Home · Resposta · Registre-se para poder enviar mensagens · Regras · Arquivo · Central de Ajuda ·

Fóruns Cifra Club / Guitarra / Potenciômetros - volume e tone são os mesmos?
www.guitarbattle.com.br
Autor Mensagem
LeandroP
Membro
# Enviado: 27/mai/09 00:38 · Editado por: LeandroP

Os potenciômetros de volume e tone da guitarra são os mesmos (ou podem ser)???

Eu posso pegar um potenciômetro, que até então é tone, e utilizar como volume?

Tenho 3 potenciômetros de 250k:

1 potenciômetro simples --> volume
2 potenciômetro push-pull --> tone

Vou ligar 2 humbuckers (4 fios) e 1 single (meio - 2 fios) numa chave de 5 posições comum.

Esquema da chave:

1 - 2 - 3 - S - S - 1 - 2 - 3 (onde S= saída de cada grupo de 3 polos)

Quero pegar um dos potenciômetros push-pull e transformar num volume separado pro humbucker da ponte, usando o outro push-pull como tone genérico e o outro de volume como "volume master".

O que muda de um potenciômetro pra outro é a adição do capacitor ? Sem o capacitor ele pode ser volume?

Tenho um capacitor (acho que é cerâmico - verde) escrito 333J100V e outro (acho que é de poliester - azul) escrito 33nk63.

Help !!!

fill.zanchez
Membro Novato
# Enviado: 27/mai/09 00:43
Votar

LeandroPanucci
Nao cara, volume é aquele escrito "VOLUME", tone é geralmente em baixo desse e tá escrito "TONE"...

=p

na boa? não sei...

LeandroP
Membro
# Enviado: 27/mai/09 00:45
Votar

fill.zanchez

sabia que alguém viria com essa hehahehahe

MaIs num tá iscrito nada °.°

GuitarHome
Veterano
# Enviado: 27/mai/09 01:40
Votar

LeandroPanucci
Bertola ou Soulface amanhã tão ae e te respondem :P!

prog_jam
Veterano
# Enviado: 27/mai/09 07:25
Votar

LeandroPanucci

potenciometros funcionam de maneiras diferentes.
Eu conheco dois tipos: os de progressao aritmetica (geralmente usados no tone) e os de progressao geometrica (geralmente usados no volume)

No caso da tua pergunta, o potenciometro do tone funcionaria sim no volume, tanto quanto o de volume no tone.
O capacitor nao faz com que um seja tone e o outro volume, e sim a conexao dos "perifericos", ou seja, o que determina isso eh o seu esquema eletrico.

Os capacitores da guitarra geralmente sao ceramicos.
Nao tenho como dar a certeza, mas acho que teu capacitor verde estah nos pots de tone e o azul no de volume?

Como exemplo posso citar a minha guitarra (Tele):
A ligacao dela eh feita em dois potenciometros "A" de 250K, sendo um capacitor em cada potenciometro (os dois capacitores sao de 0.05mfd ou 50K, se preferir)

Espero ter ajudado.

Mauricio Luiz Bertola
Prêmio FCC 2007
# Enviado: 27/mai/09 09:14
Votar

LeandroPanucci
Vc pode utilizar qualquer potenciômetro para qualquer função, seja volume ou tonalidade, desde que respeitada a sua medida (de 200 à 330K para single-coils e de 330K à 1M para Hb's). Pode até misturar duas medidas no sistema, ex: 250K no volume e 500K na tonalidade (o que deixaría o som um pouco mais agudo).
Abç

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# Enviado: 27/mai/09 09:19
Votar

LeandroPanucci
Já vou preparar uma listinha de luthiers pra depois que vc estragar a guitarra...

ahuahuahaua brinks

Abraço

Penta_Blues
Veterano
# Enviado: 27/mai/09 09:20
Votar

Bom dia!!!

LeandroPanucci
Os potenciômetros de volume e tone da guitarra são os mesmos (ou podem ser)???
Até onde eu sei, são os mesmos. O único detalhe fica por conta do que o nosso camarada prog_jam lembrou e que eu prefiro.

Eu posso pegar um potenciômetro, que até então é tone, e utilizar como volume?
Sim, desde que seja retirado o capacitor soldado nele e nem precisa refazer a fiação de saída do tone, já que vai para o pot máster.

Valeu!!!

LeandroP
Membro
# Enviado: 27/mai/09 12:24
Votar

Então eu farei de um portenciômetro de tone um volume exclusivo pro captador da ponte. O outro de tone será genérico pros 3 captadores (ponte, meio e braço) e o volume tradicional será o master.

Mas também pintou uma dúvida (que não é nem muito técnica, mas de gosto mesmo). Ao invés de um volume exclusivo pro captador da ponte, eu poderia utilizar o mesmo potenciômetro pra fazer um blender com o captador do braço. Mas seriam no caso 4 bobinas funcionando ao mesmo tempo. Qual seria a melhor alternativa na opinião de vocês: 1 volume exclusivo pra ponte ou um blender (ponte e braço).

Este dilema está porque com apenas dois potenciômetros eu resolveria a situação da strato, mas ela já tem um furo no escudo do 3º potenciômetro, então por que não usá-lo?!

Estou utilizando potenciômetros de 250k mesmo. Sei que o ideal pra humbucker é 500k, mas venho utilizando este valor há um certo tempo e gostei mais.

Muito obrigado prog_jam, Mauricio Luiz Bertola e Penta_Blues

GuitarHome e fill.zanchez Valeu pelo "UP"

Christhian

Minha guitarra está com as tripas pra fora... Eu sou maluco com essas coisas... Já abri ela váaaarias vezes. Mesmo assim tô precisando de um luthier bom e barato pra fazer uma substituição dos trastes... tá no tutano do osso já °.°

Penta_Blues
Veterano
# Enviado: 27/mai/09 12:45
Votar

Boa tarde!!!

LeandroPanucci
Cara, eu acho o Blender mais interessante que o volume exclusivo, mas por que não os dois?...
Vc pode colocar um push/pull para ligar ponte e braço e manter o volume exclusivo. A diferença é a forma de dosar a tal "mistura" que será feita abaixando o volume de um dos caps ao invés de aumentar a presença dele (putz, dá quase no mesmo...rs).
Valeu!!!

LeandroP
Membro
# Enviado: 27/mai/09 13:44
Votar

Penta_Blues

Boa idéia!

Como são dois push-pull, posso usar um pra splitar os dois humbucker e o outro pra fazer o blender. E me sobra um potenciômetro pra um volume exclusivo. Valeu!

LeandroP
Membro
# Enviado: 27/mai/09 23:17
Votar

Fiz um esquemático:

http://i41.tinypic.com/2vj6jjp.jpg

Usando 1 tone global, 1 volume só pra ponte e 1 volume master.

LeandroP
Membro
# Enviado: 28/mai/09 11:00
Votar

Tô ansioso... Vou testar este diagrama no fim de semana.

Diino
Membro
# Enviado: 28/mai/09 12:05
Votar

potenciômetro de volume é logarítmico. tipo (B)
os de tone são lineares. Tipo (A)

LeandroP
Membro
# Enviado: 28/mai/09 12:46
Votar

Diino

Mas funciona como volume, não é?!

Esse negócio de A e B é com relação ao tipo de "varredura" (se é que o termo é esse mesmo)

Diino
Membro
# Enviado: 28/mai/09 12:54 · Editado por: Diino
Votar

LeandroPanucci

A - Logarítmico - aumenta assim: (1 10 100 1000)

B - linear - aumenta assim: (1 2 3 4 5)

funcionar funciona, mas vc vai perceber a diferença...

se vc usar o LOG pra tone, vc vai virar ele e só vai sentir diferença quase chegando ao final, onde ele vai dar uma mudada brusca.

se usar o linear pra volume, um mínimo toque no pot e vai ficar absurdo de alto, não tendo mta diferença pro final de curso dele.

abç!

LeandroP
Membro
# Enviado: 28/mai/09 13:33
Votar

Diino

Então, o volume que era tone (linear) vai servir como um volume primário pro captador da ponte (antes da chave de 5 posições). No final, o volume master (que é logarítmico) que controlará todos os caps. Então eu acho que não terei problemas neste aspecto.

Como o cap que vou usar na ponte é um SuperDistortion, a intenção com este volume primário é limpar o som do cap que tem uma saída forte (somente quando necessário).

Di Marzio Super Distortion - ponte
Malagoli Texas - Meio
Di Marzio Stevie's Special - braço

LeandroP
Membro
# Enviado: 28/mai/09 13:33
Votar

Diino

Dê uma olhada no esquemático que eu fiz:
http://i41.tinypic.com/2vj6jjp.jpg

Penta_Blues
Veterano
# Enviado: 28/mai/09 14:50
Votar

Boa tarde!!!

Diino
A - linear - aumenta assim: (1 2 3 4 5)
B - Logarítmico - aumenta assim: (1 10 100 1000)

Não sei se a idéia é esta mesmo, mas pra mim, pots lineares são, como o próprio nome sugere, mais lineares na abertura e no fechamento. Já os logarítmicos abrem rápido até a metade e daí em diante não são tão efetivos quanto foram até aquele ponto.
Como gosto de usar o volume como "fade", prefiro usá-los de maneira inversa à sua sugestão (linear para volume e logarítmico para os tones.
Valeu!!!

Penta_Blues
Veterano
# Enviado: 28/mai/09 20:59
Votar

Boa noite!!!

LeandroPanucci
Cara, este diagrama está meio estranho na minha opinião.
Vc está splitando individualmente os caps, o que pode ser legal porque permite combinações de single com humb, mas não deixa espaço para o Blend.
O pot de volume do pickup da ponte pode ir para o polo "a" mais próximo de onde os outros caps estão e daí não seria necessário jampear os polos 1 e 2.
Os fios verde/amarelo do pot da ponte poderia ir para o polo do pot de tone em frente aos fios que vê do cap do braço.
Eu tiraria o aterramento dos polos no push/pull do volume da ponte, ligaria outro fio do polo a da chave no polo onde estavam os fios verde/amarelo do cap da ponte e outro do polo c da chave no polo acima no mesmo push/pull.
No global tone, o fio roxo eu ligaria no polo do meio; no polo da direita eu colocaria uma perna do capacitor e no da esquerda um fio para a carcaça do pot.
Por fim, eu ligaria toda as carcaças dos pot e da chave comutadora por um fio a fim de aterra-los.
Acho que é isso...rs
Valeu!!!

LeandroP
Membro
# Enviado: 28/mai/09 22:26
Votar

Penta_Blues

Boa noite o/

o que pode ser legal porque permite combinações de single com humb, mas não deixa espaço para o Blend

É verdade! Eu tenho uma porção de polo nessa push-pull e não tô sabendo usar. Dá inclusive pra misturar as bobinas das extremidades, formando um humbucker mais abrangente.

Eu ainda não montei... Farei isso no fim de semana... Vou ver se consigo desenhar este esquema que você me passou. Valeu!!!

Beatlemaniac
Veterano
# Enviado: 28/mai/09 23:20
Votar

A - linear - aumenta assim: (1 2 3 4 5)

B - Logarítmico - aumenta assim: (1 10 100 1000)

é o contrário não ?
quando tem marcado no pot A, quer dizer que o potenciometro é logaritmo, e quando tem B, é linear, acredito eu

Diino
Membro
# Enviado: 29/mai/09 00:03 · Editado por: Diino
Votar

Beatlemaniac

ok, ta corrigido, me enganei feio.

LeandroPanucci

interessantíssimo, já ia falar sobre 'por resistores no caminho' aiasudhiasudh, mas como a idéia é mesmo limitar o ganho, é válido.

abç

LeandroP
Membro
# Enviado: 29/mai/09 12:13
Votar

Independente de ser A ou B, vai dar certo.

Uso o volume da guitarra desta forma: ou é 10 ou é 0... Não deixo no meio termo porque nunca consigo acertar o volume certo pelo portenciômetro. Só uso mesmo pra "fades", como o Penta_Blues. Por esta razão que estou deixando um volume exclusivo pra ponte, e com volume master. Justamente por esta deficiência minha.

Envia sua resposta para este assunto:

Tablatura   

» Nome ou apelido:  » Senha 

Tópicos relacionados a Potenciômetros - volume e tone são os mesmos?

96.145 usuários cadastrados. Anuncie aqui!

miniBB forum software © 2001-2009
Terra Índice Chat E-mail