Home · Resposta · Registre-se para poder enviar mensagens · Regras · Arquivo · Central de Ajuda ·

Fóruns Cifra Club / Violão / Melodia Vs escalas melodicas?
Autor Mensagem
violaoSax
Membro Novato
# Enviado: 30/dez/08 14:37

ola á todos.. sou iniciante estou com um problema.

bom é o seguinde tenho uma partitura em GM

agora quero tocar ela com o violao.. beleza tenho o campo harmonico de GM agora falta o campo melodico..

alguem pode me dizer se existe escalas melodicas maiores? e se nao exisitir o que eu faço? posso pegar a escala diatonica de G como melodia? e como posso tocar harmonia com melodia?

ou se nao quem sabe transporta pra menor o campo harmonico e fazer um campo menor melodico? alguem me da uma dica?

mjcmello
Membro Novato
# Enviado: 30/dez/08 15:25
Votar

bom é o seguinde tenho uma partitura em GM

Por acaso GM é G Maior? Neste caso basta dizer G.

agora quero tocar ela com o violao.. beleza tenho o campo harmonico de GM agora falta o campo melodico.

Campo melódico? As notas diatônicas da tonalidade de G são G A B C D E F#.

mjcmello
Membro Novato
# Enviado: 30/dez/08 15:29
Votar

alguem pode me dizer se existe escalas melodicas maiores?

Nunca ouvi falar. Pode até ser que exista, mas as mais conhecidas são a escala maior, escala menor natural, menor harmônica e menor melódica. Tem também as escalas de tom inteiro, a dom-dim, as pentatônicas...

mjcmello
Membro Novato
# Enviado: 30/dez/08 15:37
Votar

e se nao exisitir o que eu faço? posso pegar a escala diatonica de G como melodia? e como posso tocar harmonia com melodia?

O que você que fazer exatamente? Harmonia é harmonia e melodia é melodia. Dá pra fazer as duas coisas no violão mas é necessário um pouco mais de prática porque você tem que pensar nas duas coisas juntas (fazer os acordes e encaixar as notas da melodia na região mais aguda).

ou se nao quem sabe transporta pra menor o campo harmonico e fazer um campo menor melodico? alguem me da uma dica?