| Autor |
Mensagem |
Adriano Medeiros Veterano |
# Enviado: 15/jan/05 23:43
bom galera, o esquema é o seguinte, qual a diferenca dum pro outro, como as musicas sao tratadas, construidas em cada situação... ouço muito cara burro q nem sabe o q é qual a diferença do modo lidio para o jonio e que fica falando de madal e tonal, e eu q sei a diferença nao sei q q é isso hehehehe
me ajudem a falar na lingua deles hehe
agradeço desde já
|
LeandroP Membro |
# Enviado: 15/jan/05 23:58 Votar
Adriano Medeiros
Eu também não tenho certeza sobre estas definições.
Eu acho que é modal quando ocorre uma resolução por trítonos e tonal é quando não tem trítono.
Mas não tenho certeza disso. Inclusive, se descobrir o que é, aproveita pra postar aqui, porque também tenho minhas dúvidas sobre isso.
|
Bruno_Guitarplayer Veterano |
# Enviado: 16/jan/05 00:02 Votar
LeandroPanucci
o q é trítono?
|
LeandroP Membro |
# Enviado: 16/jan/05 00:04 Votar
Bruno_Guitarplayer
Leia isto:
http://forum.cifraclub.terra.com.br/?action=vthread&topic=47978&forum= 3&page=-1
|
gustavo macaco Veterano |
# Enviado: 16/jan/05 00:05 Votar
tritono é o intervalo do demonio ehhe
|
gustavo macaco Veterano |
# Enviado: 16/jan/05 00:05 Votar
quara sobre quarta
|
simproguitar Veterano |
# Enviado: 16/jan/05 00:13 Votar
Tonalismo é um sistema teórico que estrutura a composição musical em torno de uma nota principal, a tônica, segundo regras harmônicas específicas, ja no atonalismo voce rompe esse sistema com cromatismos ou até algumas mudanças de tom numa mesma musica.
o sistema modal eu nao tenho muita certeza do que é realmente.
(eu tirei isso dum livro)
|
simproguitar Veterano |
# Enviado: 16/jan/05 00:16 Votar
ah achei mais isso tbem.
Modo é a maneira de ordenar as notas de uma escala. Como um dos fatores que define o universo sonoro utilizado em determinada obra, sugere as notas a serem usadas na melodia e as que terão especial importância harmônica. Uma mesma escala pode gerar modos diferentes, de acordo com a nota que esteja assumindo a função de centro.
nao sei se ajuda muito...
|
simproguitar Veterano |
# Enviado: 16/jan/05 00:17 Votar
ah achei mais isso tbem.
Modo é a maneira de ordenar as notas de uma escala. Como um dos fatores que define o universo sonoro utilizado em determinada obra, sugere as notas a serem usadas na melodia e as que terão especial importância harmônica. Uma mesma escala pode gerar modos diferentes, de acordo com a nota que esteja assumindo a função de centro.
nao sei se ajuda muito...
|
spacegh0st Veterano |
# Enviado: 16/jan/05 01:22 Votar
nao sei bem do que se trata...
mas "modal" poderia ter algo a ver com os Modos Gregos?
quem tiver uma boa definição, por favor poste.
|
BlaCk LaBeL Veterano |
# Enviado: 16/jan/05 01:56 Votar
O que sei sobre o assunto é o seguinte: Na Idade Média, a música era baseada nos apenas modos e, por esse motivo, dita modal. Não existia o conceito de tonalidade maior ou menor, eram simplesmente os modos. Posteriormente, os modos jônio e eólio se tornaram muito mais usados, ou populares, de maneira que os outros acabaram "esquecidos". Surgiu então o conceito de tonalidade maior e menor, ficando o jônio sendo o modo maior e o eólio, o menor.
Vou fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre isso...
|
aldo landi Veterano |
# Enviado: 16/jan/05 09:45 Votar
Vai lá em http://www.aldolandi.com clica em downloads procure os números que estão acho em 14 15 e 16 ( sobre a capinha do livro fefteen) baixe que estou explicando como compor com modal.
A resolução de um blues ocorre por trítono e não é tonal . É modal. Já houviram falar de blues tonal? É ruim..
|
BlaCk LaBeL Veterano |
# Enviado: 16/jan/05 11:50 Votar
aldo landi
Grande Aldo! Já estou baixando tudo que tem lá! :)
|
Igor Martins Veterano |
# Enviado: 16/jan/05 11:59 Votar
Tonal - Qdo há resolução do trítono
Modal - Qdo o trítono é evitado, mas não proibido
|
LeandroP Membro |
# Enviado: 16/jan/05 12:00 Votar
... sabia que tinha algo a ver com trítono... só não tinha certeza.... eita intuição fela-da-puta
|
# Enviado: 17/jan/05 10:05 Votar
simproguitar
ajudou sim cara, mas minha duvida cruel é com modal mesmo
Igor Martins e LeandroPanucci não vejo muita logica em musica tonal ocorrer quando se tem tritono, e o que o aldo landi falou sobre blues me veio uma ideia na cabeça, vou pesquisar no site como ele disse
obrigado a todos
|
musicplayer Veterano |
# Enviado: 17/jan/05 12:24 Votar
Adriano Medeiros
Cara o q eu aprendi nos meus estudos utilizando o livro Harmonia & Improvisação do Almir Chediak é que na música modal evita-se o trítono. E conseqüentemente a música tonal caracteriza-se pela resoluação do trítono. Apenas isso... Espero ter ajudado.
|
# Enviado: 25/jan/05 18:47 Votar
nao sei se todos sabem, mas as respostas mais completas sobre esse assunto estao em livro sobre teoria e harmonia erudita, nao em livro de harmonia funcional ou popular como Almir Cheadiak, o problema é q eu nao tenho acesso a nenhum desses livros, ai fica dificil saber alguma coisa... mas ainda estou pesquisando
|
LeandroP Membro |
# Enviado: 25/jan/05 18:53 Votar
Adriano Medeiros
É porque blues geralmente é feito sobre acordes dominantes (X7) e obviamente estes têm o trítono.
|
marcelgtvcbx Veterano |
# Enviado: 16/set/06 14:49 Votar
pra mim blues era tonal....
|
Catracador Veterano |
# Enviado: 15/jan/07 15:15 Votar
Musica Tonal é quando lançando mão das das funções harmonicas dos acordes dentro de uma tonalidade (tonica, dominante ou subdominante) a sequencia harmonica sugere a resolução ou uma expectativa de resolução. Ou seja:
Musica tonal é o tipo de musica onde se tem a resolução ou sua expectativa. A grosso modo, simplificando seria o famoso I - IV - V
A musica modal é livre, não tem compromisso com uma ordem lógica na construção. Vc pode tocar ou criar qualquer coisa ou seja "o seu modo". É imprevisível a menos que vc já tenha entendido o "tema" da musica. existe 3 tipos: Os naturais, que são os modos gregos formados a partir da escala maior (modo jonio), os regionais ou folclóricos que são característicos de povos, regiões ou culturas e os sintéticos, que são os "inventados" de acordo com o que vc quer dizer com sua musica.
Na musica modal se evita o tritono, porque ele sugere resolução, e se houver resolução deixará de soar modal, e passará a soar como musica tonal entenderam?
Aliás na musica modal se evita as dissonancias também, pois quanto mais notas possui seu acorde, mais sugestivo ele fica sobre o que vc está tocando, de certa forma "restringindo" ou "sugerindo" o direcionamento harmonico de sua musica. Em musica tonal acordes com muitas notas são mais benvindos porque o que se quer enfatizar é justamente a previsibilidade harmonica.
Tomara que tenha sido um pouco esclerecedor...
Valeu, moçada!
|
NEGUITA Membro |
# Enviado: 9/jul/07 16:43 Votar
cara eu nao entendo sobre trítono qual a logica?
|
Minow Veterano |
# Enviado: 9/jul/07 16:47 Votar
NEGUITA
O trítono é o intervalo de quinta diminuta ou quarta aumentada, ele tem um som bem 'tenso', que normalmente pede uma resolução.
|
Jonathas Lacerda Veterano |
# Enviado: 9/jul/07 19:07 Votar
ei pessoal,
Este aldo landi agora está vendendo os livros q antes eram disponibilizados?
|