Home · Resposta · Registre-se para poder enviar mensagens · Regras · Arquivo · Central de Ajuda ·

Fóruns Cifra Club / Violão / Cola Quente - Luthieria - Colar partes de um violão.
Autor Mensagem
teuabreu
Veterano
# Enviado: 6/jan/07 02:58

Tava lendo esse artigo aqui desse luthier na confecção de instrumentos e ele alem da cola de madeira usa cola quente:

Depois que a parte em madeira do violão está pronta, ainda faço alguns desbastes se achar necessário, antes de envernizá-lo. Neste ponto começo a colar o barramento interno do tampo usando cola quente (esta cola é usada a milênios para colar madeiras e é feita de couro ou ossos), que acústicamente é superior às sintéticas, pois quando cola uma peça a outra cria como se fosse uma peça fundida, pois as colas sintéticas criam uma película entre as peças coladas. Para o barramento do fundo uso a cola amarela p/ madeira que, entre as sintéticas, é a que cristaliza melhor e é muito resistente para colar madeiras resinosas como são os jacarandás.

Onde se acha cola quente deste tipo, colei um violão aqui com cola de madeira e aparentemente ta legal so to com medo de não durar muito, to afim de saber dessa cola aí, ela é caseira?Será?

Valeu galera

laerguitar
Veterano
# Enviado: 6/jan/07 03:34
Votar

cola quente eh akeles cola q esquenta num baguiu tipo uma "arma" neh? ^^

laerguitar
Veterano
# Enviado: 6/jan/07 03:35
Votar

essas "arminha" aki oh

http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=cola+quente

teuabreu
Veterano
# Enviado: 6/jan/07 04:04
Votar

Eu vi essas ai man, so que essa parece que usa barra de silicone mas o carinha fala da cola feita com ossos, couro, sinistro!!

Num sei se é a mesma mas acho que não man.

laerguitar
Veterano
# Enviado: 6/jan/07 04:19
Votar

teuabreu

haha, eu num li direito. ahuahua
realmente num eh essa q eu falei naun! ^^
essa ai eu num conheço. rsrsrs

abraço!

Certeza
Veterano
# Enviado: 10/jan/07 15:00
Votar

aproveitando o tópico que é recente...já usei a busca...mas é mais pra tirar uma outra dúvida...

a pestana do meu violão descolou...ontem cheguei em casa e tava só tres cordas em cima da escala...tipo ela deslizou pra cima...dae pra colar dá pra usar cola branca??? tem que ter algum cuidado especial na hora de colar?? se alguém puder responder eu agradeço!!!

Jg Destroyer
Veterano
# Enviado: 10/jan/07 20:19
Votar

usa super bonder q vai com ctz hehe

rossimaringa
Membro Novato
# Enviado: 5/mar/09 13:31
Votar

Pessoal é o seguinte a cola quente em questão não é essa da arminha não existem dois tipos uma eu uso e é derretida, acrescentando agua e depois esquentando em vasilha especial, a outro e essa eu nunca testei é a tl da gelatina, essa ai de comer, acrescenta agua nela espera amolecer e derrete em banho maria (igual pudim) tem na net ai.

rossimaringa
Membro Novato
# Enviado: 5/mar/09 13:33
Votar

Já pra colar a pestana dê dois pinguinhos de bonder, que depois fica facil pra remover se precisar

Envia sua resposta para este assunto:

Tablatura   

» Nome ou apelido:  » Senha 

Tópicos relacionados a Cola Quente - Luthieria - Colar partes de um violão.

96.118 usuários cadastrados. Anuncie aqui!
Online agora: 24 · Visitantes: 23 / Membros: 1
[ felipbass ]
Recorde: 445 18/mar/09 19:36
Visitantes: 412 Membros: 33

miniBB forum software © 2001-2009
Terra Índice Chat E-mail