| Autor |
Mensagem |
eeevee Veterano |
# Enviado: 6/jul/06 15:10 Votar
sobrevivente
não entendi bem essa tua pergunta...
|
SRV5150 Veterano |
# Enviado: 6/jul/06 16:18 Votar
LeandroPanucci
Sem contar q o ciclo de 4 e 5 é legal pra descobrir notas out... tipo tocando a escala da 4 em cima da tônica ainda soa inside, agora a quarta da quarta já aparece uma nota fora... e a quarta dessa mesma vai aparecer mais uma nota out... até chegar no ponto q todas notas soam out... é só montar o ciclo e descobrir... isso pelo menos com pentas... eu acho essa manha pra soar fusion muito massa!!!
|
sobrevivente Veterano |
# Enviado: 6/jul/06 16:55 Votar
eeevee
não entendi bem essa tua pergunta...
E eu não entendi muito desses ciclos aí... Heheheheh
É que assim: Eu posso obter outras escalas maiores, a partir de uma escala (nesse caso a escala de C) certo?
Porém, essas outras escalas que eu consigo, todas tem a ver com a escala inicial (escala de C)?
|
LeandroP Membro |
# Enviado: 6/jul/06 22:57 Votar
sobrevivente
Valeu o toque da escala de Ab. Não tinha visto e corrigi.
Quanto a escala de F, ela não é formada pelo círculo das 5as. Ela é formada no círculo das 4as e é a primeira a apresentar o sinal do bemol.
Veja que pelas 5as, partindo de C, são adicionados o sinal de sustenido. O primeiro com 1 # é o G (5a de C). O segundo 2 # é o D (5a de G). O terceiro com 3 # é o A (5a de D), e assim por diante.
No círculo das 5as você encontra as escalas de C, G, D, A, E, B, F#, C#
No círculo das 4as você encontra as escalas de C, F, Bb, Eb, Ab, Db
Perceba a lógica da coisa. A escala de C maior é a única que não contém nenhum sinal; as escalas partem dela.
A escala menor relativa (menor natural) você constrói partindo do VIº grau (6a nota) da escala maior. Logo, a quantidade de acidentes (# e b) e as notas acidentadas são as mesmas da maior, porque você está partido da 6a delas pra formar a escala menor.
Ex.:
C - D - E - F - G - A - B - C
Partindo da 6a nota, você tem a menor relativa - Escala de Am:
A - B - C - D - E - F - G - A
Tomando como exemplo uma outra escala com acidentes, pegamos a escala de E, que tem 4 sinais de #:
E - F# - G#- A - B - C# - D# - E
partindo da 6a nota (VIº grau), temos a escala de C#m:
C# - D# - E - F# - G#- A - B - C#
Note que a quantidade de acidentes e as notas acidentadas são as mesmas. O que mudou foi a ordem das notas, alterando também a formação da escala nos intervalos.
|
LeandroP Membro |
# Enviado: 6/jul/06 22:58 Votar
SRV5150
Valeu o toque. Vou estudar isso :)
|
sobrevivente Veterano |
# Enviado: 7/jul/06 07:52 Votar
LeandroPanucci
Acho que estou começando a entender:
Eu percebi então que para formar todas as escalas de todos os tons, é necessário usar os dois ciclos, pois uma complementa a outra, não é isso?
Perceba a lógica da coisa. A escala de C maior é a única que não contém nenhum sinal; as escalas partem dela.
Então eu obrigatoriamente, ao usar esses ciclos, tenho que usar a escala de C para obter as outras (porque é a única que não contém acidentes)?
Não poderia usar uma outra escala por exemplo a escala de D?
Muito obrigado pela atenção!
|
sobrevivente Veterano |
# Enviado: 7/jul/06 12:32 Votar
Um up para não cair no esquecimento...
|
Fabio Giavoni Veterano |
# Enviado: 7/jul/06 12:46 Votar
Em instrumentos temperados, como no caso da guitarra, as duas são a mesma nota E# = F
Mas em termos de escala não são.
como assim, já ouvi falar isso mas não entendo direito, alguém pod me explicar?
|
Belloni Veterano |
# Enviado: 7/jul/06 12:55 Votar
Busca!
|
LeandroP Membro |
# Enviado: 7/jul/06 14:07 · Editado por: LeandroP Votar
sobrevivente
Não poderia usar uma outra escala por exemplo a escala de D?
Poderia. Mas você deve saber que esta escala já tem 2 sinais de #, um do F# e outro no C#:
D - E- F# - G- A - B - C# - D
Se você partir da 5a de D pra contruir a outra escala, a outra terá os mesmos # de D, mais 1 #, ou seja, 3 sinais #
5a de D:
A - B - C# - D - E - F# - G# - A
O círculo das 4as e 5as cobrem todas as escalas maiores, e obviamente as suas relativas menores.
Perceba quando ler uma partitura, a quantidade de acidentes (# ou b) que ela possui logo na sua armação, além da posição dos mesmos. Partindo disso você sabe a tonalidade da música.
Fabio Giavoni
Em instrumentos temperados, como no caso da guitarra, as duas são a mesma nota E# = F
Mas em termos de escala não são.
A guitarra e o violão possuem trastes que limitam a execução das notas em intervalos de no mínimo um semitom. Quando não possui trastes, você pode tocar até 1/4 de tom. Coisa que na guitarra você só consegue através de micro-bends (um bend pequeno, quase um vibrato).
Tanto pra intrumentos temperados ou não-temperados, a notação E#, dependendo da tonalidade, deve ser considerada. Tanto no papel como na prática, o uso deles está apoiado numa lógica, que por hora não vale a pena se aprofundar neste tópico (e nem eu tenho gabarito pra explicar isso).
|
sobrevivente Veterano |
# Enviado: 7/jul/06 15:31 Votar
LeandroPanucci
Beleza cara, agora eu entendi! Muito obrigado! /o/
|
Sérgio_BH Veterano |
# Enviado: 1/set/06 15:05 Votar
Olá pessoal estou chegando agora e espero aprenderem muitos com vcs e dar algumas dicas tb.
ESCALAS MAIORES
São 7 notas musicais C D E F G A B – Vcs tb já estão carecas de saberem....
Como vcs já sabem tb a escala padrão para os intervalos das escalas maiores e a de C, (C D E F G A B C) e os intervalos (T T T S T T T S) porque não tem # (sustenido) e nem b (bemol.)
Para saber de cabeça os intervalos das escalas maiores decorei a seguinte seqüência:
F C G D A E B (tem que ser no decoreba mesmo)
Pego a Tônica que desejo por exemplo D.
Antes da nota D temos a nota C, lembro da seqüência que decorei F C G D A E B e vejo a(s) nota(s) que tem até chegar a nota anterior a tônica que escolhi que neste exemplo é a nota C.
F C G D A E B
Se vcs verificarem irão ver que as notas F e C são sustenidos na escala de D.
D E F# G A B C# D - (T T T S T T T S)
Outro exemplo a escala de B:
Antes da nota B temos a nota A.
Lembro novamente da seqüência F C G D A E B vejo as notas que tem até chegar a nota A
F C G D A E B
A escala de B fica assim:
B C# D# E F# G# A# B - (T T T S T T T S)
Se fizerem com todas as outras notas irão ver que dar certo.
Bom pode parecer complicado mas está foi a melhor forma que achei para lembrar rápido dos intervalos das escalas maiores e de cabeça, espero que seja útil para alguém tb como foi para mim.
A dica do Leandro Panucci é manero tb, mas como me adaptei melhor desta forma achei interessante passar para vcs.
Inté,
[/b][b][/b][/u][b][u]
|
fabricio abreu Veterano |
# Enviado: 12/jan/07 01:18 Votar
blz galera? descupa ressusitar o topico...
mas tenho uma duvida:
um tempo atras me apresentaram esse circulo das 4as e 5as mas nao sabia esta utilidade pra escalas muito interessante...
me mostraram esse circulo n°1 pra progressoes (acho q e essa palavra) e tipo o professor foi montano outro circulo n°2 e acrescentano acordes preparatorios (os que chamam o proximo...) entre os acordes do circulo n°1...
nao sei si expliquei bem mas por fim ele fez dois circulos e nao me lembro a sequencia
alguem sabe o q estou falando e simples...
postem ai
ele ate tocou 1 musica do caetano que rodava o circulo essa aki:
D7/9 G7 D7/9 G7
De noite, na cama, eu fico pensando
D7/9 G7 D7/9 G7
Se você me ama, e quando
D7/9 G7 D7/9 G7
Se você me ama, eu fico pensando
D7/9 G7 D7/9 G7
De noite, na cama, e quando
D7/9 G7 G7 D7/9 G7
De dia eu faço graça pra não dar bandeira não deixo você ver
C7/9 F7
De dia tudo passa como brincadeira
Bb7/9 Eb7/9
Por longe de você
Ab6/7 C#7/9
Por onde você mora, pára e se demora
F#6/7 B7/9
Por hora não vou ter coragem de dizer
E7/9
Mas há de haver a hora
A7
Se você for embora, agora...
entenderam? podem me explicar?
valew galera
|
LeandroP Membro |
# Enviado: 12/jan/07 01:26 Votar
fabricio abreu
Ele faz o mesmo que o D7(9) - G7, só que vai modulando 1 tom abaixo, até que encontre o Vº do D7(9), o acorde A7.
Uma marcha modulante em intervalo de tom descendente.
|
Saulin Membro Novato |
# Enviado: 30/dez/08 16:41 Votar
Faltaram as de Ré bemol, Sol bemol e Dó bemol
Db - Eb - F - Gb - Ab - Bb - C - Db (5 bemóis) Enamônica com a escala de C#
Gb - Ab - Bb - Cb - Db - Eb - F - Gb (6 bemóis) Enamônica com a escala de F# e sua relativa menor.
Cb - Db- Eb - Fb - Gb - Ab - Bb - Cb (7 bemóis) Enamônica com a escala de B ||.
Por questão de tempo Dó = C e etc. Lembrando que não se deve fazer isso já que C = Acorde de Dó maior e etc.
|
GuitarUser Membro Novato |
# Enviado: 30/dez/08 17:48 Votar
fodero
|
Matheus xD Membro Novato |
# Enviado: 20/jan/09 19:22 Votar
Lindo, lindo. Quem criou isso ? Genial, tem mais informação de onde saiu essa ?
|
Matheus xD Membro Novato |
# Enviado: 20/jan/09 19:23 Votar
up ↑
|
fill.zanchez Membro Novato |
# Enviado: 14/mai/09 06:29 Votar
Galera, levando em conta que não existe mi# e si#, não seria melhor ao invés de usar as escalas de fá# e de dó# (círculo das 5ªs) onde essas notas aparecem respectivamente, usar as escalas de solb e réb (círculo das 4ªs) que são enarmonicas, porém seguem ao padrão de grafia?
|
LeandroP Membro |
# Enviado: 14/mai/09 13:12 Votar
fill.zanchez
Mas EXISTE sim E#, Fb, B# e Cb... então não dá pra leva em conta que não existe.
|
fill.zanchez Membro Novato |
# Enviado: 14/mai/09 23:37 Votar
LeandroPanucci Putz tava dando uma estuda aqui... E não é que existe mesmo!!! Aprender errado é uma m... Meus profs sempre falaram "não existe". =/
|
qew Membro |
# Enviado: 15/mai/09 21:18 Votar
LeandroPanucci
Nossa cara, tópico de 2004, e de lá até hoje você respondeu a todas as duvidas do pessoal, mesmo depois de quase 5 anos da criação do tópico... Muito legal ver isso! Tá de parabéns mano!
|
LeandroP Membro |
# Enviado: 16/mai/09 14:42 Votar
fill.zanchez
Relax... Então também não acreditava ;)
qew
Valeo mano! Enquanto eu puder fazer isso...
|