Home · Resposta · Registre-se para poder enviar mensagens · Regras · Arquivo · Central de Ajuda ·

Fóruns Cifra Club / Contra-Baixo / Noise Gate em Contra Baixo
Autor Mensagem
João Marcel
Membro Novato
# Enviado: 22/out/09 12:35

Galera, tenho uma dúvida!

Todos sabemos que os Contrabaixos Passivos tem o famoso ruído.

Quando somado a um set de pedais o ruído sempre aumenta.

Minha pergunta é:

- Um Noise Gate resolveria isso?
- Haverá interferência no timbre do instrumento?

Abraços!

DotCom
Membro
# Enviado: 22/out/09 14:14
Votar

João Marcel
- Um Noise Gate resolveria isso?
Sim, mas a menos que você entupa o baixo com distorção, não vejo necessidade. Dá pra deixar o baixo bem silencioso com uma blindagem bem feita.

- Haverá interferência no timbre do instrumento?
Vai tirar sustain, e talvez você perca um pouco da dinâmica do som.

Meu veredicto: Não há necessidade de usar noise gate em baixos.

Krist Novoselic
Veterano
# Enviado: 22/out/09 15:36
Votar

Pior que nem é tao facil... Blindei meu jazz bass todo e nao deu em nada.. Ainda tá com uma interferencia da porra..

A não ser que o amplificador seja ligado em uma tomada com aterramento, não acontece muita coisa só o aterramento no circuito... Pq a interferencia ainda vai ta ali sem lugar pra escapar se nao tiver aterramento no amp...

Ja testei aterrar o amp e zerou todo o ruido mesmo com instrumentos vagabundos.. Esse sim é o melhor método..

kadudu2
Veterano
# Enviado: 22/out/09 15:59 · Editado por: kadudu2
Votar

Krist Novoselic:

O fator dessa interferencia, se for o que eu tou pensando, é o famoso "HUM", é normal em captadores single-coil(bobina simples e unica), quando estao proximos a fontes de energia, monitores, amplificadores, e qualquer outra fonte de interferencia magnetica.

Normalmente quando o volume dos 2 captadores estao iguais, esse ruido é cancelado, devido ao recurso hum-cancelling das bobinas com o inverso da polaridade do ima em relaçao a bobina, geralmente os captadores de jazz bass vem com esse recurso. Agora se voce so usa mais o captador da ponte sozinho ou do braço só, esse ruido permanecerá enquanto voce tiver proximo as fontes de interferencia.
Além desse ruido existe o ruido normal da falta de blindagem adequada no circuito e captadores, mas quando se coloca a mão em cima das cordas esses ruidos reduzem pra quase 0.
Caso o seu nao esteja assim, verifique se a ponte esta aterrada.

Flw!

Krist Novoselic
Veterano
# Enviado: 22/out/09 16:59
Votar

To falando do ruido que pega de fontes de energia mesmo... O foda que essa interferencia é terrivel... E pra falar a verdade eu só conheço essa interferencia..... Na verdade ela diminui sim quando poe a mão mas ainda da bastante ruido quando mesmo assim.

João Marcel
Membro Novato
# Enviado: 22/out/09 17:24
Votar

Senhores,

Meu Contrabaixo é um Precision Bass Ibanez, equipado com Captador Seymour Duncan SPB-3.
É verdade que quando estou tocando, ou se coloco a mão sobre as cordas ou até se reduzo o botão Tone do Baixo a Zero o ruído para completamente.
O problema é se essa situação não acontecer o ruído me incomoda bastante.
E como disse, com o set de pedais ligado o ruído aumenta.
Obs: Não tenho distorções. Atualmente tenho em meu set um AB box, um Limiter, um Bass Atack e também um afinador.

Qual é a maneira mais viável de se resolver isso?

kadudu2
Veterano
# Enviado: 22/out/09 17:25 · Editado por: kadudu2
Votar

Pra tirar esse ruido de interferencias magneticas existe akele captador da fender e outros fabricantes. o famoso NOISELESS.
Mas é bem caro, so se tiver algum outro fabricante com o mesmo recurso que seja mais barato. basta pesquizar.

DotCom
Membro
# Enviado: 22/out/09 18:55
Votar

kadudu2
O problema é que o captador precision já faz as vezes do "noiseless", tanto que você não encontra captador P noiseless. Ele já tem as bobinas enroladas em sentido contrário para cancelar ruídos.

O problema aí tá vindo de outro canto.

João Marcel
Você já blindou esse baixo?

João Marcel
Membro Novato
# Enviado: 22/out/09 20:51
Votar

DotCom

Sinceramente não sei!

Mas vou trocar uma idéia com meu Luthier e pedir pra ele analisar!

Você acha que esse é o melhor caminho mesmo né?

Valeu e abraço!

DotCom
Membro
# Enviado: 22/out/09 23:31
Votar

João Marcel
Sim, é possível resolver com blindagem.

kadudu2
Veterano
# Enviado: 23/out/09 15:57
Votar

DotCom

Axei que teu baixo fosse captaçao "J - J ".

DotCom
Membro
# Enviado: 23/out/09 16:10
Votar

kadudu2
Meu baixo é captação JJ. Não entendi como sua afirmação se encaixa no tópico...

kadudu2
Veterano
# Enviado: 24/out/09 10:16 · Editado por: kadudu2
Votar

DotCom

Eu estou me referindo a questão do "Krist Novoselic", mas vc veio com o tal captador "P", que nao tinha nada haver com o caso...
Quando postei a resposta ainda nao tinha a pergunta do "João Marcel".
Olhe a hora do post !
Axei que vc estava se referindo a o modelo JJ no ultimo post

Envia sua resposta para este assunto:

Tablatura   

» Nome ou apelido:  » Senha 

Tópicos relacionados a Noise Gate em Contra Baixo

96.005 usuários cadastrados. Anuncie aqui!

miniBB forum software © 2001-2009
Terra Índice Chat E-mail