erico.ascencao Membro |
# Enviado: 30/mai/09 13:26 · Editado por: erico.ascencao
Já tinha um tópico sobre o assunto, mas era de 2004...
Bem, troquei as cordas da minha SX GG1, de 0.09 pra 0.10. Descrevendo o procedimento: 1) Tirei todas as cordas 2) Coloquei as cordas na seguinte sequência: E, e, A, B, D, G 3) Afinei as cordas, da E para a e, e depois voltava (da B para a E). 4) A cada vez que eu repetia o passo 3, dava uma "puxada" nas cordas pra lacear, e verificava se a afinação ficava estável. Se não mantivesse a afinação, repetia o processo 3. Se mantivesse, parava e tocava alguma coisa aleatória.
Estabilizada a afinação, fui regular as oitavas. Para cada corda, eu verificava se a nota correspondente à 12a. casa estava afinada corretamente. Se não estivesse afinada (foi o caso de todas as cordas), soltava a corda e ajustava o carrinho.
O problema está justamente no ajuste do carrinho. Todas as cordas tenderam a ficar com a oitava desregulada pra cima - ou seja, ao tocar a 12a. casa, a nota registrada no afinador estava acima da respectiva nota da corda solta. Portanto, tive que posicionar os carrinhos mais próximos à ponte. Porém, mesmo colocando os carrinhos na posição limite, a oitava ainda estava mais alta, principalmente nos bordões.
A pergunta é: o ajuste do tensor vai colaborar para acertar as oitavas?
|