| Autor |
Mensagem |
Kllaw Membro |
# Enviado: 24/abr/08 06:54 Votar
simples, qdo um tecladista vier com esse papo mole pra cima de você, vc fala que se ele fosse bom smmo ele tocava piano =P
ainda bem que os tecladistas que eu conheço são gente boa.... mas eu acho que sempre tme um chato etocando qualquer instrumento, mas sempre tem pessoas legais tbm... acontece.
|
ClaudioBass Membro |
# Enviado: 24/abr/08 07:20 Votar
fernando tecladista por classificação piano também é
Piano é classificado como instrumento de percussão? Essa eu não sabia... não lembro de ter visto essa classificação pra piano em lugar algum... mas como o amigo é da área... Existe alguma fonte oficial que mostre a classificação dos instrumentos onde apareça Piano como instrumento de percussão?
[ ]s www.gravidadevertical.zip.net
|
Rafael do Baixo Veterano |
# Enviado: 24/abr/08 07:54 Votar
Eu já toquei com uns tecladistas muito gente boa,os caras trabalhavam com humildade e em favor da banda,fosse um que usava um PSR 550 ou outro que usava um Korg Oasys,aceitavam e davam opiniões sobre timbres,quais notas casariam bem com tal trecho da música etc,conheciam bem sobre outros instrumentos,jogavam em favor do time,nunca tive problemas com o ego de ninguém.
Só uma vez que eu toquei em uma banda que em um show o tecladista foi um dos chefões (ou era um grande representante não me lembro agora) da Roland aqui no Brasil e o cara era um merda,chegou com 3 teclados TOP de linha e 1 notebook foda,olhou pro meu baixo (um Cort Curbow 5 na época) e começou a me pixar e esnobar,falando que eu não sabia tocar por que eu usava um baixo horrível,que não iria gastar as teclas dos caros teclados dele pra dividir palco com um baixista sem um baixo fodão na mão,que se fosse assim ele usaria um tecladinho de merda como o Juno D (palavras dele),o cara falou tanta merda que eu quase quebro meu baixo na cara dele,mas eu decidi humilhar ele tocando mesmo,e foi o que aconteceu,combinei com o guitarra que nós tocaríamos uma música no show e ela seria um duelo de ataque e resposta,fiz da vida do cara um inferno nos solos,no final do show todo mundo veio falar bem do meu timbre e solos,e o tecladista ficou com cara de bunda num canto aturando piadinhas maldosas do povo,tendo que ouvir que de nada adianta ter um equipamento de 70 mil reais em mãos se não sabe solar e tirar bons timbres dele.
|
Fredilson Membro |
# Enviado: 24/abr/08 08:26 Votar
Rafael do Baixo quase um filme! hahaha! xP Mas foi uma bela lição pro cara heim? ;]
mas as coisas são assim msm... e n é só com tecladista cara... aqui no forum de baixo msm é facil achar gente falando "não compra esse baixo, ele não presta" mas e se o cara tocar e for o som dele?? eu acho q os músicos tem que ser julgados pela sua habilidade e não pelo equipamento..
|
eomer Membro |
# Enviado: 24/abr/08 08:37 Votar
bah nem acho que seja bem assim o tecladista da m,inha banda é um excelente exemplo de humildade mas minha banda parece um caso a parte em algumas coisas a galera opina sobre o som dos outros integrantes, um procura equipamento pro outro eu mesmo fui testar o amplificador de guitarra do G. base da minha banda. o cara testou, achou legal, mas enquanto não passou pelo meu crivo, e pelocrivo do G.solo, o base não comprou.
agora ta sendo a vez do tecladista. que ta tirando o teclado da mesa de som pra ligar num ampli de baixo ´pra dar mais peso..... o cara fica a semana inteira com meu ampli pra poder ver se realmente agrada e tal..... por sinal, o tecladista da minha banda é quem me defende varias vezes nas minhas trocas de baixos durante os ensaios
|
dani_low Veterano |
# Enviado: 24/abr/08 08:51 Votar
essa coisa do cara ficar enchendo o saco dos outros musicos eh coisa de inexperiente.Espera o cara tocar antes, se ele tocar benzao vc ja saca q ele n vai encher ninguem, se for uma merda, se prepare...
|
hyuuga_adam Membro |
# Enviado: 24/abr/08 09:43 Votar
pow, falaro muita coisa inteligente ai...
fernando tecladista cara, eu sempre pensei que piano era instrumento de corda/tecla... mas pra falar a verdade, eu soh vi 1 vez um piano na minha frente ^^...
Rafael do Baixo iuahiuahaiuh.... queria ter visto isso
bem, tem que por na balança direitim... o tecladista pode ser chato que for dar pitaco em tudo... mas pensa: faz sentido oq ele fala? ele tem razao? tem que ver isso povo... quando vc da a sorte de pegar uma banda que vc fala: "faz A" e o cara faz A e B ai sim eh legal.... mas quando o cara pega pra ser chato eh foda...
tem um guitarrista da minha banda que TODOS da banda ja cansaram de falar "para de fazer bend" e ele nao para... ai fica dificil... passa raiva... mais tem que relevar, pq ele eh um bom guitarrista....
nunca toquei com um tecladista pra poder falar como eles sao... mas pelo que vejo, muitos tecladistas se acham meio estrela pq o teclado geralmente tem 1 bilhao de efeitos diferentes e eh muito facil vc fazer umas parada diferente no teclado (maioria das vezes)...
e eu nao concordo, totalmente, dessa ideia de que o cara tem que saber tocar tudo pra falar... tipo... eu nao sei tocar bateria.. mas se o baterista faz um ritmo que nao ta legal na musica, eu vou falar... se o guitarrista faz um solo que praticamente nao encaixa na musica.. eu vou falar... se o vocalista ta desafinando em uma parte, tem que falar (mudar o tom, sei la)... a mesma coisa com tecladistas...
nao eh coisa da instrumento.. eh coisa do musico...
|
allexcosta Membro |
# Enviado: 24/abr/08 10:26 Votar
dani_low Espera o cara tocar antes, se ele tocar benzao vc ja saca q ele n vai encher ninguem, se for uma merda, se prepare...
Por que eh assim neh? Toquei um bom tempo com o Radames, tecladista da Ivete. O maximo q ele fala eh "oi" e "tchau".
|
WeslleyGuilber Veterano |
# Enviado: 24/abr/08 11:59 Votar
Teve uma treta com um tecladista de uma banda que toquei,,,o kra era arrogante que só, mas paciencia..
Certa vez fomos tocar num evente grande, muita gente...no final da apresentação, os camaradas que estavam nos ajudando a desmontar os equipos nao ajudou o tecladista, pq ele tinha 2 teclados num stay e ficoram com medo de derrubar, sei lá... o tecladista com a maior arrogancia gritou pra um dos kra pegar os teclados dele e guardar no case pq ele iria pra frente da festa e azarar a mulherada..
rapaz...esse kra que ele gritou, falou "Sim, pois não"...pegou um dos teclados desceu o palco foi pro meio da rua e colocou o teclado lá....hahahahaa...é gritou "OLHA O ONIBUS!!!" ....KKKKKo tecladista saiu a milhao..kkk....pegou o teclado e começou a bater boca com o kra....
foi hilário...
|
TugaBass Membro |
# Enviado: 24/abr/08 14:55 · Editado por: TugaBass Votar
Teclista que se preze, seja bom ou mau, não abusa dos graves na mão esquerda e discute os arranjos com o baixista nas notas graves que podem e devem dar os dois para não chocarem em dissonâncias... É simples!
Sempre que toco com algum teclista que não conheça, a primeira coisa que faço é pedir-lhe para tocar o tema ou os temas sozinho para depois começarmos os arranjos nos graves!
Quanto a considerarem que os baixos são todos iguais, isso compete ao baixista saber a diferença... os outros músicos, se não tiverem sensibilidade para perceber as diferenças, só têm que entender o que diz o baixista em relação ao seu instrumento... caso contrário, nem vale a pena perder tempo a enunciar as diferenças entre os vários timbres e baixos. São surdos!!!
Abraço.
|
NESCAU Veterano |
# Enviado: 24/abr/08 19:13 Votar
Nao creio que isso aconteça com todos os tecladistas, toco com dois tecladistas e ambos, dao muito valor aos instrumentos e timbres alheios, tanto é que um deles, sempre vem me perguntar sobre timbres de baixos já que trabalha muito com sequencias e trilhas. Acredito que assim como existem tecladistas que acham que baixo é tudo igual, existem guitarristas, saxofonistas, violinistas, tocadores de triangulo (seriam triangulistas?), Enfim, o que quero dizer é que em todas as áreas sempre existe um espirito de porco (nada contra o bichinho, tadinho dele, a carne até que é boa quando bem assada). :)
|
makumbator Prêmio FCC 2007
 |
# Enviado: 24/abr/08 19:27 Votar
ClaudioBass Piano é classificado como instrumento de percussão? Essa eu não sabia... não lembro de ter visto essa classificação pra piano em lugar algum... mas como o amigo é da área...
Claudio, tenho vários livros que citam o piano como percussão, desde livros de orquestração/instrumentação até dicionários musicais(nos meus livros a maioria o classifica como percussão, e apenas uma minoria não o faz). Mas é claro que isso não chega a ser muito relevante no fim das contas, mas não é incorreto classificar o instrumento como percussão, pois levando-se em conta como o som é produzido, temos que admitir que dentro dessa ótica é bastante coerente.
|
fernando tecladista Veterano |
# Enviado: 24/abr/08 19:49 Votar
ClaudioBass hyuuga_adam Piano é classificado como instrumento de percussão? sim, mas ainda tem muito bate boca sobre isso, muita gente não aceita essa classificação, mas os livros dos entendidos de teoria o colocam nessa no google pra encontrar algo é um porre porque com a palavra piano aparece de tudo que se pensar sobre venda, afinação aula, mas site com definição tem pouco, mas achei estes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Piano http://www.scoretrack.net/cinemusica/cine_musica_abr2006.html http://www.alfenas.mg.gov.br/edu/conserv_curso_piano.htm
é diferente pra colocar como instrumento de corda já que em corda ele é pinçada (palheta, unha) ou friccionada (arco) no piano é percutida, da mesma forma que se percute a lâmina de um vibrafone (que é classificado com percussão)
Kllaw do um tecladista vier com esse papo mole pra cima de você, vc fala que se ele fosse bom smmo ele tocava piano =P eu mandava esse tecladista a merda é o mesmo de eu falar pra um baixista com conversa mole que ele fosse bom mesmo ele tocava baixo acustico :)
hyuuga_adam vejo, muitos tecladistas se acham meio estrela pq o teclado geralmente tem 1 bilhao de efeitos diferentes tem tecladista que sofre disso mesmo, mas é inesperiência, a vontade é de colocar tudo o que o teclado tem na mesma música o cara não para pra pensar: essa banda só usava um hammond, essa outra o cara tem só um piano e um moog, mas nessa outra o tecladista tem 10 teclados e trocentas paradas eletronicas e saber diferenciar o que tem que usar em uma ou outra já tive problema parecido em banda quando um guitarrista comprou uma pedaleira multi-efeito top de linha e também que não parava pra ouvir: que tal guitarrista tocava com a guitarra limpa, que o outro nunca usou slide, que Two Hands não existia antigamente
|
Edão Veterano |
# Enviado: 24/abr/08 20:58 Votar
TugaBass É interessante isso que você falou, num workshop que o Artur Maia veio fazer na minha cidade, ele fez uma Gig com os músicos daquí. O pianista/tecladista ( o cara é bamba, mas é estrela) começou a preencher os baixos da música, de repente no meio da música o Artur Maia falou pra ele assim: RESPEITA O BAIXO!!! E toda vez que ele queria preencher o arranjo nos graves, o Artur dizia: RESPEITA O BAIXO!!! É isso. É questão de arranjo. No demais casos, imagino que a chatice dos tecladistas deva ser apenas bossalidade pura ... hehehehe.
|
Kllaw Membro |
# Enviado: 25/abr/08 06:46 Votar
Fernado, mas é exatamente a ideia, falar algo sem sentido, mas pra ver se o cara fecha o bico.
relendo agora não teve mto sentido.. mas sei lá, acho que séria no minimo meio engraçado xD
|
ClaudioBass Membro |
# Enviado: 25/abr/08 08:11 Votar
makumbator fernando tecladista
É, pelo ponto de vista da Wiki "...um instrumento musical de corda percutida...", faz sentido classificar como instrumento de percussão, são "martelos batentes ativados por uma tecla". Vivendo e aprendendo. Valeu!
[ ]s www.gravidadevertical.zip.net
|
hyuuga_adam Membro |
# Enviado: 25/abr/08 10:52 · Editado por: hyuuga_adam Votar
Instrumentos de teclas[Esconder]
Cordofones: Clavicórdio • Cravo • Espineta • Piano • Virginal
wikipédia (mesmo artigo que o fernando postou)..
eu ja nao entendo mais nada
e também aki:
Instrumentos de cordas
Cordas percutidas: Berimbau • Clavicórdio • Saltério • Piano
enfim, nao foi soh com o piano... virginal tb.. e outros tb como gaita ...
entao: no dia 25/04/2008, fica decretado o seguinte:
§ 1: Piano é um instrumento de tripla classificação: Cordas, teclas e percussão
§ 2: Revogam-se as disposições em contrário.
iuoahsiuahsiuahsiuah...
|
vefer Membro |
# Enviado: 25/abr/08 21:04 Votar
Galera, vcs querem saber de uma coisa? Esse tópico tá chato e não leva ninguém a lugar nenhum! Músico é o cara que faz música, agora gente chata tem em todo o lugar, independente de ser baixista, sanfoneiro ou pandeirista. Música é música, pô.
|
dani_low Veterano |
# Enviado: 25/abr/08 21:44 Votar
independente de ser baixista, sanfoneiro ou pandeirista. Música é música, pô. tirando cavaquinho, eu concordo auehuaehae
|
ZeeG Veterano |
# Enviado: 25/abr/08 21:53 Votar
Se vc sabe divisão musical, teoria de harmonia, etc, e ve um monte de fanfarrao tocando fora do tempo, tocando td com dinamica errada, por exemplo baterista tocando chimbal em colcheia td forte aonde tem q ir acentuando, tocando forte e fraco, q nao sabe tocar com click de metronomo, q quer tacar mta nota aonde tem q ser simples, q se vc falar "Essa musica eh facil, 8 compassos de intro, 16 de verso, 16 de refrao" e o pessoal ainda erra, vc nao vai chegar crescendo pra cima dos nego? =P
ps- eu nao sou tecladista.
|
Gui Veterano |
# Enviado: 25/abr/08 23:14 Votar
dani_low pow cara..eu toco cavaco também..num fala isso!!!
o cavaco também é companheiro das 4 cordas!
|
allexcosta Membro |
# Enviado: 26/abr/08 01:38 Votar
dani_low tirando cavaquinho, eu concordo
O, brother... Faz isso nao... Quando foi a ultima vez q c escutou Paulinho da Viola, hein?
|
dani_low Veterano |
# Enviado: 26/abr/08 08:56 Votar
Gui allexcosta =D
|
TugaBass Membro |
# Enviado: 28/abr/08 12:50 Votar
Edão É verdade! E isto é uma situação que passa ao lado de muitos músicos (não necessáriamente baixistas) e que complica muito o trabalho de uma banda! Essa cena do "RESPEITA O BAIXO" é muito comum! Eu, pelas experiências que tenho acredito que eles nem fazem por mal... é mais forte que eles... estão tão habituados a fazer tudo sozinhos que nem conseguem esquecer um pouco a mão esquerda! Tive uma vez um teclista que por graça disse-lhe para pôr a mão esquerda no bolso e não a tirar nunca até a musica acabar. Quando acabou ele riu e disse-me que tinha sido o melhor arranjo que alguém tinha feito naquele tema para ele tocar!!! Eheheheheheheh! e SE ELE TOCA BEM!!!
Abraço.
|
liliane.coimbra Membro |
# Enviado: 29/abr/08 15:08 Votar
Tb sou tecladista... rsrs
Mas sou loca pelo som do baixo, amo solos de baixo e mais ainda, considero o baixo um instrumento de suma importância na banda.
Um dia eu ainda aprenderei a tocar baixo.
O problema nao é com o instrumento... o problema sempre está com o instrumentista, seja ele tecladista, baixista, baterista ou guitarrista. Todos eles tem seus esteriótipos: Tecladista intelectual sabixão, Guitarrista roqueiro relaxado, Baterista tb roqueiro e muito barulhento, Baixista metido a solista e incontido, vocalista estrela metida a besta...
O que todos nós precisamos ter em mente é o seguinte: uma banda é UMA banda e nao um monte de instrumentistas amontoados... Quando a banda tiver essa noção de unidade (isso é muuuuito dificil) metade dos seus problemas, se não mais que isso, ja terão sido resolvidos.
|
vefer Membro |
# Enviado: 29/abr/08 21:53 Votar
liliane.coimbra O problema nao é com o instrumento... o problema sempre está com o instrumentista, seja ele tecladista, baixista, baterista ou guitarrista. Concordo, e se o cara for bom mesmo, não vai estar nem aí para p. nenhuma e vai ficar curtindo a música, vai se encantar com a música dos outros instrumentistas, vai comungar este momento, de êxtase, voltar pra casa, fazer amor com a companheira e dormir tranquilo, enquanto os outros que ainda não estão no mesmo patamar de evolução dele, vão ficar incomodados com o próprio ego. Viva a música!
|
Rhodes Membro |
# Enviado: 30/abr/08 08:51 · Editado por: Rhodes Votar
Tem espaço pra outro tecladista aqui?
Passei muito tempo sem usar o fórum, só vi esse tópico agora. Mas vamos lá:
Acho que esse negócio de briguinha besta entre instrumentistas é desnecessário. Todos os instrumentos são necessários e igualmente importantes, um não substitui o outro. Por mais que você sampleie timbres e sequencie os instrumentos em um notebook, por exemplo, não se compara com a "vibe" de tocar ao vivo com todos os instrumentos de verdade, podendo improvisar na hora etc.
Esse negócio de que tecladista é de classe média-alta também não é verdade, pois geralmente os melhores instrumentos vão sendo comprados pelo próprio músico a medida que ele vai se desenvolvendo no instrumento e querendo coisas melhores. Seja um teclado, baixo, bateria, etc... (meu primeiro teclado custou R$90,00 foi um PSR-6 hehehe)
Quando a conhecer sobre os outros instrumentos. Eu venho de uma família que tem muitos músicos, quando eu e meus primos começamos a tocar cada um se interessou por um instrumento diferente, mas como é tudo família um via o aprendizado do outro e acabava conhecendo como o outro pensava: no que se refere à forma de tocar e no que se refere à timbragem do instrumento.
Tecladista pensa como tecladista, baixista pensa como baixista, ....... Mas existe um mínimo que se deve conhecer sobre os outros os instrumentos para ser um bom instrumentista (mais uma vez: timbres e forma de tocar).
Por exemplo: eu delirei mês passado quando um primo meu (que é guitarrista) comprou uma GT-8: muito massa o som! Ligada com uma semi-acústica que ele tem então!
Quando meu irmão vendeu o violãozinho dele e comprou um Folk eu dei graças a Deus!
Outro primo meu que é baixista me chamou pra ir com ele no luthier pra gente dar uma olhada em uns capatadores Bartolini que tinham chegado. Ele agora está usando baixos hand-made.
E na hora de tocar também é assim: um tem que escutar o que o outro está tocando, senão deixa de ser um grupo e vira um monte de solistas tocando juntos. Principalmente em instrumentos que tem a possibilidade de tocar a mesma tessitura. Isso vale pra teclado x baixo, teclado x guitarra, guitarra x violão, dois tecladistas, dois guitarristas, bateria x percussão, etc
Resumindo: Existe tecladista chato, baixista chato, cantor chato, guitarrista chato,.... Mas não é o instrumento que ele toca que determina se ele é chato ou não.
É necessário conhecer como os outros instrumentistas pensam, para começarem a tocar junto.
Baixista não se dá tão bem com o batera? Porque não com os outros instrumentos?
É isso ai. Falou pessoal.
# Enviado: 30/abr/08 09:20 · Editado por: TugaBass Votar
Creio que estamos todos enganados no que toca ao sentido lógico deste tópico! Penso que quando entrámos nestas discussões construtivas não pensámos em bandas já definidas e com experiência em tocar juntos (no meu caso não pensei dessa forma)... tem mais a ver com aquelas bandas formadas à ultima da hora em que os músicos que mal se conhecem, juntam-se para fazer um ou outro concerto, e aí é que surgem este tipo de problemas, seja por maoir ou menor experiência dos músicos em questão. É claro que por uma questão lógica, partimos sempre do princípio que a experiência pessoal de cada um como músico, tem que ter algum valor. Não acham?
liliane.coimbra Concordo em tudo... é isso mesmo!
Rhodes Concordo contigo em tudo mas quando dizes: Baixista não se dá tão bem com o batera? Porque não com os outros instrumentos?, por vezes nem é tanto assim no que respeita a baterista, mas isso é comum a todos os músicos enquanto não se adaptam a trabalhar em banda.
Abraços.
|