Home · Resposta · Registre-se para poder enviar mensagens · Regras · Arquivo · Central de Ajuda ·

Fóruns Cifra Club / Violão / Melodia Vs escalas melodicas?
Autor Mensagem
violaoSax
Membro Novato
# Enviado: 30/dez/08 14:37

ola á todos.. sou iniciante estou com um problema.

bom é o seguinde tenho uma partitura em GM

agora quero tocar ela com o violao.. beleza tenho o campo harmonico de GM agora falta o campo melodico..

alguem pode me dizer se existe escalas melodicas maiores? e se nao exisitir o que eu faço? posso pegar a escala diatonica de G como melodia? e como posso tocar harmonia com melodia?

ou se nao quem sabe transporta pra menor o campo harmonico e fazer um campo menor melodico? alguem me da uma dica?

mjcmello
Membro Novato
# Enviado: 30/dez/08 15:25
Votar

bom é o seguinde tenho uma partitura em GM

Por acaso GM é G Maior? Neste caso basta dizer G.

agora quero tocar ela com o violao.. beleza tenho o campo harmonico de GM agora falta o campo melodico.

Campo melódico? As notas diatônicas da tonalidade de G são G A B C D E F#.

mjcmello
Membro Novato
# Enviado: 30/dez/08 15:29
Votar

alguem pode me dizer se existe escalas melodicas maiores?

Nunca ouvi falar. Pode até ser que exista, mas as mais conhecidas são a escala maior, escala menor natural, menor harmônica e menor melódica. Tem também as escalas de tom inteiro, a dom-dim, as pentatônicas...

mjcmello
Membro Novato
# Enviado: 30/dez/08 15:37
Votar

e se nao exisitir o que eu faço? posso pegar a escala diatonica de G como melodia? e como posso tocar harmonia com melodia?

O que você que fazer exatamente? Harmonia é harmonia e melodia é melodia. Dá pra fazer as duas coisas no violão mas é necessário um pouco mais de prática porque você tem que pensar nas duas coisas juntas (fazer os acordes e encaixar as notas da melodia na região mais aguda).

ou se nao quem sabe transporta pra menor o campo harmonico e fazer um campo menor melodico? alguem me da uma dica?

Ainda não entendi o que você quer fazer...

violaoSax
Membro Novato
# Enviado: 30/dez/08 15:47
Votar

é assim eu queria fazer isso que vc disse fazer os acordes se encaixar as notas da melodia na região mais aguda,

em questao da
pergunta:

"ou se nao quem sabe transporta pra menor o campo harmonico e fazer um campo menor melodico? alguem me da uma dica?"

eu ia tentar mudar o tom da musica pra Em pra ter um campo melodico menor rsrs..

eu sou muito leigo em questao de musica ia ser meio que um "gato musical" kk

mjcmello
Membro Novato
# Enviado: 30/dez/08 15:58
Votar

eu ia tentar mudar o tom da musica pra Em pra ter um campo melodico menor rsrs..

Não se transporta um tom de um modo maior para um modo menor. Não encaixa. O campo harmônico é diferente.

Quando se transpõe uma música, toda a relação entre as notas (intervalos) se mantém.

Alvaro Henrique
Membro Novato
# Enviado: 31/dez/08 21:39
Votar

Há sim escala maior melódica. A formação dela é 2M 3M 4J 5J 6m 7M. Sol maior melódico seria, portanto, sol lá si do ré mib fá# sol.

Para saber mais dessa e várias outras escalas pouco conhecidas, recomendo ler o livro "Teoria da Música", de Bohumil Med, editora Musimed. É fácil de comprar on-line no www.livrariamusimed.com.br

LeandroP
Membro
# Enviado: 1/jan/09 11:16 · Editado por: LeandroP
Votar

violaoSax

Se você utilizar sobre a melodia a relativa menor do G maior (Em), soará melódico e não interfere na estrutura basica do acorde maior. Se nessa mesma relativa você utilizar as notas da menor melódica, a estrutura do G muda radicalmente, tornando-o um acorde aumentado.

relativa = E, F#, G, A, B, C#, D# <--inversão--> G, A, B, C#, D#, E, F#

Pode soar outside por causa da #5.

A escala maior melódica que o Alvaro Henrique postou pode ser mais apropriada (G, A, B, C, D, Eb, F#), porque no lugar da #5 tem a b6, que na verdade são as mesmas notas, entretanto a estrutura básica do acorde maior (com 5a justa) foi preservada, e a b6 produz o "efeito melódico" da escala. O C# (#4) do relativo menor melódico também pode ser um intervalo mantido na escala maior melódica (= lídio b6 ????)

.
G------------------------------------------------------
D----------------------4--5--4---------------------5---
A-------------4--5--6----------6--5--4-------------5---
E----3--5--7----------------------------7--5--3----3---

Danilo FG
Membro Novato
# Enviado: 20/ago/09 17:27
Votar

violaoSax

quem usa muito harmonia com melodia simultaneamente é o estilo do *choro.
por sinal um estilo muito complicado para iniciantes, é recomendável um bom professor...

Envia sua resposta para este assunto:

Tablatura   

» Nome ou apelido:  » Senha 

Tópicos relacionados a Melodia Vs escalas melodicas?

96.032 usuários cadastrados. Anuncie aqui!
Online agora: 90 · Visitantes: 74 / Membros: 16
[ The_Fourth_Horseman, -Dan, Thiago0, gustavomorgado, salomano, Neth, Will Bejar, Michel_Wylde, Ian Anderson, YuriXD, Carlos j, Suri, Levy_Carvalho, FeaR-ME, Bruno Floyd, BieuS2Rejane ]
Recorde: 445 18/mar/09 19:36
Visitantes: 412 Membros: 33

miniBB forum software © 2001-2009
Terra Índice Chat E-mail