| Autor |
Mensagem |
SaldanhaPessoa Veterano |
# Enviado: 20/mai/08 17:16
galera, é o seguinte,
Tenho uma Condor GX-50 Vintage. Guitarra boa pelo preço pago. Coloquei 1 jb jr no braço e um na ponte, além de ter trocado os trates por jumbões dunlop e pus uma placa de aço em baixo da ponte (q tava perigando estourar). Bem, n uso a alavanca, mesmo assim, desafina. Gostaria de uma sugestão q n me custasse mto caro. N pretendo alavancar, basta q a afinação se mantenha.
Agradeço
|
kiki Maior contribuidor Prêmio FCC violão 2008 |
# Enviado: 20/mai/08 17:19 Votar
SaldanhaPessoa pus uma placa de aço em baixo da ponte (q tava perigando estourar). ?!?!?!?!?! como que é isso?!?!?!?!
Bem, n uso a alavanca, mesmo assim, desafina. Gostaria de uma sugestão q n me custasse mto caro. bem, se desafina provavelmente é tarracha frouxa ou ruim
agora, voce fez esse trampo todo num luthier, certo? como voce pede tudo isso, e o cara não da uma olhada na tarracha?a meu ver, as tarrachas vem antes de trastes ou caps em prioridade.
|
WeslleyGuilber Veterano |
# Enviado: 20/mai/08 17:20 Votar
como vc afina? ou melhor, como vc procede na troca das cordas?
|
# Enviado: 20/mai/08 17:24 Votar
kiki
1) É uma cirurgia, retira-se madeira e se põe uma placa.
2) Ela veio com uns buxos no braço e só a regulagem n tava alinhando.
3) Ele sugeriu tarrachas magnum lock (trava atrás).. mas achei o preço 300 contos um pouco salgado. Mas, se for a saída, pagarei neh..
WeslleyGuilber
Põe a corda, com um equipamento q esqueci o nome, enrosco 3 ou 4 vezes (sem embolar) na tarracha.. corto o q sobra... prt.. nada mto procedimentalista n.
|
ogaitnas Veterano |
# Enviado: 20/mai/08 17:25 · Editado por: ogaitnas Votar
coloca tarrachas com trava, condor ou gotoh, depende de qto vc quer gastar, eu coloquei gotoh e a guitarra fica semanas sem desafinar, se muda muito a temperatura, uma ou outra corda sai um pouquinho do tom e a guitarra é uma mg32 hehe
só p/ adicionar, as gotoh com trava já são mais baratas que essas magnum lock, as condor provavelmente mais baratas ainda e acho que já vão melhorar sua afinação bastante, já que com a trava, vc não precisa fazer voltas de corda na tarracha.
|
# Enviado: 20/mai/08 17:31 Votar
Indicadas:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-72426591-tarracha-de-guitarra-f ender-schaller-com-trava-oem-_JM
As q eu acho q poderiam servir:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-73936827-_JM
|
Mauricio Luiz Bertola Prêmio FCC 2007
 |
# Enviado: 20/mai/08 17:36 Votar
SaldanhaPessoa Também não entendi esse negócio de placa de metal, se vc puder postar fotos..... Troque o jôgo de tarrachas, colocando um de boa qualidade (sua guitarra merece). Mantenha as tarrachas apertadas (parafusos sobre a "borboletinha" da tarracha) e coloque as cordas laceando-as e com poucas voltas na haste. Abç
|
ogaitnas Veterano |
# Enviado: 20/mai/08 17:39 Votar
eu pegaria as gotoh, mais baratas que as outras e muito boas, eu coloquei e não me arrependi do gasto.
|
# Enviado: 20/mai/08 17:45 · Editado por: SaldanhaPessoa Votar
Mauricio Luiz Bertola
A bucha da ponte (um dos pivôs, são 2) tava torta. Pois, a madeira embaixo da ponte (q tb é basswood), por ser mole, n tava segurando. Num furuto próximo, a parada ía estourar. O cara retirou um pedaço de madeira q ficava embaixo da ponte e no lugar pôs uma placa de aço (na qual prendeu a ponte). N tenho como postar fotos.
Todos estão indicando tarrachas. ok. Agora, a pergunta cerne do problema é: Só as magnum lock vão resolver o problema? Resolver, messmo!
Agradeço
|
# Enviado: 20/mai/08 17:46 Votar
ogaitnas
=)
|
kiki Maior contribuidor Prêmio FCC violão 2008 |
# Enviado: 20/mai/08 17:55 Votar
Só as magnum lock vão resolver o problema? Resolver, messmo! não se só essas tarrachas segurassem afinação, gotoh seria ruim. se uma tarracha de marca boa não segurar, o problema é em outro lugar. mas acho dificil
O cara retirou um pedaço de madeira q ficava embaixo da ponte e no lugar pôs uma placa de aço (na qual prendeu a ponte). N tenho como postar fotos. procedimento extremamente esquisito. muda a sonoridade, enfiando uma peça de metal onde deveria ser de madeira.
o normal seria fazer um enxerto de madeira, CASO estivesse realmente com problema.
não sei quem fez o serviço pra voce, mas se não for de extrema confiança eu pesquisaria em outros luthieres, pra ver sobre a tarracha. se el te enfia uma placa de metal no corpo e quer botar tarracha de 300 reais, eu acho suspeito.
|
# Enviado: 20/mai/08 17:57 Votar
kiki
N senti diferenças, ao menos alarmantes n.
|
Zero Zen Membro |
# Enviado: 20/mai/08 18:56 Votar
SaldanhaPessoa
Que encordoamento você utiliza para detonar um dos pivôs da ponte ?
Cabo de Elevador ! heheheh
Falando sério: Que problema mais estranho e que conserto mais peculiar.
Você comprou a guitarra assim mesmo? Nova? Bateu com ela?
O mínimo que posso dizer é que seu luthier é muito criativo e pitoresco . uhauahauahua
Quanto as tarraxas... Bem, tarrraxas boas não precisam ter trava, principalmente se você não usa alavanca. Você encontra tarraxas Gotoh por pouco mais de R$ 100,00 nas lojas virtuais. Gotoh com trava, R$ 150,00.
Somente examine para ver se sua guitarra usa tarraxas vintage ou blindadas, assim como a posição dos parafusos de fixação, para evitar um headstock todo furado.
Quanto à desafinação, bem você pode fixar a sua alavanca colocando mais algumas molas ou mesmo um lâmina/bloco de madeira na cavidade da alavanca (Eric Clapton usa em suas Stratos), evitando, assim, que a alavanca flutue. É vantajoso em termos de sustain e afinação quando uma corda arrebenta.
Mas não peça para seu luthier fazer, ele vai querer colocar um bloco de aço. heheheheh
Saudações.
|
edilsonaragaojr Veterano |
# Enviado: 21/mai/08 09:38 Votar
SaldanhaPessoa cara, procura outro luthier...vai no elisson da interarte...esse Erasmo, sei não viu...além do q ele deve ter cobrado um preço desnecessário pra fazer isso...
|