Home · Resposta · Registre-se para poder enviar mensagens · Regras · Arquivo · Central de Ajuda ·

Fóruns Cifra Club / Violão / Problemas com arquivo cerebral
Autor Mensagem
xXCarolXx
Veterano
# Enviado: 16/fev/07 21:59 · Editado por: xXCarolXx

Bom, vou explicar desde o princípio.
toco violão há uns 3 anos +ou-,e desde o início, aprendi a ler partituras sem decorá-las...dae quando fui começar a tocar outras músicas,só ia imprimindo cifras e "entuiando" em pastas,e peguei o esse hábito de não tentar saber de cabeça as músicas... são poucas as músicas que eu toco sem ter a cifra na minha frente.

E agora isso tá me prejudicando, porque quando pego um violão. fico lá, toco algumas coisinhas que consigo lembrar sempre e depois fico com cara de tacho, ow toco a metade da música, depois esqueço o resto dos acordes..não sei se tem a ver com timidez ou nervosismo,porque de um ano pra cá que comecei a ficar mais de boa pra tocar na frente dos outros...ou talvez seja falta de treino...
(que desabafo!)
queria a opnião de vocês, ou se alguém tem o mesmo problema,sei lá...me ajudem ae.
=D

Soulface
Moderador
# Enviado: 16/fev/07 22:04
Votar

xXCarolXx
aprendi a ler partituras
só ia imprimindo cifras
Afinal... vc usa cifras ou partituras??? hehehehehehehe (essa pergunta não tem importância nenhuma com o tópico. Foi só pra encher o saco mesmo! =P)

Bom, agora falando sério...
O conselho q eu te dou, é estudar um pouco de harmonia.
A maioria das música tem uma seqência natural. Não sei se acontece com vc, mas as vezes qndo eu estou ouvindo uma música mesmo sem conhecê-la, eu consigo "decifrar" ql será a próxima nota apenas acompanhando a sequência das notas anteriores.
Não sou nenhum mestre em harmonia nem nada. É apenas percepção mesmo.
Estudando harmonia, vc vai poder fazer esse tipo de coisa com mais facilidade. Uma vez sabendo o tom da música, vc vai saber quais são as possibilidades de acordes q se encaixam nela.

laerguitar
Veterano
# Enviado: 16/fev/07 22:11
Votar

intaun, pode c idade. ashauehua
zuera^^

eh isso ai q o alface falo..
sempre tem akela sequencia natural.. soh estuda um pokito q fika de boa =P

Soulface
Moderador
# Enviado: 16/fev/07 22:13
Votar

laerguitar
intaun, pode c idade. ashauehua
zuera^^

Ou a cor do cabelo.... aheuhaueuaheuaheuhauehuaehaea

Sacanagem... =P

laerguitar
Veterano
# Enviado: 16/fev/07 22:15
Votar

Soulface
ashauehaushauhehua
relaxo. ashauhuhue

xXCarolXx
Veterano
# Enviado: 16/fev/07 22:28
Votar

Ou a cor do cabelo.... aheuhaueuaheuaheuhauehuaehaea
¬¬
kkkkkkkk

Soulface
laerguitar

É...acho que mistura a ignorância com nervosismo... preciso estudar mais mesmo...

pode c idade
sinceramente acho que a idade tbm...com o tempo e com estudo espero que melhore..=p

Soulface
Moderador
# Enviado: 16/fev/07 22:30
Votar

xXCarolXx
Harmonia parece difícil, mas depois q vc pegar o jeito, vai ficando bem simples.
Pelo menos as partes menos complexas.
Depois, vc pode ir até organizando a sua pasta. Separando as músicas por tom e tal... Vc vai ver como tem tanta música "igual" por aí! hehehehehe

xXCarolXx
Veterano
# Enviado: 16/fev/07 22:33
Votar

Soulface
=D

128556
Veterano
# Enviado: 17/fev/07 12:34
Votar

estude o minimo de harmonia e vc ja vai perceber como tem musicas iguais por ai

mto parecidas =)

Mega
Membro
# Enviado: 17/fev/07 17:35 · Editado por: Mega
Votar

grande parte das músicas usam tons vizinhos, vc já toca há um bom tempo, acredito que já tenha alguma percepção, só falta direcionar isso e começar a sentir a música, se vc apenas decora, não adianta, uma música tem muitas formas de harmonização se vc parar pra "perceber".

Caso esteja em dúvida, tons vizinhos é o que também se chama progressão harmônica, é usar o IV e V graus de um tom e seus relativos menores. Ex: Dó tem por quarto grau o Fá, o quinto é Sol, os relativos menores são respectivamente Am, Dm e Em. Tenho certeza que com esses 6 acordes ou com o mesmo raciocínio vc vai encontrar muitas cifras por aí.

Acredito que foi isso que o 128556 quis dizer com "mínimo"

Phantom Of Death
Veterano
# Enviado: 17/fev/07 17:48 · Editado por: Phantom Of Death
Votar

O problema eh o excesso de drogas, tua mente está confusa.. hdusihdsuids
brincadeira

isso eh normal, tente sempre ouvir bem as músicas q vc está tocando, prestar atenção no que faz, mesmo lendo as cifras, e tente toca-las sem as cifras após ter tocado com elas. no outro dia vc tenta dinovo... e dinovo. ateh vc ter certeza q daqui uma semana n vai esquecer hehehe

billy ramone
Veterano
# Enviado: 17/fev/07 17:52
Votar

Soulface
Não sei se acontece com vc, mas as vezes qndo eu estou ouvindo uma música mesmo sem conhecê-la, eu consigo "decifrar" ql será a próxima nota apenas acompanhando a sequência das notas anteriores.

isso eu tambem sei, mas o problema e saber que nota eh essa

Phantom Of Death
Veterano
# Enviado: 17/fev/07 17:59
Votar

billy ramone

isso eu tambem sei, mas o problema e saber que nota eh essa

=O

Como são poucas possibilidades e você provavelmente já ouviu a música que está tocando fica fácil neh não? Um bom ouvido pra saber como soa o acorde tbm ajuda, assim vc n precisa errar pra perceber q não encaixou legal com a música.

xXCarolXx
Veterano
# Enviado: 17/fev/07 20:11
Votar

128556
Mega

valeu! =)

Phantom Of Death
prestar atenção no que faz, mesmo lendo as cifras, e tente toca-las sem as cifras após ter tocado com elas. no outro dia vc tenta dinovo...

Acho que é exatamente isso que tenho que fazer...e vou fazer!

128556
Veterano
# Enviado: 18/fev/07 13:39
Votar

xXCarolXx
eu tinha o msm problema q vc

mas é só questao de tocar varias vezes a musica e sem olhar mto para as cifras \o\

o titulo fico meio sensacionalista iejfOAjfeOIAF =**

xXCarolXx
Veterano
# Enviado: 18/fev/07 21:38
Votar

mas é só questao de tocar varias vezes a musica e sem olhar mto para as cifras
é

o titulo fico meio sensacionalista
essa era a intenção haha
abraço.

Fredsalviato
Veterano
# Enviado: 19/fev/07 08:22 · Editado por: Fredsalviato
Votar

Ou vc decora uma musica de cada vez, sem pressa, demore uns três dias para cada uma que no fim de cada mês terá 10 musicas decoradas...

Some-se isso com o tempo e vc terá um repertório bem legal.

Levar uma pasta de cifras não é vergonha para ninguêm, (dependendo do lugar é claro), afinal até mesmo os musicos profissionais usam partituras e letras nos shows.

Abraços.

APSP
Veterano
# Enviado: 22/fev/07 10:20
Votar

POssuo quase o mesmo problema, mas descobri que é pq fico sem graça de tocar na frente de pessoas. Em casa quando estou treinando e estudando invento muitas coisas mas na hora não sai por nervosismo, ou pq fico com medo de atrapalhar os outros instrumentos pois sou relativamente nova no instrumento e não tenho ainda muita dinâmica de acompanhar os outros, adivinhar o que será executado...
E normalmente por nervosismo e insegurança olho as cifras... Mas acredito que isso passa, certo?
o q acham? já passaram por isso?

xXCarolXx
Veterano
# Enviado: 22/fev/07 12:36
Votar

Fredsalviato
Valeu
Já adotei o método...rs
=*

APSP
E normalmente por nervosismo e insegurança olho as cifras... Mas acredito que isso passa, certo?
o q acham? já passaram por isso?

Acontece isso comigo também.Mas acredito que passe com o tempo,que junto com a experiência venha a segurança...Pra mim é difícil porque sou muuuito tímida, isso tem me atrapalhado não só pra tocar, mas em tudo que eu faço...

Gabriel Messias
Veterano
# Enviado: 22/fev/07 13:35
Votar

a eu sei umas 10 15 musicas de cabeça o resto num sei tipow toco umas 50
mais faz assim pega uma musica pra toca um dia e fica soh nela e no outro dia se jah decoro

Envia sua resposta para este assunto:

Tablatura   

» Nome ou apelido:  » Senha 

Tópicos relacionados a Problemas com arquivo cerebral

96.070 usuários cadastrados. Anuncie aqui!
Online agora: 66 · Visitantes: 53 / Membros: 13
[ _BLACKMORE_, Gambá do Rock, Bizet, montenai, Van_Lorien, Zandor, fill.zanchez, ROo, janick, Mark_Guitar, Mahasiah, SK8Boy, Bombastik ]
Recorde: 445 18/mar/09 19:36
Visitantes: 412 Membros: 33

miniBB forum software © 2001-2009
Terra Índice Chat E-mail