Home · Resposta · Registre-se para poder enviar mensagens · Regras · Arquivo · Central de Ajuda ·

Fóruns Cifra Club / Guitarra / Que escala eu boto aqui!?
www.guitarbattle.com.br
Autor Mensagem
Villts
Veterano
# Enviado: 6/jul/09 16:01 · Editado por: Villts

Tenho a seguinte progressão:

Am - E7 com baixo em C - Dsus2 - Dsus2

E o "refrão"

C, D e Am 2x

Na parte da primeira progressão eu uso escala de La menor...

No refrão, que escala eu uso?

E outra dúvida... porque soa muito melhor o Ré maior no refrão sendo que não tem F# na escala de Am? É outro campo harmônico? Quer dizer que a escala que eu devo usar é a de Am mas com o F# do lugar do F?

prog_jam
Veterano
# Enviado: 6/jul/09 17:55
Votar

pode usar Am mesmo, se quiser.
soh que nesse caso eu usaria Am e A, fazendo um mix entre as duas mais os arpejos das tetrades pra realcar a 7a dominante e a suspensao do acorde e uns double stops empenados pra dar um ar mais tenso entre as trocas...
Pode-se utilizar tambem as pentas menores de A, de G, de F#, de C, de B e de E, soh que tem de prestar atencao nas notas de repouso para nao cagar o som.
Tem tambem o uso dos cromatismos, que podem ser utilizados como notas de passagem e a seguinte formacao de escala: T, 2, b3, 3, 4, b5, 5, 6, b7, 7 que deve ser usada de maneira alternada, digo, sem digita-la numa tacada soh...

Tem mais coisa. Se isso nao funcionar pro comeco poste aih que dou mais umas ideias.
Falou

Thi_tecladista
Membro Novato
# Enviado: 6/jul/09 18:09
Votar

porque soa muito melhor o Ré maior no refrão sendo que não tem F# na escala de Am?

Não existe fa# na escala natural de Am. Mas outras escalas podem ser utilizadas no tom Am. Por exemplo:

Natural: la, si, do, re, mi, fa, sol, la
Harmônica: la, si, do, re, mi, fa, sol#, la
Melódica: la, si, do, re, mi, fa#, sol#, la
Pentatônica: la, do, re, mi, sol, la
Pentatônica blues: la, do, re, re#, mi, sol, la

No seu caso, o acorde D maior caiu no campo harmônico da escala menor melódica. Muitas variações desse tipo podem ocorrer, dependendo da melodia e do estilo de música.

Villts
Veterano
# Enviado: 7/jul/09 00:59
Votar

Thi_tecladista
prog_jam

Valeus!

prog_jam

Pode-se utilizar tambem as pentas menores de A, de G, de F#, de C, de B e de E, soh que tem de prestar atencao nas notas de repouso para nao cagar o som.

Pode me explicar porque posso usar essas escalas dessas notas? Tou entrando na teoria finalmente, essas coisas tão me interessando e panz. =D

Thi_tecladista
Ou seja, essa parte com Am melódia ia ficar dentro do campo?

Villts
Veterano
# Enviado: 8/jul/09 06:37
Votar

NInguém sabe responder? =(

Thi_tecladista
Membro Novato
# Enviado: 9/jul/09 16:12
Votar

Ou seja, essa parte com Am melódia ia ficar dentro do campo?

Parece que você digitou errado, e aí sua pergunta ficou confusa hehehe.

No refrão, aquele acorde D faz parte do campo harmônico da escala melódica de la menor. O tom da música permanece o mesmo (la menor).

Portanto, você pode usar a escala menor melódica para o refrão.

Espero ter ajudado. Continue perguntando se tiver dúvidas.

Envia sua resposta para este assunto:

Tablatura   

» Nome ou apelido:  » Senha 

Tópicos relacionados a Que escala eu boto aqui!?

96.033 usuários cadastrados. Anuncie aqui!

miniBB forum software © 2001-2009
Terra Índice Chat E-mail