Home · Resposta · Registre-se para poder enviar mensagens · Regras · Arquivo · Central de Ajuda ·

Fóruns Cifra Club / Violão / Violão 12 cordas perdendo afinação
Autor Mensagem
Spectrum
Veterano
# Enviado: 8/abr/08 19:15

Olá, possuo um Violão 12 cordas da Eagle que vem perdendo a afinação constantemente. Ele está afinado em D (1 Tom abaixo da afinação padrão). Qual pode ser o problema, visto que não são as cordas, já que foram trocadas recentemente (D'addario 0.010)?

Obrigado

kiki
Maior contribuidor
Prêmio FCC violão 2008
# Enviado: 9/abr/08 21:11
Votar

Spectrum
o mais provavel é ser a tarracha. ou ta froxa, ou é de ma qualidade...

eu não sei direito, mas acho que se voce der uma apertada nos parafusos da catraquinha ela fica mais dura, tanto pra apertar quanto pra soltar a corda, o que seguraria mais a afinação.

TioAle
Membro
# Enviado: 10/abr/08 18:09
Votar

pode ser tbm o violão com construção errada!

Spectrum
Veterano
# Enviado: 10/abr/08 19:17
Votar

kiki
Vou verificar isso, logo posto, obrigado.

TioAle
Pensei nisso também, mas como eu poderia comprovar?
Obrigado.

DENNYSRENGIER
Membro
# Enviado: 10/abr/08 19:31
Votar

Spectrum;

uma vez ocorreu algo semelhante, o meu violão não segurava afinação nem a pau, só que vi que quando fui colocar as cordas deixei muita corda na tarracha e ficou aquele bolo! achei que não ia interferir, mas causa desafinação! pois as cordas tendem a afrouxar na tarracha! o que recomendo fazer (se já não fez) é soltar a corda e ao inserir a corda na tarracha novamente deixar uma folga de 3 dedos, cortar o excesso e ai atarrachar (enrolar) novamente para a afinação desejada.
Tomara que te ajude!
Abraços;
Dennys

thiago motta
Veterano
# Enviado: 10/abr/08 19:35
Votar

Spectrum
Se você abaixar 1tom da afinação normal (qual ele ta regulado), acho que o braço muda de posição, isso pode deixar a afinação instavel. Sei lá posso estar falando besteira =P

Zero Zen
Membro
# Enviado: 10/abr/08 19:55
Votar

Spectrum

Olá, possuo um Violão 12 cordas da Eagle que vem perdendo a afinação constantemente. Ele está afinado em D (1 Tom abaixo da afinação padrão). Qual pode ser o problema

Sem querer ser esnobe, mas acho que você está esperando demais de um violão EAGLE.

Um violão normalmente não afina direito no braço todo. Um Eagle pior ainda. Ainda mais em doze cordas, sem regulagem de oitavas e tudo mais.

A qualidade das tarrachas também tem a ver com a sua durabilidade, pois quanto mais vagabundas, mais rápido elas perdem a sua precisão e ficam com folgas.

Experimente a dica do DENNYSRENGIER quanto a forma de trocar as cordas e troque por um encordoamento mais pesado, eles normalmente seguram melhor a afinação.

Em último caso acostume-se com o CHORUS natural do seu instrumento, pois trocar as tarrachas, (2 X 6) nem pensar.

Não vale a pena.

TioAle
Membro
# Enviado: 11/abr/08 13:17
Votar

Zero Zen
não tinha me atentado ao detalhe bem lembrado por vc.. é um eagle.. é querer demais..

Spectrum
vale o teste de afinação em tom padrão... para verificar que pode ser tensão.. o melhor seria vc levá-lo ao luthier para as regulagens e inclusive melhorar a ação das cordas para seu gosto.

Spectrum
Veterano
# Enviado: 11/abr/08 21:41
Votar

TioAle
Zero Zen
Muito obrigado. Vou ver se levo para um outro luthier pra dar uma regulada. Tá certo que é um Eagle, mas deveria pelo menos segurar a afinação, eu acho. Se bem que não posso reclamar não. De qualquer forma, muito obrigado a vocês.

Envia sua resposta para este assunto:

Tablatura   

» Nome ou apelido:  » Senha 

Tópicos relacionados a Violão 12 cordas perdendo afinação

96.179 usuários cadastrados. Anuncie aqui!
Online agora: 268 · Visitantes: 208 / Membros: 60
[ Thyagw, The_man_without_name, buddy guy, -Toolbar-, marcio_zav, tncv, darkFace, Pseudonimum, Rato, marcos., maniac123, Kaíque, jacobino da silva, Juneba, Svens The Berserker, LucaSlash, Guitarra Virtual, paranauê, maggie, TWT ICE, Lukegambler, Sam Keat, Luiz Almeida, GProtti, guitarman123, Cabeça De Balde, Shredder_De_Cavaquinho, Rodrigo one, Lah Frambel, TappingBOY, LeoBS, zugo, kiki, Fernando VD, Lìív, Endurance, SK8Boy, tmurback, El Cabongo, ServeTheServants, Slave of hell, THRASH3R, ogner, fábio_soul, oiio, james_the_bronson, Kyuss_Age, GustGuitar, SDVR, filiperusso, Bog, Philipi, felipbass, GUGALOO, Non-Toxic, Guita Ibanez, tecladoprofusao, JP_dragon, Floydiano, trashit hc ]
Recorde: 445 18/mar/09 19:36
Visitantes: 412 Membros: 33

miniBB forum software © 2001-2009
Terra Índice Chat E-mail