| Autor |
Mensagem |
Kamus23 Membro |
# Enviado: 29/ago/08 15:48
Dos ultimos meses para cá, eu to tento uma vontade de aprender a tocar Viola Caipira...
Só que estou com medo, vá que eu comece as aulas ai acabo achando dificil e desisto...
Eu toco violão, isso ajudaria no caso de aprender Viola Caipira?
O que vocês acham da Viola Caipira, e de sua aprendizagem?
Abraços
|
makumbator Prêmio FCC 2007
 |
# Enviado: 29/ago/08 16:01 Votar
Kamus23
Viola Caipira, to com uma febre para aprender
toma uma novalgina!!!Hhehehe
Sério:
Tenho um amigo que é ótimo violeiro(Fabrício Conde, tem disco gravado, trilha de teatro, dá aulas em workshops de viola caipira pelo Brasil e tudo mais!) , e depois de se inicar quando criança ao piano, ele se tornou guitarrista. Mas um belo dia, experimentou uma viola caipira...pois bem, em pouco tempo vendeu todo o equipo de guitarra, e mergulhou fundo no instrumento. Para vc saber se gostará ou não, só tem um jeito: experimente! O máximo que irá acontecer é você desistir por não ter curtido...
Aqui o myspace do Fabrício pra vc sacar:
http://profile.myspace.com/index.cfm?fuseaction=user.viewprofile&frien did=370961546
|
DENNYSRENGIER Membro |
# Enviado: 29/ago/08 16:34 Votar
Kamus23
A viola caipira não é um instrumento dificil de se aprender, inclusive as afinações dela (abertas) são simples de se assimilar, quando tiver oportunidade de tocar uma, tenho certesa de que não vai se arrepender, e nem tampouco dificuldade em aprender.
|
haroldoeguchi Membro |
# Enviado: 29/ago/08 18:57 Votar
Tem um professor de música da USP Ribeirão que estuda a fundo o instrumento e a música caipira em si. Acho muito interessante o trabalho dele. O nome dele é Ivan Vilela. Procure ouvir uns CDs dele, realmente muito bom. O instrumento em si tem um som lindo.
|
Prof. Rosélio Araujo Membro |
# Enviado: 29/ago/08 22:15 Votar
Kamus23 Eu toco violão O que vocês acham da Viola Caipira, e de sua aprendizagem?
O fato de voce tocar violão ajuda, e muito. O aprendizado é fácil, menos dificuldade que a maioría dos instrumentos de corda, como: cavaquinho, bandolin etc... Eu acho que é o instrumento de corda mais fácil que existe. Quanto a voce desanimar, esquece, quem toca viola caipíra uma vez, nunca mais vai querer largar. Arrume um professor, aprender sozinho, é "osso". Eu dou aulas de viola caipira, tenho 38 alunos. Me parece que uns 5 sabem tocar violão. Boa sorte, vá fundo, voce vai adorar tocar viola. Se precisar de alguma coisa, e eu puder ajudar. Um abraço
|
Kamus23 Membro |
# Enviado: 29/ago/08 23:05 Votar
Obrigado pela ajuda...
eu estava vendo aqui na net, e a viola é muita questão de ritmo, as vezes com 2 acordes (nao sei se eles falam assim na viola) e com o ritmo certinho, já fica algo lindo...
É porisso que meus olhos brilham quando vejo alguem tocando viola caipira...
Outra, se você para eu comprar, qual eu poderia comprar, para iniciante?
|
# Enviado: 30/ago/08 14:18 Votar
Kamus23 a viola é muita questão de ritmo,
Isso. A viola (como no cavaquinho também) depende muito do ritmo. (mais do que a quantidade de acordes) O cavaqunho é um pouquinho mais difícil.
eu comprar, qual eu poderia comprar, para iniciante?
Voce tem que comprar uma viola boa, eu não concordo muito com esse negócio de iniciante, a não ser que seja para crianças. Voce tem que comprar um instrumento bom, que voce vai usar no minimo uns 5 anos ou o resto da vida..( A não ser que voce vai ser "violeiro profissional".) As violas da Rozzine e da Giannini são muito boas e o preço é relativamente baixo, mais ou menos R$ 350,00. Um abraço
|
Kamus23 Membro |
# Enviado: 30/ago/08 16:31 Votar
Prof. Rosélio Araujo
Fiquei encantado...
Peguei o meu primeiro violão que ganhei (um kashima) que estava jogado no canto...
Troquei o encordoamento, e coloquei 5 cordas e afinei em Cebolão Ré maior...
Toquei menino da porteira e chalana, e já me encantei...
Imagina com a Viola...acho que vou chorar na hora
|
# Enviado: 30/ago/08 18:48 Votar
Kamus23 coloquei 5 cordas e afinei em Cebolão Ré maior
Isso que eu fiz quando tinha uns 15 anos de idade. se voce tocar uma viola, voce vai "pirar o cabeção" o som é simplismente ......sei lá. Um abraço
|
Parrillo Membro Novato |
# Enviado: 23/set/08 17:12 · Editado por: Parrillo Votar
Opa... Como esse é um dos tópicos mais recentes, decidi postar aqui mesmo..
Meu primeiro post no FCC.
Sempre gostei muito da musica caipira desde moleque... E depois de um tempo já tocando violão, decidi entrar no mundo da Viola.. Fui com meu tio (ele mora em São José do Rio Preto) lá em Uchôa - SP.. Na casa de dois irmãos que fazem Violas e Violões.. eles são bem simples, mas tem muita prática no que fazem.. E cada instrumentos deles são de dar água na boca..
Como eu ainda ia aprender e não tinha $$$$ perguntei se tinha alguma viola que eles fizeram mas que fosse usada... num preço bom.. Afinal as violas começas em 1.200,00 e ai não tem mais fim no preço..
Acabou que comprei uma de uns 250-300 reais não me lembro.. Feita por eles mesmos, bem antiga mas que tinha um bom som.. É uma Cinturada, pequenina.. do jeito que eu gosto..
E ai começou minha jornada.. é internet, é livraria, corre daqui, corre dali.. afinal eu sou muito ruim de tirar musicas de ouvido.. E fui aprendendo as musicas, os ritmos, e talz.. e fui aprendendo.. Sempre gostei mais das Modas de Viola e os Pagodes.. mas gosto de Cururu, entre outros..
Já tenho minha viola a uns 2 a 3 anos.. mas de uns meses para cá que tenho tocado ela todos os dias.. Não tem um dia que a bixa não estrala..kkkkkk Depois vou gravar alguns sons e colocar por aqui....
Ainda vou aprender muito mas já dá para tocar: Pagode em Brasilia, Menino da Porteira, Rei do Gado, Sete Flexas, Pagodo de Ala, Nove e Nove, A Vaca Foi Pro Brejo, Pretinho Aleijado, Mala Amarela, etc etc....
É dificil achar material na internet... Ainda bem que temos pessoas como o Cleber Vianna, Daniel Viola, entre outros violeiros que colocam material no youtube e em sites para que possamos acompanhar usando tablatura e audio.. senão eu tava perdido.. kkk
Atualmente comprei o livro do Roberto Correa - A Arte de Pontear Viola.. um ótimo livro, ainda estou dando umas estudada de leve antes de pegar forte no estudo..
Desculpem pelo texto enorme... Mas é que me empolguei com o assunto..
Gostaria de dizer que juntei muito material entre cifras, ponteios, e afins.. se alguém precisar e também tiver mais coisa e puder me passar agradeço muito..
Ahhhh.. Eu utilizo Afinação Cebolão em Ré... gosto muito.. Em Mi a viola fica muito dura, e como é uma violinha antiga tenho medo de empenar tudo.. kkk
Mas em breve vou mandar fazer uma de meu agrado e deixar em Cebolão em Mi.
Abs
|
DrBrodsky Membro |
# Enviado: 25/set/08 08:29 Votar
Eu toco. =]
|
# Enviado: 3/out/08 11:34 Votar
Parrillo Meu primeiro post no FCC.
Valeu... Até a semana que vem eu termino de ler. Se Deus quizer.
Brincadeira Um abraço
|
japaubatuba Melhor interpretação Prêmio FCC violão 2008 |
# Enviado: 3/out/08 11:46 Votar
putz jah tentei tocar e nao saiu nada acho fods!
|
Kamus23 Membro |
# Enviado: 3/out/08 23:59 Votar
Prof. Rosélio Araujo
Já mandei um e-mail para você
|