| Autor |
Mensagem |
maniac123 Veterano |
# Enviado: 21/set/09 18:16 Votar
MauricioBahia
Legal o texto, mas não entendi nada, muito técnico e não me convenceu.
Tem que ter ouvido de morcego pra perceber essas variações. Acho q tem cabo bom e cabo ruim, mas q chegue a influenciar no timbre, já é exagero.
|
MauricioBahia Membro Novato |
# Enviado: 21/set/09 18:25 · Editado por: MauricioBahia Votar
maniac123
Eu não entendi muito bem a questão da relação impedância da "guita+cabo" x amp. Sobre alterar o timbre, eu acho que rola sim, apesar de que nu nunca percebi! Talvez pq eu nunca tenha usado meu equipo em altos volumes, com cabos maiores que 6 metros em amps de alta potência com caixas 4x12 (nem sei se isso tudo aí influi). Mas imagino que aconteça alteração no timbre sim.
Abs
|
maniac123 Veterano |
# Enviado: 21/set/09 19:09 Votar
MauricioBahia Talvez pq eu nunca tenha usado meu equipo em altos volumes, com cabos maiores que 6 metros em amps de alta potência com caixas 4x12
É isso mesmo, cara. Mais de 6 metros de cabo, não sei se já usei, mas no texto da pra perceber q ele trabalho com medidas altissimas, tanto de espaço quanto de volume. Pelo menos eu nunca percebi diferença. (Obs.: sempre q toquei em lugar maior, com volume maior, tava bebaço...)
|
# Enviado: 21/set/09 19:12 Votar
maniac123: bs.: sempre q toquei em lugar maior, com volume maior, tava bebaço...
auhuhauahauh. Aí a gente até esquece que existe cabo!
flw!
|
Ian Anderson Membro Novato |
# Enviado: 21/set/09 19:13 Votar
A unica coisa que to boiando eh o que seria um amp de baixa impedancia?? ex: (marca modelo), onde se ve isso num amp.
|
# Enviado: 21/set/09 19:45 · Editado por: MauricioBahia Votar
Ian Anderson
Na manual tem. Meu Blues Jr. tem 1 mega ohm de impedância de entrada. O meu Behringer AC-108 pré valvulado de 15W também, tem só 4 ohms!?
Coisa de maluco!
Abs
|
Ian Anderson Membro Novato |
# Enviado: 21/set/09 20:40 Votar
pela impressão geral que vejo neste forum os pré vavulados soh me racham a cara.
|
B.Frusciante Veterano |
# Enviado: 21/set/09 20:50 Votar
Acho que tem uma coisa estranha aí..
Quando ele fala de 'capacitância do cabo', ele não quis dizer Resistência(ou Impedância, mesma coisa)? Visto que Capacitância e Resistência são coisas totalmente diferentes, e que no texto a descrição que é feito dela se parece mais com a da Impedância(Resistência).
Que eu saiba, um cabo tem a sua Resistência. Todo condutor tem uma resistência mínima(desprezada em alguns casos, mas ainda a têm) e isso é levado em consideração justamente nesse ponto de cabos perderem ou não sinal, mas não na questão de 'impedância de entrada ou saída', ja que o cabo é apenas uma 'ponte' que liga a guitarra no amplificador.
O que faz um cabo ser bom ou ruim é a qualidade dos fios condutores, dos materiais, do isolamento elétrico(Gaiola de Faraday), dos plugues, e o comprimento do cabo. Aliás, este último não é muito relacionado à qualidade do cabo, mas influencia diretamente no timbre final posto que a resistência é diretamente proporcional ao comprimento do condutor.
Abçs
|
B.Frusciante Veterano |
# Enviado: 21/set/09 20:59 Votar
Ah, e pra galera que não se preocupa com timbre, acha que é 'frescura'.
Bem, Música é uma arte e como toda arte há a insana necessidade chegar à perfeição(explícita ou implícita, visto que alguns a obtêm sem nem procurá-la).
Quem não tem vontade disso realmente não sei se ama o que faz, ou se é apenas um 'cara que toca guitarra'.
Enfim,
vou jantar
|
# Enviado: 23/set/09 00:25 Votar
B.Frusciante: Quando ele fala de 'capacitância do cabo', ele não quis dizer Resistência(ou Impedância, mesma coisa)?
É capacitância mesmo!
Pois é, eu já li por aí, mas é algo meio sombrio pra mim ainda... Acho que ninguém sabe responder e se sabem, escondem a resposta pra ser um segredo. Apenas um grupo fechado sabe! ;-) (Código Da Vinci)
Abs
|
velhote Membro Novato |
# Enviado: 24/set/09 17:19 Votar
B.Frusciante MauricioBahia
Cara... as vezes eu me pergunto... sera que os caras das antigas (hendrix, page, gilmour,...) eram tao paranoicos com essa questao de timbre e perfeiçao... acho que as vezes a gente viaja demais na perfeiçao e desencana do lance do tesao de fazer musica... somos muito minimalistas... sei la, te digo isso tendo bons cabos (planet circuit, kit de cabinhos da planet pros pedais) eu tbm viajo nessas coisas e com o passar do tempo vejo que muitas vezes somos atacados pela logicxa capitalista de consumir sem saber se temos a real necessidade.... sei la foi so uma viagem...
abz
Mas muito bom o texto e um trabalho co caraio fazer isso... muito fod... valeu Mauricio
|
ogner Veterano |
# Enviado: 24/set/09 17:26 Votar
velhote sera que os caras das antigas (hendrix, page, gilmour,...) eram tao paranoicos com essa questao de timbre e perfeiçao
Não pq eles inventaram esse tormento!!!!
|
# Enviado: 24/set/09 17:31 · Editado por: MauricioBahia Votar
velhote: Cara... as vezes eu me pergunto... sera que os caras das antigas (hendrix, page, gilmour,...) eram tao paranoicos com essa questao de timbre e perfeiçao...
Até onde sei, o Gilmour era um pentelho com isso! Os outros eu não sei não. Issa é um pergunta para nichendrix!
Eu não era com cabos não, mas fiquei depois que o Bertola me falou o quanto ficou impressionado como que um cabo pode alterar o som. Nem ele acreditava nisso...
Eu gosto dessas minúcias, de pesquisar, até pra entender como que funcionam as coisas. No caso deste tópico, meu foco é questão da impedância e capacitância, que eu até hoje tô confuso!
Abs e vlw!
|
JC_Junior Membro |
# Enviado: 24/set/09 18:11 · Editado por: JC_Junior Votar
impedância como o Buddy_guitar falou é semelhante ao conceito de resistência, é como se você pegasse um circuito (nesse caso o amp) e transformasse todos os seu compenentes (resistores, indutores, capacitores, diodos, transistores e etc.) em uma única resistência.
capacitância o conceito verdadeiro é a capacidade de um componente amarzenar energia em forma de campo elétrico, o capacitor armazena energia na forma de tensão, já o indutor na forma de corrente, isso para circuitos de corrente contínua, para circuitos de corrente alternada o capacitor funciona como uma resistência, denominada de reatância capacitiva, é devido a essa resistência que surge o problema que ele apresenta no texto, quanto maior for a frequencia e a capacitancia, menor será a reatancia capacitiva, favorecendo a fuga das frequências altas para o terra, deixando somente as frequências baixas passando apropriadamente, ou até mesmo embolando-as pelo circuito, por isso a impedância alta dos amplificadores, para reter as frequências altas fazendo-as passar pelo circuito .
|
# Enviado: 26/set/09 23:10 Votar
JC_Junior
Hummm... Tá ficando mais claro na minha mente! Ou não? heheeh
Valeu pela ajuda. ;-)
Abs
|