Home · Registre-se para poder enviar mensagens · Regras · Arquivo · Central de Ajuda ·

Fóruns Cifra Club / Violão / Começamdo a tocar uma música em vários tons.
Autor Mensagem
Prof. Rosélio Araujo
Membro
# Enviado: 17/jun/08 21:20 · Editado por: Prof. Rosélio Araujo

Se voce está começando a tocar violão, vai aí uma dica legal pra voce tocar em todos os tons naturais.
1. Fazer uma sequencia harmônica simples,dividida em grupos.

1= C 1=D 1=E 1=F 1=G 1=A 1=B
2=G 2=A 2=B 2=C 2=D 2=E 2=F#
3=F 3=G 3=A 3=Bb 3=C 3=D 3=E

Supondo que voce saiba as cifras: A=la B=Si C=Dó D=Ré E=Mi F=fa G=Sol

Vamos começar com "Asa branca" mas voce pode colocar em qualquer música com 03 acordes, depois vou passar com os acordes relativos etc...

Obs: 1/7 é igual ao primeiro acorde do grupo com sétima. Ex: C7, D7 etc...

1 1/7 3
Quando olhei a terra ardendo,
1 2 1
qual fogueira de São João,
1 1/7 3
eu perguntei a Deus do céu,ai
2 1
porque tamanha judiação,
1 1/7 3 2 1
eu perguntei a Deus do céu aí, porque tamanha judiação.

É isso mesmo que voce está vendo, olhe a sequencia dos acordes acima e substitua as letras correspondentes aos acordes por numeros. E manda vê... Lembrando que o mesmo pode ser usado para teclado etc...etc...etc...

Um abraço, se for útil, poste seu comentário, valeu?

Rosélio Araujo

Schiavon0
Membro
# Enviado: 17/jun/08 22:35
Votar

primeiro !!!
aé num pode mais =(

mais cara hoje em dia os sites de cifras ja vem com ferramentas pra mudança de tom, sem falar q uma musica mesmo tendo 3 acordes pode ter outras progressoes Ex.: C-D-E, o que deixaria seu metodo meio furado,mais legal o topico

Raven_Heart
Veterano
# Enviado: 18/jun/08 10:20
Votar

C-D-E
Up the Irons!

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# Enviado: 18/jun/08 11:36
Votar

Schiavon0
mais cara hoje em dia os sites de cifras ja vem com ferramentas pra mudança de tom, sem falar q uma musica mesmo tendo 3 acordes pode ter outras progressoes Ex.: C-D-E, o que deixaria seu metodo meio furado,mais legal o topico

cara isso eh muito util sim se vc esta com uma revistinha como tu vai fazer a transposicao? sem computador eh um bom metodo sim
EX.:CDE o q isso deixaria o metodo furado? nao entendi!
de acordo com esse metodo ficaria assim por ex aumentando um tom D-E-F# o q tem de de furado?

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# Enviado: 18/jun/08 11:37
Votar

isso da pra fazer com com qts acordes quiser so vai dar trabalho montar a tabelinha

Schiavon0
Membro
# Enviado: 18/jun/08 21:20
Votar

japaubatuba
meu "furado" ficou meio q errado
oq eu quis dizer foi que ele poderia ter explicado melhor porque tal nota estava ali, explicado o que ele tinha feito para que chegasse tal nota. Porque eu entendi, você entendeu, mas e se chegar um iniciante e ler isso, provavelmente ele vai tomar ela como padrão e toda musica q for em dó, mesmo q C-D-E (não, não up the irons, foi a q eu lembrei primeiro) ele vai pensar q em ré ficaria D-A-G, ou se confundiria mais ainda

me desculpe se entendi errado, ou me expressei errado

o/

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# Enviado: 19/jun/08 05:36
Votar

Schiavon0

C-D-E (não, não up the irons, foi a q eu lembrei primeiro) ele vai pensar q em ré ficaria D-A-G, ou se confundiria mais ainda

nesse caso a tabela seria diferente(apesar de dar pra usar a msm)

TioAle
Membro
# Enviado: 19/jun/08 10:45
Votar

Schiavon0
japaubatuba

na minha humilde opinião, existem várias "cadeias" de acordes para uma harmonia harmonioza.. hahahahahahhahaha

a que o japa passou é uma bem bacana.. de fácil interpretação e ótima para iniciantes.

veja uma sequencia típica de blues, vc faz um show inteiro assim

I / IV / V

exemplos:
A / D / E
E / A / B

tonica, quarta e quinta.

paz,
abs.

Schiavon0
Membro
# Enviado: 19/jun/08 20:41
Votar

TioAle
harmonia harmonioza
mais tem que ser uma harmonia harmonioza que soe harmonicamente

TioAle
Membro
# Enviado: 20/jun/08 12:18
Votar

harmonia harmonioza que soe harmonicamente

hiuahiauhaiuhaiuhauihaiuahiuahia

Prof. Rosélio Araujo
Membro
# Enviado: 25/jun/08 12:45 · Editado por: Prof. Rosélio Araujo
Votar

Deixa eu colocar as sequencias em ordem. (1=C- 2=G- 3=F) (1=D - 2=A - 3=G) (1=E - 2=B - 3=A) ( 1=F - 2=C - 3=Bb) (1=G - 2=D - 3=C) (1=A - 2=E - 3=D) (1=B - 2=F# - 3=A) .

Vai a cifra.
1 ---------- --------------- 3 ---------------1-----2 --------1-------
Quando olhei a terra ardendo, qual fogueira de São João, eu
-------------------------3 ----------------------2-----------1
perguntei a Deus do céu, ai, porque tamanha judiação.

Siga o ex: 1=C 2= G 3= F faça isso com as outras.
Isso não é nada mais do que um exercicio de transferencia de acordes, eu sei que voce pode tirar "nos sites" a música no tom que voce quizer, mas a prática de qualquer instrumento não pode se limitar a uma determinada música, voce tem que saber tocar o instrumento, não a música, e esse exercicio é extamente para iniciantes. (Não esqueça que a sequencia, são os acordes que estão entre parenteses) é prática pura, esqueça a teoría, intervalos etc e tal.... É uma "decoreba" mesmo.

Um abraço

Prof. Rosélio Araujo
Membro
# Enviado: 25/jun/08 12:51 · Editado por: Prof. Rosélio Araujo
Votar

A transferencia comum de uma música que só pede 03 acordes sería basicamente isso aí. (sería não, é!) Se voce quizer pode conferir em qualquer música que não tem modulação, que estes acordes vão estar lá, não necessariamente na mesma ordem.

Prof. Rosélio Araujo
Membro
# Enviado: 25/jun/08 12:55
Votar

Depois vou enviar uma sequencia com sete (07) acordes pra quem quizer cifrar alguma música que não está encontrando a cifra em lugar nenhum, fica meio "grosso" mas é a base...

Prof. Rosélio Araujo
Membro
# Enviado: 27/jun/08 08:12
Votar

Na verdade estes exercicios tem a finalidade, não de fazer transposição de acordes, e sim da pessoa gravar e conseguir trocar de acordes com mais facilidade e rapidez, visto que só estão aí os acordes naturais.
Abraço.

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# Enviado: 27/jun/08 09:43
Votar

Prof. Rosélio Araujo

achei interessante o metodo!
o dia em que eu tiver uns alunos tb vou usar!
por enquanto soh informalmente!

guitar djow
Membro
# Enviado: 27/jun/08 10:52
Votar

Não curto essa tabelinhas...acho que o cara tem que saber oq esta fazendo e porque esta fazendo.