Home · Resposta · Registre-se para poder enviar mensagens · Regras · Arquivo · Central de Ajuda ·

Fóruns Cifra Club / Guitarra / Calibre das cordas
www.guitarbattle.com.br
Autor Mensagem
Leronne
Membro Novato
# Enviado: 3/jan/08 21:13

Antes de iniciar o topico gostaria de dizer que usei a busca do forum, me deu uma leve clareada.

Bom minha duvida é a seguinte: eu gostaria de saber qual a real diferença entre o calibre das cordas e se fosse possivel com exemplos
na busca achei esse topico http://forum.cifraclub.terra.com.br/forum/3/69991/ com ele eu entendi mais ou menos, eu não entendi muito bem a parte de quanto maior o calibre mais ''encorpado'' fica o som e quando menor mais ''estalado'' e a parte de um cara tocar ''leve'' ou ''pesado''

se alguem puder me explicar ficarei agradecido ^^

Lak Lak
Membro
# Enviado: 3/jan/08 21:25
Votar

hmm vo tentar

quanto maior o calibre, mais grossa a corda

quanto mais grossa a corda, mais encorpado sai o som

encorpado eh um termo dificil de explicar, eu entendo encorpado como um som um pouco mais grave, "grosso", parece q sai uma onda sonora maior

quanto mais fina a corda (menor calibre) o som sai mais "magro", e mais "estalado".

magro seria o oposto do encorpado (jura? uiahseu), e estalado, eh akele som q tem um ataque alto (o primeiro impacto nas cordas eh bem presente), ressalta agudos

quanto a pegada devem ter se referido ao facto de q se vc for meio cavalo e usar uma corda fina, vc vai arrebenta-las iasheioaheuia...

outro fator importante na escolha do calibre das cordas eh a afinação q se vai usar

quanto maior o calibre, mais "tensa" a corda fica em relação à uma mais fina, quando afinadas no mesmo tom

porem, mta gente gosta de usar afinações abaixo do tom comum (E), afinando o instrumento em D ou C ou A etc... e usam cordas de calibre maior para q elas nao fiquem frouxas por estarem afinadas tons abaixo...

eh bem dificil explicar termos usados pra tentar descrever o som, como encorpado estalado gordo aveludado seco etc, mas espero ter conseguido ajudar

abraços

mazellan
Membro
# Enviado: 3/jan/08 21:30
Votar

Leronne
com cordas mais grossas vc tem mais massa, mais vibração e ganha corpo....as vezes isso eh interessante, as vezes naum...

e a parte do tocar leve ou pesado tem a ver mas mais ou menos....o kra pode ter uma palhetada forte pra krl...mais gostar de 0.9....ou ter uma palhetada fraca e gostar de 0.11...a na mão de bends a msm coisa...
eh tudo uma questão de gosto, mais a grosso modo eh isso msm q vc entendeu....corda grossa = timbre mais encorpado..

isso tmb naum qr dizer q naum de pra tocar algo encorpado com cordas leves...

Lak Lak
Membro
# Enviado: 3/jan/08 21:32
Votar

cara eu dei uma viajada no meu post, mas vo deixar ai pq pode ser util pra alguem quem sabe hehe

Leronne
Membro Novato
# Enviado: 3/jan/08 21:36
Votar

Lak Lak
mazellan
vlw deu uma esclarecida legal xD
nos outros topicos eu só achei respostas do tipo
0.09=mocinha
0.10=normal
0.11=macho '-'
ai nem entendi muito auhauhauhauhauhauh
e como eu faço pra saber qual calibre eu me adapto melhor?
só testando todos mesmo? é que eu vi que quando trocar o calibre precisar regular o instrumento pro braço não empenar e tal ^^

mazellan
Membro
# Enviado: 3/jan/08 22:01
Votar

Leronne
eh..soh testando....
=\
a vida eh cruel msm....

Ferrari
Veterano
# Enviado: 3/jan/08 22:16 · Editado por: Ferrari
Votar

Leronne

como eu faço pra saber qual calibre eu me adapto melhor?
Você é mocinha , normal ou macho?? ahuehauehaue zuera
Testanto é a melhor maneira...
Mas as vezes depende do estilo que você curte também
Eu toco metal e um pouco de tudo , então opitei por 0.10 que é um meio termo.
Mas também não quer dizer que só porque você toca tal estilo tem que usar tal calibre... vai de gosto mesmo

Leronne
Membro Novato
# Enviado: 3/jan/08 22:29
Votar

mazellan
putz ai é cruel >.<
Ferrari
uahuahuahuahuauhauh
mas e se eu quiser tocar algo pro estilo do classic/hard rock qual seria uma boa opção? ^^

Ferrari
Veterano
# Enviado: 3/jan/08 22:36
Votar

Leronne
Ahh como falei vai de gosto... mas acho que 0.10 tá bom pra hard rock

Tetanossauro Rex
Membro
# Enviado: 3/jan/08 22:37
Votar

Calibre .38 que é para macho,daí para baixo é brinquedo de mocinha!

Eric 146
Veterano
# Enviado: 3/jan/08 22:38
Votar

Eu levei a guitarra para o luthier pra trocar os caps e regulagem geral e ja vai voltar com cordas 0.010
Eu achei melhor pois o timbre fica com mais corpo e é necessário fazer mais força pra tocar.
Curti

Zeraus
Membro
# Enviado: 3/jan/08 23:31
Votar

Eric 146
vai voltar com cordas 0.010. Eu achei melhor pois o timbre fica com mais corpo e é necessário fazer mais força pra tocar. Curti

Nem sempre. Tem luthier que consegue regular 010 molinha molinha, parecendo 09... meus tendões agradecem.

Jg Destroyer
Membro
# Enviado: 4/jan/08 07:39
Votar

lembrando que a palheta tambem influencia, n adianta nada usa 0.10 e palheta fina.

a influencia eh a msm das cordas, palheta fina som estalado, palheta grossa mais encorpado

eu usava fina e a coisa mudou mto qndo acostumei com palheta mais grossa

faça o teste :)

Leronne
Membro Novato
# Enviado: 4/jan/08 12:53
Votar

Ferrari
vlw vou ver se acho alguem que tenha .10 pra eu ver como fica ^^
Jg Destroyer
dessa eu não sabia =P
vlw ^^

Envia sua resposta para este assunto:

Tablatura   

» Nome ou apelido:  » Senha 

Tópicos relacionados a Calibre das cordas

86.228 usuários cadastrados. Anuncie aqui!

miniBB forum software © 2001-2008
Terra Índice Chat E-mail