| Autor |
Mensagem |
João Marcel Membro Novato |
# Enviado: 22/out/09 12:35
Galera, tenho uma dúvida!
Todos sabemos que os Contrabaixos Passivos tem o famoso ruído.
Quando somado a um set de pedais o ruído sempre aumenta.
Minha pergunta é:
- Um Noise Gate resolveria isso? - Haverá interferência no timbre do instrumento?
Abraços!
|
DotCom Membro |
# Enviado: 22/out/09 14:14 Votar
João Marcel - Um Noise Gate resolveria isso? Sim, mas a menos que você entupa o baixo com distorção, não vejo necessidade. Dá pra deixar o baixo bem silencioso com uma blindagem bem feita.
- Haverá interferência no timbre do instrumento? Vai tirar sustain, e talvez você perca um pouco da dinâmica do som.
Meu veredicto: Não há necessidade de usar noise gate em baixos.
|
Krist Novoselic Veterano |
# Enviado: 22/out/09 15:36 Votar
Pior que nem é tao facil... Blindei meu jazz bass todo e nao deu em nada.. Ainda tá com uma interferencia da porra..
A não ser que o amplificador seja ligado em uma tomada com aterramento, não acontece muita coisa só o aterramento no circuito... Pq a interferencia ainda vai ta ali sem lugar pra escapar se nao tiver aterramento no amp...
Ja testei aterrar o amp e zerou todo o ruido mesmo com instrumentos vagabundos.. Esse sim é o melhor método..
|
kadudu2 Veterano |
# Enviado: 22/out/09 15:59 · Editado por: kadudu2 Votar
Krist Novoselic:
O fator dessa interferencia, se for o que eu tou pensando, é o famoso "HUM", é normal em captadores single-coil(bobina simples e unica), quando estao proximos a fontes de energia, monitores, amplificadores, e qualquer outra fonte de interferencia magnetica.
Normalmente quando o volume dos 2 captadores estao iguais, esse ruido é cancelado, devido ao recurso hum-cancelling das bobinas com o inverso da polaridade do ima em relaçao a bobina, geralmente os captadores de jazz bass vem com esse recurso. Agora se voce so usa mais o captador da ponte sozinho ou do braço só, esse ruido permanecerá enquanto voce tiver proximo as fontes de interferencia. Além desse ruido existe o ruido normal da falta de blindagem adequada no circuito e captadores, mas quando se coloca a mão em cima das cordas esses ruidos reduzem pra quase 0. Caso o seu nao esteja assim, verifique se a ponte esta aterrada.
Flw!
|
Krist Novoselic Veterano |
# Enviado: 22/out/09 16:59 Votar
To falando do ruido que pega de fontes de energia mesmo... O foda que essa interferencia é terrivel... E pra falar a verdade eu só conheço essa interferencia..... Na verdade ela diminui sim quando poe a mão mas ainda da bastante ruido quando mesmo assim.
|
# Enviado: 22/out/09 17:24 Votar
Senhores,
Meu Contrabaixo é um Precision Bass Ibanez, equipado com Captador Seymour Duncan SPB-3. É verdade que quando estou tocando, ou se coloco a mão sobre as cordas ou até se reduzo o botão Tone do Baixo a Zero o ruído para completamente. O problema é se essa situação não acontecer o ruído me incomoda bastante. E como disse, com o set de pedais ligado o ruído aumenta. Obs: Não tenho distorções. Atualmente tenho em meu set um AB box, um Limiter, um Bass Atack e também um afinador.
Qual é a maneira mais viável de se resolver isso?
|
kadudu2 Veterano |
# Enviado: 22/out/09 17:25 · Editado por: kadudu2 Votar
Pra tirar esse ruido de interferencias magneticas existe akele captador da fender e outros fabricantes. o famoso NOISELESS. Mas é bem caro, so se tiver algum outro fabricante com o mesmo recurso que seja mais barato. basta pesquizar.
|
DotCom Membro |
# Enviado: 22/out/09 18:55 Votar
kadudu2 O problema é que o captador precision já faz as vezes do "noiseless", tanto que você não encontra captador P noiseless. Ele já tem as bobinas enroladas em sentido contrário para cancelar ruídos.
O problema aí tá vindo de outro canto.
João Marcel Você já blindou esse baixo?
|
# Enviado: 22/out/09 20:51 Votar
DotCom
Sinceramente não sei!
Mas vou trocar uma idéia com meu Luthier e pedir pra ele analisar!
Você acha que esse é o melhor caminho mesmo né?
Valeu e abraço!
|
DotCom Membro |
# Enviado: 22/out/09 23:31 Votar
João Marcel Sim, é possível resolver com blindagem.
|
kadudu2 Veterano |
# Enviado: 23/out/09 15:57 Votar
DotCom
Axei que teu baixo fosse captaçao "J - J ".
|
DotCom Membro |
# Enviado: 23/out/09 16:10 Votar
kadudu2 Meu baixo é captação JJ. Não entendi como sua afirmação se encaixa no tópico...
|
kadudu2 Veterano |
# Enviado: 24/out/09 10:16 · Editado por: kadudu2 Votar
DotCom
Eu estou me referindo a questão do "Krist Novoselic", mas vc veio com o tal captador "P", que nao tinha nada haver com o caso... Quando postei a resposta ainda nao tinha a pergunta do "João Marcel". Olhe a hora do post ! Axei que vc estava se referindo a o modelo JJ no ultimo post
|