| Autor |
Mensagem |
The Jedi Master Membro |
# Enviado: 21/jul/09 07:33 · Editado por: The Jedi Master
Bom dia,
criei um programa o qual apresenta todas as escalas em todos os tons, porém para teclados e piano. São cerca de 600 escalas diferentes, mas desconsiderando as que possuem nome diferentes mas os intervalos são iguais, totaliza em torno de umas 350 escalas diferentes. Quero fazer agora com que estas escalas sejam mostradas no braço do violão também.
Para isso gostaria de saber quais os diferentes "padrões" que são utilizados? se forem muitos, quais os principais?
Obrigado, e em breve disponibilizarei o software para download gratuito
|
Penta_Blues Veterano |
# Enviado: 21/jul/09 08:08 Votar
Bom dia!!!
The Jedi Master Cara, na minha opinião não é tão simples fazer isso com violão ou guitarra por conta da disposição das notas ao longo da escala e de como se repetem. Diferente do teclado, que é linear, a escala do instrumento de cordas permite combinações que acabam dificultando padronizações. De qualquer forma, parabéns pela iniciativa e pelo trabalhão que deve ter dado elaborar este Software. Ah, e não desanime com minha opinião. Eu posso não estar visualizando uma possível padronização para guitarra e violão. Valeu!!!
|
The Jedi Master Membro |
# Enviado: 21/jul/09 08:17 Votar
É verdade Penta, realmente para violão e guitarra a disposição das notas por um lado facilita a quem estuda pois basta mover o padrão (da escala ou acorde) para um lado ou outro... porém por outro lado, dificulta a programação disso em um sistema, pois permite inúmeras combinações. Mas se houver, sei lá, uns cinco ou seis padrões que são os mais comumente usados, aí já consigo fazer de forma mais fácil. E como eu já tenho todo o código pronto com as diferentes parametrizações dos intervalos para cada tipo de escala, não seria tão complicado fazer com que a visualização das notas se desse no braço do violão/guitarra ou de um teclado. Vamos aguardar mais opiniões e sugestões.
|
LeandroP Membro |
# Enviado: 21/jul/09 08:37 Votar
The Jedi Master
Pra cordas você poderia tentar um padrão de 3 notas por corda, que é bastante comum.
|
The Jedi Master Membro |
# Enviado: 21/jul/09 14:20 Votar
vi que existe um sistema chamado CAGED... este é outro sistema?
|
Sedank Membro Novato |
# Enviado: 21/jul/09 15:01 Votar
The Jedi Master
CAGED = Dó / Lá / Sol / Mi / Ré?
se for, isso são as 5 formas em que se montam os acordes no violão, mas tudo bem que Ré (D) é o mesmo que Lá, mas nas 3 últimas cordas...
|
LeandroP Membro |
# Enviado: 21/jul/09 17:47 Votar
Sedank
Não é bem isso o CAGED.
|
The Jedi Master Membro |
# Enviado: 22/jul/09 08:40 Votar
Alguém mais?
|