| Autor |
Mensagem |
Bolo de laranja Membro |
# Enviado: 23/abr/08 17:03 Votar
Devíamos criar um tópico ou apostila organizando tudo isso aqui,e dando continuação,mas nunca fechar esse,aqui é o centro das dúvidas.
|
Bolo de laranja Membro |
# Enviado: 23/abr/08 17:07 Votar
Para achar a 13,11 e 9 de um determinado tom,é só diminuir por 7.
(onde 7 = uma oitava a menos)
exemplo em dó:
13 - 7 = 6
13 = 6 (intervalos)
11 - 6 = 5
9 - 6 = 3.
Dica dada!
e se for achar a tenação 11,13 ou 9,some mais 7 ao intervalo presente.
(mesmos exemplos de cima somados)
Não levem muito a sério as minhas explicações,tenho 13 anos,apenas tento tocar.
|
Jabijirous Veterano |
# Enviado: 23/abr/08 17:18 Votar
Quanto menos notas tiver no walking bass,mais fácil de executar e de entender ele será.
ai vai deixar de ser walking bass para parado bass heheuaheiaheah
Mas quando a modulação é passageira damos o nome de Empréstimo modal.
Na verdade o dominante secudário é sim uma formade modulação passageira, o acorde de empréstimo modal não!! ele veio apenas emprestado, e se voce pensar o V secudário não é emprestado do tom passageiro? ele se torna passageiro quando de FATO não entramos no próximo tom. Ex. C Am D7 G7 C , você pode utilizar a escala de Sol maior a partir do Am, porém eu modulei para sol?? sim, apenas por um breve momento, não fiquei de fato dentro do sol, é apenas um colorido!! ja o acorde de empréstimo modal é diferente, você ta buscando acorde do homônimo, mas nada te empede de você tonicizar, ou seja usar o V ou até mesmo fazer o encadeamento II V isso pela teoria é chamado de Dominante auxiliar(caso tenha só o V) ou II V auxiliar!! no fundo, no fundo... não deixa de ser uma modulação passageira! hehehehe
|
Bolo de laranja Membro |
# Enviado: 23/abr/08 17:43 Votar
Jabijirous
ai vai deixar de ser walking bass para parado bass heheuaheiaheah
Depende,eu disse MENOS NOTAS,e não uma única nota,até porque não existe walking bass com uma única nota.
Na verdade o dominante secudário é sim uma formade modulação passageira, o acorde de empréstimo modal não!! ele veio apenas emprestado, e se voce pensar o V secudário não é emprestado do tom passageiro?
Quando a modulação se dá de uma forma PASSAGEIRA como foi o caso é empréstimo modal sim.
Dominante secundário é o DOMINANTE DO DOINANTE,no caso o tom é dó maior,o quinto grau V7 =G7,e D é o quinto grau de sol; No caso subdominante.
Você não modulou pra sol,até porque G e Am pertencem a C maior,V e VI graus.
|
Bolo de laranja Membro |
# Enviado: 23/abr/08 17:43 Votar
Jabijirous
Opa,sobre a modulação passageira e o exemplo você tá certo.
|
Bolo de laranja Membro |
# Enviado: 23/abr/08 17:49 Votar
Adoro discutir sobre teoria!
Estou esperando sua resposta.
|
Bolo de laranja Membro |
# Enviado: 23/abr/08 17:51 Votar
Moluação passageira = é quando a modulação se dá de forma passageira.
Empréstimo modal = é um espréstimo de um tom maior para outro menor e vice versa.
|
Jabijirous Veterano |
# Enviado: 23/abr/08 19:20 Votar
Bolo de laranja
voce não entendeu o q eu falei!! dominante secudário é o dominante dos demais graus!!
uma coisa é modular e outra coisa é modular passageiramente não confundir
Empréstimo modal = é um espréstimo de um tom maior para outro menor e vice versa.
outro está errado, é do mesmo tom, se é maior vai pegar do tom menor, no caso C maior pega do C menor e vice versa
|
Bolo de laranja Membro |
# Enviado: 24/abr/08 10:32 · Editado por: Bolo de laranja Votar
Jabijirous
outro está errado, é do mesmo tom, se é maior vai pegar do tom menor, no caso C maior pega do C menor e vice versa
Se não há mudança de um tom menor pra maior,ele pedirá empréstimo do mesmo tom?aí no seria empréstimo,ele pertenceria a campos harmônicos iguais,favor não confundir.
|
Bolo de laranja Membro |
# Enviado: 24/abr/08 10:33 Votar
Jabijirous
uma coisa é modular e outra coisa é modular passageiramente não confundir
bem,os dois são modulações.
Se são passageiras ou não,não vai deixar de ser modulação.
Aonde você quer chegar?
|
Jabijirous Veterano |
# Enviado: 24/abr/08 14:41 Votar
Se não há mudança de um tom menor pra maior,ele pedirá empréstimo do mesmo tom?aí no seria empréstimo,ele pertenceria a campos harmônicos iguais,favor não confundir.
falei errado, é do MODO menor e vice versa
Se são passageiras ou não,não vai deixar de ser modulação.
sim de fato são, agora me diga nessa progressão C Dm F#º B7 Em Bb Am Gm C
Eu não modulei para Em apenas, modulei passageiramente, ou tonicizei como alguns livros dizem!! é o q eu to falando, modular para o tom de Em seria entrar no tom de Em mas eu não entrei pois quando eu jogo Em eu volto para dó maior sacou? agora nada impede de modular usando II V secundário
Dominante secudário não é só o V da dominante!! assim como no exemplo do Am D G eu apenas usei o II V secundário do V de C maior sacou? por isso não considerei Am como VI e sim como II de sol
|