Home · Resposta · Registre-se para poder enviar mensagens · Regras · Arquivo · Central de Ajuda ·

Fóruns Cifra Club / Guitarra / Problemas com regulagem de oitavas em Les Paul
www.guitarbattle.com.br
Autor Mensagem
erico.ascencao
Membro
# Enviado: 30/mai/09 13:26 · Editado por: erico.ascencao

Já tinha um tópico sobre o assunto, mas era de 2004...

Bem, troquei as cordas da minha SX GG1, de 0.09 pra 0.10. Descrevendo o procedimento:
1) Tirei todas as cordas
2) Coloquei as cordas na seguinte sequência: E, e, A, B, D, G
3) Afinei as cordas, da E para a e, e depois voltava (da B para a E).
4) A cada vez que eu repetia o passo 3, dava uma "puxada" nas cordas pra lacear, e verificava se a afinação ficava estável. Se não mantivesse a afinação, repetia o processo 3. Se mantivesse, parava e tocava alguma coisa aleatória.

Estabilizada a afinação, fui regular as oitavas. Para cada corda, eu verificava se a nota correspondente à 12a. casa estava afinada corretamente. Se não estivesse afinada (foi o caso de todas as cordas), soltava a corda e ajustava o carrinho.

O problema está justamente no ajuste do carrinho. Todas as cordas tenderam a ficar com a oitava desregulada pra cima - ou seja, ao tocar a 12a. casa, a nota registrada no afinador estava acima da respectiva nota da corda solta. Portanto, tive que posicionar os carrinhos mais próximos à ponte. Porém, mesmo colocando os carrinhos na posição limite, a oitava ainda estava mais alta, principalmente nos bordões.

A pergunta é: o ajuste do tensor vai colaborar para acertar as oitavas?

gucrispim
Membro
# Enviado: 30/mai/09 13:37
Votar

erico.ascencao
levanta a ponte.
parece q nessa situação se vc deixar com a altura da ponte como estava você vai encontrar trastejamento mesmo que consiga regular as oitavas.

mmayorca
Membro Novato
# Enviado: 30/mai/09 13:37 · Editado por: mmayorca
Votar

ess problema na regulagem de oitavas tb acontece na minha Telecaster, a ponte deve ser ruim, acho que vou colocar uma modelovintage...deixo o carrinho do limite e o oitava continua acima e o tensor da minha tá regulado.

Marcelo Vieira
Veterano
# Enviado: 22/set/09 21:42
Votar

Tenho uma SX GG1 Custom e estou com o mesmo problema, porém apenas nas 3 primeiras cordas e B D.
Vou tentar inverter os carrinhos dessas cordas pra ganhar mais curso na ponte (eles vem invertidos em relação às 3 últimas cordas).
Tá ruim de acertar as oitavas, mesmo com o braço regulado.

jecaboy
Membro Novato
# Enviado: 29/out/09 14:49
Votar

Dando um UP no tópico!!!

To com o mesmo problema e não tenho condições de levar a guita em luthier por enquanto! (Só ano que vem, e não vou ficar sem tocar até ano que vem)...

Tentei regular e tals, os bordões eu consegui, agora as primas sem chance, se alguem souber o que posso tentar fazer eu agradeço.

Abraço.

Envia sua resposta para este assunto:

Tablatura   

» Nome ou apelido:  » Senha 

Tópicos relacionados a Problemas com regulagem de oitavas em Les Paul

96.033 usuários cadastrados. Anuncie aqui!
Online agora: 220 · Visitantes: 189 / Membros: 31
[ janick, Math14, buddy guy, GuitarHome, jacobino da silva, Sam Keat, Leo Zanon, qew, shoyoninja, guitarclub, Cadê o chinelo, zugo, GuitarHouse, ohm777, Proggg, MajorKong, Horcruxes, Leblues, phill2006, xl30n4rd0x, marv, elciojoe, mvmarquezini, Kamus23, Carregando, Lezinha.m, MMI, _Dio, R4VEN, Pseudonimum, Glaucao ]
Recorde: 445 18/mar/09 19:36
Visitantes: 412 Membros: 33

miniBB forum software © 2001-2009
Terra Índice Chat E-mail