| Autor |
Mensagem |
SNK Veterano |
# Enviado: 8/ago/03 20:37 · Editado por: Moderador
e ae pessoal? blz? eu gostaria de saber como funciona o cordal. eu sei que ele evita de descolar o cavalete, mas ele evita de empenar o braço do violão? alguns falam que sim outros que nao, entao alguem pode me ajudar?
|
marciojo Veterano |
# Enviado: 12/ago/03 15:26 Votar
o cordal ,eu acho que só evita descolar o cavalete
|
MKazan Veterano |
# Enviado: 12/ago/03 15:50 Votar
SNK
ele SÓ evita descolar o cavalete. não tem nada a ver com a curvatura do braço. a única coisa que pode regular a curvatura de um braço é o Tensor.
|
Ronin Veterano |
# Enviado: 12/ago/03 16:00 Votar
SNK
O problema, neste caso, é que muita gente utiliza o cordal com a intensão de utilizar cordas de aço em um violão feito para naylon. Aconteque que não é só no cavalete que está a diferença entre um violão aço e um nylon, mas em toda a estrutura do instrumento, inclusive o braço (os nylon costumam nem ter tensor).
Ou seja... quando vc usa o cordal para colocar cordas de aço no violão, vc está protegendo o cavalete, mas a pressão das cordas ainda poderá curvar o braço e ainda 'morder' os pinos da afinação (que são de plástico nos instrumentos nylon e metal nos aço).
|
MKazan Veterano |
# Enviado: 12/ago/03 16:08 Votar
Ronin
para ficar bonito... as cordas aplicam Tensão, e não Pressão.
mas oq vc falou ta perfeitamente correto. a força q as cordas de aço aplicam são maiores q as de nylon. isso pode estragar o braço, e/ou as tarrachas.
mais uma coisa. nos violões de nylon, os trastes costumam ser de material mais mole do que dos de aço (a diferença não é perceptível ao toque) de modo que ao utilizar cordas de aço, os trastes do violão de nylon podem gastar rapidamente.
|
Ronin Veterano |
# Enviado: 12/ago/03 16:14 Votar
MKazan
Valeu véio... vou anotar esta sobre a pres... quer dizer, tensão das cordas.
|
MKazan Veterano |
# Enviado: 12/ago/03 16:19 Votar
Ronin
de modo meio grosseiro:
pressão é qdo aperta
tensão é qdo puxa
sacou?
|
Ronin Veterano |
# Enviado: 12/ago/03 16:20 Votar
MKazan