Home · Resposta · Registre-se para poder enviar mensagens · Regras · Arquivo · Central de Ajuda ·

Fóruns Cifra Club / Guitarra / acorde F.d.p difícil em every breath you take
www.guitarbattle.com.br
Autor Mensagem
has4
Veterano
# Enviado: 23/abr/09 20:38 · Editado por: has4

Xô explicar melhor a 1ª parte do título do tópico:

Acorde Fá de pestana = f.d.p.

Fá Menor com nona

Qual é o melhor, este?

Ou este?

E aí, o que me dizem destes acordes para tocar esta música, mas cantando?????

Enfim, qual é o acorde q vc mais detesta tocar?

Insomniac_
Membro
# Enviado: 23/abr/09 21:04
Votar

has4
Odeio tocar qualquer acorde, só costo de bicordes e Power-Chords.
No mais, toque o que sentir mais facilidade, ora.

erico.ascencao
Membro
# Enviado: 23/abr/09 21:10
Votar

has4
O Andy Summers adora estes acordes com 9a. Em Message in a Bottle Também aparece uns 4 destes. No caso de Every Breateh You Take, acho que fica melhor o segundo. Lembro que a minha banda tocava esta música um tom abaixo, pois facilitava tanto pro guitarrista fazer este acorde (virava um Em9) quanto pra vocalista cantar.

has4
Veterano
# Enviado: 23/abr/09 21:10
Votar

Insomniac_

Eu fico puto é pq essa música não é tão complexa, mas esse acordezinho fdp é muito fdp rsrsrs

Acho que vou usar Bicordes e Powers nessa música - lol

MauricioBahia
Membro Novato
# Enviado: 23/abr/09 21:12 · Editado por: MauricioBahia
Votar

has4
Eu toco exatamente como no 1o. vídeo no violão. Mas, se quiser tocar igual ao Andy, na guitarra, o segundo é o ideal, eu acho. Sinceramente, o 1o. modo funciona em qq situação.

Mas cara, isso aí treino. Eu faço esses acordes com se fosse um La. Na boa. Toco essa música há um 20 anos, hehe. Aliás, a mulherada se amarra! :-))

Acorde chatos mesmo são aqueles que vc tem que usar a ponta dos dedos em duas cordas ao mesmo tempo... Aff...

Abs

has4
Veterano
# Enviado: 23/abr/09 21:14
Votar

erico.ascencao

Ahhhh sim, aquele Andy Summers fdp que fez isso, né? - rsrsrs Vou chamar The Police pra dar um cacete nesse cara!

has4
Veterano
# Enviado: 23/abr/09 21:22
Votar

Mas cara, isso aí treino
MauricioBahia

Acho que estou com pestanofobia com essa música. lol
E se não batasse, o violão aqui tá pé-duro.

Mas olha, se for apenas para tocar, até que sai bacaninha, mas eu digo, cantando a música... tudo muda um bocadão! É grilo! Mas vc já tocou e cantou esta música?

LeandroP
Membro
# Enviado: 23/abr/09 21:24
Votar

has4

Esta música é tocada com os acordes abafados. Eu não vejo razão de armar o acorde inteiro pra tocar os licks desta música. Até porque é muito cansativo segurar um acorde desses durante muito tempo.

O que eu faço então? Eu posiciono os dedos apenas nas notas que eu vou utilizar, e no momento que eu utilizar. Se o acorde soasse o tempo todo, até justificaria um sacrifício desses, e mesmo assim pode causar dores, o que não é legal.

.
e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G-------------5----------------------------1-----------
D--------8------8-----8--------------5-------5-----5---
A-----6----6-------6--------------3-----3-------3------
E--4---------------------------1-----------------------
Ab(add2) Fm(add2)
.

É uma boa abertura de dedos. Depois que você pega as manhas, fica viciante tocar desta maneira.

MauricioBahia
Membro Novato
# Enviado: 23/abr/09 21:28 · Editado por: MauricioBahia
Votar

Mas vc já tocou e cantou esta música?
has4
Sempre cantei e toquei. Mas do 1o. jeito! É puro treino. Pô, há 20 anos cantando em todos os aniversários dos amigos, já tá no automático. :-) Quando este álbum do The Police saiu eu tinha 14 anos! Que beleza!
Abs

erico.ascencao
Membro
# Enviado: 23/abr/09 21:31
Votar

has4
Arranja um capotraste e coloca na segunda casa, pelo menos facilita o F#m.

LeandroP
Membro
# Enviado: 23/abr/09 21:34
Votar

Se eu cantar esta música, eu mudo o tom pra G maior. Fica mais baixo pra eu poder cantar, e de quebra eu ganho ums cordas soltas.

has4
Veterano
# Enviado: 23/abr/09 21:36 · Editado por: has4
Votar

MauricioBahia
Respeita os 8 baixos do seu pai! lol

Pois é, estamos no mesmo top rsrsrs... acho que é grilo mesmo! rsrs

LeandroPanucci
Fala veio, uma honra tu aqui nesse topico! Vlw as dicas, man!

Há coisas simples que fazem a gente parar para cair na real que tem muito o que aprender ou reaprender!

LeandroP
Membro
# Enviado: 23/abr/09 21:40
Votar

has4

Estamos todos aprendendo... sempre!

B.Frusciante
Veterano
# Enviado: 23/abr/09 21:41
Votar

Odeio tocar qualquer acorde, só costo de bicordes e Power-Chords.

pqp..

LeandroP
Membro
# Enviado: 23/abr/09 21:56 · Editado por: LeandroP
Votar

has4

... tocar em power-chord...

Eu viciei neste desenho de acordes com 9a. Quando improviso, quase sempre começo um arpejo nesses moldes (chamo de arpejo Andy Summers). A sonoridade é melódica, e está estruturado em 5as justas empilhadas (intervalo de 3,5 tons).

Exemplo em Dó maior: C (+ 1 5a justa) G (+ 1 5a justa) D (+ 1 5a justa) A (+ 1 5a justa) E (+ 1 5a justa) B (+ 1 5a justa) F#

C, D, E, F#, G, A e B = modo C lídio (IVº grau da escala de G maior)

Posso ter viajado com as minhas teorias, mas gosto de ver as coisas por este lado também. Não é muito comum ouvir improviso com 5as justas, embora este intervalo esteja bem embaixo dos dedos (vide os power-chords). Em suma, são power-chords empilhados, um sobre o outro.

.
...toque livre.........................................
e---------------------------10-12-10-------------------
B------------------------13----------13~~--------------
G---------9-11-12-----12-------------------------------
D------12----------10----------------------------------
A----10------------------------------------------------
E--8---------------------------------------------------
Arpejo de C maior (lídio) - viajei na maionese

has4
Veterano
# Enviado: 23/abr/09 22:12 · Editado por: has4
Votar

LeandroPanucci
Anotadíssimo! Obrigado por mais esta dica!

erico.ascencao
capotraste

Boa também!

Vou me achar e me entender com esta música e seus acordes... tenho certeza de que esse 'pestanismo' nao me atingirá! \o/

CBX250
Membro Novato
# Enviado: 23/abr/09 22:58
Votar

Eu toco ela assim:

e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G-------------6----------------------------2-----------
D--------9------9-----9--------------6-------6-----6---
A-----7----7-------7--------------4-----4-------4------
E--5---------------------------2-----------------------

Que nem o LeandroPanucci fez, só que prefiro no tom de Lá mesmo.

has4
Veterano
# Enviado: 24/abr/09 05:14 · Editado por: has4
Votar

Pra galerinha que não conhece e/ou nunca ouviu ou viu!

O próprio, Andy, no show do RJ.

Observações à parte:
O guita toca ao vivo um 'pouquitinho' diferente do original! (não acham? Sabe aquele jeitinho que escutamos no original?), e mais, não tá abafando muito não, como no original;
outra: observe o cuidado que o guita toma ao executá-la, e isto, sem cantá-la, hein!!!
Esse batera, Stewart Copeland, é fera, curto o estilo dele (detalhe: segura a baqueta estilo jazzista rsrs);
Perdi - pqp (mas assisti na tv e agora rsrs);
Num trechinho do vocal, no tempo 4:23, Sting lembrou Dire Strait (Mark Knopfler) rsrs;
Olha o aspecto visual do guerreiro baixo 4 cordas, em 05h09 - legal, né? (o tempo o fez assim! Massa mesmo!)
Vamos ouvir o original da música, mas, saca a guita, só pra sentir? Então, tá aí (uma magia de studio ou in live, né?):

Agora, guy, cante junto enquanto toca o riff, e olha, tome cuidado com o tempo certo, hein?!? (não enrola não.... é, veio... não é assim aguinha com açuquinha, não! Simples e poderoso o auê dos caras aí, rsrs):

Outro detalhe bem à parte mesmo: o tempo, o tempo, o tempo, o tempo... vai... (pô, e vai passando... os caras tão old... é.... o tal do tempo! A vida... lol). Lembrei-me de um detalhe: há alguns anos o meu irmão disse que Sting quando esteve em BSB, esteve fora do Estádio, antes do show, para comer churrasquinho numa barraquinha! rsrs E realmente, ele curte o Brasil mesmo!

Insomniac_
Membro
# Enviado: 24/abr/09 06:54
Votar

LeandroPanucci
Cara, que loucura! Auhauhauhau
Mas bem que o negócio soou legal.

Cara, acabei de pegar a cifra da música aqui, vou até tocá-la depois disso xD

Jozza
Membro Novato
# Enviado: 24/abr/09 09:23
Votar

Fm9?

Que tal tentar abrir o acorde? Fazer algo um pouco diferente?

A nona vai entrar no lugar de alguma outra nota do acorde, geralmente a oitava mesmo, pq vai conflitar e talz...

E outra, se tem nona, geralmente tem a sétima tbm, ou seja:

F Ab C Eb G

Aí, a gente pode arrancar a quinta, ficando a fundamental, a terça e a nona. Aliás, se o baixo fizer a fundamental, nem dela vc precisa, aí tem mais liberdade ainda pra abrir o acorde em regiões mais agudas:

F Ab Eb G

Esse desenho, fechado, podemos encontrar aqui:

E -3-- (G)
B -4-- (Eb)
G -1-- (Ab)
D -3-- (F)
A ------
E ------

Não parece muito difícil... Tentar abrir esse acorde parece uma tarefa mais complexa.

has4
Veterano
# Enviado: 24/abr/09 11:17
Votar

Sem quere desvirtuar o tópico, mas, outra coisita que eu curto, além do estilo do batera, são os quatro octobans utilizados por ele no set da batera. Achei um set signature (foto):

http://www.mattsmusic4u.com/page.cfm/Copeland.html

erico.ascencao
Membro
# Enviado: 24/abr/09 11:41
Votar

has4
O Stewart Copeland tem uma bateria com um som muito foda. E ele consegue preencher o som da banda, que basicamente é baixo, bateria e guitarra.

thmenezes_RJ
Membro
# Enviado: 24/abr/09 13:02
Votar

has4

que mala esse sujeito do 1º vídeo. Mas ele toca direitinho. Isso daê não é dificil não, é só treinar um pouquinho, eu lembro que também sofri com esse acordezinho uns anos atrás.

erico.ascencao
O Andy Summers adora estes acordes com 9a. Em Message in a Bottle Também aparece uns 4 destes.

Com certeza. E só pra constar, um cara que compõe um dedilhado como aquele da entrada de Message in a bottle, não precisa compor mais nada na vida. É gênio.

Andy Summers detona.

abs

has4
Veterano
# Enviado: 24/abr/09 15:22
Votar

erico.ascencao
O Stewart Copeland tem uma bateria com um som muito foda

É verdade, e olha o que eu encontrei por aí. Saca só ele testando o som da batera dele, antes de um show, enquanto um 'jacaré' canta 'Every Little Thing She Does Is Magic' - lol

Hammer
Veterano
# Enviado: 25/abr/09 01:49
Votar

Náo consegui ver os modelos de acoredes.... mas o ideal dessa musica é tocar com arpejo... fazendo cada nota de cada vez... fazendo o acorde fica muito cansativo no fim da musica é bem provavel que o cara adquira uma caimbra nos dedos...

Acho essa musica um exelente exercicio para abertura dos dedos....
Abs.

MauricioBahia
Membro Novato
# Enviado: 25/abr/09 02:13 · Editado por: MauricioBahia
Votar

Acho essa musica um exelente exercicio para abertura dos dedos....
Hammer
é por causa dela e Message in a Bottle que a minha mão esquerda abre visivelmente mais que a direita.

has4
eu hoje, por acaso toquei EBYT no ensaio. Tava me observando fazendo o acorde (heheh) e percebi que eu posiciono o dedão bem pra baixo do braço da guitarra. Acho que o macete tá aí, no posicionamento da mão.

Abs

has4
Veterano
# Enviado: 1/mai/09 08:24 · Editado por: has4
Votar

MauricioBahia e demais Galera, gostaria de compartilhar a minha felicidade... treinei, exercitei, e já toco e canto (ops +-) tranquilamente esta música... senti-me melhor executando-a no tom G (sol) maior... acho que a barreia psicológica criada por mim com esta musica, foi vencida... apesar de conhecê-la há muito, sempre torci o nariz para a mesma, devido ao tal acorde, especialmente no tom original, sem falar na voz, né? Agora, fiz as pazes com tudo em relação a ela!

Compartilho tudo isso pois sei que, às vezes a gente deixa de insistir e vencer algumas barreirinhas, e olha, só exercícios, dedicações, e principalmente, pensando que você pode, é que se chega bem. Há muito fui grilado com ela, e só recentemente a encarei, e até hoje não sei porque não o fiz antes, se podia fazê-lo! Ela é massa e já esta no meu repetitório rsrs. Fica aí o meu recado! Ahhhhh... é óbvio, e essencialmente todas as dicas da tchurma que participou deste tópico \º/\0/\o/\O/ sniff sniff (acho que estou emocionado - bixisse sempre em OFF, hein?!? rsrsrs)

É isso aí, agora vou passar para 2ª fase: "tocar com os dentes todas as músicas do 'Vai, Paul Gilbert, Satriani e Petrucci'. kkkkkkk

Envia sua resposta para este assunto:

Tablatura   

» Nome ou apelido:  » Senha 

Tópicos relacionados a acorde F.d.p difícil em every breath you take

96.146 usuários cadastrados. Anuncie aqui!
Online agora: 308 · Visitantes: 251 / Membros: 57
[ DsL-Hard Rock, Dressaaa, Lìív, L.A.M_Hard_Rock, zaqueu_grunge, rsf, Thi_tecladista, Zedin, janick, Mila Turunen, GuitarHome, felipbass, MauricioBahia, cmarcondes, tncv, Meu filho ouvirá Classic Rock, Curly, S.A.G.A.Z, TheJacks, Bombastik, Headstock invertido, D.Pinheiro, Dogs2, Midgard, luis_loko, djvini10, xl30n4rd0x, bpv, Frankie, GuitarzZ, Dark Luke, Felipe Antonio de Souza, jonan, tulu, TheGuitarShow, torão Bgi, jonas.hetfield, jacobino da silva, Guita Ibanez, Prada, And the meek shall inherit the earth, sbraz, Pseudonimum, mvmarquezini, MAIDENMANIACO2009, ricardosmbv, Makosnever, Steel Brain, Lukegambler, ogner, Adrianodevil, Carpano-Jr., TASIVA, link90, ThyagoAmaral, Math Guitar, gabiscap ]
Recorde: 445 18/mar/09 19:36
Visitantes: 412 Membros: 33

miniBB forum software © 2001-2009
Terra Índice Chat E-mail