Home · Resposta · Registre-se para poder enviar mensagens · Regras · Arquivo · Central de Ajuda ·

Fóruns Cifra Club / Violão / Tecnicas de MPB?
Autor Mensagem
So_Leo
Membro Novato
# Enviado: 11/mai/09 09:01

Salve galera...
To começando a me aventurar nas MpB's por ai. Então queria saber se existem tecnicas pra tocar esse tipo de música. O que é recomendável a mim estudar? Ou só ir tirando as músicas msm?
Tbm queria saber se aquele "skema" onde o cara toca a musica e faz a melodia ao mesmo tempo no violão, é um tipo de técnica? Qual o nome dela?
Flw's

So_Leo
Membro Novato
# Enviado: 14/mai/09 10:39
Votar

Pô galera... Ninguem pra ajudar??????????

Prof. Rosélio Araujo
Membro
# Enviado: 14/mai/09 11:22
Votar

So_Leo
Ninguem pra ajudar??????????

Não existe tecnica para MPB. Voce tem que aprender a tocar violão. E aprenda todas as dissonancias possíveis, é isso que vai fazer com que voce toque MPB. Existe tecnica para aprender a tocar o intrumento, aprendendo isso voce vai tocar MPB, Bossa nova e tudo vier...

Um abraço

So_Leo
Membro Novato
# Enviado: 14/mai/09 15:50
Votar

Prof. Rosélio Araujo
Voce tem que aprender a tocar violão

Bom essa parte eu ja sei. Mas Ja vi muitas pessoas que tocam e fazem a melodia junto nas musicas. Pelo que sei essa técnica tem um nome. è isso que tbm preciso saber!

ghb
Veterano
# Enviado: 14/mai/09 17:25
Votar

So_Leo
Mas Ja vi muitas pessoas que tocam e fazem a melodia junto nas musicas. Pelo que sei essa técnica tem um nome. è isso que tbm preciso saber!

Isso se chama Harmonia em Bloco ou Chord Melody

erico.ascencao
Membro
# Enviado: 14/mai/09 18:19
Votar

So_Leo
Existem alguns "truques" (não chegam a ser técnicas) muito usados em MPB. Muitas vezes o acordes não são feitos com batidas, e sim com puxadas (usando o polegar e os dedos indicador, médio e anular). Essa é só uma dica.

Quanto a tocar a melodia e a harmonia juntos, isso é meio complexo. Você tem que primeiro saber a harmonia, depois você pode ir "procurando" uma melodia principal da música para incrementar à harmonia.

erico.ascencao
Membro
# Enviado: 14/mai/09 18:24 · Editado por: erico.ascencao
Votar

ghb
Obrigado!! Não sabia que isto tinha um nome, e era justamente isto que eu queria estudar! Tem como eu chegar num professor e falar: "Quero aprender harmonia em bloco"?

ghb
Veterano
# Enviado: 14/mai/09 19:08
Votar

erico.ascencao
Tem como eu chegar num professor e falar: "Quero aprender harmonia em bloco"?

Até tem. mas primeiro ele vai - provavelmente - avaliar bem os seus conhecimentos. Pra começar na harmonia em bloco, você já deve ter um bom conhecimento prévio de acordes, escalas e arpejos, por que o negócio é complicado.
Te aconselho a ouvir Joe Pass, que é um mestre do Chord Melody, e a procurar os materiais do Nelson Faria. Vê esse site: http://lickbyneck.com/. Nele há vários arranjos em bloco.

So_Leo
Membro Novato
# Enviado: 14/mai/09 21:43
Votar

ghb
erico.ascencao
Kray... Topa pouco o mano ai em cima, eheheh, quem me dera.

Tava procurando era sobre isso msm, sabia que tinha um nome. Mas pelo que vc falou em ter que saber acordes, escalas e arpejos. Essa parte ainda sou um pouco fraco! Voupasar a estudar isso ai! Valeu pela ajuda!
Flw's

Envia sua resposta para este assunto:

Tablatura   

» Nome ou apelido:  » Senha 

Tópicos relacionados a Tecnicas de MPB?

96.070 usuários cadastrados. Anuncie aqui!

miniBB forum software © 2001-2009
Terra Índice Chat E-mail