviado: 23/abr/08 21:26
Votar

fernando tecladista
a cara que vejo é a mesma que faço de quando alguém me fala "o guitarrista tem um ampli valvulado e a guitarra é artesanal"
hahah isso é em todo instrumento... Guitarrista e seus pedais e valvulados, baixistas com baixos diferentes com variaçao do numero de cordas, circuitos e stacks gigantescos que precisam de umas 3 pessoas pra carregar, tecladistas com as teclas, timbre e peso (kg) ideais, bateristas e as peles hidraulicas, porosas, baterias de maple, birt, ligas b12, b20, pratos martelados e por aí vai

crsilva
Veterano
# Enviado: 23/abr/08 21:29
Votar

fernando tecladista
Concordo com tudo que vc falou........

TG Aoshi
Veterano
# Enviado: 23/abr/08 21:38
Votar

Enquanto um enxergar o outro desse jeito, o mundo não vai pra frente...

allexcosta
Membro
# Enviado: 23/abr/08 22:01
Votar

fernando tecladista
Alem disso, eles sao bastante requisitados, o q os faz se acharem mais importantes.
cara não é não, pra tudo que é barzinho que toca pop/rock aqui ou é só no violão mais uma percussão ou vai de power trio ou mais uma guitarra, pra teclado tá sobrando forró eletronico, sertanejo, axé.... salva algum ou outro restaurante que tem MPB
mas queira ou não nem palco pra colocar tecladista tem mais, os barzinhos tem um canto onde a bateria está lá e o resto fica pelas beiradas

De onde eu venho isso nao eh verdade. Tecladista EH mais requisitado.

Quando eu comecei em Salvador era comum tecladista ganhar mais q todo mundo. Batera, guitarra e baixo ficavam na turma do meio, enquanto percussionista ganhava menos... Agora tudo mudou...
geralmente quem ganha mais é quem organiza todo mundo de o nome que quiser maestro/ arranjador/ produtor/ bicão/ metido....

Eu estava me referindo aos musicos q soh sao musicos, nao produtores/organizadores/empresarios.

no ultimo carnaval que toquei ganhou mais quem ficou mais no palco: bateria, teclado e baixo eram os três que ficaram todo tempo, pessoal do sopro foi só na marchinha, 1 percussão (no surdo) pra marchinha e pro axé foram outros, cantor revezava....
querer ganhar igual é coisa de comunista, por que um pode cantar/tocar 5 músicas e coçar o saco por mais meia hora no camarim e depois dar uns xavecos no salão enquanto tem uns lá em cima ralando o tempo todo que nem dá pra sair pra peidar

Quando eu comecei a tocar em Trio Eletrico os percussionistas da epoca tocavam um nivel abaixo do resto da banda (numa armacao de metal no meio do caminhao), tocavam de 8 a 10 horas sem parar (todas as musicas tinham o mesmo ritmo), recebiam agua e cerveja na cabeca o circuito inteiro e ganhavam 1/4 do q o resto da banda ganhava. E ainda tinham q escutar os outros dizerem q percussionista nao eh musico, e sim, ritmista.

Nao se pode medir o valor do artista pelo numero de horas q ele fica em cena. O cantor nao leva quase nada pro palco e as vezes nao participa de todas as musicas, mas quem queria estar na pele dele? Segurar o publico, sorrir o tempo todo, preocupacao de falar as coisas certas na hora certa, as interminaveis horas de vocalize em casa. Cada um sabe onde doi seu calo. Nao acho dividir por igual coisa de comunista. Cada funcao numa banda tem seus pros e contras. Um dos contras de ser tecladista eh manutencao cara, mas o batera tem mais coisa pra desmontar, percussionista faz mais calo na mao e baixista paga uma fortuna por cordas... E aih?

JohnPaul
Veterano
# Enviado: 23/abr/08 22:19 · Editado por: JohnPaul
Votar

Dizer que não existe baixista folgado/convecido é uma bela mentira....

Em todos os instrumentos vemos de tudo.

Já vi guitarrista falando que baixo é inútil, vocalista, baterista(!)......

E muito baixista falando m**** também

Fredilson
Membro
# Enviado: 23/abr/08 22:37
Votar

Dizer que não existe baixista folgado/convecido é uma bela mentira.... (2)

já cansei de ver, principalmente qnd os caras tocam metal... o baxista largar um monte de tapping feio (que eu digo q é feio mas q nem sei fazer) na maior vontade de se exibir... ai fica lá pensando "eles pagam pau pra mim"... tudo bem que acho que isso acontece c qualquer musico de metal... IUOEIEOUIouiEOIUEHui ;x

ClaudioBass
Membro
# Enviado: 23/abr/08 22:43
Votar

Eu acho os Pianistas bem mais humildes do que os tecladistas. Prefiro muito mais tocar com Pianistas :-)

[ ]s
www.gravidadevertical.zip.net

jkdias
Veterano
# Enviado: 23/abr/08 23:04
Votar

Rdg Bass

cara eu dei sorte entao pq o tecladista q eu toco sabe diferencar os timbres dos meus baixos e até opina sobre qual ele prefere.

Gui
Veterano
# Enviado: 23/abr/08 23:15
Votar

todo tecladista que toquei era assim..mas tem tempo que não toco com um..

sobre timbres normalmente eu mandava ele cuidar do dele que eu cuidava do meu..ou mandava ele levar um piano acustico!=D

eltonbass
Veterano
# Enviado: 23/abr/08 23:48
Votar

tecladista quando nasce com espirito guitarrista é fogo.

has4
Veterano
# Enviado: 24/abr/08 00:03
Votar

é mermo Rdg Bass, é isso aí, tecladista é tudo viado.... e baixista tb!!!
.
.
.
.
.
.
.
.

FUI e não volto nunca mais! kkkkkkkkk
(brincadeirinha, gente! Só pra descontrair!)

fernando tecladista
Veterano
# Enviado: 24/abr/08 00:05 · Editado por: fernando tecladista
Votar

allexcosta
Eu estava me referindo aos musicos q soh sao musicos, nao produtores/organizadores/empresarios.

comentei mas no sentido de banda sem estrutura onde tem mais funções pra dividir além de tocar: um marca show outro tem um p.a.zinho que todo mundo pluga seu mic nele, outro faz a parte de internet: pagina, orkut, youtube então fica tudo "zero a zero"
mas se alguem faz algo mais tem que ganhar por isso
na minha quem marca show tem 10% então no caso o cantor, acaba o show e já vai lá fazer uma média com o dono do bar, nisso arranca uma nova data com ele, enquanto isso o resto da banda até desmonta o set (de guitarra) do cara e ninguem fica triste

mas se a banda tem roadie, tem estrutura, tem produtor, funciona como uma empresa e você vai lá e só toca concordo que se tem que ganhar igual
mas queira ou não é capitalismo, oferta e procura, se pra segurar um tipo de músico (independente de qual instrumento) é mais caro porque ele pode ter opções melhores, ou porque tem mais bagagem..... é assim que o mercado funciona hoje

por aqui toco em casamento, os cantores liricos e o pessoal do violino ganham mais, violoncelo em casamento é mais caro ainda, já vi noiva que pediu timpanos e esse cobrou 4X mais que um violino, tecladista e percussão são os ultimos na escala de pagamento e eu não estou nem ai com isso, reconheço a responsa dos outros

mas é igual jogador de futebol, todos vão lá jogam e voltam pra casa o que seria do ataque sem a defesa mas o ataque ganha muito mais, o meio de campo nem se escuta comentar, mas pra ter um atacante que valorize seu time (nem que ele seja só estrela) paga-se a mais por isso, se ele ganha mais e não agrega nada, passa ele pro adversario

Nao se pode medir o valor do artista pelo numero de horas q ele fica em cena.
não pode ser o unico fator, mas também conta
no carnaval que fiz eu e o baterista chegavamos as 21:00 montavamos algumas coisas, equalizavamos a bateria e percussão os outros chegavam depois o cantor que abria o baile com as marchinhas chegava 22:30, cantava das 23:00 até a 1:00 e ia pra casa, já que depois rolava só axé, samba (outros cantores/ cantoras com outro timbre de voz). até 4:30
até desligar tirar algumas coisas eu o baterista saiamos do salão as 5:30
mesmo o primeiro cantor das marchinhas com todo o seu sorriso, carisma, voz aquecida e com a cara a bater na frente da banda animando o publico... não deu pra ficar por igual
o cara que pagou comentou que não tinha como se pagar igual nesse caso
não dava pra ficar no "joinha" (Y) as 5 horas a mais que eu e o baterista ficavamos lá, como também o cachê desse vocalista não foi apenas 1/3 do meu já que não se contou somente as horas que ele cantou e considerou toda a responsa dele

allexcosta
Membro
# Enviado: 24/abr/08 01:21 · Editado por: allexcosta
Votar

fernando tecladista

Nesse caso de acumular funcoes eh muito logico q o valor deve ser diferenciado.

já vi noiva que pediu timpanos e esse cobrou 4X mais que um violino, tecladista e percussão são os ultimos na escala de pagamento

Timpano nao eh percussao?

Rdg Bass
Membro
# Enviado: 24/abr/08 01:56
Votar

Teve uma vez que um baixista conhecido meu foi fazer um show com uma banda e quando timbrava seu baixo carregado de medios veio o tecladista e foi colocando a mão no ampli aumentando o grave, aí ele tirou o baixo do ombro e foi entregando o mesmo falando toca ai kra.

Ve se pode isso.

fernando tecladista
Veterano
# Enviado: 24/abr/08 02:09
Votar

allexcosta
Timpano nao eh percussao?
sim, por classificação piano também é
mas timpano sai do kit basico que se usa por aqui: carrilhão, caixa, prato e um tom/surdo/tambor (algo assim)

. 1 . 2 . >>
Envia sua resposta para este assunto:

Tablatura   

» Nome ou apelido:  » Senha 

96.069 usuários cadastrados. Anuncie aqui!

miniBB forum software © 2001-2009
Terra Índice Chat E-mail