| Autor |
Mensagem |
Teimoso Veterano |
# Enviado: 3/jan/05 11:01
Não sei se as afirmações abaixo estão corretas (me corrijam por favor)
Escala de Am ( ABCDEFGA) (Natural) Relativo de Dó Maior
Campo Harmônico - Am B° C Dm Em F G
Escala de Am (Harmônico) (ABCDEFG#A)
Campo Harmônico - Am B° C5+ Dm E F G°
Escala de Am ( ABCDEF#G#A) (Melódica)
Campo Harmônico - Am Bm C5+ D E F#m G#m
Minha Pergunta. Em alguns livros há uma sequência que usa a tonalidade de Am com os acordes E7 Am A7 Dm . Da onde veio esse A7 que usa uma nota C# no Acorde que não exite em nehuma escala menor?
|
BlaCk LaBeL Veterano |
# Enviado: 3/jan/05 11:16 Votar
Teimoso
Empréstimo modal, cara. Nesse caso, é um acorde maior sendo usado no modo paralelo menor.
|
Teimoso Veterano |
# Enviado: 3/jan/05 11:22 Votar
É muito comum ocorrer isto?
|
Livin in Sin Veterano |
# Enviado: 3/jan/05 12:06 Votar
é acho q todos fazem isso
|
LeandroP Membro |
# Enviado: 3/jan/05 12:25 Votar
Teimoso
Boa pergunta!
Compare os 2 campos harmônicos menores: o menor natural e o menor harmônico.
Você pode notar que no menor natural o quinto acorde (Vº grau) é um Em, enquanto que no menor harmônico o quinto acorde/grau é um E7.
Na prática você pode notar que um E7 recebe muito bem o acorde Am. Este acorde é chamado de acorde dominante.
Os acordes dominantes resolvem num acorde 5ª abaixo ou 4ª acima; e também podem resolver num acorde meio-tom abaixo ou acima.
Por exemplo o E7 resolve num acorde A (maior ou menor), pois está uma quinta acima ou uma quarta abaixo do acorde A. E também resolve num acorde Eb ou F (maior ou menor) por estar meio-tom acima ou abaixo, respectivamente.
Ou seja, acordes dominantes são uma "janela" pra vários acordes.
No caso de aparecer o A7 nesta harmonia que você apresentou, é porque existem os dominantes secundários, ou seja, todo acorde do campo harmônico (seja ele maior ou menor) tem o seu próprio dominante. Veja que o A7 é o quinto acorde/grau do D, seja ele maior ou menor.
Espero ter esclarecido!
|
Teimoso Veterano |
# Enviado: 4/jan/05 10:56 Votar
LeandroPanucci
Valeu! Esclareceu!
Agora se em uma musica tiver esta sequência (E7 Am A7 Dm) será que eu posso improvissar com as notas da escala natural e harmônica.
|
BlaCk LaBeL Veterano |
# Enviado: 5/jan/05 11:07 · Editado por: BlaCk LaBeL Votar
Corrigindo...
|