| Autor |
Mensagem |
jimcobain Membro |
# Enviado: 16/nov/07 10:39
por exemplo na música do legião?
Que País É Este
Versão 1 -======-
Tom: Em >>> (como foi definido que o tom da música era pra ser "Em")???
Introd.: (Em,C e D) >>> (minha outra dúvida é: Tenho que fazer o solo improvisado, baseando-se no tom de "Em" e apenas notas da escala de "Em" a música inteira, mesmo que a música tenha outros 2 acordes no caso C e D???
quando estou tocando por exemplo o acorde C ou D eu tenho que montar um solo improvisado, baseado na base que toco!!!
ex: Naquele momento que eu toco C eu tenho que solar apenas nas notas da escala de C, e qdo eu passo para D tenho que solar apenas nas notas da escala de D?,
vou tentar resumir, devo tocar uma escala para cada acorde que toco no momento, ou posso solar na base Em, C, D(música inteira) , baseando apenas no tom de "Em", ou seja nas notas da escala de "Em" ???
alguem pod me ajudar se conseguirem entender minha duvida???eheheh, vlw ae!!!
|
Pacelly Veterano |
# Enviado: 16/nov/07 10:53 Votar
O tom da música varia com que está cantando (altura da nota) extenção vocal do cantor, essa musica ficou em Em proque deu certo na voz do renato, se fosse um cara com extenção voval menor, não atingisse os agudos que ele tem, seria reduzido. quanto a improvisação e solos existem duas formar de improvisar ou solor, "modal e tonal" quanto a explicação sobre isso aconselho vc iniciar um estodo de campo harmonico, se não vai lhe em bananar todo ex: para improvisar em cima de "C e D" você pode utilizar "G" ou sua relativa "Em" pode estar usando as pentas, triades e arpeijos do campor harmonico de "G"... procura na busca sobre campo harmonico e modosgregos que vai abrir seus olhos sobre as infinitas possibilidades de solar e improvisar, espero ter ajudado falou...
|
kochh Membro |
# Enviado: 16/nov/07 10:56 Votar
Pode ficar improvisando com a escala de Em a musica inteira, pois se tu pegar as notas que foram a escala de Em é Em F#º G Am Bm C D e as notas que formam esses três acordes C C, E, G D D F# A e o Em E G B.
Da pra notar que todos acordes tem suas notas dentro do campo harmonico de Em.
Recomendo estudar Campos Harmonicos.
|
Rodrigo Yoshida Veterano |
# Enviado: 16/nov/07 11:44 Votar
jimcobain
sobre improviso, vc pode improvisar apenas em cima do tom, tocando a escala daquele tom ou também pode improvisar por acordes, a cada mudança de acordes vc muda a escala, porém esse segundo é bem mais difícil, pra mim que toco metal e solo pouco não peguei pra estudar isso, se não me engano se usa muito em jazz...
|
jorjaoguitarra Membro |
# Enviado: 16/nov/07 12:25 Votar
o tom é definido da analise do campo harmonico da musica, por exemplo: uma musica no tom de E/C#m (Relativas), com a seguinte harmonia A B G#m C#m,está no campo harmonico de E/C#m (Harmonização da escala maior) E - F#m - G#m - A - B - C#m - D#m7(b5) , erroneamente alguns acreditam que o tom da musica é a primeira nota, mas isso nao tem nada a ver! e quanto a improvisaçao, teoricamente se vc utilizar as notas da escala de Em/G (nesse caso ai) ficara perfeito, porem há notas que nao soarao bem! mas a principio é isso mesmo, uma dica: se possivel, voce, no improviso, tentar montar temas ao redor das triades de cada acorde fica bem legal! vendo q essas triades respeitam a escala de Em/G e sao os proprios acordes(nao tem como nao soar legal). mas quanto a tocar cada escala de cada acorde, isso nao... existem mudança de escalas, modos e tudo mais, mas é outro assunto muito mais longo que esse!!! entao nao associe cada acorde a sua escala dentro de uma harmonia nao, pq pode ( e provavelmente sera desastroso!). Espero ter ajudado, qualquer duvida, que eu possa ajudar, "estaremos ae"
|
jimcobain Membro |
# Enviado: 16/nov/07 12:47 Votar
com a seguinte harmonia A B G#m C#m
[i][/i]jorjaoguitarra
|
jimcobain Membro |
# Enviado: 16/nov/07 12:50 · Editado por: jimcobain Votar
jorjaoguitarra
uma musica no tom de E/C#m (Relativas), com a seguinte harmonia A B G#m C#m
a "harmonia" q vc se refere quer dizer os acordes?
|
naka.88 Membro |
# Enviado: 16/nov/07 12:53 · Editado por: naka.88 Votar
Rodrigo Yoshida
Na verdade no rock tambem se toca as mudanças , mesmo que intuitivamente. Se não simplesmente fica "feio".
- - - - -
Em / C / D <- Eólio Modalzão.
|
jorjaoguitarra Membro |
# Enviado: 16/nov/07 13:07 Votar
isso, ao corpo da musica em si ( todos os acordes)
|
bonini.guitar Membro |
# Enviado: 16/nov/07 13:20 Votar
jorjao
|
# Enviado: 16/nov/07 15:30 Votar
naka.88
então, em rock se toca as mudanças sim mas bem menos, mas como vc disse, vai pela intuição pq se for pela teoria eu to fudido hahah...
|
# Enviado: 16/nov/07 15:30 Votar
naka.88
então, em rock se toca as mudanças sim mas bem menos, mas como vc disse, vai pela intuição pq se for pela teoria eu to fudido hahah...
|
naka.88 Membro |
# Enviado: 17/nov/07 00:48 Votar
Rodrigo Yoshida Mas vale lembrar que nos primórdios do jazz as mudanças eram feitas de ouvido. :D é so estudar , o Paul gilbert é um cara que sabe tocar muito bem sobre as mudanças sem parecer "fusion".
|