| Autor |
Mensagem |
LeandroP Membro |
# Enviado: 27/mar/04 03:24 · Editado por: Moderador
Glossário de Acordes:
A idéia é expandir a meneira correta de se usar cifras. Pensando corretamente sobre os acordes fica mais fácil toda aplicação dos mesmos numa progressão e até saber quais escalas, modos utilizar sobre as progressões.
Aos iniciantes, pode não surtir tanto efeito no começo. Mas quem tem interesse em continuar pesquisando sobre música é bom ter este conhecimento.
E para os mais avançados a oportunidade de rever alguns conceitos básicos cifra relacionadas a harmonia.
Vou separar os acordes em 5 categorias: Maior, menor, aumentado, diminuto e acorde com 7ª da dominante.
Os acordes maiores:
Os acordes maiores são caracterizados pela T, 3, 5 e nunca possuem sétima menor. Daí você se pergunta: Mas e um G7 não é maior?
Calma! Vamos ver ele logo.
Os acordes menores:
Os acordes menores são caracterizados pela T, b3, 5 e podem possuir sétima maior ou menor.
Os acordes aumentados:
Os acordes aumentados se caracterizam pela T, 3, #5 (chama-se quinta aumentada e não quinta maior).
Os acordes diminutos:
Os acordes diminutos se caracterizam pela T, b3, b5 (chama-se quinta diminuta e não quinta menor).
Os acordes diminutos quando são tétrades possuem sétima diminuta, grafada como bb7, meio tom abaixo da sétima menor.
Este acorde também pode ser chamado de "acorde de sétima da diminuta"
Os acordes com 7ª da dominante:
Agora chegou no ponto de que o acorde maior nunca possui sétima menor.
Os acordes se com 7ª da dominante se caracterizam pela T, 3, 5 e 7 (sétima menor). Este acorde é chamado de dominante por conter um trítono (itervalo que divide a escala ao meio - em três tons).
Sétimas menores deixam mais forte em acordes menores, imaginem quando aplicado a acordes maiores, tornam-se Dominantes.
Já as sétimas maiores deixam os acordes mais planos, leves... podem observar.
Por esta razão, acordes "maiores" com sétima menor não é considerado maior e sim acorde com 7ª da dominante.
Ainda dentro desta categoria temos o substituto do acorde de sétima da dominante. Como o nome já diz, ele substitui o próprio.
Este acorde é encontrado meio tom acima do acorde que vai resolver e se caracteriza pela T, 3, 5, 7 e ainda pode aparecer tensões como #4 (quarta aumentada e não quarta maior) e 9 (nona).
|
LeandroP Membro |
# Enviado: 27/mar/04 03:25 Votar
Olhando o modelo acima, você verá que os intervalos 6 e 13 são as mesmas notas.
Então porque a diferença na hora de cifrar? É justamente pra ajudar, na hora de analisar uma progressão ou uma música,qual função está aquele acorde, fazendo que você pense mais rápido na hora de improvisar ou arranjar a música.
Vamos novamente ver aqueles nomes de palavrão que mostrei no começo:
Acordes Maiores:
Nos acordes maiores podem aparecer as seguintes tensões:
T, 9, 3, 11, 5, 6 e 7M
Exemplo sobre um Dó maior:
C9, C11, C6, C7M, C6(9), C7M(9), C7M(6)
Note que nesta categoria de acorde não se usa 2, 4, 13
Acordes Menores:
Nos acordes menores podem aparecer as seguintes tensões:
T, 9, b3, 11, 5, b6, 6, 7 e 7M
Exemplos sobre um Dó menor:
Cm9, Cm11, Cmb6, Cm6, Cm7, Cm7M
Nesta categoria nunca aparecerá tensões como: 2, 4, b13 e 13
Acordes com sétima da dominante:
Nos acordes de sétima da dominantes temos as seguintes tensões:
T, 9, 3, 4, 5, b13, 13, 7
Note que no lugar do 11 aparece o 4, no lugar do 6 aparece o 13 e o b6 só foi visto em acorde menor.
Exemplos sobre um Dó com sétima da dominante:
C7, C7(9), C7(b13), C7(13), C7(4/9) este último muito grafado como Csus4.
********************************************************************** **********************************************
Vejo muito dessas confusões em muitas cifras que eu encontro e o raciocínio sobre a cifra fica mais lento, fazendo você ficar perdido na hora de montar o acorde ou arranjar sobre o mesmo.
Um erros muito comum é a pessoa grafar dois acidentes diferentes e um acorde, por exemplo:
C(b5) quando ele é um c(#4)... o primeiro faz você pensar em que: diminuto e o segundo faz você pensar em que: lídio
Dois modos que se confundidos acaba com a música e daí o cara se pergunta: "Pô, eu solei diminuto e não dá certo".
Ou então erros ainda mais absurdos, colocar A# numa música que está no tom de Fá. O certo seria Bb e não A#... não existe esta nota na escala de Fá, só existe na escala de Si e C#... desse jeito confunde ainda mais e torna o seu raciocínio na hora de tocar mais lento, fazendo com que fique pra trás... um estranh no ninho.
Dúvidas?
Espero ter contribuído!
|
caiohleal Veterano |
# Enviado: 27/mar/04 03:32 Votar
LeandroPanucci
ae cara, muito legal seu texto, só ñ entendi uma coisa...
conter um trítono (itervalo que divide a escala ao meio - em três tons).
|
LeandroP Membro |
# Enviado: 27/mar/04 03:44 Votar
caiohleal
A escala diatônica tem seis tons, se você dividir ela ao meio ficam 3 tons pra um lado, 3 tons pra outro. Então, num acorde com sétima menor o trítono vai existir entre a terça e a sétima menor. Isso causa origem a um som preparatório ou de tensão,
veja um G7
Entre a terça (Si) e a sétima menor (Fá) existe um trítono. Três tons separam estas duas tensões que são os "pilares" deste acorde.
|
LeandroP Membro |
# Enviado: 27/mar/04 13:51 · Editado por: Moderador Votar
Ainda sobre trítonos
Desfragmentando um acorde G7 e um C é fácil perceber o
efeito de preparação e tensão que ele causa na hora de
rosouver. Um trítono gera um intervalo de quarta aumentada
(#4) ou quinta diminuta (b5) entre as duas notas. Daí que
surgiu a tão conhecida blues-note
Veja o G7 e o C desfragmentado:
e------------------------------------------------------
B-----------ou---6--5----------------------------------
G---4--5---------4--5----------------------------------
D---3--5-----------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------
Existem muitas outras formas. Isso é só pra sentir o sabor de um trítono durante uma progressão.
Simples!
|
Thiago_bh Veterano |
# Enviado: 28/mar/04 21:53 Votar
Meu professor tá me ensinando isso mais a maioria eu já sei
|
Thiago_bh Veterano |
# Enviado: 28/mar/04 22:14 Votar
Você eh professor????!!!
|
caiohleal Veterano |
# Enviado: 28/mar/04 22:46 Votar
Thiago_bh
ñ posso te garantir, mas parece q ele é sim
|
LeandroP Membro |
# Enviado: 29/mar/04 01:41 Votar
Thiago_bh
Não é a minha atividade, tenho um aluno de 14 anos e já dou aula pra ele há uns 3 anos e meio. Ainda sou um aprendiz que gosta de compartilhar as coisas... mas tira o olho da minha mina, heim he he he he he
|
canilupi Veterano |
# Enviado: 29/mar/04 09:31 Votar
LeandroPanucci
mas tira o olho da minha mina,
num seria uma q mora nu 71? he he he
mas ae , mt style issu , pena q eu leio e chego a fikar ateh vesgo num intendu nadinha:(
mas parabens :]
|
LeandroP Membro |
# Enviado: 29/mar/04 19:27 Votar
canilupi
É simples... é só uma regra (que já existe - não fui eu que inventei) pra manter os acordes na posição correta deles. E tudo faz sentido.
Eu te pergunto: você consegue fazer um intervalo de 6 e 7 ao mesmo tempo? Não dá né... então, quando o acorde for de função dominante (acorde com sétima menor, encontrado geralmente no Vº grau do C.H.) e tiver estas duas tensões, uma será de sétima e a outra de décima terceira. Por isso, quando você ver um acorde C(13) por exemplo, você já sabe que ele é dominante, e na sua escala tem uma sétima menor.
Agilisa o pensamento... faz você pensar e agir rápido na hora de improvisar.
Sacou? Cana-in-loop he he he he
|
hybrid Veterano |
# Enviado: 29/mar/04 20:47 Votar
eu gostaria d saber como montar acordes com 5ª ,4ª
|
ziotti Veterano |
# Enviado: 29/mar/04 21:35 Votar
LeandroPanucci
só uma curiosidade: o tritono foi akela parada que a igreja proibiu dos musicos usarem na idade media?
|
LeandroP Membro |
# Enviado: 29/mar/04 23:12 Votar
ziotti
Putz he he he nunca ouvi isso não. Não sei como proibir uma coisa que está tão presente em qualquer musica de qualquer época. Pra te falar a verdade eu não sei mesmo. Será que não é outra coisa? Trítono proibido é estranho.
|
LeandroP Membro |
# Enviado: 29/mar/04 23:13 Votar
canilupi
Seu Madruga é a vovózinha he he he he
|
LeandroP Membro |
# Enviado: 29/mar/04 23:18 Votar
hybrid
Se você olhar uma casa qualquer da guitarra e estudar os intervalos com a tônica a partir da sexta corda (mizão), tudo na mesma casa, logo abaixo você terá um intervalo de 4ª justa, 7ª menor, 3ª menor, 5ª justa e 8ª justa. Tendo estes intervalos como referencial, você facilmente encontrará os outros sabendo que da 4ª para a 5ª é 1 tom (duas casas), da 7ª menor pra tônica é 1 tom (duas casas), da 3ª menor para a 3ª maior é 1/2 tom (uma casa) e assim por diante. Dica: Tenha sempre um referencial!!!!
|
LeandroP Membro |
# Enviado: 29/mar/04 23:24 Votar
hybrid
Com 5ª
e----------10------------------------------------------
B----------8----3--------------------------------------
G------7--------0--------------------------------------
D------5-----------------------------------------------
A---5--------------------------------------------------
E---3--------------------------------------------------
.
.
.
.
.
.
.
enfim... tem várias maneiras de montar acordes com 5as
agora os com 4ª
e----------------8-------------------------------------
B-----------1----8-------------------------------------
G------5----0------------------------------------------
D------5-------------10--------------------------------
A---3----------------10--------------------------------
E---3--------------------------------------------------
.
.
.
.
.
agora, se você inverter qualquer um dos dois (4ª e 5ª), vai acontecer algo bem interessante. As 5ª viram 4ª e as 4ª viram 5ª.... portanto o que vai determinar qual intervalo e/ou inversão foi utilizado só depende do contexto harmônico.
Entendeu?
|
Max Veterano |
# Enviado: 29/mar/04 23:24 Votar
ziotti
Sim cara... A igreja proibiu o uso do trítono por seu um som mto feio para a musica da epoca!
|
LeandroP Membro |
# Enviado: 29/mar/04 23:25 Votar
Max
he he he... tu tá brincando!
|
LeandroP Membro |
# Enviado: 30/mar/04 01:28 Votar
hybrid
É como a música "Smoke on the wather" do Pulple. Blackmore usa quintas invertidas. Dando a impressão que são quartas, mas a tonalidade indica que é sol com quinta. Veja:
B------------------------------------------------------
G--0--3--5----0--3--6-5----0--3--5----3--0-------------
D--0--3--5----0--3--6-5----0--3--5----3--0-------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------
|
maquiro Veterano |
# Enviado: 30/mar/04 08:26 Votar
LeandroPanucci
Se o acorde é formado por (T 3 5), por que devo falar sol com quinta, se a quinta já faz parte do acorde seja ele maior ou menor? Já me fizeram essa pergunta e não soube responder.
|
ziotti Veterano |
# Enviado: 30/mar/04 09:21 Votar
LeandroPanucci
Max
vlw!!!
|
todescoguitar Veterano |
# Enviado: 30/mar/04 10:47 Votar
diziam q o tritono era coisa do capeta... mas meu maestro disse q isso começou pq era um intervalo muito dificil de cantar......
|
hybrid Veterano |
# Enviado: 30/mar/04 14:04 Votar
eu ainda ñ entendi esse negocio d quartas e quintas......
sem complicacao por favor!!!!
|
Homem Cueca Prêmio FCC 2007
 |
# Enviado: 30/mar/04 14:23 Votar
hybrid
começe a fazer aulas de guitarra ou soh de teoria rápido!!!
na boa!!isso eh básico pra escalas...
|
LeandroP Membro |
# Enviado: 30/mar/04 14:30 Votar
maquiro
Justamente pra diferenciar ele dos demais. A quinta justa na maioria das vezes constitui os acordes. Há casos que a quinta é omitida X7(9). Neste último modelo de acorde a quinta não entra na formação do acorde. Então, logo que alguém lhe diz pra fazer um acorde com quinta, C5 por exemplo, você só vai executar a tônica e a quinta e no máximo um intervalo de oitava justa, só pra fortalecer o acorde.
B----------3-------------------------------------------
G----------3---------------------5---------------------
D----------2------------5---ou---5---------------------
A----------3------------3--------3---------------------
E--------C7(9)---------------C5------------------------
Entendeu?
|
LeandroP Membro |
# Enviado: 30/mar/04 14:37 Votar
hybrid
você sabe o que são os intervalos de 4ª e 5ª?
|
 |
# Enviado: 30/mar/04 14:38 Votar
curiosidade!!!!
C9 e Cadd9 são diferentes (e todos os outros acordes do tipo)...
no caso do C9 a 9 substitui a nota mais proxima dela q no caso eh a 3, portanto C9 eh uma triade , C D G
no caso de Cadd9 o acorde vira uma tétrade a 3 não eh substituida nesse caso portanto o acorde C ganha uma 9 , portanto o C fica com T 3 5j 9 ou C E G D q nada + eh do q um Cadd9....
|
 |
# Enviado: 30/mar/04 14:39 Votar
não li o topico inteiro e num sei se tem esse treco q postei...
|
LeandroP Membro |
# Enviado: 30/mar/04 14:43 Votar
Homem Cueca
Realmente não tem, mas é isso mesmo. A diferença fica por conta do add, que significa tríade com nota adicionada, logo uma tétrade. E o C9 (no Brasil) significa que a terça foi substituída pela nona. Mas no exterior, muitas vezes um C9 é uma abreviação do C7(9), por isso ocorre muitas confusões na hora de interpretar.
Quem já usou o Band-in-a-Box deve ter percebido isto, ou mesmo que lê cifras importadas. Mesmo assim eu prefiro o padrão brasileiro, que é mais informativo.
|