Home · Resposta · Registre-se para poder enviar mensagens · Regras · Arquivo · Central de Ajuda ·

Fóruns Cifra Club / Contra-Baixo / Raio da escala
Autor Mensagem
Ngm
Veterano
# Enviado: 1/jul/05 20:39

Alguém pode me dizer o que significa esse valor? Eu vejo muito ele em especificações de baixos, mas não sei o que quer dizer.

Mauricio Luiz Bertola
Prêmio FCC 2007
# Enviado: 1/jul/05 21:15
Votar

Ngm
Raio de escala é a curvatura da mesma. Existem vários e isso altera a tocabilidade e a "pegada" do instrumento, mas é mais sentido em guitarras.
O radiano padrão dos Fenders, por exemplo, é 7,25 pol. para os modelos antigos e reedições, e 9,5 pol. para os modelos novos.
Abç

Gabriel Simões
Veterano
# Enviado: 1/jul/05 21:29
Votar

Quanto menor a medida da curvatura (que mostra o diametro do circulo referente a ela) maior será a curva da escala....

Mauricio Luiz Bertola
Prêmio FCC 2007
# Enviado: 1/jul/05 21:56
Votar

Gabriel Simões
Exato.
Abç

Ngm
Veterano
# Enviado: 2/jul/05 10:44
Votar

Mauricio Luiz Bertola
Gabriel Simões
Era que eu eu achava mesmo. Obrigado!

Mayzen
Veterano
# Enviado: 9/jul/05 14:58
Votar

qual é a melhor forma de fazer essa "curvatura" na escala?!
flw! aê!

maquiro
Veterano
# Enviado: 16/mai/06 16:58
Votar

Mauricio Luiz Bertola
Qual a diferença, na prática, de uma escala plana e outra com raio menor?

Meu cbx tem escala plano e estou de olho em um Yamaha RBX170, que tem escala curva. Não tive tempo de testá-lo ainda, mas gostaria de saber que caracterísiticas devo buscar em uma escala curva. Quais as vantagens e desvantagens?

Valeu!

Maurício_Expressão
Veterano
# Enviado: 16/mai/06 17:04
Votar

É muito subjetivo isso.
Em tese podemos dizer que quanto menor o raio, mais confortável é a pegada do contra-baixo, mas como o conforto é subjetivo, não há como medir isso.
Tem gente que acha mais confortável Fender 1972 e gente que gosta mais do braço dos Fender 2000.

Uma coisa é certa: quanto menor o diâmetro, maior a dificuldade construtiva e maior o consumo de madeira da escala.
É mais fácil fabricar uma escala plana.

maquiro
Veterano
# Enviado: 17/mai/06 09:08
Votar

Maurício_Expressão
Acho que vou ter mesmo de testar e ver qual a curvatura que mais me agrada.
Outra dúvida: o cbx que vi na loja é do tipo PJ. Os captadores P estavam regulados com as extremidades mais baixas do que no centro, como se tentassem acompanhar a curvatura das cordas. Essa é a regulagem padrão?

Valeu!

Maurício_Expressão
Veterano
# Enviado: 17/mai/06 12:59
Votar

Sim. Essa regulagem é normal

Schwarz
Veterano
# Enviado: 17/mai/06 13:42
Votar

Raio da escala é aquela maldita escala cheia de dissonâncias que você fica tentando descobrir e não consegue... hehehehe

rcardo_lemos
Veterano
# Enviado: 25/fev/08 19:00
Votar

Ressuscitando o tópico para uma perguntinha...

Por que baixos com raio de escala pequenos nao podem ter a açao das cordas baixa como em um baixo de raio "padrao"?

Mauricio Luiz Bertola
Prêmio FCC 2007
# Enviado: 25/fev/08 19:09 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
Votar

rcardo_lemos
Em baixos isso faz pouquíssima diferença. Em guitarras, ao se fazer um "bending", a tendência é a corda "subir" acima do traste e o som "morrer", mas isso é muito subjetivo, basta ver o Hendrix tocar (todas as Fenders até 1979 tinham radiano de 7,25pol.).
Abç

rcardo_lemos
Veterano
# Enviado: 25/fev/08 19:20 · Editado por: rcardo_lemos
Votar

Mauricio Luiz Bertola

Entendi...

O meu caso eh o seguinte...
Estou com um Gianinni Stratosonic aqui, e o levei ao luthier (por sinal, o Sergio Buccini).. Ele disse que a açao dele nao poderá ficar muito baixa nao, por causa dessa curvatura

Aproveitando a deixa...
Ele disse que o baixo tem boas madeiras e uma construçao legal, e me sugeriu colocar os captadores que ele fabrica... achei a ideia boa, e nao duvido do aval dele...
Mas cá eu penso... eh um gianinnizao.. sera que ele vale a pena mesmo?

Aí pensei em mandar ele tirar o escudo e a pintura (escudo branco com pintura preta), pois eles estao bem baleadinhos, e o acabamento deles nao eh bonito...
Tem umas falhas da pintura nele (mal cuidado) que deixam a madeira à mostra... ela me parece bem bonita! Mas sera que ela está com uma aparencia legal para se fazer isso? (soh perguntando pra ele neh)
Mas depois vou tirar uma foto..

*Eu me esqueci da madeira do corpo... mas a do braço (ou da escala...?) eh pau marfim

Mauricio Luiz Bertola
Prêmio FCC 2007
# Enviado: 25/fev/08 20:56
Votar

rcardo_lemos
Cara, nada tenho a dizer nesse caso, pois seu instrumento está nas mãos de um grande mestre luthier.
Por favor transmita minhas saudações para ele.
Abç

Envia sua resposta para este assunto:

Tablatura   

» Nome ou apelido:  » Senha 

Tópicos relacionados a Raio da escala

96.069 usuários cadastrados. Anuncie aqui!
Online agora: 80 · Visitantes: 68 / Membros: 12
[ GuitarSlayer, rosie, Will Bejar, Dressaaa, Cheap Trick, lovehatelove_fe, Cantante, MMI, guitarrista_rock, MaicolBrevia, Koisa, kbessaxx ]
Recorde: 445 18/mar/09 19:36
Visitantes: 412 Membros: 33

miniBB forum software © 2001-2009
Terra Índice Chat E-mail