Home · Resposta · Registre-se para poder enviar mensagens · Regras · Arquivo · Central de Ajuda ·

Fóruns Cifra Club / Guitarra / Acordes com nona
www.guitarbattle.com.br
Autor Mensagem
Iniciante
Veterano
# Enviado: 7/fev/04 19:51

Pessoal tenho uma duvida meio besta mas que não me sai da cabeça: porque os acordes com nona tem a SETIMA e a nona acrescentada a tríade original e não somente a nona com diz o nome do acorde?

Respondam ai pessoal!

crowley666
Veterano
# Enviado: 7/fev/04 20:02
Votar

hein?

tenta explica melhor

GuitarHouse
Moderador
# Enviado: 7/fev/04 20:15
Votar

crowley666
ele quer saber pq os acordes com NONA eh na verdade um acorde com SETIMA e NONA e nao apenas uma triade com uma NONA.

sei la...acho q eh pq nona eh um intervalo composto(maior q uma oitava) dai poe a setima..hehe

vou checar isso direito..

Aisse
Veterano
# Enviado: 7/fev/04 20:16
Votar

A 9ª eh uma tensão assim como a 11ª e a 13ª, e ela eh normalmente adicionada nos acordes formados por tétrades(T, 3ª, 5ª e 7ª). A questão do nome (cifra) depende muito de quem está escrevendo, muitos querem simplificar e acabam atrapalhando. Olhe, as tensões vem depois dos graus do acorde:

Graus do acorde:
Tônica, terça, quinta e sétima

Tensões:
Nona, Décima primeira e Décima terceira.

Obs: A sétima maior tb eh considerada tensão pela dissonância causada entre ela e a tônica.

Eu prefiro as tensões adicionadas aos acordes com a sétima, mas o seu ouvido eh o melhor juiz, ouça o que mais te agrada...abraço.

Aisse
Veterano
# Enviado: 7/fev/04 20:21
Votar

Eu tb acho que eh isso GuitarHouse, mas não eh regra...
O fato e que a guitarra eh um instrumento "limitado" e as vezes nós deixamos de fazer algumas notas pra adicionar outras...isso deve ser complementado pelo teclado jah que este tem 10 dedos e podem adicionar qualquer nota sem sacrificar nenhuma...

Existem acordes com sétima e nona, como tb apenas com a nona...ehehehehe...q papo de doido...

GuitarHouse
Moderador
# Enviado: 7/fev/04 20:24
Votar

mas o seu ouvido eh o melhor juiz

pois eh...

todescoguitar
Veterano
# Enviado: 7/fev/04 22:23
Votar

acho q naum entendi...

Aisse
Veterano
# Enviado: 7/fev/04 22:34
Votar

o q?

LeandroP
Membro
# Enviado: 8/fev/04 15:42
Votar

Quando o acorde é com nona e sem a sétima é chamado de nona adicionada e normalmente tem o sulfixo add9. Eu prefiro escrever por exemplo: C7(9) para os que tem sétima e C9 pra os que não tem sétima. Mas em partituras americanas não rola isso... é uma bagunça.... o lance é interpretar mesmo.

Envia sua resposta para este assunto:

Tablatura   

» Nome ou apelido:  » Senha 

Tópicos relacionados a Acordes com nona

96.147 usuários cadastrados. Anuncie aqui!
Online agora: 82 · Visitantes: 73 / Membros: 9
[ MauricioBahia, Felipe Van Halen2, Excelion, GuitarzZ, Super Hero, buddy guy, Dazoo, Proggg, heavy_guitar_ ]
Recorde: 445 18/mar/09 19:36
Visitantes: 412 Membros: 33

miniBB forum software © 2001-2009
Terra Índice Chat E-mail