| Autor |
Mensagem |
Leronne Membro Novato |
# Enviado: 3/jan/08 21:13
Antes de iniciar o topico gostaria de dizer que usei a busca do forum, me deu uma leve clareada.
Bom minha duvida é a seguinte: eu gostaria de saber qual a real diferença entre o calibre das cordas e se fosse possivel com exemplos na busca achei esse topico http://forum.cifraclub.terra.com.br/forum/3/69991/ com ele eu entendi mais ou menos, eu não entendi muito bem a parte de quanto maior o calibre mais ''encorpado'' fica o som e quando menor mais ''estalado'' e a parte de um cara tocar ''leve'' ou ''pesado''
se alguem puder me explicar ficarei agradecido ^^
|
Lak Lak Membro |
# Enviado: 3/jan/08 21:25 Votar
hmm vo tentar
quanto maior o calibre, mais grossa a corda
quanto mais grossa a corda, mais encorpado sai o som
encorpado eh um termo dificil de explicar, eu entendo encorpado como um som um pouco mais grave, "grosso", parece q sai uma onda sonora maior
quanto mais fina a corda (menor calibre) o som sai mais "magro", e mais "estalado".
magro seria o oposto do encorpado (jura? uiahseu), e estalado, eh akele som q tem um ataque alto (o primeiro impacto nas cordas eh bem presente), ressalta agudos
quanto a pegada devem ter se referido ao facto de q se vc for meio cavalo e usar uma corda fina, vc vai arrebenta-las iasheioaheuia...
outro fator importante na escolha do calibre das cordas eh a afinação q se vai usar
quanto maior o calibre, mais "tensa" a corda fica em relação à uma mais fina, quando afinadas no mesmo tom
porem, mta gente gosta de usar afinações abaixo do tom comum (E), afinando o instrumento em D ou C ou A etc... e usam cordas de calibre maior para q elas nao fiquem frouxas por estarem afinadas tons abaixo...
eh bem dificil explicar termos usados pra tentar descrever o som, como encorpado estalado gordo aveludado seco etc, mas espero ter conseguido ajudar
abraços
|
mazellan Membro |
# Enviado: 3/jan/08 21:30 Votar
Leronne com cordas mais grossas vc tem mais massa, mais vibração e ganha corpo....as vezes isso eh interessante, as vezes naum...
e a parte do tocar leve ou pesado tem a ver mas mais ou menos....o kra pode ter uma palhetada forte pra krl...mais gostar de 0.9....ou ter uma palhetada fraca e gostar de 0.11...a na mão de bends a msm coisa... eh tudo uma questão de gosto, mais a grosso modo eh isso msm q vc entendeu....corda grossa = timbre mais encorpado..
isso tmb naum qr dizer q naum de pra tocar algo encorpado com cordas leves...
|
Lak Lak Membro |
# Enviado: 3/jan/08 21:32 Votar
cara eu dei uma viajada no meu post, mas vo deixar ai pq pode ser util pra alguem quem sabe hehe
|
Leronne Membro Novato |
# Enviado: 3/jan/08 21:36 Votar
Lak Lak mazellan vlw deu uma esclarecida legal xD nos outros topicos eu só achei respostas do tipo 0.09=mocinha 0.10=normal 0.11=macho '-' ai nem entendi muito auhauhauhauhauhauh e como eu faço pra saber qual calibre eu me adapto melhor? só testando todos mesmo? é que eu vi que quando trocar o calibre precisar regular o instrumento pro braço não empenar e tal ^^
|
mazellan Membro |
# Enviado: 3/jan/08 22:01 Votar
Leronne eh..soh testando.... =\ a vida eh cruel msm....
|
Ferrari Veterano |
# Enviado: 3/jan/08 22:16 · Editado por: Ferrari Votar
Leronne
como eu faço pra saber qual calibre eu me adapto melhor? Você é mocinha , normal ou macho?? ahuehauehaue zuera Testanto é a melhor maneira... Mas as vezes depende do estilo que você curte também Eu toco metal e um pouco de tudo , então opitei por 0.10 que é um meio termo. Mas também não quer dizer que só porque você toca tal estilo tem que usar tal calibre... vai de gosto mesmo
|
Leronne Membro Novato |
# Enviado: 3/jan/08 22:29 Votar
mazellan putz ai é cruel >.< Ferrari uahuahuahuahuauhauh mas e se eu quiser tocar algo pro estilo do classic/hard rock qual seria uma boa opção? ^^
|
Ferrari Veterano |
# Enviado: 3/jan/08 22:36 Votar
Leronne Ahh como falei vai de gosto... mas acho que 0.10 tá bom pra hard rock
|
Tetanossauro Rex Membro |
# Enviado: 3/jan/08 22:37 Votar
Calibre .38 que é para macho,daí para baixo é brinquedo de mocinha!
|
Eric 146 Veterano |
# Enviado: 3/jan/08 22:38 Votar
Eu levei a guitarra para o luthier pra trocar os caps e regulagem geral e ja vai voltar com cordas 0.010 Eu achei melhor pois o timbre fica com mais corpo e é necessário fazer mais força pra tocar. Curti
|
Zeraus Membro |
# Enviado: 3/jan/08 23:31 Votar
Eric 146 vai voltar com cordas 0.010. Eu achei melhor pois o timbre fica com mais corpo e é necessário fazer mais força pra tocar. Curti
Nem sempre. Tem luthier que consegue regular 010 molinha molinha, parecendo 09... meus tendões agradecem.
|
Jg Destroyer Membro |
# Enviado: 4/jan/08 07:39 Votar
lembrando que a palheta tambem influencia, n adianta nada usa 0.10 e palheta fina.
a influencia eh a msm das cordas, palheta fina som estalado, palheta grossa mais encorpado
eu usava fina e a coisa mudou mto qndo acostumei com palheta mais grossa
faça o teste :)
|
Leronne Membro Novato |
# Enviado: 4/jan/08 12:53 Votar
Ferrari vlw vou ver se acho alguem que tenha .10 pra eu ver como fica ^^ Jg Destroyer dessa eu não sabia =P vlw ^^
|