Home · Resposta · Registre-se para poder enviar mensagens · Regras · Arquivo · Central de Ajuda ·

Fóruns Cifra Club / Violão / Duvida sobre pestana
Autor Mensagem
Juca bmx
Membro
# Enviado: 2/abr/08 19:11

galera eu toco violao a 3 anos, e nunca consegui uma pestana, nunca estudei, pois acho o som baixo e abafado quando vejo alguem tocar
tava tentando umas, mas é muito complicado
eu toco minhas musicas só com acordes naturais, C, D, A, G, Am, Dm, Em, E...etc
mas nada de pestana, tem algum problema se eu mudar por exemplo uma pestana pra uma outra casa do braço onde eu não precise fazer pestana?

eu faço isso a um tempo, tento trocar as notas, pra ficar mais facil
na verdade eu gosto mesmo de solar então não sei se compensa aprender

opinem ai

Pardal
Veterano
# Enviado: 2/abr/08 19:17
Votar

Juca bmx

Bom cara, substituir um acordepor outro sem pestana não é problema. Tocar a três anos sem conseguir fazer é que é. Já deu uma reguilada no seu violão? Às vezes ele está muito pesado e fica difícil. Também há exercícios para fazer a pestana e dicas boas.

A primeira que eu te dou é fazer o ré (D) com meia-pestana segurando as três primeiras cordas e o dedo dois ou três sefurando o ré na segunda corda. Uma hora ou outra você terá de usar a pestana, por mais que se você insistir em substituir será ótimo também, vai conseguir dominar o braço do violão mas rapidamente, sabendo aonde estão as notas de cada acorde.

Quanto ao som sair abafado, isso é só com você. Minha pestana não soa abafada, visto que eu já treinei fazê-la por muito tempo. Talvez, pra você que nunca insistiu, realmente ela soe abafada, mas não é comum para alguém que pratique. A idéiade você praticar é justamente fazeruma pestanaque não dê som abafado, ese você conseguir isso ótimo, a pestana vai ser mais um recurso para você usar quando for montar acorde.

qew
Membro
# Enviado: 2/abr/08 19:33
Votar

na guitarra, pra nao cansar eu faço assim:

por ex F:

e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G------------------------------------------------------
D--3----------------------------------------------------
A--3----------------------------------------------------
E--1----------------------------------------------------

qdo eu aprendi, o prof disse q se chama "acorde fechado"
mas acho q pod ser chamado de "power-chords" (alguém por favor me corrija)

essa tecnica pod ser usada, pra vc nao precisar ficar montando acordes... mas como eh excluida a nota q define se o acorde eh maior ou menor, soh pode "bater" nas cordas q vc esta "prendendo".

Juca bmx
Membro
# Enviado: 2/abr/08 19:42 · Editado por: Juca bmx
Votar

issso seria o que? a pestana sem a "pestana" em si
seria apenas as notas, sem a pestana certo
sem tocar nas outras cordas

é isso?

kohler1000
Membro
# Enviado: 2/abr/08 19:55
Votar

Juca bmx

Sim... Só usa os tres primeiros dedos =)

Schiavon0
Membro
# Enviado: 2/abr/08 20:35 · Editado por: Schiavon0
Votar

Edit: falei agua

K.e.k.A
Membro
# Enviado: 11/abr/08 17:19
Votar

"galera eu toco violao a 3 anos, e nunca consegui uma pestana, nunca estudei, pois acho o som baixo e abafado quando vejo alguem tocar"

Noooossa! 3 anos no violão e não sabe pestana ¬¬"
Eu tou começando agora, td que eu queria era fugir da pestana, achar músicas com acordes mais fáceis e naturais..
Não adianta ficar fugindo, e pra aprender eu sei que tem que praticar msm =/
O som ainda sai baixo e abafado, mas logo logo melhora.

é melhor vc começar a praticar, um dia vai sair legal ;D

rsf
Veterano
# Enviado: 11/abr/08 17:41 · Editado por: rsf
Votar

Juca bmx

cara, na boa...não sei qual é a sua intenção com a música...mas se for algo maior do q tocar meia duzia de acordes...acho que vc está três anos atrasado...Te liga, e vai lá fazer doer teus dedos...se te serve como consolo, demorei mais de seis meses tocando todos os dias, ao menos uma hora por dia, para passar de um acorde sem pestana para um acorde com pestana, ou vice-versa....Numa dessas vc tem muito mais facilidade do que eu e conseguirá em muito menos tempo...eu não consegui e confesso que quase desisti, encontrei grande dificuldade com a pestana....mas, finalmente, depois de seis longos meses...comecei a consegui passar de um acorde para outro com pestana sem dar um nó nos dedos..Tem gente que talvez tenha superado as pestanas em tempo muito menor...mas cada um, cada um..o que importa é vc não desistir...em matéria de pestana, quanto antes vc começar a sofrer, antes vc deixará de sofrer...hehehhe..
Hoje, pra mim, uma pestana é praticamente como um outro acorde qualquer....te liga, e vai treinar....

kiki
Maior contribuidor
Prêmio FCC violão 2008
# Enviado: 11/abr/08 18:03
Votar

Juca bmx
issso seria o que? a pestana sem a "pestana" em si
seria apenas as notas, sem a pestana certo
sem tocar nas outras cordas

é isso?

não, não é.

se voce simplesmente tirar a pestana e tocar o resto, vai ficar uma porcaria.

"tirar" as pestanas é substituir por acordes equivalentes, ou que supram o necessário pra cada musica.
pra saber como fazer isso, é necessário estudar formação de acordes. ou voce estuda isso mais a fundo, ou aprende pestana. ou so dois.

mas nada de pestana, tem algum problema se eu mudar por exemplo uma pestana pra uma outra casa do braço onde eu não precise fazer pestana?
se conseguir fazer isso tudo bem, mas não é possivel na maioria dos casos.

eu faço isso a um tempo, tento trocar as notas, pra ficar mais facil
sim, essa é a ideia de "sumir" com a pestana. facilitar.
mas acho que é valido fazer isso quando voce sabe fazer a pestana, e quer evita-la por questão de gosto, conforto, etc. fugir por medo é pros iniciantes.

na verdade eu gosto mesmo de solar então não sei se compensa aprender
solar sem saber fazer base é bastante esquisito. na minha visão, nunca será um grande solista se não entender a harmonia.

na boa, 3 anos era pra voce estar fazendo pestana de ponta cabeça com um pé nas costas. pare de enrolação e treine um pouco todo dia, até sair um som limpo. em alguns meses de treino diário dá pra ficar ótimo.

qew
qdo eu aprendi, o prof disse q se chama "acorde fechado"
mas acho q pod ser chamado de "power-chords" (alguém por favor me corrija)

sim, isso chama power chord. mas eu não acho um bom substituto pra pestanas.

na guitarra funciona um pouco melhor, mas no violão fica um pouco vazio.
no violão é importante tocar mais cordas pra dar um som mais cheio. e também é importante o som das cordas agudas, elas fazem a diferença.

eu uso essas variações para o fá:

e-x----1-----8----5----------------------------------------
B-1----1-----10---6-----------------------------------------
G-2----2-----10---5-----------------------------------------
D-3----3-----10---3-----------------------------------------
A-3----x-----x----x----------------------------------------
E-x----x-----x----x----------------------------------------

e por ai vai.

Envia sua resposta para este assunto:

Tablatura   

» Nome ou apelido:  » Senha 

Tópicos relacionados a Duvida sobre pestana

96.033 usuários cadastrados. Anuncie aqui!

miniBB forum software © 2001-2009
Terra Índice Chat E-mail